Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Encomenda não recebida
Exmos. Senhores, Em 20/04/2026 adquiri uns Tênis Flextride Plus A trainers White EU 41, da marca GEOX, pelo valor de 77,24 €. O pagamento foi efetuado no momento. Conforme fatura-recibo, na altura foi acordado com o vendedor que a entrega seria efetuada até ao dia 9 a 10 de maio de 2026. Contudo, até à presente data, o mesmo ainda não foi entregue. Já efetuei vários contactos junto dos vossos serviços por e-mail ao longo das duas últimas semanas e obtive a resposta de que o bem está para entrega. Assim sendo, dado que o prazo de entrega já foi ultrapassado há bastante tempo, solicito a rescisão do contrato celebrado, informando que não me pode ser aplicada qualquer penalização. Cumprimentos.
Assunto: Reclamação formal – encomendas não recebidas e crédito insuficiente – TEMU
Venho apresentar uma reclamação relativamente a uma encomenda enviada através da Vinted com transporte DPD. O artigo foi comprado no dia 20/05/2026 e eu entreguei a encomenda num ponto Pickup DPD no próprio dia, dentro do prazo estabelecido pela plataforma. Tenho comprovativos da entrega e o tracking da DPD apresenta movimentos da encomenda, incluindo um registo no dia 21/05/2026 com a indicação “Recepção dos dados eletrónicos” e “Depositado pelo cliente”. Apesar disso, desde essa data não existiram mais atualizações no acompanhamento da encomenda e a Vinted continua a indicar incorretamente que eu não entreguei o artigo. Neste momento, a plataforma informa que, caso o envio não seja registado, a encomenda será automaticamente cancelada. Esta situação é extremamente injusta e prejudicial porque: Eu entreguei a encomenda corretamente e dentro do prazo; O problema aparenta estar relacionado com falha da transportadora ou da atualização do tracking; Não posso ser responsabilizado por um erro que não foi causado por mim; Corro o risco de perder simultaneamente o artigo e o valor da venda; Posso ainda receber uma avaliação automática negativa de 1 estrela no meu perfil, afetando injustamente a minha reputação como vendedor. Também o comprador está a ser prejudicado, pois pretende receber o artigo que comprou e pagou, mas continua sem qualquer atualização ou entrega da encomenda. Esta situação está a causar incómodo e transtornos para ambas as partes, apesar de nenhuma delas ter culpa no sucedido. Solicito, com urgência: A verificação manual do tracking da encomenda nº 09866096897417A; A suspensão de qualquer cancelamento automático da encomenda; A garantia de que não será aplicada qualquer avaliação negativa automática ao meu perfil nem ao do comprador; A resolução do problema junto da transportadora DPD para que a encomenda seja corretamente identificada e entregue ao comprador. Agradeço uma resolução rápida e justa desta situação. Cumprimentos
Encomenda não entregue OT-PT00046458
Exmos. Senhores, Em 28/04/2025 adquiri uns ténis Tokuten, da marca Onitsuka Tiger, pelo valor de 175 €. O pagamento foi efetuado no momento. Conforme fatura-recibo, na altura foi acordado com o vendedor que a entrega seria efetuada até ao dia 3/05/2025. Contudo, até à presente data, o mesmo ainda não foi entregue. Já efetuei vários contactos junto dos vossos serviços (por telefone: dias 11,13, 20 e 27 de Maio; por e-mail: dias 11, 18 e 28 de Maio) e obtive a resposta de que o bem está extraviado e que aguardam resolução. Assim sendo, dado que o prazo de entrega já foi ultrapassado há bastante tempo, solicito a rescisão do contrato celebrado, informando que não me pode ser aplicada qualquer penalização. Cumprimentos.
