Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Expedições não entregues
Bom dia. Vimos por este meio reclamar várias expedições que não foram entregues pela transportadora Azul Vagaroso. Há uma expedição efetuada no dia 17/11/2025, que o estado está como "Incidência" desde 21/11/2025. Há outra efetuada a 25/11/2025, que ficou parada desde o dia 28/11 a 11/12 (e segundo o nosso comercial sem motivo válido). Hoje é dia 16 de dezembro e continua sem ser entregue. O suposto é as encomendas serem entregues aos nossos clientes no dia útil seguinte ao envio. Sabemos que nem sempre dá para cumprir, mas mais do que dois/três dias úteis é um abuso, pois estamos a pagar o "Serviço 24H", que não está a ser cumprido. Tentamos contactar a transportadora por e-mail (enviamos para três endereços) e não obtemos respostas.
Encomenda não entregue
Exmos. Senhores, Em 13/11/2025, adquiri um/uma (BEM ADQUIRIDO), da marca _____, pelo valor de _____euros. O pagamento foi efetuado no momento. Conforme fatura-recibo, na altura foi acordado com o vendedor que a entrega seria efetuada até ao dia (13/12/2025). Contudo, até à presente data, o mesmo ainda não foi entregue. Já efetuei vários contactos junto dos vossos serviços (13/12/25) e obtive a resposta de que o bem nem para entrega está. Assim sendo, exijo, no prazo máximo de 2 dias, procedam à entrega do referido (BEM ADQUIRIDO), sob pena de resolução do contrato, e sem prejuízo do direito de indemnização por eventuais danos causados. Cumprimentos.
Encomenda em reagendamento há mais de 1 semana
A minha encomenda seguiu dia 1 de dezembro, deveria chegar no dia 9, e hoje é dia 16 e continua sem chegar. Está em estado de "reagendamento" há mais de uma semana. O chatbot também não ajuda em nada. Não consigo saber da encomenda e não consigo contactar a PAACK.
Eletricidade com pouca tensão
Bom dia, Temos contratados 6.9KW de potência de eletricidade e já há mais de meio ano que se têm verificado picos de energia bastante frequentes. Ultimamente tem sido mais difícil manter mais do que 2 ou 3 aparelhos elétricos ligados ao mesmo tempo! Por vezes o micro-ondas não aquece a comida e só aquece após 15min em funcionamento. Temos tido faturas de eletricidade com valores mais elevados devido a estes constrangimentos e não usufruímos totalmente do serviço contratado. É muito difícil viver o dia-a-dia nestas condições!
Reclamação – Incumprimento da garantia legal (DL n.º 84/2021)
Exmos. Senhores, Venho por este meio solicitar a intervenção da DECO na qualidade de entidade de defesa do consumidor, face ao incumprimento da garantia legal por parte do vendedor de uma máquina de vácuo adquirida em 28/02/2025. 1. Identificação do problema Desde o primeiro dia de utilização, o equipamento nunca funcionou corretamente, apresentando falhas graves que impedem a sua utilização normal. A avaria foi comunicada ao vendedor dentro do período de garantia, com envio de fotos e vídeos comprovativos, mas nunca foi prestada assistência eficaz, nem apresentada solução conforme a lei. 2. Linha temporal resumida 08/05/2025 – Primeira participação da avaria, com envio de vídeos; 09/05/2025 – Resposta tardia, atribuindo o problema aos sacos utilizados (foram adquiridos os recomendados, sem resolução); 02/06/2025 – Novo envio de fotos e vídeos, sem resposta; 24/06/2025 – Novo pedido de contacto; 25/06/2025 – Realização de novos testes solicitados, sem solução; foi indicado que seria decidido se haveria recolha ou técnico, mas nunca houve retorno; 15/09/2025 – Nova reclamação escrita, sem resposta; 02/10/2025 – Novas tentativas de contacto (e-mail, telefone e WhatsApp), sem sucesso; 02/10/2025 (posteriormente) – O vendedor exige que eu contrate um técnico externo ou envie a máquina para o armazém a meu custo, o que recusei por ser ilegal; 26/11/2025 – Última resposta do vendedor, insistindo em condições contrárias à lei; desde então, silêncio total. 3. Comportamento do vendedor O vendedor: Confunde direito de devolução com garantia legal, apresentando condições internas que não se aplicam a equipamentos avariados em garantia; Recusa-se a recolher o equipamento sem custos; Exige que o consumidor suporte custos de técnico ou envio, contrariando expressamente a lei; Não responde dentro de prazos razoáveis, configurando incumprimento das obrigações legais. 4. Enquadramento legal Nos termos do Decreto-Lei n.º 84/2021: O vendedor é responsável pela reparação ou substituição sem encargos para o consumidor (art.º 18.º e 19.º); O consumidor não pode ser obrigado a suportar custos de transporte, deslocação ou diagnóstico (art.º 20.º, n.º 3); Cláusulas contratuais que imponham tais custos são nulas. 5. Pedido Solicito o apoio da DECO para: Intervir junto do vendedor para cumprimento da garantia legal; Assegurar a recolha, reparação ou substituição do equipamento sem custos; Ou, em alternativa, a resolução do contrato com reembolso, caso a reparação não seja efetuada dentro dos prazos legais. Anexo toda a troca de e-mails.
