Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
R. P.
24/04/2022

Pedido de reembolso por cancelamento de voo

ASSUNTO: TAP - Reembolso de viagem cancelada NIF: 216358825Ex.mos Senhores, 1) A 05 Outubro de 2021, adquiri à TAP AIR Portugal, duas (2) passagens para Lisboa - Copenhaga, ida e volta, respetivamente para os dias 20 e 30 de maio do presente ano 2) Efetuado o pagamento, na data referida anteriormente, pelo valor de €423,60, por ambas, ou seja, €211,80 cada passagem 3) Ao consultar o estado do voo constatei que este tinha sido cancelado, por razões a esclarecer até ao momento. Essa alteração traria sérios constrangimentos ao desenrolar da viagem inicialmente planeada, mais concretamente algumas visitas previstas para esse dia e que não poderiam ser realizadas noutras datas, por esta ser também uma viagem onde estava prevista a realização de um cruzeiro 4) Portanto, não fui informada do cancelamento do voo, e só depois de consultar o estado do mesmo constatei que este tinha sido cancelado 5) Tratando-se de um voo cancelado pela TAP e conforme informado pela empresa no site, nestas situações procede-se ao (...) reembolso integral do valor pago, em voucher e majorado em 10%, ou à forma de pagamento utilizada (sem majoração). Esta informação estava disponível no site?flytap.com/pt, aquando da formulação do pedido de reembolso do valor dos bilhetes, por cancelamento, pela TAP, do voo referido 6) Foi confirmado então o cancelamento e o respetivo pedido de reembolso, via site da TAP, ficando a aguardar pelo respetivo voucher 7) Reitero que no momento do pedido de reembolso, fui informada que, para além do valor dos bilhetes, iria ser reembolsada em mais 10% daquele valor 8) Por essa razão, estranhei a transferência da TAP, no valor de €37,80, por passagem, sem qualquer tipo de informação explicativa, e como tal supus de imediato que se trataria dos 10% de majoração contemplados na devolução, ficando então a aguardar pelo restante valor 9) Decorrida uma semana, não havendo qualquer outro valor restituído, e na falta de explicações, reclamei junto da TAP, a 29 de março (referência 2022-0000831210), tendo solicitado o reembolso do valor dos bilhetes nº 047-2181387745 e 047-2181387746 respetivamente, no total de €423,60, da qual aguardo ainda resposta 10) No entanto, ao consultar o estado da reclamação no portal da TAP, esta encontra-se categorizada como concluída, sendo que até ao momento não tive conhecimento de qualquer decisão 11) Razão pela qual voltei a reclamar, solicitando uma resposta à reclamação anteriormente apresentada e o reembolso integral do valor pago, bem como os 10% de majoração, conforme informado aquando do pedido de reembolso. Do exposto, não tendo obtido até ao momento qualquer resposta por parte da TAP relativamente ao pedido de reembolso do valor das duas passagens, e considerando o disposto no Regulamento dos Direitos dos Passageiros dos Transportes Aéreos, bem como no Regulamento (CE) n.° 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, vimos solicitar a V/ ajuda na resolução da situação aqui identificada, no sentido da devolução integral do valor pago por ambas as passagens, o que poderá ocorrer através da emissão de voucher, no valor das referidas passagens. Disponível para quaisquer esclarecimentos adicionais, com os melhores cumprimentos, Rosa Patrão 965356192

Encerrada
M. D.
23/04/2022

Incumprimento de horário e falta da conforto

Venho por este meio demonstrar a repulsa pela forma como o proprietario (Sr. Francisco) desta empresa trata os passageiros:Sou passageiro quase diário entre Viana do Castelo e Santa Cruz do Bispo e frequentemente os autocarros não cumprem horario, quase sempre com atraso. Uma tremenda falta de conforto das viaturas e muitas vezes sem aquecimento. Indignou-me o que ocorreu no dia 22/04/2022, manhã muito fria 6 graus, 38 minutos de atraso, no interior do autocarro com matricula 54-11-VD, a mesma temperatura ou até inferior devido a avaria no aquecimento e entrada de ar do exterior, só com um cobertor para não regelar, como não o tinha, sofri consequencias de saúde (inflamação na garganta) com respetivas consequencias. A viagem durou cerca de uma hora, no final, reclamei no motorista, assumiu a avaria e até acrescentou que tinha as pernas geladas, situação que até coloca em perigo a condução e desse modo, a vida dos passageiros por eventual diminuição de reflexos. Disse que trocaria de carro, contudo, manteve-o na viagem de regresso, novamente em ambiente frio. É intoleravel e inademissivel este tipo de qualidade de serviço de transporte público no século XXl e num pais europeu.

