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Empresa parcial somente para proprietarios de autocaravanas

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. C.

Para: YESCAPA

16/07/2025

Exmo. Senhores, Venho por meio desta informar que a empresa de aluguer de autocaravans Yescapa (yescapa.pt) age de modo parcial somente para os proprietários das autocaravanas. No momento da devolução da autocaravana, foi identificado um pequeno dano no engate do reboque. O proprietário avaliou verbalmente que o custo da reparação não ultrapassaria €150, mas optou por reter €350 como caução para garantir cobertura. Nenhum outro dano foi identificado no check-out, e ambas as partes assinaram o contrato de devolução. Dias depois, o proprietário apresentou um orçamento de €1.538,81 para substituição completa da barra de reboque. Além disso, alegou um segundo dano na antena parabólica, nunca mencionado no check-out, com um orçamento adicional (total superior a €3.200). A locatária não reconhece qualquer dano à antena, nunca a utilizou durante a viagem e não passou por locais com risco de colisão. A Yescapa aceitou integralmente os orçamentos do proprietário, sem solicitar um segundo parecer técnico, como deveria ser o procedimento padrão em casos de divergência. Foi solicitado à locatária o pagamento de €1.188,81, complementando os €350 já retidos, sob argumento de franquia de seguro de danos próprios (€1.500). Além de tudo isso, o site da yescapa não autoriza a minha opinião sobre o proprietário, alegando que o meu comentário está em curso de moderação. S'o aceitam opinioes quando damos 5 estrelas para os proprietarios!

Mensagens (1)

YESCAPA

Para: J. C.

23/07/2025

Bom dia, Agradecemos o contacto e o exposto que mereceu o máximo da nossa atenção. Lamentamos desde já os incidentes ocorridos durante a reserva. Analisamos o referido caso, e gostaríamos desde já de esclarecer que a gestão do processo em questão foi conduzida com base nas informações disponíveis por parte da nossa equipa e pelo orçamento de reparação enviado pelo proprietário. Apesar de o proprietário ter indicado verbalmente, no check-out, um valor estimado para o dano identificado na barra de reboque, tal avaliação não é vinculativa nem definitiva. Há danos que, visualmente parecem ter um baixo custo de reparação, e após análise por parte de um profissional, este valor pode acabar por ser bastante superior. Foi aberto um processo junto da seguradora, que inclui a realização de uma peritagem independente por um perito da própria seguradorade forma a obter um orçamento e análise neutra, segunda opinião solicitada pela locatária. Esta avaliação técnica permitirá determinar, com rigor, a extensão dos danos e a necessidade ou não de substituição das peças mencionadas. Os danos não assinalados no contrato de aluguer e verificados em conjunto com o proprietário, não são considerados na gestão do processo por parte da nossa equipa. Desta forma, a antena não está considerada na referida gestão. Enquanto este processo decorre, foi solicitado o pagamento da diferença entre o valor da franquia de danos próprios (€1.500) e o montante já retido da caução (€350). Este pedido foi feito em conformidade com os Termos de Utilização do serviço Yescapa. Importante referir que, caso o relatório do perito conclua que a substituição completa da barra de reboque ou os demais danos não são necessários ou que o custo de reparação é inferior à franquia, a diferença será integralmente reembolsada à Janaina. Por fim, relativamente à publicação da sua avaliação, a mesma é publicada após o término do processo de forma a que possa ser analisada e seja feita uma análise justa para ambas as partes. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional. Atentamente, A equipa Yescapa. —— Aluguer de autocaravanas e campervans. Uma dúvida? Não hesite em consultar o nosso Centro de Ajuda. Yescapa.pt On July 16, 2025 at 5:30 :PM GMT+2 wrote: ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


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