Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
a. b.
02/08/2025
MEO

Reclamação – Renovação de contrato sem consentimento / Cobranças indevidas

fui à loja MEO no Almada Forum para solicitar apenas uma alteração de morada. Perguntei claramente se isso renovaria o meu contrato, e fui informado de que “não”. Mais tarde, descobri que o contrato foi renovado por 24 meses sem o meu consentimento. Além disso: Foi-me prometido um valor de 70 €/mês por 3 cartões + internet, mas recebi uma fatura de 137,53 € no primeiro mês e cerca de 77–79 €/mês nos seguintes. Quando pedi explicações, responderam-me: “Não somos obrigados a falar inglês”, o que considero uma atitude discriminatória e inaceitável para uma empresa com atendimento a estrangeiros. Apresentei uma reclamação formal à MEO com o número de referência 3-891302843022, mas até hoje só recebo respostas automáticas, sem solução. Peço o apoio da DECO para reverter esta renovação não autorizada, investigar a prática comercial enganosa e garantir o cumprimento dos meus direitos enquanto consumidor. Nome: Arun Baral | Email: baral.sef2000@gmail.com | Telefone: 920155372 / 969813610 | Morada: Av. Fundação 32, 1.º, Cova da Piedade, 2805-151 Almada

Resolvida
S. M.
02/08/2025

Pedido atrasado e incompleto

Exmos. Senhores, Em 01/08/2025 às 19h13 fiz um pedido através da plataforma BOLT FOOD, no restaurante McDonald's Vilamoura, pelo valor de 37,85 euros. O pagamento foi efetuado no momento. Conforme anexo, na altura foi acordado com o vendedor que a entrega seria efetuada entre as 19h30 e as 19h45 . Contudo, o pedido apenas foi entregue às 20h24, quase 1h depois da época prevista. Além disso, o pedido veio insonso e incompleto, faltando o cheeseburger. Contactei o apoio ao cliente, no entanto, todas as respostas que obtive foram robóticas ou desumanas. Assim sendo, exijo o reembolso. Cumprimentos.

Encerrada

Reclamação – Atraso e falta de resposta no processo de residência

Realizei os dados biométricos a 04/11/2024, mas até hoje não recebi o cartão de residência. Em 16/03/2025 recebi email indicando falta do contrato de trabalho, que entreguei presencialmente no balcão AIMA Mahatma Gandhi a 09/04/2025. Trabalho legalmente com este contrato (NIF da empresa: 513788565) e posso comprovar. No portal AIMA, o processo surge “expirado”, sem explicação, apesar de ter cumprido todas as exigências. Dependo deste documento para viver e trabalhar em Portugal. Solicito intervenção da DECO para que a AIMA resolva com urgência. Nome: Arun Baral | Nacionalidade: Nepal | Data Nasc.: 30-01-2000 | N.º MI: 31864856 | Morada: Av. Fundação 32, 1.º, Cova da Piedade, 2805-151 Almada | Email: baral.sef2000@gmail.com | Tel.: 920155372 / 969813610

Encerrada
L. S.
02/08/2025
FCPorto

Reclamação contra o FC Porto – Separação de menores e falta de resposta

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar uma reclamação formal contra o Futebol Clube do Porto, entidade responsável por um processo de venda de bilhetes online que resultou em consequências inaceitáveis para mim e para a minha família, nomeadamente a separação de menores de idade em portas diferentes do estádio e a ausência de qualquer resposta aos vários contactos efetuados. Em anexo envio o documento detalhado da reclamação, onde relato todos os acontecimentos, com datas, interações e falta de solução apresentada até à data. Agradeço desde já a atenção dispensada e fico ao dispor para qualquer informação adicional. Com os melhores cumprimentos, Liliana Silva

