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Não restituição da caução
Exmos Senhores Através da plataforma YESCAPA reservamos uma Campervan TOYOTA HIACE, por um o período de 15 dias (de 28 de Julho a 11 de Agosto 2025), ref. da Reserva #2630160, pelo valor de 1.301,58 eur. Paga por Cartão multibanco em duas prestações: a primeira com a Reserva, no valor de 563,28 e a segunda por débito automático, no valor restante de 778,30, “1 mês antes do início do aluguer”. Confirmada a Reserva por email da YESCAPA no dia 14/05/2025, seguiu-se o upload dos documentos solicitados, identificação e carta de condução, que foram verificados e validados pela YESCAPA. Determinavam também as condições do aluguer uma caução no valor de 800 euros a entregar no levantamento ao proprietário. No dia do levantamento, 28/07/2025, verificamos que o veículo apresentava um estado de conservação da carroçaria pior do que se antevia pelas fotos colocadas na plataforma, uma difícil entrada das mudanças, o cinto de segurança do condutor esgaçado, colocando-nos dúvidas sobre a segurança e comportamento mecânicos ou outros do mesmo durante a viagem. Ainda que o contrato de aluguer possua a seguinte cláusula: “Se o estado do veículo não está de acordo com o anúncio, o proprietário terá que propor uma correção antes da partida. Se o viajante recusar iniciar a viagem, este deverá tirar fotografias que comprove a não conformidade do veículo e deve efetuar o cancelamento através da sua conta pessoal Yescapa para análise de um reembolso”, as circunstâncias em cima do momento, os compromissos já assumidos com a viagem, e a perspetiva de um processo complicado, levaram-nos a tomar a decisão de aceitar após uma conversa com o proprietário que se mostrou muito simpático e inspirador de confiança. O mau estado de conservação geral da carroçaria foi desvalorizado e comentado por este como “memórias” e em relação à mecânica do veículo, que “sendo um motor a gasóleo, andava sempre” acrescentando com ironia “problemas só costumam aparecer nos últimos dias” completando com “convém não andar a rolar mais do que 1h, 1h30, de seguida, e depois deixar repousar. A nossa decisão foi, no entanto, avançar com o aluguer uma vez que os compromissos assumidos com as nossas férias pesavam muito naquela decisão e que, sendo condutor cuidadoso, não aconteceriam problemas de maior. No contrato de aluguer figuram as fotos com identificação das anomalias na carroçaria pelo proprietário. Durante a viagem, entre 28 de Julho a 11 de Agosto 2025, que teve lugar no litoral da Galiza, não ocorreu qualquer incidente (bater, raspar…) tendo a carrinha sido estimada e cuidada como se fosse nossa. Verificamos tão só, a partir do dia 2, que a porta do lado do condutor havia descaído ligeiramente, não estando totalmente alinhada com o resto carroçaria, o que havia sido o suficiente para, sempre que era aberta, forçar um canto da chapa No regresso, com a entrega do veículo no dia 11 de Agosto 2025, chamamos desde logo a atenção do proprietário para a questão do descaimento da porta do lado do condutor (porta frente esquerda) ao que este comentou compreender não ser da nossa responsabilidade. Em seguida, identificou riscos na lateral do lado oposto (portas frente direita), na porta do passageiro com continuidade na porta de correr do mesmo lado (portas frente direita), mas que se revelaram pouco profundos uma vez que se verificou, em conjunto, que bastava esfregar com um dedo sobre alguns daqueles riscos para desaparecerem. Argumentamos então que aqueles riscos não eram o resultado de qualquer incidente, mas deveriam advir de uma utilização normal em que, por vezes, verifica-se a raspagem de alguns ramos na borda das estradas e que facilmente se apagariam um com ligeiro polimento. Relativamente à porta descaída e ao dano subsequente na borda da chapa, é um dano comum sobretudo num veículo com muita quilometragem (247 402) e em que, visivelmente pelo estado geral da carroçaria, as dobradiças das portas por vezes desapertam-se, mesmo que ligeiramente, e ocasiona o descaimento das portas. Os danos identificados no veículo foram registados no formulário de receção ficando nós a aguardar a decisão do proprietário na devolução da caução retida no valor de 800 eur. No dia 20 de Agosto rececionamos um email da plataforma YESCAPA solicitando que, “na sequência do seu aluguer 2630160, o proprietário declarou um dano ocorrido durante a viagem. Para que possamos tratar do seu processo da forma mais rápida e eficiente possível, pedimos que preencha o formulário de declaração de