Encomenda não recebida
Efetuei uma encomenda através da loja online/Instagram Hope Brand no dia 31 de janeiro de 2026, no valor de 60€, paga via Payshop, tendo recebido confirmação da encomenda no meu e-mail. Embora os produtos tenham sido adquiridos em promoção, o próprio site da empresa indica um prazo estimado de entrega entre 30 a 40 dias úteis para artigos em promoção. No entanto, passados cerca de 5 meses desde o pagamento, continuo sem receber qualquer produto. Entrei em contacto com a página de Instagram da loja por duas vezes. Na primeira vez, foi-me informado que a encomenda chegaria na semana seguinte. Após mais um mês sem qualquer atualização ou entrega, voltei a contactar a empresa, solicitando também o reembolso do valor pago. Mais uma vez, foi-me dito que a encomenda chegaria na semana seguinte, o que nunca aconteceu. Até à data: não recebi a encomenda; não recebi qualquer reembolso; nem foi apresentada uma solução concreta por parte da empresa. Verifiquei ainda a existência de várias reclamações semelhantes de outros consumidores relativamente à mesma loja. Face à falta de resolução, apresentei igualmente reclamação no Livro de Reclamações Online. Pretendo o reembolso integral do valor pago ou, em alternativa, a entrega imediata da encomenda.
Montagem de cozinha não finalizada
Exmos. Senhores, Em 24/02/26 adquiri uma cozinha, da marca Ikea, pelo valor de 4.523,95 €, 414€ dos quais para o serviço de montagem. Depois da verificação de medidas, ficou marcada a montagem para o dia 25/03/26. Nesse dia, a equipa de montagem constatou que alguns elementos da cozinha tinham ficado danificados durante o transporte e montaram só uma parte da cozinha. As peças danificadas já foram substituídas e entregues, mas a equipa da montagem nunca aparece na data marcada para concluir o serviço. Já vamos em em quatro reagendamentos e há sempre um atraso, um imprevisto ou um acidente. Ou dizem que foi impossível contactar-me, quando não há qualquer registo de chamada no meu telemóvel. Assim sendo, dado que já passaram 3 meses da compra da cozinha, solicito a devoluçãodos dos 414 euros pagos pelo serviço de montagem, informando que não me pode ser aplicada qualquer penalização. Cumprimentos.
Recolha nao executada
Exmos. Senhores, Em 13.05.2026 adquiri um robo da cozinha, da marca Kenwood, pelo valor de 69,90 euros. O pagamento foi efetuado no momento. Conforme fatura-recibo SFKWEU00080161, na altura foi acordado com o vendedor que a entrega seria efetuada entre 4 e 6 dias úteis. Contudo, até à presente data, o mesmo ainda não foi entregue, nem sequer recolhido. Já efetuei vários contactos junto dos vossos serviços e obtive a resposta de que o bem está para entrega. No tracking FedEx vejo o despacho feito pelo DeLonghi Italia, dirigido a FedEx, para recolher a encomenda. Nao houve alteracoes do estado, ou seja a FedEx simplesmente nao recolha a encomenda. No contato com FedEx foi me dito, que devia contatar o vendedor, para inicialisar a recolha novamente. Nao foram capaz de me indicar uma razao para nao fazerem a recolha. Kenwood Portugal tambem nao tem explicacoes para a demora, nao aceite a anulacao da compra, devido ao processo ainda se encontrará em estado de ser verificado no departamento responsável. Em total uma situacao pouco satisfatória, devia ter comprado o artigo para +20€ numa loja, pronto para recolher. Assim sendo, exijo, no prazo máximo de 8 dias, procedam à entrega do referido (BEM ADQUIRIDO), sob pena de resolução do contrato, e sem prejuízo do direito de indemnização por eventuais danos causados. Cumprimentos. Dietmar Patten
Shaker Grátis | BURLA
Exmos. Senhores, Em 21/05/2026 adquiri um/uma Encomenda 759142134, da marca Myprotein, pelo valor de 30.61€. O pagamento foi efetuado no momento. Aquando da realização da encomenda, a Myprotein promovia uma campanha publicitária que garantia um Shaker Grátis a todos os novos clientes, conforme visível na aplicação oficial da marca ("Shaker Grátis | novos clientes"). Esta oferta foi determinante na minha decisão de compra. Contudo, ao receber a encomenda na presente data, verifiquei que o shaker prometido não foi incluído na entrega, não tendo sido prestado qualquer esclarecimento sobre a sua ausência. Trata-se de uma prática enganosa, na medida em que a oferta anunciada não foi cumprida, em violação do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 57/2008, de 26 de março, relativo às práticas comerciais desleais. Assim sendo, solicito que seja enviado o shaker gratuito prometido no prazo de 10 dias úteis, ou, em alternativa, que seja emitido um crédito/desconto equivalente ao valor de mercado do referido produto. Caso não seja obtida resposta satisfatória, reservo-me o direito de apresentar queixa junto da DECO e/ou do Portal da Queixa, bem como de recorrer aos meios legais ao meu dispor. Aguardo resposta. Com os melhores cumprimentos,