Resolvida
F. P.
22/04/2022

Cobraram valor de viagem não realizada

Boa noite ontem dia 22/04/2022 tentei chamar um Bolt as 23:46 mas como não tinha Bolt disponíveis, eu vou a APP do universo e reparo que a viagem foi me cobrado 5,36€ e eu nem sequer fiz a viagem.Gostava que resolvessem o meu problemaCumprimentos Fábio

Resolvida
A. C.
21/04/2022

Mau aconselhamento técnico leva a escalada dramática da avaria - negligencia e facilitismo

Em baixo todos os detalhes, mas basicamente um problema de correia de distribuicao que seria resolvido com 670 euros escalou para um problema de (por orcamentacao da MForce) mais de 2200 euros por negligencia e facilitismo da oficina que, após diagnostico inicial, não me deixaram deixar o carro na oficina e disseram que não fazia mal andar pouco no fim de semana, que foi o suficiente para escalar o problemaFalei com varios especialistas e todos me disseram que uma viatura naquele estado não deve andar mais, precisamente para salvaguardar este tipo de situacaoPara alem disso, tiveram o descaramento de me tentar cobrar items em duplicado e até o reboque (que chamaram por necessidade interna para levar a viatura para outra oficina)Até agora falei com a oficina em questao (dom joao V) e com o departamento de qualidade - baixaram um pouco o orçamento mas estao a ignorar a questao central e inclusivamente ignoraram o tema principal fingido que nao aconteceu (nao negaram, o que faz sentido ate porque estariam a mentir)5a feira 07/04 acende uma luz de alarme pela primeira vez. Depois de verificar no manual, refere que é um problema no catalisador e para levar a oficina, que foi o que fiz no dia seguinte. Não andou mais nesse dia6a feira dia 08/04 deixo o carro na oficina logo de manha. Fica o dia inteiro la para diagnostico. Ao final do dia é me entregue um orcamento para substituicao da correia de distribuicao e revisão. E me dito também que o carro ficaria pronto na 2a ao fim do dia, para não me preocupar. Tentei que o carro ficasse logo la para não andar mais, não me foi permitido faze lo e foi me dito que andando pouco e não fazendo revisoes bruscas não teria problemas. Não tive alternativa se nao levar o carro ate casa2a feira 11/04 de manha (andou pouco no fim de semana), tento ligar o carro para levar a oficina. Vai abaixo ate deixar de pegar. Chamo o reboque e o carro e entregue na oficina. Nesse dia ligo ao final do dia (ninguem me avisou de nada nem geriu expectativas) e dizem que afinal a peca não chegou e que o carro so estara pronto no dia seguinte3a feira 12/04 repete se o filme, ninguem me liga a gerir expectativas ou a avisar dos desenvolvimentos, ao final do dia sou novamente surpreendido com o carro não estar pronto porque não houve tempo para finalizar o serviço depois da chegada do material4a feira 13/04 ao final do dia dizem me que a substituicao da correia de distribuucao foi feita, mas que o carro não pega. Dizem não saber do que se trata e que terão que enviar para outra oficina no cabo ruivo para ser analisado noutro equipamento. Aviso que vou precisar de carro no fim de semana para me deslocar por causa da pascoa, dizem que irão tentar conseguir carro de substituicao.5a feira 14/04 o carro Segue para cabo ruívo apenas perto da hora do almoço. Ao final do dia dizem que em cabo ruivo não identificaram o equipamento e que temem que seja mais grave e algo com uma valvula, que terão de abrir o motor. Dizem que pode ter sido causado pelo carro ter andado. Não conseguem carro de substituicao.2a feira 18/04 entregam me um orcamento de 1641€ a acrescer aos 670€ iniciais. O facto do carro ter andado, por negligencia e facilitismo da oficina, provocou problemas maiores. Têm ainda a ousadia de cobrar alguns items duas vezes. Mais, se a viatura chegou num estado diferente do previsto, porque nao fizeram novo diagnostico em vez de partir para o trabalho inicialmente previsto? Mau serviço, mau aconselhamento, vejo-me perante um problema por resolver muito maior do que o que tinha inicialmente

