Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Atualização de Dados
Portimao, 12 Abril, 2026 É com profundo desagrado que apresentamos esta reclamação sobre a agência do Banco Santander em Portimão (no Largo 1º de Dezembro), devido a circunstâncias fora do nosso controle causadas pelos serviços da AIMA. Segue um breve resumo dos fatos: O meu marido reside em Portugal. As renovações anteriores do seu cartão de residência transcorreram sem problemas, pois na altura o processo com o SEF era simples. O cartão de residência expirava em setembro 2025. Em julho foi às instalações da AIMA em Portimão (frente aos bombeiros) e foi orientado a enviar um e-mail em agosto para agendar uma data e hora. Em janeiro compareceu no dia 19 de janeiro 2026 às 09:00hrs. No final do processo e do pagamento recebeu um recibo/documento assinado e carimbado. Entre o e-mail da AIMA e a data do agendamento, ele recebeu o e-mail do Santander para atualização de dados. Por motivos de trabalho só conseguimos ir ao banco em fevereiro para apresentar o recibo/documento que foi recebido no dia da renovação. A funcionária que nos atendeu no banco disse que o documento apresentado não era válido e não poderia ser aceito. Perguntámos se o e-mail enviado pelo Santander (de alguma forma intimidante) seria cumprido. Ela disse que isso poderia acontecer se não apresentássemos o documento comprovativo da renovação. Saímos decepcionados e preocupados com esta informação, uma vez que somos clientes há alguns anos. Entramos em contato com a AIMA via e-mail, solicitando um documento que tivesse uma data de validade para apresentar ao banco e que comprovasse que o cartão estava em processo de renovação. Quando recebemos a resposta da AIMA, voltamos ao banco e falámos com outra funcionária. Novamente, explicamos a mesma situação da primeira vez. E, mais uma vez, fomos informados de que o documento que tínhamos não era válido, e que precisava ter um código QR e uma data de validade. Sugeriu que voltássemos ao escritório da AIMA em Portimão e solicitássemos esse tipo de documento, para evitar que o titular ficasse sem acesso à conta. Informamos que estávamos decepcionados com o e-mail intimidante enviado pelo Santander e que esta atitude não era profissional de uma instituição perante uma situação fora de controle do cliente, o qual é cliente há alguns anos. Voltamos às instalações da AIMA em Portimão, e a agente de segurança teve uma abordagem muito profissional que explicou que existem 2 tipos de renovação: 1 online, em que a pessoa recebe um documento com um código QR com a data de validade. O outro é recibo/documento recebido no horário agendado da revalidação e o cartão seria enviado para o endereço residencial em até 90 dias a partir de 19 de janeiro de 2026. Perguntamos o que mais poderíamos levar ao banco como comprovativo para não corrermos o risco do banco cortar o acesso à conta. Ela disse que o banco deveria aceitar o documento apresentado, pois a informação permanece a mesma, exceto a validade. O documento está carimbado e assinado pelo/a funcionário/a da AIMA. No domingo, dia 5 de abril, o Santander bloqueou os cartões e o acesso à aplicação do meu marido. Na segunda-feira, dia 6 de abril, fui ao banco pela terceira vez e falei com outro funcionário, que não se mostrou interessado em ouvir o que havia acontecido nas visitas anteriores. Disse que o antigo cartão de residente tinha o NIF e que, com um comprovativo de residência do portal das finanças, a informação de dados poderia ser atualizada. Perguntei qual o motivo por que nas duas vezes anteriores as colegas não forneceram esta informação para evitar uma terceira ida ao balcão e o bloqueio de acesso ao cartão. Obviamente, não há sistema ou padronização no fornecimento de informações dentro desta agência. Informei que esta situação estava a causar uma má impressão e um desejo de encerrar a conta e terminar o relacionamento com o Santander. O comentário recebido foi que todos são livres de encerrar a conta quando quiserem. Este tipo de resposta é evidente que para esta instituição os clientes são apenas números e que não estão a par das dificuldades que os cidadãos estrangeiros/residentes estão a ter com a AIMA para uma simples renovação da residência. No mesmo dia após esta terceira visita, recebi um e-mail semelhante ao do meu marido. Será que também vão bloquear o meu acesso? Compreendemos que queiram ter os dados atualizados, mas ter esta atitude para com clientes de alguns anos e cortarem o acesso à conta desde 5 de abril é inaceitável. Esta situação está fora do nosso controle. Foram feitas 2 tentativas para dar a documentação recebida da AIMA, a qual não foi aceite. Como desconhecemos os aspectos legais, esperamos que esta situação seja tratada junto à instituição competente e que não ocorra com outras pessoas com estatuto de residentes e clientes do Santander. A documentação relevante ao exposto acima não se encontra anexa por motivos de privacidade. Sem outro assunto, agradecemos a Vossa ajuda e atenção. Atentamente, Claus & Cristina Pascher
Produto defeituoso - sem resposta da Cecotec
A 17/12/2025 encomendei o robot aspirador Conga Y100 Spin AI (por 249€). O produto chegou a 27/02/2026. O produto veio com vários defeitos: o robot não esfrega; as esfregonas não baixam, não sobem, nem rodam; o robot não volta a trabalhar, depois de ir recarregar; o robot não consegue aspirar o apartamento inteiro (55m2), quando deveria aspirar 220m2, segundo informação do produto; o robot não consegue voltar à estação de carregamento. A 27/03, solicitei troca de produto, mas a empresa quer trocar o atual produto por um produto com características inferiores e também mais barato (CONGA Y100 X-TREME), sem mencionarem devolução da diferença do valor. Enviei vários emails, mas sem qualquer resposta da parte da empresa. Neste momento, encontro-me com um produto que não funciona devidamente, sem o meu dinheiro e sem qualquer perspectiva de ver o caso resolvido.