danos”. O email vinha acompanhado de fotos dos danos enviadas pelo proprietário. Preenchemos a declaração que foi enviado recebendo nós da mesma plataforma um novo email com o respetivo aviso de receção a 22 de Agosto. Naquela declaração referíamos que: “O risco na carrinha, identificado no momento da recepção, advirá da sua utilização (em estradas nacionais da Galiza) que, na nossa opinião, está coberto pelo aluguer de utilização da mesma. Não houve qualquer incidente (bater, raspar...), poderá ter origem num ramo da estrada. A carrinha foi estimada e tivemos todo o cuidado como se fosse nossa. Na verdade, no momento da recepção, ao identificar o risco, verificou-se que o mesmo, limpando melhor com o dedo sobre o risco, este desaparecia, pelo menos nalgumas zonas. Relativamente à porta do condutor, da qual consta uma fotografia, no momento da receção, comprovou-se existir um descaimento da porta na origem do dano do qual não poderemos ter qualquer responsabilidade.” Acrescentando ainda que. “Não identificamos o momento em que terá ocorrido o risco. A data/hora acima mencionada é meramente indicativa uma vez que não identificamos o momento em que terá ocorrido o risco.” Finalmente, rececionamos no dia 25 de Agosto, um novo email da plataforma YESCAPA informando que haviam procedido à “análise do processo na reserva em epígrafe, considerando as informações mencionadas no Contrato de Aluguer, as Cláusulas do Contrato de Aluguer e os Termos e Condições, encontrando-se o respetivo processo de análise encerrado, pelo que novos elementos não poderão ser aceites” acrescentando, para nossa grande surpresa, que “informo que o proprietário enviou o orçamento de reparação à nossa equipa, no valor de 1172.07€ (documento em anexo). Após análise do documento é possível verificar que o mesmo apresenta um valor inferior à franquia (1500.00€). Nesse sentido, não será possível solicitar a abertura de processo junto da seguradora. Assim, e uma vez que não existem outros montantes por regularizar mencionados no Contrato de Aluguer do dia de retorno, apresento de seguida os valores nesta reserva: • Reparação do veículo: 1172.07€ • Montante de caução retido: 800.00€ • Montante a regularizar pelo locatário: 372.07€”. No orçamento enviado em anexo, as reparações referem-se quase exclusivamente à questão da porta descaída e do dano subsequente, nomeando: “- 2 Dobradiças 188,5000 eur “- Pintar porta frt esq, guarda lamas frt esq, canto superior embaladeira esq, dobradiça porta frt esq e polir lateral direita 319,2090 eur “- Desm / reparar / montar porta frt esq e substituir dobradiças porta frt esq 341,4000 “- Material de pintura 103,7900 eur “- IVA 219,17 eur”, respeitando aos riscos apenas “polir lateral direita”. Não se afigurando justificado, perante as circunstâncias expostas, sermos nós responsabilizados pela porta descaída e do dano subsequente, agradecemos assim a vossa opinião e a forma de proceder por forma a resolver o problema da melhor maneira. Submetemos um anexo com os registos fotográficos. Obrigada, melhores cumprimentos Paulo Gomes
Empresa parcial somente para proprietarios de autocaravanas
Exmo. Senhores, Venho por meio desta informar que a empresa de aluguer de autocaravans Yescapa (yescapa.pt) age de modo parcial somente para os proprietários das autocaravanas. No momento da devolução da autocaravana, foi identificado um pequeno dano no engate do reboque. O proprietário avaliou verbalmente que o custo da reparação não ultrapassaria €150, mas optou por reter €350 como caução para garantir cobertura. Nenhum outro dano foi identificado no check-out, e ambas as partes assinaram o contrato de devolução. Dias depois, o proprietário apresentou um orçamento de €1.538,81 para substituição completa da barra de reboque. Além disso, alegou um segundo dano na antena parabólica, nunca mencionado no check-out, com um orçamento adicional (total superior a €3.200). A locatária não reconhece qualquer dano à antena, nunca a utilizou durante a viagem e não passou por locais com risco de colisão. A Yescapa aceitou integralmente os orçamentos do proprietário, sem solicitar um segundo parecer técnico, como deveria ser o procedimento padrão em casos de divergência. Foi solicitado à locatária o pagamento de €1.188,81, complementando os €350 já retidos, sob argumento de franquia de seguro de danos próprios (€1.500). Além de tudo isso, o site da yescapa não autoriza a minha opinião sobre o proprietário, alegando que o meu comentário está em curso de moderação. S'o aceitam opinioes quando damos 5 estrelas para os proprietarios!