Encerrada

Reclamação Contra Stand – Estado Irregular de Viatura Adquirida

Exmos. Senhores, Venho por este meio solicitar o apoio da DECO PROTESTE na resolução de uma situação que configura, a meu ver, uma clara violação dos direitos do consumidor, relacionados com a aquisição recente de uma viatura automóvel. Comprei uma viatura de um stand que assegurou, no momento da venda, que o veículo havia sido revisto e encontrava-se em condições de circulação, beneficiando ainda de garantia de stand. No entanto, desde os primeiros dias após a compra, surgiram falhas mecânicas graves, incompatíveis com essa garantia e com o que me foi informado. Entre os problemas detetados destacam-se: • Sobreaquecimento prematuro do motor, causado por fuga de óleo proveniente da caixa de transmissão e do retentor; • Suspensões extremamente degradadas, obrigando a substituição imediata por risco de colapso; • Existência de apenas uma chave funcional, tendo a segunda sido encontrada partida no interior do canhão da porta do passageiro; • Necessidade de substituição integral dos canhões da viatura, agravando os custos de reparação; • Realização de uma revisão geral completa, inteiramente suportada por mim, para garantir condições mínimas de segurança. •Ligações elétricas duvidosas e perigosas que tiveram que ser retificadas e corrigidas por segurança. Após uma única viagem de 100 km, o motor encontrava-se sem óleo, colocando em risco a integridade do veículo e a segurança do condutor. Inicialmente tentei contactar o stand através de WhatsApp, sem sucesso. Só após insistência com uma reclamação formal obtive resposta, tendo-me sido comunicado que todos os encargos ( quase metade do valor que paguei pela viatura ) seriam exclusivamente da minha responsabilidade, ignorando completamente a curta duração desde a compra, bem como a garantia anunciada aquando da transação. Esta postura revela grave falta de ética comercial, omissão de informação relevante sobre o estado da viatura e desrespeito pelas obrigações legais em matéria de garantia, prejudicando-me de forma significativa enquanto consumidor. Assim, venho requerer: • A mediação da DECO PROTESTE junto do stand vendedor; • A verificação da legalidade da atuação comercial por parte do mesmo; • Orientação quanto a uma possível reclamação junto de entidades competentes, como o Livro de Reclamações Eletrónico ou outras instâncias, se necessário. Posso facultar faturas e declarações sobre este processo se necessário .

Encerrada
P. G.
02/08/2025

venda enganosa

Bom dia.. fiz uma compra em media markt de uma portátil no dia 18-02-2021 com uma garantia da marca ASUS de 2 anos e comprei um prolongamento de garantia de 3 anos com a Domestic & General que da um total de 5 anos. Hoje 02-08-2025 foi a media markt porque o portátil presenta um problema e eles sim afirmam que ainda esta em garantia mas a empresa asseguradora Domestic diz que já acabou o prolongamento era de 1 ano. Mas na fatura diz que são 3 anos mais. Estão a vender um seguro enganoso porque oferecem 3 anos e a final é 1 ano.

Encerrada
C. D.
02/08/2025

Solicitação de devolução de smartphone – Aparelho com defeito desde o primeiro dia de utilização

Exmos. Senhores, No dia 26 de julho de 2025, adquiri na vossa loja física Xiaomi Store – Glicínias Plaza, em Aveiro, um Smartphone Xiaomi Mix Flip, representada pela empresa Select Smart, Lda, com o contribuinte 515183865 Desde o primeiro dia de utilização, o equipamento revelou problemas graves de funcionamento, nomeadamente: Aquecimento excessivo Fecho automático de aplicações Bloqueios frequentes, tornando-o praticamente inutilizável no desempenho de tarefas básicas. Trata-se de um instrumento essencial para o meu trabalho diário, o que torna esta situação ainda mais insustentável. Importa ainda referir que, no momento da compra, a embalagem já se encontrava aberta, facto que não me foi devidamente esclarecido. No dia 01/08/2025, voltei à loja para resolver esta situação, tendo exposto o problema ao vosso colaborador, e falado diretamente com a gerente Liliana Silva por telefone, pois não estava presente na loja. Informei que pretendia exercer o direito à resolução do contrato nos primeiros 30 dias após a entrega do bem, conforme previsto, que garante ao consumidor o direito a solicitar a devolução do produto com reembolso integral do valor pago, sem necessidade de reparação prévia, em caso de falta de conformidade. Lamentavelmente, fui informado de que a loja não aceitaria a devolução, sendo mesmo mencionado que essa recusa se sobrepunha à legislação em vigor — uma alegação que, naturalmente, não pode ser aceite. Neste sentido, venho por este meio solicitar, formal e cordialmente, que seja aceite a devolução do equipamento com reembolso do montante pago (799€). Caso esta situação não seja resolvida, reservo o direito de Apresentar também queixa à ASAE e recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo. Fico a aguardar uma resposta célere e respeitadora dos meus direitos enquanto consumidor.

Encerrada
R. S.
01/08/2025

Encomenda não recebida

Exmos Senhores, Veno por este meio reclamar de uma entrega da qual me ficaram com o dinheiro e com os produtos. No dia 01/08 pelas 19h pedi produtos da pans, supostamente para a morada de minha casa, O entregador chegou e tocou a campainha, por lapso enganei me na morada pois estava a trabalhar, indiquei a morada correcta (~500 metros) fui conversando com o entregador que passado sensivelmente 20 min cancelou a encomenda. Falei por 3 vezes com o chat que disseram que iam remeter para outro departamento. Até agora estou sem o dinheiro e sem os produtos.