Falta de informação pré-contratual — entrega não realizada — Samsung Portugal
No dia 21/05/2026, adquiri um frigorífico Samsung RB38C600CS9 no site oficial da Samsung Portugal (samsung.com/pt) pelo valor de 579,92€, com entrega gratuita que incluía, conforme descrito no site, entrega dentro de casa, instalação do equipamento e recolha do electrodoméstico antigo. No dia da entrega, o transportador recusou-se a subir ao 3º andar, alegando que o vão das escadas era inferior aos 85cm exigidos pela sua política interna. O ponto mais estreito das minhas escadas, num patamar com uma caixa de gás, mede 62cm — sendo que a largura geral da escada é de 90cm e o equipamento tem 59,5cm de largura, passando fisicamente pelo espaço disponível. O problema central é que em nenhum momento do processo de compra — nem na página do produto, nem no checkout, nem na confirmação de encomenda — fui informado sobre qualquer requisito mínimo de dimensão das escadas. Só tive conhecimento desta condição após contactar o apoio ao cliente da Samsung para reclamar da entrega não realizada. Esta omissão constitui falta de informação pré-contratual relevante, uma vez que, caso tivesse sido informado atempadamente, teria podido tomar uma decisão de compra diferente. Após o incidente, solicitei o cancelamento da compra e aguardo o reembolso de 579,92€, condicionado à devolução do equipamento ao armazém da Samsung pela transportadora. Pretensão: Solicito que a DECO interpele a Samsung Portugal no sentido de rever as suas práticas de informação pré-contratual, garantindo que os clientes são informados de todos os requisitos de entrega antes de concluírem a compra, e que o reembolso seja processado no prazo legal de 14 dias após devolução do equipamento ao armazém.
Sem mercadoria e sem reembolso
Boa tarde , no dia 06/04 fiz a compra de smart ring na Vintad, o prazo de entrega a princípio era 14/04, que foi ultrapassado e prolongou para 14/05. Após essa data se a encomenda não tivesse chegado seria feito o reembolso em 5 dias úteis. O reembolso não foi feito e não houve mais nenhum comunicado a esse respeito.
Tivemos que desmontar metade dos móveis porque faltava uma peça
Encomendei a minha cozinha no IKEA depois de fazer o planeamento online e de ir várias vezes ao Estúdio de Planificação de Aveiro. Quando o projeto ficou ao nosso gosto, pedimos a retificação de medidas e, depois de confirmarmos que vinha tudo conforme a fatura, avançámos para a montagem. O problema é que, já com a estrutura montada e quando se fixou os móveis superiores na calha de suspensão, reparámos que dava para ver o teto: os móveis vinham com suportes para bancada em vez da respetiva tampa superior (porque a estrutura do móvel era uma estrutura inferior em vez de uma estrutura superior). Apesar do erro e do tempo que íamos perder, achámos que a solução mais razoável seria pedirmos apenas o envio das tampas em falta e ficava tudo resolvido. No entanto, o apoio ao cliente disse-nos que era necessário desmontar os 7 móveis superiores, devolvê-los e voltar a montar tudo de novo. Não aceitámos bem esta resposta, claro, porque ia implicar perder dias de trabalho, ter bastante trabalho a desmontar e a montar tudo outra vez, e ainda teríamos o problema de onde guardar os móveis, já que tínhamos deitado as caixas fora. Decidimos então, com o apoio do próprio apoio ao cliente, ir falar diretamente ao Estúdio de Aveiro para ver se haveria uma solução melhor. Mas quando lá chegámos, disseram-nos que o estúdio não trata do pós-venda, por isso só fomos lá gastar gasolina e perder tempo. No final, sempre foi necessário desmontar tudo e estamos agora à espera que venham recolher estes móveis e entregar os novos. Isto está a causar-nos um enorme transtorno: o erro não foi nosso, trabalhamos a tempo inteiro, o nosso tempo é super curto e temos um prazo limite muito apertado. O contrato do apartamento onde estamos a morar acaba no final deste mês, e nessa altura a cozinha nova tem de estar pronta, com o exaustor e o esquentador no sítio.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