Ausência de Peritagem
Exmos. Senhores, No passado dia 5 de Agosto efetuei um aluguer através da plataforma Yescapa. No mesmo dia fiz uma inspeção visual à viatura com os locatarios e a respectiva assinatura do contrato de aluguer. Passadas aproximadamente 6h 30 e 650kms fomos contactados pelo locatário informando nos da imobilização da viatura, referindo que a determinado momento acendeu uma luz vermelha no painel de bordo, que refere o locatário e por achar ser um erro eletrónico, seguiu o seu percurso. Passados 10 minutos numa ultrapassagem acenderam se várias luzes, ouvindo varios estrondos na frente do veículo, tendo a viatura ficado de seguida imobilizada. Após chegada da viatura à oficina é elaborado um relatório de dano onde é mencionado um impacto no carter de óleo e que por sua vez o bloco do motor encontra se partido. Solicitámos várias vezes um perito à Yescapa, para apuramento do sinistro o que nos foi sempre negado, alegando ser uma avaria mecanica e responsabilidade do proprietário. Segundo conseguimos apurar junto de varios tecnicos de mecanica, caso o veiculo ja tivesse este dano seria impossível deslocar se mais de 20kms. Utilizei a Yescapa por achar que estava seguro ao efetuar o aluguer da minha autocaravana que se encontra parada desde essa data. Sinto me privado de um apuramento da verdade. Apenas quero que seja efetuada uma peritagem pela seguradora da Yescapa afim de serem apuradas as devidas responsabilidades. Cumprimentos. Nuno Neto
Cobrança Indevida de Residual de Seguro para Veículo Sinistrado
Exmos. Senhores, Aluguei uma Caravana pela app YESCAPA, aonde por bem entender realizei o pagamento de um seguro prêmio para cobertura total de danos ao veículo. Por um acaso o veículo foi sinistrado, e acionei o seguro (CARAVELAS SEGURADORA) e recebi uma notificação de cobrança indevida sobre o valor de cobrança da reparaçâo do veículo. O sinistro ocorreu da seguinte forma: - Para verificar os faróis da caravana, estacionei em um posto de gasóleo; - Para não constranger os outros motoristas, tentei estacionar em uma área reservada por toldos, contudo, a altura dos mesmos era inferior a carrinha, que acabou-se por perfurar o teto do veículo; - Os toldos não apresentavam sinalização frontal sobre altura, mas sim, uma sinalização lateral, na qual eu não percebi na altura; - Comuniquei a proprietária da caravana sobre o ocorrido. Enfim, efetuei a compra de uma apólice de seguro premium e agora estou a ser cobrado pela reparaçâo do veículo no qual eu deveria estar assegurado. Exijo da empresa YESCAPA, juntamente com a seguradora CARAVELA, pedido de desculpas formais como também o cancelamento imediato desta cobrança enganosa e que beira à má fé. Cumprimentos, Luiz Araujo
Plataforma desresponsabiliza-se por má utilização do veículo privado alugado
Venho, por este meio, comunicar a V. Exas o ocorrido no primeiro aluguer da minha viatura particular através da plataforma de aluguer de campervans e autocaravanas Yescapa.Esta plataforma faz o link entre clientes que querem alugar uma campervan e clientes que são proprietários. Providenciam contratos de Check in e Check out bem como parcerias com seguros que os locatários podem contratar. No dia 26 de Setembro alugámos a nossa carrinha (Isuzu Bedford de 1994) a duas clientes da Yescapa por dez dias. Foi feito o check in de 1h30 e foi assinado em papel o contrato.3 dias antes do aluguer terminar, as clientes contactam-nos informando que a carrinha não ligava. O procedimento seria as clientes ligarem à assitência em viagem e a mesma tentar resolver no local. A não ser possível resolver no local, a carrinha deveria ser transportada para uma oficina à escolha do proprietário do veículo. No entanto, as clientes indicaram que só iriam contactar a assitencia no dia seguinte e que já tinham resolvido. Foram para um hotel e no dia seguinte cobraram-nos essa estadia. Pedimos