Encerrada
M. C.
01/08/2025

Reclamação contra a EDP por falta de transparência contratual

Em março de 2025, fui contactado pela EDP com oferta de um serviço supostamente gratuito. Nunca me informaram da mensalidade, que só percebi em junho, após a fatura bimestral. A gravação do contrato não esclarece o valor e nunca recebi o contrato por email, o que me impediu de cancelar no prazo de 14 dias. Já reclamei à EDP e no Portal da Queixa, sem solução. Solicito à DECO apoio para cancelamento do serviço, devolução das quantias cobradas e garantia dos meus direitos enquanto consumidor.

Encerrada
A. C.
01/08/2025

Imputação indevida de dano em viatura alugada

Reclamação formal contra tentativa de imputação indevida de dano em viatura alugada No âmbito de um contrato de aluguer com a empresa \[nome da empresa – Sixt Rent-a-Car], levantei uma viatura na sucursal do Funchal (Madeira) e procedi à sua devolução no aeroporto da Madeira. Durante todo o período de utilização da viatura, não foi causado qualquer dano nem ocorreu qualquer incidente digno de registo. À data da devolução, o estado da viatura era igual ao momento da entrega, facto que posso comprovar com fotografias tiradas no ato de levantamento e entrega, com data e hora, nas quais não se regista qualquer anomalia visível na zona alegadamente danificada. Dias após a entrega da viatura, fui surpreendido com uma comunicação da empresa alegando que teria causado um dano numa grelha inferior embutida no para-choques frontal do veículo. A empresa apresentou uma fotografia do referido dano e informou que pretendia imputar-me a responsabilidade e os custos associados. Rejeito esta alegação por diversos motivos: 1. O alegado dano encontra-se numa área embutida, localizada sob o para-choques dianteiro, num local de acesso difícil e praticamente invisível numa inspeção visual normal, quer pelo cliente, quer pelo colaborador da empresa. 2. A referida zona não foi verificada, mencionada ou inspecionada no momento da entrega da viatura. Exigir que um cliente inspeccione pormenorizadamente zonas tão técnicas seria irrealista e impraticável. 3. O tipo de fissura apresentada na imagem da empresa não é compatível com impacto ou uso negligente. Trata-se de um dano linear e isolado, sem qualquer marca visível no para-choques ou carroçaria. Se o dano tivesse sido causado por mim, seria necessário haver danos visíveis no para-choques, o que não acontece. 4. O dano em causa é claramente compatível com desgaste natural e pode ter resultado de trepidação, envelhecimento dos materiais, vibração ou variações térmicas. Nunca houve utilização indevida da minha parte. 5. A empresa não apresentou qualquer prova técnica independente de que o dano tenha ocorrido durante o período do meu aluguer, nem demonstrou ligação direta ao meu uso do veículo. Limitou-se a afirmar que "não estava antes", o que, dada a localização do dano, não é uma verificação fiável. Após investigação pública, verifiquei que esta prática é infelizmente recorrente na atuação desta empresa, conforme várias queixas registadas nas seguintes plataformas: * Portal da Queixa – 04/02/2022: Imputação abusiva de danos * Portal da Queixa – 11/2024: Cobrança indevida após devolução * Reddit r/portugal – Relato de cliente cobrado após deixar viatura na Madeira * Reddit r/portugal – Denúncia de cobrança de dano não causado em Lisboa * Reddit r/travel – Cobrança dois meses depois da entrega, sem provas Estes casos envolvem geralmente valores entre €300 e €400, e os clientes não têm qualquer hipótese de contraditório ou defesa. Face à total ausência de fundamentos técnicos, à ausência de inspeção adequada e à forte probabilidade de se tratar de um desgaste natural, rejeito esta imputação como sendo abusiva e ilegal. Solicito o arquivamento imediato desta cobrança e informo que: * Apresentarei reclamação no Livro de Reclamações da sucursal da empresa em Braga (local da minha residência) * Enviarei esta reclamação para a DECO Proteste, Portal da Queixa, Centro de Arbitragem do Setor Automóvel (CNIACC), Direção-Geral do Consumidor, ASAE e Plataforma Europeia de Resolução de Litígios * Contactarei o banco emissor do meu cartão de crédito para contestar qualquer tentativa de cobrança forçada * Irei divulgar publicamente esta situação nas redes sociais e fóruns de consumidores Esta prática é inadmissível, abusa da assimetria entre fornecedor e consumidor e será combatida por todos os meios legais ao meu dispor.

Resolvida

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.