Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Indemnização por voo cancelado
Exmos. Senhores, Em 8 de Março de 2025 fiz a reserva K93WDZ8 na vossa companhia para um voo 7626 a ter lugar no dia 1 de Julho de 2025 com saída às 14:05 h entre o aeroporto do Funchal (partida) e o aeroporto de Lisboa (chegada) Sucede que, em 1 de julho de 2025 e após 5 horas de espera no aeroporto, fui por vós informado que este tinha sido cancelado, sem mais. Venho por isso exigir que me devolvam o valor de 158,96 euros que paguei pelo bilhete, bem como a indeminização legalmente prevista pelos prejuízos sofridos. Exijo que me paguem este valor o mais rapidamente possível, ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.
Problema com o pagamento
Exmos. Senhores, Venho, por este meio, manifestar a minha preocupação relativamente a um problema de pagamento associado às reservas K3L2HW4 e K3HBBRF. Tenho vindo a contactar a vossa empresa há já algum tempo, por diversos meios, no sentido de resolver esta situação, contudo, até ao momento, não obtive qualquer solução eficaz. Já enviei inúmeros e-mails e realizei várias chamadas para a vossa central de atendimento. No entanto, os colaboradores com quem falei demonstraram não ter conhecimento suficiente sobre o assunto em questão, não sabendo indicar os procedimentos adequados para efetuar o pagamento. Por sua vez, as respostas que recebo por e-mail são excessivamente vagas e carecem de informações concretas. Face ao exposto, solicito, com carácter de urgência, orientações claras e detalhadas sobre os passos a seguir para regularizar esta situação e poder, assim, voltar a usufruir dos vossos serviços com normalidade. Agradeço, desde já, a atenção dispensada e aguardo um retorno célere. Com os melhores cumprimentos,
Pagamento portagem classe 2
Exmos. Senhores, Venho por este meio demonstrar a minha indignação e o pagamento de classe 2 entre a Elvas e Coina da viatura BMW X3 Drive de 2025. Antes de fazer a encomenda da viatura verifiquei que correspondia a classe 1. No dia 6/6/2025 passei por a mesma portagem e paguei 18,65€ classe 1. No dia 21/6/2025 e dia 29/6/2025 cobraram a taxa de 32,50€ cada ou seja classe 2. Agradeço que confirme se a viatura está bem classificado como classe 2. Cumprimentos.
Cobrança indevida de portagens
Exmos. Senhores, Começo por informar que a via Verde não é uma empresa de transportes públicos, como aparece no V/ sistema, e que as opções de assunto propostas não são adequadas. O problema que tenho com a Via Verde é recorrente e trata-se de cobrança indevida de portagens. De acordo com o Decreto-Lei nº 120/2021 e outros decretos posteriores, existem veículos híbridos e híbridos plug-in com tração integral, como alguns SUVs, que são classificados como Classe 1, desde que utilizem a Via Verde. É o caso do meu veículo! Esta informação foi confirmada pessoalmente, na loja da Via Verde, por um funcionário e, posteriormente, por e-mail. O que sucede é que, de quando em vez, a Via Verde me cobra classe 2, ou seja, cerca do dobro do valor da classe devida, classe 1. Pela forma como os extractos são elaborados, não há qualquer menção à classe que é cobrada, pois aparece apenas descrito "Portagens" no campo "SERVIÇOS", coluna "N" do extracto. Para conseguir controlar a facturação, sou forçado a perder imenso tempo pois não é fácil detectar os casos de sobre-facturação. Pior, quando os detecto, sou forçado a perder imenso tempo em trocas de mails, muitas vezes, para recuperar os 1,0€ ou 2,0€ cobrados indevidamente. Já reclamei inúmeras vezes e ignorei outras tantas pois para recuperar uns poucos euros o esforço é enorme e perde-se imenso tempo. Já solicitei à Via Verde que pusesse em prática medidas para evitar este erro e para começar a mencionar a classe de portagem cobrada, para, ao menos, permitir que o controlo dos extractos seja rápido e simples. Evidentemente, os meus mails são ignorados. Com eu, estimo existirem centenas, se não, milhares de clientes na mesma situação, o que dará à Via Verde, milhares de euros cobrados a mais. Apresento-vos esta informação, na esperança que suscite o V/ interesse e que possam, de alguma forma, intervir. Para mim, é evidente que se a Via Verde quiser respeitar os seus clientes deverá : 1. Por em práticas medidas que evitam que estes erros aconteçam; 2. Passar a mencionar, nos extractos, o tipo de classe cobrada, para permitir um rápido e eficaz controlo dos valores cobrados; 3. Dar resposta rápida e eficaz a eventuais reclamações/exposições; Atentamente, Nuno P.
Encomenda atrasada
Exmos. Senhores, Estou num grave dilema com a Empresa Sending Transporte urgente de entregas. Eles não têm atendimento telefónico e não dão resposta aos emails. Desde que a minha encomenda chegou a Sending Jerez, à data 17/06/2025, que deveriam ter feito a entrega, mas não houve mais nenhuma atualização desta. Supostamente, está no armazém em Sevilha sem atribuição de entrega até agora. Já não sei o que fazer, como proceder em relação à incompetência toda deles, esta empresa não pode existir assim. Cumprimentos.