encarecidamente para nos darem a localização para que pudessemos enviar assistência em viagem, à qual foi negada durantee 24 horas - de 3ª para 4ª não soubemos onde estava a nossa carrinha. Em simultâneo, contactos com a Yescapa foram feitos para nos ajudar a falar com as clientes que se recusavam a ligar para assistência, bem como falar com a plataforma, alegando que não falavam português e que só diriam onde estava a carrinha depois de confirmarem onde irião dormir.O seguro (contratados por elas através da yescapa) foi o único que conseguiu falar com elas e incentivou-nos a enviar a carrinha para uma oficina perto para que as clientes pudessem ter direito a estadia em hotel paga pelo seguro. Nós, preocupados com o bem estar das clientes, aceitámos. Durante uma semana a oficina não nos disse nada, a Yescapa não facilitou de forma alguma o processo e as clientes, no final o contrato (dia 5 de Outubro) foram-se embora para França, recusando-se a falar connosco ou com a Yescapa (segundo eles). No final, a carrinha ficou numa oficina durante uma semana no Algarve e nós, de Lisboa, vamos ter de ir até ao Algarve para a recuperar. A yescapa informou-nos que paga as despesas da viagem, embora tenhamos de pagar nós em avanço e que só quando tivermos a carrinha em nossa posse (e depois de pagar o arranjo à oficina, claro) devemos tirar fotografias e enviar um relatório com a informação por parte do mecânico a indicar de quem é a culpa da avaria, à qual o mecânico se nega a fazer já à partida. Nós sabemos que foi má utilização das clientes porque o motivo da avaria confirma-nos isso, mas não temos como provar que as clientes não respeitaram as condições do check in. Solicitando ainda o reembolso dos 3 dias que não utilizaram a carrinha e a caução que ainda retemos do nosso lado, segundo indicação da yescapa, até que possam analisar a informação.Hoje foi enviado para a yescapa o print das conversas e mensagens de voz trocadas com as clientes onde se pode verificar que as mesma indicam que não dizem onde está o carro enquanto não lhes garantirmos - nós proprietários - dormida paga e a prova de como roubaram o nosso veículo durante 24 horas e abandonaram-no na oficina do Algarve sem aviso prévio.No final, nós os proprietários, teremos de ir até ao Algarve (custos alegadamente pagos pela yescapa mediante apresentação de recibos) buscar a carrinha, pagarmos nós o arranjo, traze-la de volta para Lisboa, para depois se apurar as culpas e ainda com a possibilidade de ter de reembolsar as clientes e devolver a caução.Durante todo o processo a Yescapa devolveu-nos as chamadas todas e e-mails sempre, apesar de não o fazer em tempo útil e por isso chegamos a dia 13 de Outubro sem a nossa carrinha e sob pena de termos de devolver dinheiro sendo nós os maiores lesados nesta situação.Temos provas de mensagens trocadas. Informamos no check in tudo como devia ser feito, mas não temos provas nem testemunhas. Sabemos que o motivo da avaria está ligada à má utilização do veículo, mas também não temos como provar e o mecânico não colabora - mecânico este proposto pelo seguro contratado pelas clientes - a Yescapa não garante que possamos ser reembolsados e, muitos menos, garante que não temos de devolver dinheiro.Os prejudicados, igualmente clientes da Yescapa, prejudicados financeiramente e vítimas de alíneas contratuais mal esclarecidas, apesar de indicar nos termos da empresa Yescapa o seguinte: na situação em que o Viajante se recuse a assinar o inventário de retorno e/ou não forneça os documentos necessários à abertura de um processo de sinistro num prazo de 24h (VINTE E QUATRO HORAS) após a ocorrência dos danos, uma quantia equivalente à franquia, ou franquias, do seguro pode ser debitada e transferida directamente ao proprietário.Cofrontados com esta alínea dos termos, não obtivemos qualquer resposta e sim um desvio de resolução de problemas. Existem diversas formas de provar a má fé das clientes, mas a Yescapa continua a reforçar a necessidade de fotografias e relatório do mecânico quanto à nossa situação.Assim que, para a semana, conseguirmos reaver a carrinha e enviarmos mais informações à Yescapa, teremos mais notícias. Podem ainda verificar inúmeras queixas de diversas naturezas sobre esta empresa no seguinte site:https://portaldaqueixa.com/brands/yescapa/complaintsObrigada