Resolvida
A. C.
21/04/2022

TAP

Venho, por este meio, comunicar a V. Exas. que entrei em contato por telemóvel no dia 20/04/2022 com a TAP através do número 211234400 e recebi a informação que deveria enviar um e-mail e continuar aguardando na linha para finalizar a minha solicitação. Fiz o envio do e-mail para:docs@flytap.comfale.connosco@tap.ptreservas.qfp@tap.pte o texto:Peço verificar a possibilidade em restituir integralmente o valor da passagem com o código de reserva MWGKOB (Lisboa x Rio de Janeiro no dia 29/03/2022) por problema de saúde da passageira conforme documentos que comprovam o internamento emergencial da mesma antes da data da viagem. Após aguardar 48 minutos e 04 segundos achei que a espera já era abusiva e optei em desligar o telemóvel e enviei um e-mail com o texto:Após aguardar o atendimento telefônico por 48M04S resolvi desligar a ligação sem o atendimento.Solicito que a Empresa ligue para o meu telemóvel o mais breve possível.Nos dois e-mails anexei documentos que comprovam o que estou relatando.Grata pela AjudaAndréa Gemmal

Encerrada
A. C.
20/04/2022

valor mal cobrado

Eu, Ana Oliveira no passado dia 11/04 dirigi-me à Transportadora Renex de Coimbra para o envio de uma encomenda para Viseu, com o peso de 2kg, a esta foi-me cobrada 8.50€.Consoante o site até à data de hoje 20/4 continua o valor de 4.80€ até 150km.Hoje voltei a dirigir-me à Transdev para a recolha de encomenda enviada após o serviço e na fatura vem corretamente o cobrado de 4.80€.Segundo o responsavel do posto, este valor ainda não está atualizado no site. Pediu-lhe para fazer uma reclamaçao numa folha em branco, apos eu ter pedido o livro de reclamações e este ter-me recusado. A minha questão é em que tabela este se baseou para cobrar-me o valor de 8.50€ onde não esta em parte nenhuma afixada esta importância, eu paguei por uma coisa, sem comprovativo de ser um preço tabelado e quando o mesmo on line diz ter um custo de 4.80€ o que fora corretamente cobrado em viseu. Ainda me ameaçou que esta reclamação so poderia ser prejudicial para mim, uma vez que o que teria de resposta é que o que foi cobrado em viseu já não esta a ser real, nem atualizado.

Encerrada
J. D.
19/04/2022

Pedido de reembolso de bilhetes - numerário

Em Janeiro de 2020 efetuei uma reserva no site eDreams de uma viagem de Porto - Açores (Ponta Delgada), para 4 passageiros.Referência da reserva 4952267905 (eDreams)Código companhia aérea: WR5V28Bilhete Eletrónico:331 - 9491345248331 - 9491345249331 - 9491345250331 - 9491345247Com ida no dia 9/Junho/2020 e regresso dia 15/Junho/2020. Ambos os voos foram cancelados devido à pandemia do Covid-19.Foram pedidos os reembolsos dos voos cancelados de ida e volta. O reembolso do voo de ida foi devolvido na totalidade (que era de outra companhia aérea), no entanto o voo de regresso, operado pela SATA, não fizeram a devolução do dinheiro e disseram que apenas podiam devolver o valor em voucher (obrigando-nos assim a ter de comprar/reservar de novo Após vários contactos só consegui a opção de utilização do valor do voucher para não perder o dinheiro que tinha dado nos voos cancelados (289,88€). Assim a 8/6/2021, antes do término do prazo do voucher, senti-me na obrigação de optar por voos da SATA para outra viagem a fim de utilizar o valor que tinha em saldo e fiz uma reserva na SATA - código de reserva S4/KW7U4I.Acontece que fiquei a saber que pouco tempo depois a companhia começou a devolver o valor dos voos cancelados em dinheiro mas como eu já tinha feito esta nova reserva já não tinha oportunidade de pedir o reembolso do valor. Portanto senti-me na obrigação de comprar novos voos a esta companhia, que foram mais caros do que se escolhesse outra e acabei por ficar com valor em crédito - sendo o valor remanescente de 52,84€, a dividir por 4 vouchers (13,21€).Como não vou conseguir comprar nenhum voo com este valor e sendo o termino do prazo a 10/06/2022. Agradeço que me devolvam este valor remanescente em numerário. Uma vez que não o fizeram da primeira vez agradeço que façam desta.Cumprimentos,Juliana Duarte

