Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Voo cancelado / reembolso por transporte alternativo
Exmos. Senhores, No dia 16/04/2025, fiz uma reserva em meu nome pela Easyjet: ida Paris Orly-Porto 25/04/2025 às 16h15 e regresso Porto-Paris Orly 28/04/2025 às 18h10, com a referência K9CML94 (anexo 1). Sucede que, no proprio dia 28/04/2025, devido ao apagão, fui por vós informado de que o meu voo tinha sido anulado. Nessa mesma noite, seguindo as indicações da Easyjet, tentei efetuar uma mudança de voo online. Foi-me atribuído o voo 5035 da Iberia, com partida a 29/04/2025, com referência M9GEJ, e recebi mail a confirmar essa transferência (anexo 2). Porém, no dia 29/04/2025, já no aeroporto, a Iberia informou-me que essa transferência em questão não tinha sido bem-sucedida e que não poderia embarcar. Informaram-me também que havia pelo menos quinze pessoas na mesma situação que eu, e que teria eu de contactar a Easyjet para obter uma solução. Telefonei por duas vezes à Easyjet nessa manhã de 29/04/2025 (chamadas gravadas): - às 10h29 para expor a situação (pediram-me para ligar mais tarde) - às 11h44 para obter uma solução. No telefonema das 11h44 foi-me dito que a solução seria eu comprar um voo pelos meus meios em qualquer companhia e depois pedir o reembolso. Foi-me inclusivamente dito que qualquer voo com destino a uma cidade do país de destino seria aceite. Consegui comprar pelos meus meios um voo para o dia seguinte, 30/04/2025, com a TAP Portugal, único voo que encontrei para Paris nesse dia, com o custo de 511,53€ (anexo 3). Seguindo as indicações dadas por telefone, apresentei o pedido de reembolso nessa mesma tarde de 30/04/2025 pelas 18h30, ao chegar a Paris (case ID : 110017671). Recebi no dia 02/05/2025 um mail da Easyjet que indicava que a despesa de transportadora alternativa não poderia ser reembolsada pois fora-me facultada transferência gratuita. Reclamei novamente, pois isso não corresponde à realidade. O dossier foi reaberto (case ID : 110052509) e foi-me pedido para enviar todos os justificativos por mail, o que fiz a 05/05/2025. Desde esse dia, tenho ligado e escrito para o vosso serviço de clientes praticamente todas as semanas e, de cada vez, me é dada uma resposta incompleta e insatisfatória : insistência na informação falsa de que me foi facultado transporte alternativo, informação de que o caso vai ter de ser de novo analisado, de que se passa algo estranho, de que me enviarão uma resposta, etc. Venho por isso exigir que me devolvam o valor de 511,53€ que paguei pelo bilhete, no seguimento das vossas instruções telefonicas, bem como a indeminização legalmente prevista pelos prejuízos sofridos. Exijo que me paguem este valor o mais rapidamente possível, ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.
Portagens
Exmos. Senhores, No passado dia 09/07/2025 o meu pai deu entrada na autoestrada pelas 06h00 numa viatura BMW Azul escura. Devido ao facto de se ter começado a sentir mal teve de parar de emergência na estação de serviço de Salvaterra de Magos. Nessa sequência foram acionados os meios de emergência (INEM) no local mencionado, tendo o meu pai sido levado para o hospital em Lisboa. Tendo em que conta que o meu pai se encontrava sozinho o carro teve de ficar na estação de serviço. O meu pai deu entrada nas urgências, onde ficou e se mantém internado. Apenas foi possível ir buscar a viatura à referida estação de serviço ao fim do dia, dado que a pessoa disponível para o efeito se encontrava em horário laboral e foi impossibilitada de sair antes do término do seu horário. A pessoa que foi levantar a viatura, ao sair da autoestrada em Salvaterra de Magos foi informada de que o ticket teria prazado, uma vez que ultrapassou as 12 horas de validade , pelo que seria aplicada uma multa de 50.10€ Tendo em conta a situação, e ao facto de não ter sido possível sair da autoestrada no tempo de validade do ticket, pelos motivos já mencionados contactei a linha de apoio ao cliente da Brisa- - Via verde no dia 10/07/2025, que me informou que teria de efetuar o pagamento para posteriormente enviar um email para solicitar o reembolso. No dia 10/07/2025 enviei um email para a via verde a expor a situação com todos os comprovativos relativos ao internamento do meu pai, bem como do pagamento solicitado por estes. A resposta que deram foi que não poderiam atender à reclamação apresentada. Como é que é possível apresentar todos os meios de prova e não aceitarem? Quando o ticket não foi pago nas 12 horas porque o condutor se sentiu mal (enfarte) e teve de sair da via de INEM. Atendendo à situação exposta, esta não se tratou de um incumprimento voluntário, mas sim de uma situação de emergência do qual o condutor foi impossibilitado de cumprir o horário de pagamento do ticket. É lamentável. Solicito a avaliação da situação, pois acho inadmissível não ser reavaliada a questão da multa, e reembolsado o valor, mesmo com a apresentação de todos os meios de prova que comprovam o acima descrito. Atenciosamente.
