Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Falha grave na segurança de veiculo alugado
RECLAMAÇÃO FORMAL – FALHA GRAVE NA SEGURANÇA DE VEÍCULO ALUGADO Reclamante: Ricardo Rubira Morada: Rua Rogério Pedro, nº 49 – 2º Dto Alcochete – Lisboa – Portugal Empresa reclamada: Sixt – Rent a Car Data do aluguer da viatura: 10/03/2026 Data da devolução da viatura 11/03/2026 EXPOSIÇÃO DOS FACTOS No dia 10 de março de 2026 aluguei uma viatura da empresa Sixt na região do Porto com o objetivo de me deslocar até a minha residência localizada na cidade de Alcochete, distrito de Lisboa. No momento da retirada da viatura foi realizado o contrato de aluguer e a contratação do seguro oferecido pela empresa. No entanto, não foi realizado qualquer procedimento de vistoria do veículo na minha presença, tampouco me foi apresentado qualquer relatório de danos existentes na viatura. Ressalto que apenas me foram entregues as chaves do veículo, sem que qualquer funcionário da empresa me acompanhasse para verificar o estado da viatura, procedimento que normalmente é obrigatório em contratos de aluguer de veículos. Após utilizar a viatura para realizar o trajeto entre Porto e Lisboa, dirigi-me inicialmente à unidade da Sixt localizada na Gare do Oriente para proceder à devolução da mesma. Como não localizei o ponto de entrega adequado, dirigi-me posteriormente à unidade da empresa localizada em Prior Velho. No momento da devolução, o funcionário da empresa realizou a inspeção do veículo e foi identificado um corte significativo na lateral do pneu dianteiro direito da viatura. Fui então questionado sobre a contratação de seguro e sobre a vistoria inicial do veículo. Informei ao funcionário que nenhuma vistoria havia sido realizada no momento da retirada da viatura, pois apenas recebi as chaves do automóvel sem qualquer verificação do estado do mesmo. O funcionário informou ainda que tal procedimento seria “normal” quando o cliente contrata seguro, afirmação que considero extremamente preocupante e inaceitável. Cabe salientar que possuo fotografias da viatura e do pneu dianteiro direito onde o corte foi identificado e sinalizado com caneta, o que demonstra claramente o dano existente no referido pneu. RISCO GRAVE À SEGURANÇA Considero este facto extremamente grave, pois caso a viatura tenha sido entregue com o pneu já danificado, a empresa colocou deliberadamente em risco a minha segurança e a segurança da minha família durante todo o trajeto realizado entre Porto e Lisboa. Um pneu com corte lateral apresenta elevado risco de ruptura ou explosão durante a condução, especialmente em autoestradas e em velocidades mais elevadas, podendo resultar em perda de controlo do veículo, acidentes graves e até mesmo morte dos ocupantes. Portanto, trata-se de uma situação que ultrapassa um simples problema contratual, configurando uma possível falha grave de segurança na prestação do serviço por parte da empresa locadora. CONTACTO PRÉVIO COM A EMPRESA Após o ocorrido, enviei um e-mail à empresa Sixt relatando formalmente toda a situação. A resposta recebida por parte da empresa foi de que lamentavam o ocorrido e apresentavam desculpas pelo sucedido. Apesar do pedido de desculpas, entendo que tal situação é extremamente grave e não pode ser tratada apenas como um simples inconveniente, uma vez que envolveu risco potencial à segurança rodoviária e à integridade física dos ocupantes da viatura. FALHA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A empresa, enquanto fornecedora de serviço de aluguer de veículos, possui o dever legal de: - garantir que o veículo entregue esteja em perfeitas condições de segurança e circulação - realizar vistoria prévia do estado do veículo com o cliente - registrar eventuais danos existentes antes da entrega Nada disso foi realizado no momento da retirada da viatura. PEDIDOS Diante dos factos expostos, venho por meio desta apresentar reclamação formal e solicitar: 1. Reembolso integral do valor pago pelo aluguer da viatura. 2. Reembolso das despesas relacionadas ao uso da viatura, incluindo combustível e eventuais custos associados ao deslocamento. 3. Apuração da responsabilidade da empresa quanto à entrega de um veículo potencialmente inseguro. 4. Indenização pelos transtornos causados e pelo risco real à integridade física minha e da minha família. 5. Esclarecimento formal da empresa sobre os procedimentos adotados na entrega da viatura sem vistoria. Informo ainda que esta reclamação está sendo encaminhada simultaneamente aos órgãos competentes de defesa do consumidor e fiscalização, incluindo DECO, ASAE e Livro de Reclamações. Anexo a esta reclamação as fotografias da viatura e do pneu onde se encontra o corte identificado, bem como o registo da comunicação realizada por e-mail com a empresa. Solicito que esta situação seja devidamente analisada e que as medidas cabíveis sejam tomadas. Ricardo Rubira Rua Rogério Pedro, nº 49 – 2º Dto Alcochete – Lisboa – Portugal Data: 16/03/2026
SNS 24 demora atendimento
Tive um episódio de falta de ar relativamente grave pela primeira vez. Tomo medicamentos para a alergia mas tive dúvidas se estava a ter um ataque de asma Liguei para sabe se podia inalar o broncodilatador pois a dose que me receitaram é 2x por dia. Não era uma emergência mas era urgente, eram 2h45 da manhã e não queria ir ao hospital esperar a madrugada toda para concluir que uma simples inalação de medicamento poderia talvez resolver. Outra crítica além dos 17 minutos à espera após os quais desliguei é o pedido de número de utente para depois a pessoa que atende voltar a perguntar mas mais grave é que dá a sensacao que se não pusermos o número não avança. Mas avança. Se eu estiver a ligar para um terceiro posso não ter o número de SNS a mão ou mesmo eu de madrugada não me queria levantar para isso. O CC sei de cor e com ele acho que localizam. Estive para ligar para o 112 mas sei a diferença entre emergência e urgência de modo que não o fiz. Isto para dizer que o 112 acaba por ficar sobrecarregado pela incapacidade de resposta do número de triagem. Entretanto comecei a respirar melhor mas a experiência foi péssima com o SNS . Gravíssimo o estado da saúde no nosso país. Termino partilhando que estou há um ano a tentar consulta de imunoalergologista ...tendo acabado por ir ao privado com o custo de 100 euros a consulta..