retenção indevida de dinheiro de caução
Boa tarde.Aluguei uma autocaravana (do Sr. Miguel Angelo Alves Eugenio) através da plataforma digital Yescapa, entre os dias 20/7 a 27/7/2023.Aquando da retoma da autocaravana (foi entregue limpa por dentro e por fora), 250€ dos 750€ da caução, ficaram retidos para averiguação posterior de danos.No dia 28/7 fui informada de limpezas extra no valor de 200€.Insisti com o Sr. Miguel e com a Yescapa que exijo faturas destas limpezas e que, me sejam estornados 120€ (80€ concordei numa limpeza de residuos de pó).O seguro Yescapa emitiu o seu veredicto a 25/08/23limpeza interior 80€loiça partida 47,17€caução retida 200€reembolso 72,83€Adiantou ainda que me será cobrado um serviço inteiro de louça própria para autocaravanas, visto que parti uma chávena (não parti chávena alguma!), em vez dos 120€ de limpeza extra.Hoje, 15/09/23 não existe ainda qualquer reembolso, ou qualquer fatura.No contrato, não ficou assinalado, sujidades extra, assim como louça partida.Depois de pedir cópia do contrato ao Sr. Miguel e á Yescapa, este, nunca me foi facultado.
NEGAÇÃO DE REEMBOLSO TOTAL
Estimados Senhores,Venho por este meio efetuar reclamação da empresa Yescapa por me ter deparado com as suas práticas desleais de cancelamento para com o consumidor, bem como, pela falta de informação e acesso direto e destacado ao livro de reclamações eletrónico, tendo já solicitado link de acesso ao mesmo à respetiva empresa, que ignorou o meu pedido via e-mail, não tendo apresentado qualquer resposta ao assunto em questão, tentando ainda contornar a situação com o envio das suas políticas já existentes no website como justificativo de me negarem um reembolso total.Toda a situação foi despoletada por um cancelamento de minha parte, de aluguer de uma viatura (van), para férias, a mais de 30 dias de início da data estipulada, 11/08/2022. Os proprietários do veículo foram extremamente compreensivos e de imediato se prontificaram a devolver a totalidade do valor da reserva 659,10€, que foi impedida pela empresa, que atua como intermediária na reserva e aluguer de veículos para férias.Foi-me devolvido o valor de 474.00€ e colocado em crédito (sem que fosse por mim solicitado) para usufruto em futuras reservas, o valor de 185,10€.Nunca em situação alguma me deparei com uma empresa que cobrasse uma percentagem da totalidade paga no momento da reserva, e a mantivesse cativa em crédito, de forma a impor a utilização da mesma ao consumidor, que já demonstrou não ter qualquer interesse em voltar a usufruir dos serviços da entidade, pela falta de valores e sensibilidade que a mesma mostrou neste cancelamento, sendo que o mesmo ocorre a mais de 30 dias de início de viagem, não causando qualquer transtorno aos proprietários, que conseguem um grande período de tempo para um novo aluguer do veículo.Mesmo não tendo adquirido seguro de cancelamento (pois a finalidade seria avançar com o serviço até ao fim, tendo sido o valor total de 659,10€ pago no momento da reserva) e, por motivos que me são alheios e impossíveis de controlar, tendo ocorrido a necessidade de cancelar, considero a política de cancelamento desta entidade extremamente inflexível e desleal para com o consumidor, a quem é impedido um reembolso integral de um serviço do qual não usufruiu nem pretende mais usufruir e manter vínculo com tal entidade que demonstra tamanha falta de ética, valores e deslealdade para com um cliente que confiou pela primeira vez e não consegue confiar mais. Reforço que o cancelamento do aluguer ocorreu, de minha parte, a mais de 30 dias de início de viagem.Tendo já tentado resolver a situação diretamente com a entidade Yescapa, através da solicitação do justo reembolso do valor remanescente de 185,10€, sem sucesso, solicito, desta forma, a vossa intervenção.Agradeço desde já toda a vossa atenção.Atentamente,Isabel Paiva