Denúncia de publicidade potencialmente enganosa – LG WashTower
Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente a uma situação de publicidade potencialmente enganosa verificada numa loja da Darty Portugal. No estabelecimento, encontrava-se exposto um equipamento identificado como “LG WashTower”, com um alegado preço promocional de 1889,99€, sendo indicado como preço anterior o valor de 2699,99€. Após análise e comparação com o mercado, verifiquei que: • O valor apresentado como “preço anterior” (2699,99€) aparenta estar inflacionado e não corresponde ao preço normalmente praticado para este modelo específico; • Existem indícios de que esse preço poderá referir-se a outro modelo diferente, induzindo o consumidor em erro quanto ao desconto real; • O preço atualmente apresentado como promoção (1889,99€) corresponde, na prática, ao valor habitual de mercado, não representando uma verdadeira redução. Adicionalmente, o anúncio destaca a possibilidade de pagamento em “10x sem juros”, contudo: • É mencionada uma TAEG de 19% associada ao cartão de crédito, bem como comissões adicionais; • Esta apresentação pode induzir o consumidor em erro, ao sugerir ausência de custos quando, na realidade, existem encargos associados ao financiamento. Considero que esta prática poderá configurar publicidade enganosa, nomeadamente por: • Indicação de um desconto baseado num preço de referência não realista ou não aplicável ao produto em causa; • Comunicação pouco clara e potencialmente enganadora relativamente às condições de pagamento. Solicito, assim, a análise desta situação e eventual encaminhamento para as entidades competentes, caso se verifique incumprimento das normas legais aplicáveis à publicidade e defesa do consumidor. Anexo fotografias do produto e da informação apresentada em loja como prova. Com os melhores cumprimentos,
Falta de comprovativo de revisão e necessidade de intervenção imediata
Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente à viatura que adquiri à Matrizauto Montijo no início de janeiro do corrente ano. Trata-se de uma Renault Mégane Sport Tour, que me foi entregue com cerca de 75.000 km. No momento da entrega, solicitei expressamente o comprovativo da revisão alegadamente efetuada pela vossa empresa, nomeadamente no âmbito dos “120 pontos de verificação”, incluindo mudança de óleo, filtros e restantes procedimentos associados. No entanto, esse documento nunca me foi entregue. Até à presente data, apesar de já ter contactado a loja para obter esse comprovativo, não obtive qualquer resposta. Acresce que a situação se torna ainda mais preocupante pelo facto de, após ter percorrido apenas cerca de 2.000 km (com uma média de utilização de aproximadamente 500 km por mês), o sistema da viatura indicar que faltam apenas 23 dias para a realização de uma nova revisão. Esta situação levanta sérias dúvidas quanto à efetiva realização da revisão antes da entrega da viatura, colocando em causa a confiança no serviço prestado. Assim, venho por este meio reclamar/solicitar: O envio imediato do comprovativo detalhado da revisão alegadamente efetuada antes da entrega da viatura; Esclarecimentos formais sobre o motivo pelo qual a viatura indica necessidade de revisão num prazo tão curto após a aquisição; Caso se confirme que a revisão não foi devidamente realizada, exijo que a mesma seja efetuada sem qualquer custo para mim, de forma urgente. Considero inaceitável que uma empresa com a dimensão e reputação da vossa marca entregue viaturas nestas condições, obrigando o cliente, poucos meses após a compra, a suportar ou gerir uma situação que deveria ter sido previamente assegurada. Aguardo uma resposta célere a esta reclamação, sob pena de recorrer aos meios legais e entidades competentes para a defesa dos meus direitos enquanto consumidor. Com os melhores cumprimentos,
Falta de reembolso e ausência de resposta
Em julho de 2025, adquirimos dois vouchers de batismo de voo em parapente, no valor total de 240€, através da empresa FlyTime. Numa primeira fase, após a compra, foram feitos vários contatos com o objetivo de agendar a atividade (via email e telemóvel). No entanto, não obtivemos qualquer resposta ou proposta de marcação por parte da empresa. Após a ausência de resposta mencionada acima, decidimos voltar a contactar a FlyTime em outubro, enviando novamente os vouchers e solicitando o reembolso do valor pago. Após esse contacto, foram enviados mais quatro e-mails de seguimento, pedindo atualização sobre a situação. Apenas obtivemos resposta ao último e-mail, no qual nos foi referido que não era possível dar resposta à situação, sem qualquer previsão ou contacto posterior. Atualmente, continuamos sem o reembolso nem possibilidade de usufruir do serviço contratado, apesar das várias tentativas de contacto e da nossa total compreensão perante a situação da empresa. Porém, não é justo que os clientes fiquem sem qualquer solução durante tantos meses, sobretudo tratando-se de um serviço já pago. Entretanto, optámos por fazer um registo no Portal da Queixa. Apesar das várias tentativas de contacto e prolongamento da reclamação, continuamos sem respostas.