Solicitação de cancelamento e reembolso
Venho por meio desta apresentar uma reclamação formal e solicitar o cancelamento imediato do plano contratado junto à empresa. Recebi uma ligação do setor comercial da Medecare, durante a qual concordei verbalmente com as informações que me foram apresentadas. No entanto, durante a conversa, realizei uma pergunta específica sobre a existência de fidelização no plano, e fui informado de forma clara de que não havia fidelização e que eu poderia cancelar o plano a qualquer momento. Também fui informado de que seria necessário confirmar a adesão respondendo a um e-mail, para que o plano fosse efetivamente ativado. Contudo, não respondi ao e-mail nem aceitei os termos e condições enviados, justamente porque havia sido informado de que a ativação dependeria dessa confirmação. Por esse motivo, entendi que o plano não havia sido ativado. Diante disso, estranhei quando recebi os cartões do plano em minha residência. Após esse fato, entrei em contacto para solicitar o cancelamento, mas fui informado de que já havia ultrapassado um suposto prazo de 15 dias para cancelamento. Para minha surpresa, no dia de hoje foi efetuado um débito em minha conta bancária, referente ao plano, o qual considero indevido, uma vez que não confirmei a ativação do contrato conforme instruído. Dessa forma, solicito: O cancelamento imediato do plano; O reembolso integral do valor debitado em minha conta; O acesso à gravação da chamada comercial, na qual foram prestadas as informações mencionadas. Ressalto ainda que tentei obter a gravação da ligação, porém fui informado de que para isso seria necessário realizar login no site, sendo que, para tal, sou obrigado a aceitar os termos e condições contratuais, o que considero inadequado, uma vez que justamente questiono a validade dessa contratação. Diante do exposto, solicito a resolução desta situação com a maior brevidade possível. Atenciosamente, Alvan Lucas
Cancelamento de dois espetáculos
Venho por este meio apresentar reclamação relativamente ao cancelamento de dois espetáculos promovidos pela empresa Destinos e Profecias / LS Entertainment. Adquiri 4 bilhetes (2 para cada espetáculo), no valor total de 230 €: Concerto de Ivan Lins – previsto para 17 de janeiro (cancelado a 6 de janeiro) Concerto de Oswaldo Montenegro – previsto para 5 de junho (cancelado a 30 de janeiro) Até à presente data não foi efetuado o reembolso do valor pago, apesar de já terem decorrido vários meses desde o cancelamento. Solicito a vossa intervenção no sentido de apurar a situação e garantir o reembolso do valor pago. Junto anexo os bilhetes adquiridos, as informações de cancelamento, bem como mails trocados com a promotora dos espetáculos. Desde já agradeço a vossa intervenção e aguardo uma resposta. Com os melhores cumprimentos
Reclamação não respondida nem problema resolvido
Exmos. Senhores de CM Loulé, Após duas exposições feitas por email para os vossos serviços de Fiscalização Municipal e para o GAP, em julho e agosto de 2025 (em anexo), de um problema que à data de hoje ainda se mantém, e não tendo havido qualquer resposta da vossa parte, venho por este meio solicitar um esclarecimento e uma resolução para este assunto. Este é um problema que afeta todos os dias, de forma séria e danosa, a vida e a saúde de muitos moradores desta urbanização, e que deveria merecer uma resposta e uma solução rápida e eficaz, de forma a proteger e a garantir os direitos e o bem estar de tantos munícipes do concelho de Loulé. Esperando que com este novo contacto seja possível o vosso empenho para tratar e resolver este assunto, agradeço desde já a vossa atenção. Com os meus cumprimentos, Luís Ferreira Quarteira
Anomalias de produto e resolução de problema
A empresa Stockkiller Porto, forneceu suposto auxílio na resolução do problema, no entanto depois de enviado o e-mail mencionado a situação em relação ao produto, até hoje fico à espera de uma resposta, e nisto já se passaram 4 semanas desde o sucedido. Voltei a entrar em contacto e fizeram me que na semana a seguir iriam entrar em contacto comigo, até à data, nada foi feito. Agradeço uma resolução eficaz do problema tendo em conta a garantia do artigo e a situação do problema.