Cancelamento de reservas confirmadas
Enquanto proprietária aluguei a minha autocaravana atraves da yescapa, mas ao fim do segundo dia e meio de aluguer e depois de mais de 700km percorridos em 2dias e meio a uma velocidade média de 110km/h por parte do locatário, a autocaravana ( 3800kgs e 7,2m) avariou. Após contactar a oficina mais próxima, contacto a assistencia técnica para deslocar o veiculo e arranja lo de forma ao locatário poder seguir com o aluguer. No entanto, o locatário não se demonstrou disponivel para acompanhar a autocaravana à oficina, tendo procedido à entrega da mesma à assistencia técnica, a 200km do local da entrega e sem saber se a resolucao seria célere. Uma vez que não pude imputar com certeza a responsabilidade ao locatario, suportei 900€ de arranjo mecânico, sem reclamar. Quando chego ao veículo vejo danos na autocaravana tendo retido 30% da caução para cobrir os mesmos.Tenho tudo comprovado. Imagens e videos dos danos na data em que chego à autocaravana, velocidade e kms percorridos pelo locatário e contrato assinado em como nada está assinalado no local dos novos danos.A Yescapa agiu sem coerência, primeiro pedindo dados num determinado tempo, depois dizendo que não podia enviar os mesmos, suspendeu o meu anúncio sem o assunto estar encerrado e ameaçou recorrentemente cancelar os meus alugueres que eu consegui com tanto esforço e publicidade alegando que a assistencia técnica (reboque) tinha definido que o arranjo seria demorado e então o locatário não teria que acompanhar a autocaravana. A assistencia tecnica não faz diagnóstico, limita-se a rebocar o veiculo à oficina mais próxima, essa sim, que poderá dizer quanto tempo demorará o arranjo . O locatário não tem contrato de entrega assinado, não foi obrigado a pagar os kms extra que fez e mesmo que tivesse legitimidade para abandonar a autocaravana (que não tem), no mínimo teria alguém que se responsabilizar por avaliar o estado em que a autocaravana foi entregue. De quem é a responsabilidade do estado da autocaravana até que ela chegue até mim, se o locatário não a entregar como acordado ou pelo menos esperar que eu chegue ao local?O tempo que a Yescapa me fez perder e a incompetência com que tem tratado este assunto é muito grave. Com alugueres num total de 40 dias já confirmados e pagos, sinto-me chantagiada e coagida pela plataforma a ignorar danos que me foram causados para que o cliente fique satisfeito. Cancelaram reservas no montante total de quase 4000€. Também pedi várias vezes para falar com alguém responsável e nunca me foi concedido esse pedido. Em nenhum momento um responsável deu a cara para tratar deste assunto.
problema com reembolso por cancelamento
Venho por este meio comunicar a V.Exas de que perante o contexto Covi-10 e nas incertezas de que é possível viajarmos em segurança, optámos por cancelar uma viagem de caravana, reservada e paga, para os dias 13 a 22 de julho. Quando solicitei o cancelamento, fui informada de que, “caso opte pelo cancelamento através da política de cancelamento, e em conformidade com as cláusulas da política de cancelamento particular da Yescapa face ao Covid-19, o valor referente aos custos de serviço e seguro são cedidos em crédito que poderá utilizar num próximo aluguer com a Yescapa.”Ora, eu pretendo ser reembolsada, até porque subscrevi e paguei um seguro de cancelamento, pelo que agora pretendo ser ressarcida na totalidade.
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