Encomenda com defeitos graves
Exmos. Senhores Comprei um artigo online pelo Leroy Merlin, que é fornecido pela VidaXL. Aquando da montagem verifico que as medidas estão incorretas, não há lugar para a porta do móvel, etc Gostaria de saber como posso efetuar a devolução do mesmo e se há restituição do valor ou um artigo novo. A resposta de V.Exas, é que passou o prazo de 14 dias para reclamar. A parte importante que é a qualidade do produto vendido pela Vida XL, o qual vem com medidas erradas, não sendo completamente impossível a sua montagem, tem qualquer importância. Com os melhores cumprimentos Bruno Carvalho
Suspeita de Burla
Exmos. Senhores, Efetuei uma encomenda na referida loja. O pagamento foi realizado no momento, dia 06.12, uns dias depois, dia 11.12, fui informada que a peça que teriam para venda estaria com defeito e por isso iriam falar com o fornecedor sobre a possibilidade de arranjar nova peça. Passado uns dias, dia 15.12, questionei sobre o ponto de situação do fornecedor, não tendo obtido resposta. Posto isto, dia 16.12, solicitei o reembolso do valor, uma vez que, aparentemente, venderam uma peça que não têm. Só aí me responderam que ainda estavam a falar com o fornecedor e que a encomenda estava dentro do prazo previsto para entrega e se não conseguissem é que fariam a devolução. Ora, a encomenda estará dentro do prazo previsto para entrega, se o artigo estiver disponível para entrega, partindo do princípio que possam é existir atrasos na entrega e não por falta de stock. Na incerteza de saber se arranjam ou não o artigo, passamos para a suspeita de burla, por ter sido vendido um artigo que aparentemente estaria com defeito (algo que desconhecia, quando efetuei a encomenda) e que poderá ou não ser substituído por outro pelo fornecedor. Mais se informa da grande falta de seriedade a lidar com a situação, nomeadamente, na forma de tratar o cliente em que quando questionadas sobre se o fornecedor arranja a peça, uma vez que estou no meu direito de ter uma resposta sobre este assunto, dizem-me para moderar o tom. Uma grande falta de profissionalismo e de seriedade desta loja online.
Conta de Facebook e Instagram desativadas injustamente após invasão (phishing)
A minha conta de Facebook e Instagram foi desativada após ter sido invadida por terceiros através de um link de phishing recebido no Messenger. Esses terceiros publicaram conteúdo ilegal sem o meu conhecimento ou consentimento. A Meta desativou permanentemente as contas sem permitir defesa efetiva, bloqueando todos os formulários de recurso e contacto. Apesar de múltiplas tentativas de contacto (formulários, emails e Portal da Queixa), não obtive resposta nem revisão humana do caso. Trata-se de um erro grave, pois fui vítima de invasão e estou a ser penalizada por atos praticados por terceiros.
Encomenda não recebida e falta de apoio ao cliente
No passado dia 28/12 fiz uma encomenda, com a promessa por parte da Nike que chegaria até dia 09/12. A encomenda foi enviada pela transportadora PAACK. Há já 1 SEMANA que o site da PAACK me informa que o pedido foi REAGENDADO. Não faço ideia do que é que isto quer dizer. A verdade é que não sei onde está a encomenda, não sei quando será entregue e o pior de tudo é que não consigo sequer entrar em contacto com a Nike. Não informam ninguém, não mandam emails, não tem um email de apoio a cliente e os contactos que tem são completamente inúteis. Não atendem o telefone porque "estão com muitas chamadas" e pedem para ligar noutra altura (nunca funciona) e o chatbot do site fica a transferir a conversa para um assistente durante HORAS. É completamente ridiculo o apoio ao cliente inexistente de uma empresa deste calibre. Preciso de saber onde está a minha encomenda e o meu dinheiro!
Pagamento de passe mensal sem usufruto dos serviços
Bom dia Adquiri o passe mensal tendo por fase os horários fornecidos no site da empresa SMTUC , que estão em conformidade com os disponibilizados nas paragens de espera dos autocarros . Num mês de utilização a linha número 33 que sai da Portagem as 7h10m apenas efectuou 4 trajectos . Em 20 dias úteis apenas foram assegurados 4. Aparece-me inadmissível este acontecimento . Após tentativa de esclarecimento com a empresa disseram estar a resolver a situação , no entanto o problema persiste até ao momento . Venho solicitar reembolso do passe mensal
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