Autocarros suprimidos sem aviso prévio
A Unir mobilidade transportes não funciona corretamente,suprimem autocarros sem aviso prévio,o que implica falta de poder comprar com os meus afazeres,ficando sem alternativa de deslocação para chegar a horas aos meus compromissos
Gestão inadequada de objetos perdidos a bordo + Encerramento injustificado de reclamação
Venho apresentar uma reclamação referente ao voo TP765, realizado no dia 09/05/2025, com chegada a Lisboa. Deixei a bordo um saco e uns óculos na classe executiva. Esses objetos foram identificados e recolhidos pelo chefe de cabine, que confirmou que aguardaria a equipa da Menzies para os entregar. Como era o último voo do dia, essa equipa não apareceu. A tripulação acabou por entregar os objetos à equipa de limpeza. Recebi resposta da TAP a indicar que não se responsabiliza por objetos deixados na cabina, remetendo para as condições gerais de transporte. No entanto, não considero esta resposta adequada, pois os objetos foram identificados, recolhidos pela própria tripulação e entregues a terceiros fora do circuito oficial. Não houve devolução ao passageiro nem qualquer registo formal dessa entrega. Adicionalmente, a minha reclamação original (número 2025-0000816580) foi encerrada com o argumento de falta de informação, o que não corresponde à verdade. Nunca fui contactado para fornecer dados adicionais, nem recebi qualquer pedido nesse sentido. Dado o envolvimento direto da equipa da TAP no manuseamento dos objetos, solicito: • A reabertura da reclamação inicial • Investigação interna junto da tripulação e equipa de limpeza • Informação clara sobre o paradeiro dos objetos • Responsabilidade assumida pela empresa em caso de extravio definitivo Número de reserva: YY9QZ4 Número de bilhete: 047-3579299977 Aguardo resposta. Caso contrário, avançarei para outras entidades competentes.
Atraso de um VOO
Exmos. Senhores, Em (DATA) dirigi-me ao aeroporto de CIDADE E AEROPORTO, SE HOUVER MAIS QUE UM) para embarcar no vosso voo (Nº DO VOO) para (CIDADE E AEROPORTO, SE HOUVER MAIS QUE UM). Sucede que o voo, que estava marcado para as (HORAS), se atrasou, com partida a ter lugar pelas (HORAS) e a chegada ao destino a ocorrer às (HORAS). Significa isto que o atraso excedeu mais que 3 horas, pelo que tenho direito a uma indemnização de (VALOR), de acordo com as regras de transporte aéreo sobre atrasos nas viagens aéreas. Exijo que me paguem este valor o mais rapidamente possível, ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.
Obrigado a pagar para acompanhar menor de idade
Fiz reserva de voo na Ryanair para dois passageiros, sendo um menor de idade, minha filha. Aquando do check in online foram atribuídos lugares separados no avião. Recorri ao apoio da Ryanair e foi- me dito que não tinha alternativa senão pagar para reservar lugar ao lado da minha filha, e que tinha mesmo de o fazer porque um menor não pode viajar sozinho! Acho inconcebível que por viajar com menor seja obrigatório a pagar mais para ter a minha filha menor junto de mim! Tive de gastar 33,50€ para ida e regresso para selecionar os lugares e ainda por cima colocaram a menor na zona com lugares mais caros para onde tive de me mudar! Tudo nesta companhia aérea é feito para cobrar valores extra!