Encerrada
K. A.
18/04/2022

Recusa de fazer check in em voo internacional por erro da companhia aérea

A minha mãe, de 74 anos, fez a compra de uma passagem Brasília-Lisboa há meses. Ao tentar fazer o check in on line, obteve a informação de que não seria possível, e que teria que fazer no aeroporto. Hoje, com mais de 4 horas de antecedência do voo (que é hoje às 16h50 no Brasil) dirigiu-se ao aeroporto para fazer o check in e informaram que o cartão teria suspeita de fraude. Ela mostrou todas as provas de que o cartão é dela, mas continuam a dizer que não podem resolver e que só por email que poderia resolver. Ela mandou todas as provas para o email da companhia há quase 3 horas atrás, mas ninguém reponde. Ela vai perder o voo porque a TAP se recusa a fazer o check in de uma idosa com passagem comprovadamente paga há meses. Uma total falta de respeito. Ela está enfrentando funcionários altamente grosseiros e despreparados no check in do aeroporto de Brasília e não há nenhum canal para solucionar a questão. Peço intervenção do Decoproteste para auxiliar a resolver essa questão antes que ela perca o voo por culpa da TAP.

Encerrada
M. M.
18/04/2022

Pagamento Excessivo Via Verde

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação à Via Verde, que gerou um problema nas Finanças.No dia 31 de julho de 2020 recebi um email por parte da Via Verde com a informação de que haveria algum problema com o cartão e que teria 5 dias pela regularização. Neste email supracitado, não sou informada do valor em dívida e de como deveria proceder para o regularizar. Apenas me indicaram as várias maneiras de como poderia proceder para resolver um problema, que há data do email não percebi do que se tratava, uma vez que não tinha feito nenhuma alteração no meu banco.Achei estranho continuar sem receber informações de pagamentos à Via Verde no meu extrato bancário, mas como não andava a utilizar portagens devido à pandemia, achei que podia ser por esse motivo.Em dezembro 2020, utilizei pela primeira vez, por causa do Covid, o serviço da Via Verde através da passagem por uma portagem e apareceu a luz amarela. Uma vez que achei estranho aparecer a luz amarela em vez da luz verde, liguei no dia 14 de dezembro 2020, para a Via Verde a perguntar se haveria algum problema com o meu identificador ou se teria algum pagamento em falta. Ninguém me soube explicar o que se passava e que a única solução seria enviar um email para eles a expor a situação.No dia 14 de dezembro enviei o email para a Via Verde a informar da alteração de morada e que achei estranho não estar a receber os extratos com os respetivos valores e aproveitei para informar de que o cartão de multibanco tinha sido caducado, e que já tinha o novo ativado.No dia 15 de dezembro 2020 recebi uma resposta ao meu email com a Finalização do contrato por parte da via verde: “Recebemos o seu contacto e agradecemos a oportunidade para a esclarecer.O seu identificador n.º 600897300411, está inativo porque o contrato foi terminado por incumprimento. Caso pretenda continuar a utilizar os serviços da Via Verde, terá de proceder a uma nova adesão, após regularização dos valores pendentes. Pode fazê-lo com rapidez e comodidade em www.viaverde.pt.Lembramos que existem passagens nas barreiras de portagens cujo pagamento ficou pendente com a rescisão do seu contrato e por isso devem ser regularizadas de imediato.(…)O pagamento da divida apenas será dado como liquidado, após o envio do comprovativo do pagamento ou da transferência, indicando o nome do cliente, NIF e o número de processo Via Verde para cliente@viaverde.pt. Seguidamente, ser-lhe-á enviado o respetivo recibo.”Efetuei o pagamento do valor indicado no dia 30 de dezembro de 2020, à Via Verde. Enviei o respetivo comprovativo de pagamento através do banco com a informação do Nº do identificador.Uma vez que mudei de morada não recebi as cartas que a Via Verde diz ter enviado. Se para umas coisas têm o meu endereço de email e número de telemóvel, não entendo o motivo destas cartas não terem sido encaminhadas também para o meu email.Em momento algum me foi comunicado de que este processo tinha seguido para contencioso e que iria receber cartas por parte das Finanças com valores em dívida para pagar. Mais informo que apenas recebi as cartas por parte das Finanças em agosto de 2021, um ano depois do primeiro email da Via Verde a informar que havia uma irregularidade com os pagamentos.Se o pagamento da dívida à Via Verde foi efetuado no dia 30 de dezembro de 2020, não compreendo o motivo de ter continuado um processo de contraordenação nas Finanças.Uma vez que recebi as cartas por parte das Finanças todas no mesmo dia, nem tive hipótese de me defender, pelo que procedi de imediato ao pagamento dos valores indicados pelas Finanças para que não tivesse de pagar mais custas e ou outras despesas associadas.No dia 27 de agosto de 2021, após ter pago os valores às Finanças, desloquei-me à Via Verde para solicitar mais informações do que se passava. Nesse dia não me foi dada qualquer explicação, pelo que tive de ir lá novamente no dia 30 de agosto 2021 e apresentei uma reclamação por escrito.No dia 13 de setembro de 2021, recebi um email por parte do “Pagamento de Portagens” com a seguinte informação:“Como a situação não foi regularizada, o contrato do identificador foi rescindido a 29/10/2020, ficando o mesmo inválido para utilização nas portagens.No período em questão não foi realizado qualquer débito, o que indicia uma situação anómala.Acresce que, nos termos da Lei n.º 25/2006, de 30 de Junho, a transposição de uma barreira de portagem através da via reservada aos aderentes da Via Verde em incumprimento das condições de utilização previstas no contrato de adesão ao respetivo sistema, constitui uma contraordenação.Importa esclarecer que, em 15/12/2020, informámos existirem passagens em dívida e remetemos o pagamento das mesmas para o Portal Pagamento de Portagens.- A 05/02/2021 enviámos, carta através de correio simples, a solicitar o pagamento- Notificámo-la, em 26/03/2020, para proceder ao pagamento voluntário ou, em alternativa, identificar o responsável pelas contraordenações.- Uma vez que a notificação foi devolvida, por não ter sido reclamada junto dos CTT, reenviámos a mesma através de correio simples a 29/04/2021.Na ausência de resposta ou pagamento demos continuidade aos processos de contraordenação, tendo as passagens em dívida sido enviadas para cobrança junto da Autoridade Tributária.Para mais informações ou pagamento deste processo, deve dirigir-se exclusivamente ao Serviço de Finanças.”Se no dia 14 de dezembro de 2020, enviei email a informar da minha alteração de morada, não compreendo como é que no dia 05 de fevereiro de 2021 continuaram a enviar cartas para a morada antiga.Desta forma, solicito a vossa ajuda de forma a conseguir receber o dinheiro que paguei indevidamente às Finanças, uma vez que a Via Verde não me soube informar das coisas da forma correta.Os meus direitos foram lesados e só efetuei o pagamento com medo de ter ainda mais problemas com as Finanças.Com os melhores cumprimentos,