Cobrança indevida
Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa a uma cobrança indevida no valor de **89,99€**, associada à alegada adesão ao serviço **eDreams Prime**. Verifiquei recentemente que foi efetuada uma cobrança na minha conta no valor de **89,99€**, referente à subscrição do serviço **Prime**. No entanto, **não autorizei nem consenti a adesão a qualquer subscrição deste serviço**, nem fui devidamente informado de que estaria a aderir a um plano pago recorrente. Considero, por isso, que esta cobrança foi realizada **sem o meu consentimento explícito**, o que viola os princípios de transparência e informação ao consumidor. Assim, solicito: 1. **O cancelamento imediato da subscrição eDreams Prime**, caso esta se encontre ativa. 2. **O reembolso integral do valor de 89,99€ cobrado indevidamente**. 3. Confirmação por escrito de que **não serão efetuadas futuras cobranças** associadas a este serviço. Caso esta situação não seja resolvida com a maior brevidade, reservarei o direito de apresentar reclamação junto das entidades competentes de defesa do consumidor, nomeadamente o **Livro de Reclamações** e o **Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo**. Agradeço a vossa atenção e aguardo uma resolução célere desta situação. Com os melhores cumprimentos,
Cancelamento de concerto sem reembolso
Venho por este meio apresentar denúncia contra a entidade promotora Live LS (www.live-ls.com) Empresa: Destinos e Profecias Unipessoal LDA NIF: 516962434 Email de contacto: info@live-ls.com(https://www.live-ls.com/), pelos seguintes factos: Adquiri um ingresso no valor de 100€ para um espetáculo do artista Ivan Lins agendado para o dia 17 de janeiro de 2026, promovido pela referida entidade. Ao tomar conhecimento do cancelamento do espetáculo, enviei um e-mail no dia 10 de janeiro de 2026 a solicitar a devolução do valor pago pelo ingresso. No dia 12 de janeiro de 2026, recebi resposta da entidade promotora confirmando o pedido de reembolso e informando que o pagamento seria efetuado no prazo de 15 dias úteis. Contudo, o referido prazo decorreu sem que o valor tivesse sido devolvido. No dia 30 de janeiro de 2026, voltei a contactar a entidade a solicitar esclarecimentos e a cobrança do montante em dívida. Foi-me então comunicado que o pagamento seria efetuado, mas, quando solicitei a indicação de um prazo concreto, informaram que não poderiam fixar qualquer data para o reembolso. O pagamento não foi realizado. No dia 05 de fevereiro de 2026, enviei novo e-mail a reiterar o pedido de devolução do valor, não tendo, até à presente data, obtido qualquer resposta. Em 02 de março de 2026 enviei e-mail ao serviço de Inspeção-Geral das Atividades Culturais, para solicitar orientação e apoio. Reitero ainda que a empresa Live Ls não possui Livro de Reclamações. Considero que esta situação configura um claro incumprimento da obrigação de reembolso por parte da entidade promotora, lesando os meus direitos enquanto consumidora, tanto mais que o espetáculo foi cancelado por iniciativa da organização e o reembolso foi expressamente reconhecido por escrito. Solicito apenas o que me é de direito, o reembolso do valor o mais breve possível.
Cartão easyjetplus
Fiz a renovação do cartão easyjetplus através do site da easyjet, e procedi ao seu pagamento através do cartão Unibanco. Quando acedo a minha conta easyjet aparece a informação que o cartão não tem pagamento feito, isto foi em Dezembro. Ando há 3 meses a reclamar junto do apoio ao cliente da easyjet e o assunto ainda continua por resolver. Pediram me comprovativos de pagamento do Unibanco, que já enviei e continuo à espera da resolução. A easyjet responde que o cartão está ativo mas na minha conta easyjet continua informačao que o cartão está expirado, e não o posso utilizar nos voos que vou realizando. Agora dizem o assunto está a ser analisado no departamento de gestão, e não resolvem.
produtos não recebidos
No dia 13 de março de 2026, fiz um pedido através da aplicação Glovo no restaurante Poke Bowl. Pedi uma salada e uma bebida. O produto chegou em que faltava um dos ingredientes (pelo qual paguei mais) e a bebida. Abri uma reclamação através da aplicação, e recusaram-se a reembolsar-me pelo que paguei e não recebi. A Glovo tem todas as fotos e provas que enviei.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
