Estive a bordo do voo TP089, operado no dia 20/09/2024, com partida de Lisboa, destino a Guarulhos. Seu horário de partida previsto 13:05h, horário de chegada previsto 19:20h.
O voo foi afetado por um desvio de pouso, que se realizou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão por volta das 21:30h.
O mesmo só foi retornar a decolar em direção ao destino final original por volta das 23h. Sem nenhum tipo de auxilio a tripulação.
O mesmo fez seu pouso no Aeroporto Internacional de Guarulhos passado das 00h, ocasionando na minha perca de outro voo que tinha em seguida, as 00:40.
Na pressa de tentar embarcar no voo a seguir, não me foi fornecido nenhuma carta ou registo do ocorrido no voo.
Desde então, estou em contacto com o serviço de suporte ao cliente da TAP, em busca de um relatório de voo para que a seguradora venha reaver o voo perdido por consequências deste atraso.
Em 4 contatos com o suporte da TAP, nada foi fornecido.
Em um 1º Contacto telefônico fiz referência a necessidade do documento e oque recebi foi uma fatura do pagamento do voo, sem nada ser referido a faturas.
Em um 2º contato, voltando a explicar a situação, me foi informado que para a emissão deste documento, deveria proceder a uma reclamação pela FlyTap.com, como assim fiz (Anexo FormFlyTap). Reclamação nº 2024-0002092906
Em resposta:
"Apresentamos as nossas desculpas pelo atraso do voo TP89, entre LIS e GRU do dia 20/09/2024, de 1 hora e 46 minutos à chegada. No caso em apreço, e de acordo com o Regulamento (EC) nº 261/2004 , os atrasos inferiores a 3 horas à chegada, não contemplam o pagamento de indemnização."
Nunca foi requerido uma indenização por parte da TAP, sempre foi referido a necessidade do DOCUMENTO para a segurada sob o outro voo perdido.
Trata-se também de uma resposta fraudulosa, tendo em consideração que o atraso excedeu o tempo informado de 1h46min, já que esse foi o tempo de atraso de seu pouso no RIO DE JANEIRO, e seu destino final era GUARULHOS, que ressalvo, ocorreu muitas horas depois.
Como resposta, informei que esses horários eram equivocados e solicitei mais uma vez o Relatório de voo. (Anexo Email1)
No 3º contacto, tive como resposta um e-mail (não um documento como solicitado), informando que o voo se divergiu ao Rio de Janeiro por motivos meteorológicos e observando que a TAP não tinha qualquer responsabilidade sobre isso. Neste e-mail não constava o relatório requerido 3 vezes, nem qualquer informação sobre os horários efetuados pelo voo em questão. (Anexo Email2)
Mais uma vez, em posição de defensiva, retendo informações requeridas para que lhes seja poupada responsabilidade. Responsabilidade esta que nunca apontei para a TAP, relembrando que não solicitei nenhum tipo de indenização, apenas DOCUMENTO.
Como se já não tivesse sido suficientemente esclarecedora em contatos anteriores, enviei em resposta :
" Novamente solicito o Relatório de Voo.
Por relatório entende-se dados do voo em sua totalidade, como Partida e Destinos, com seus devidos horários dos quais ocorreram Decolagem e Pousos (ambos pousos realizados no trajeto).
Em adicional gostaria de enfatizar que não estou solicitando nenhum tipo de indenização por parte da TAP.
Solicito o Relatório de Voo para que a seguradora venha reaver o voo perdido por conta deste atraso."
Nenhuma resposta obtida.
Em 4º contacto, novamente com a linha de apoio ao cliente, mais uma vez fui informada que nada se poderia fazer que não abrir OUTRA VEZ reclamação na plataforma FlyTap.com. Como se já não fosse descaso o suficiente, solicitar de forma a BURROS ENTENDER o documento requerido, que outrora fora explicado por todas vias possíveis e mesmo assim, negligenciado.
Mais uma vez aberta Reclamação, de nº 2024-0002123480, da forma mais clara como possível (Anexo FormFlyTap2)
Os dados deste voo em questão, quando pesquisados, estão incompletos, contendo apenas seu horário de pouso no RIO DE JANEIRO, como observa-se no Anexo TP89 Rastreamento.
Exijo o envio do documento referido. Caso não me seja fornecido, irei proceder em processo de danos morais e fraude, tendo em conta que a companhia NEGA e OCULTA dados em forma de ser absolvida das consequências.