Bagagem partida
Exmos. Senhores, Em 09/07/2025 embarquei no vosso voo da TAP (Nº TP039). Sucede que a minha mala com o nº TP198889, que foi embarcada no porão do avião, chegou danificada, com os danos seguintes: bagagem partida, o que vos comuniquei de imediato à chegada. A mala está inutilizada, como se pode aliás ver nas fotos que junto e que tirei à chegada. Exijo, portanto, uma indemnização, no montante total de 1000€, mil euros, correspondente ao valor de uma mala semelhante. Solicito que me resolvam esta situação o mais rapidamente possível, sem o que terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.
TML Não consegue fazer simples reembolso remotamente
No dia 01/07/2025, meu pai, que tem mais de 65 anos, já não está com a saúde a 100%, foi carregar seu Cartão navegante (número 002 XXXXXXX63) e o fez em um multibanco (fatura inserida em anexo como Imagem Whatsapp 2025-07-02). Porém, o meu pai, Senhor Roberto Mariano, que ultiliza conta conjunta à minha (Gil Mariano C. Reis), seu filho e conta da qual sou titular, foi debitado em 30,00, sendo que ele possui direito à gratuídade, validada há cerca de 1 mês, neste mesmo ano de 2025. Ao perceber o débito, no dia 01 após às 18h30, começamos a buscar o reembolso, garantido por lei, ao observar que o meu pai tem direito à gratuídade por ser maior de 65 anos. Consegui contacto com a Carris apenas no dia 02, pela manhã e a atendente Ana (não me recordo apelido), orientou que eu deveria solicitar reembolso e entrar em contato com os Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), pois seriam os responsáveis por resolver todo tipo de reembolso relacionado às operações realizadas em Multibanco. AO entrar em contato com a TLM - Barreiro, fui atendido primeiramente por Filomena (não me recordo apelido), que garantiu que eu teria de me deslocar até Loures ou Odivelas para realizar procedimento de reembolso, o que seria inadimissível e inacreditável com tantas ferramentas financeiras disponíveis remotamente. Pedi para falar com sua supervisora, Jacqueline Nunes, que salientou a informação da colega, o que me deixou simplesmente pasmo: meu pai tem 66 anos, vivemos na Penha de França, tenho de trabalhar para nos sustentar com uma renda de mais de 1K euros e não consigo um reembolso, do qual meu pai tem direito, de uma instituição pública de maneira remota? Fiquei surpreendido e disse que iria relatar o fato ocorrido e pedi permissão à colega Jaqueline Nunes para expor os nomes neste documento. Após isso, pesquisei na Internet como poderia resolver o problema e fui orientado por conhecidos à ligar para sede da TML de Santa Apolônia, pois todos me garantiam que seria sim possível pedir o reembolso de maneira remota. Em contato com a TML de Santa Apolônia, me foi orientado à enviar email para este endereço à explicar a situação detalhadamente, o contexto e solicitar reembolso, com previsão de resolução em menos de 48h. Enviei email na semana passada e obtive resposta da TML, especificamente de Emília Da Costa, que não identificou seu cargo, a dizer que a primeira informação era a correta: devo me dirigir até Loures ou Odivelas para um simples reembolso de 30 euros. É possível isso? Uma instituição pública de tamanha proporção não disponibilizar de recursos técnicos mínimos para um reembolso? É uma vergonha.
Via Verde Estacionar
A App da via verde nestes últimos meses anda a ganhar à pala dos contribuintes roubando-os. Passo a explicar, estaciono o carro, coloco x tempo na app e quando me quero ir embora mais cedo, a app fica a pensar...a pensar e nao deixa interromper o valor obrigando a ir ate ao fim. Agradecia que parassem com essa proeza pois fica-vos muito mal!! Tem sido sempre assim!!
Reembolso bilhete
Uma vergonha o serviço de apoio ao cliente! Há mais de uma semana estou a tentar cancelar um bilhete. Pela APP não é possível porque dá erro constantemente. Liguei para a linha apoio que me disse para enviar um mail e indicou o mail respetivo para o fazer. Recebi uma resposta automática a dizer que ia ser contactado. Como nunca tinha resposta, insisti. Recebi desta vez uma resposta automática a dizer que o cancelamento tinha que ser pela APP. Na APP, quando faço o pedido já só reembolsam 25%, com esta palhaçada. Já é uma vergonha ficarem com o nosso dinheiro, só porque compramos uma viagem, ficam logo com 50% , independentemente da causa ou da antecedência, ainda querem enganar os clientes com estas manobras. Agradeço o reembolso do bilhete, a culpa das vossas incapacidades técnicas não é do cliente de certeza.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