Produto errado
Eu mandei vir uma válvula automatica de 3 saídas da AliExpress mas quando abri só tinha uma válvula de 2 saídas. Ou seja recebi o produto errado. Eu entrei em contacto com a AliExpress e vendedor. O vendedor disse para tratar atravez da AliExpress. Na AliExpress disseram para começar o processo de reembolso. Eu disse que preferia que o vendedor me manda-se a peça certa com uma embalagem pré-paga de correio para eu poder mandar a peça errada de volta para o vendedor. Mas entretanto tive que fazer o processo de re-embolso e foi rejeitado. Contactei a AliExpress outra vez através do “appeal” e foi negado outra vez. A AliExpress depois ofereceu-me um reembolso de 50% que eu rejeitei já que isto é culpa do vendedor não ter mandado a peça correta. E que queria 100% ou que manda-se a peça certa com a embalagem pré-paga para eu mandar a peça errada de volta para a China. Então abri uma reclamação e ainda estou à espera.
Incontactaveis
Pior empresa que já tive a infeliz oportunidade de conhecer. Estou há dois dias a perder horas da minha vida, em que estou também de luto pelo falecimento do meu pai, a tentar contactar com a empresa por telefone e ninguém resolve a minha situação e transferem para linhas que não atendem. Estou há dois dias a perder horas, HORAS nisto, medicada e em prantos pelo meu pai! Vocês são desumanos e desleixados com os clientes. Não tem um único balcão no aeroporto ou outra forma de contacto! Não aconselho a ninguém neste planeta a vossa empresa!! Nunca irei esquecer o trauma que estou vivendo acompanhado de tentativa de resolver uma situação simples com uma empresa tenebrosa como a vossa!
Reembolso ubereats
A minha encomenda da uber veio toda errada e com coisas em falta. Contactei e reembolsaram-me menos de metade do preço. Tentei voltar a contactar porque não fiquei nada satisfeito com o reembolso, visto que nada no pedido estava como pedi e acabei por não poder comer e não me deixam contactar a ajuda na app. Não há emails ou contactos para onde ligar.
Cama partida
Comprei uma cama nesta loja há cinco meses. Aguardei um mês pela sua entrega, então estou a utilizar este artigo há quatro meses. Anteontem abri o alçapão da cama e me deparo com o estrado partido, contactei a homycasa e enviei e-mail a explicar o sucedido, com fotografias. Este buraco no estrado localiza-se onde normalmente uma pessoa fica com o ombro se tiver deitada na cama, mesmo à ponta da cama. Já tinha lido que o serviço pós venda desta empresa era péssimo mas nunca pensei que fosse tão mau. Limitaram-se a dizer que após as fotografias que eu enviei, analisaram que tinha sido uso excesso e/ou inapropriado do artigo e por essa razão não poderiam fazer nada. Uma vez que não posso ficar com a cama assim e a homycasa não quis saber, chamei uma pessoa lá a casa que é carpinteiro. Esta pessoa esteve a verificar a cama e informou-me que os amortecedores estavam com os parafusos partidos, para além que o estrado que é feito de contraplacado de 5 milímetros, estava partido e que como é tão fininho, está mesmo feito para se partir. Tirei várias fotografias e expliquei tudo isto de novo por e-mail, ao qual acabei por questionar como é que uma equipa faz análise de fotografias e constata que o problema é meu, sem sequer se dirigirem a minha casa. A resposta deles foi que sim, que poderiam enviar uma equipa mas que de facto tinha sido mesmo culpa minha, porque se via que eu tinha feito força com o joelho no estrado sem o colchão posto. Para além de venderem artigos cheios de defeitos, sem qualidade, ainda me chamam de mentirosa e dizem o que é que eu fiz ou deixei de fazer para este acontecimento. Nunca mais comprarei nada nesta loja e só quero distância desta gente.
Fatura com dados errados
Exmos Srs, foram solicitadas as faturas referentes às seguintes reservas 24594454451 e 24594292413 no entanto os dados da faturação não estão corretos, vêm com os dados do passageiro. Foi feito um contacto na qual não conseguiram resolver a situação. Pedia o favor de emitirem as faturas com os dados de faturação solicitados para o email: cintia-sferreira@hotmail.com Nome: Audiobalance Lda NIF: 518896226 Agradeço a atenção!
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