Bagagem
Exmos. Senhores, No passado dia 21 de junho fiz uma viagem para Agadir (Marrocos) com a Ryaner, levamos bagagem de mão para cada um e não excedia os 10 kg, as dimensões da mala eram 37.5x24x54 que dá um total de 115,5, sendo que as medidas da Ryaner são 115 cm. Até aqui tudo bem, não tivemos qualquer problema, na volta que foi dia 28 de junho, fizemos o check in tudo certo, mediram as malas tinha meio centímetro a mais tudo bem. Antes da entrada para o avião voltaram a medir as malas e por meio cm foi nos cobrado 75€ por bagagem, éramos três pessoas, tivemos que pagar um total de 225€. A companhia era a mesma e tiveram dois pesos e duas medidas, o que no meu ver não faz qualquer sentido, tendo em conta a diferença mínima, e na ida esta tudo ok, mas na volta já não se passa o mesmo. Gostaria de saber se posso fazer alguma coisa em relação a esta situação. Cumprimentos.
Veículo usado – Recusa de cumprimento de garantia legal (Nissan Leaf Tekna – 89‑VV‑71)
Adquiri à empresa Lowage Automóveis LDA, em 29/05/2024, um Nissan Leaf Tekna usado (matrícula 89‑VV‑71), com 170.033 km. O carro apresentou alertas e falhas no sistema elétrico menos de 1 ano após a compra, estando, assim, abrangido pela garantia legal de 18 meses (DL 84/2021). A empresa recusou a reparação gratuita, alegando uso profissional para TVDE, o que não consta no contrato e não exclui direitos previstos por lei. O carro apresenta alertas críticos no sistema e descarrega rapidamente a bateria, prejudicando a mobilidade e a vida familiar. Solicito a intervenção e mediação da DECO para garantir o cumprimento da legislação e a reparação gratuita do veículo.
Vôo atrasado e encomenda perdida
Caríssimos, No dia 29/06/25 viajei de Luanda-Lisboa com escala no Porto. Postos no aeroporto do Porto, encontramos uma enchente no controle de passaportes que dificultou o nosso embarque no vôo de ligação agendado. Depois de passar pela imigração, dirigi-me a sala de embarque fui informada que o meu vôo já partido porque estava cheio e no vôo a seguir, eu embarcaria, o que também não aconteceu. Foi-me emitido um novo talão de embarque com a informação de que o próximo vôo para Lisboa, sairia depois de quase 4 horas da minha hora marcada para chegar a Lisboa. Depois do tempo de espera, do cansaço físico e psicológico e fome, lá chegou o tal vôo, que ao invés de partir a hora marcada, decolou com 35 minutos de atraso. Postos em Lisboa, soube que a minha bagagem tinha ficado no Porto, situação que me frustrou ainda mais, pois mala contém alimentos perecíveis e a supostamente a TAP não se responsabiliza pela degradação dos mesmos, o que é um autêntico abuso, pois a irresponsabilidade e desorganização é da parte deles e não minha como passageira que cumpri sempre as minhas obrigações l. Fui fazer a reclamação, fui informada que a minha bagagem seria entregue no mesmo dia, uma vez que moro em Coimbra, a entrega seria mais rápida, o que também não sucedeu. Por isso, venho encarecidamente solicitar a DECO qie me ajude a encontrar uma solução para resolver tamanha falta de respeito e consideração.
Erro VM-E1
Exmos. Senhores, desde o dia 18/06/2025 tenho tentado emitir a guia para o pagamento da taxa do cartão de condutor TVDE mas sempre aparece este erro VM-E1, enviei e-mail para imtonline@imt-ip.pt e não tenho resposta, fui no imt de Lisboa e de Santarém e me disseram para enviar e-mail ate responderem, mas preciso trabalhar e não tem um canal eficaz para resolução deste problema peço encarecidamente que me ajudem referente a isto para que eu consiga trabalhar, desde já agradeço a atenção. Cumprimentos.
Recibo sem número.
Exmos. Senhores, No passado dia 25 de abril do corrente ano realizei uma viagem na companhia Ryanair: do Funchal para Lisboa e de Lisboa para o Funchal (anexo: Boarding-pass ZW5TYI.pdf). Contudo, no recibo emitido pela companhia (anexo: RyanairRecibo ZW5TYI.pdf) não consta o número do referido recibo, impossibilitando-me de solicitar o subsídio de mobilidade social, como me foi transmitido por um dos funcionários de um posto dos CTT, aqui da Região autónoma da Madeira. Entrei em contacto com a companhia, através de chat no dia 20 e 30 de junho (anexo: RyanairChat ZW5TYI.pdf) e estes afirmam que nada podem fazer em relação a esta minha situação. Tenho 90 dias, após a data de realização da viagem, para solicitar o referido subsídio e neste momento só me resta menos de 30 dias. Como residente na ilha, não posso nem devo perder o direito de receber este subsídio. Desde já agradeço a vossa ajuda, Cumprimentos.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