Resolvida
L. C.
18/04/2022

Tarifa TAP/Plus e Subsídio Mobilidade

Venho por este meio,expor a V.Exs a minha reclamação pela impossibilidade de receber o subsídio social de mobilidade(SSM) referente à viagem na TAP Air Portugal,reserva MTXHA7,Bilhete 0472183127140 FNC -LIS(02/04)Tarifa classic LIS-FNC( 25/04)Tarifa Plus.Comprei o bilhete no site da TAP(FlyTap.com) no dia 13 de março de 2022 com a tarifa Classic FNC-LIS e TAP/Plus LIS-FNC pedi declaração para efeitos de SSM,que recebi no dia 14/04.Fiquei a saber nos CTT,que a partir de 01 de Março de 2022 a tarifa Plus deixou de ser elegível para o SSM,situação confirmada pela Secretaria Regional do Turismo,isto porque a TAP Air Portugal alterou as condições tarifárias da TAP/Plus para todos os bilhetes a partir de 1MAR 2022 o que a tornou não elegível para o SSM.Uma vez que comprei o bilhete na TAP Air Portugal e pedi a declaração para o SSM considero que a TAP me devia ter informado da não elegibilidade da Tarifa Plus desde o dia 1 de Março.Entrei em contacto com a TAP reservas ontem às 13 h e expliquei a situação,pedindo para alterar a tarifa plus do voo LIS-FNC (25/4), apesar de poder pagar mais e ter uma tarifa inferior que me permita receber SSM, a resposta foi que não havia qualquer possibilidade de mudar da tarifa Plus para a Classic,mesmo repito que a TAP não fique prejudicada monetariamente,não me sendo dada alternativa para esta situação.Considero que estou a ser prejudicada pela falta de informação da TAP (FlyTap.com reservas) e gostaria de saber se há mesmo uma impossibilidade de alterar a Tarifa,uma vez que o bilhete tem tarifas diferentes ,só necessito alterar a de regresso .

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.