O melhor ar condicionado portátil para enfrentar o calor
Se não é possível instalar um sistema fixo, o ar condicionado portátil é uma solução para arrefecer, que poderá usar também no inverno, para aquecer a casa. Conheça os resultados do teste a 10 equipamentos de ar condicionado portátil.

Não são baratos. Mas também não obrigam a um grande investimento, como um sistema de ar condicionado convencional, em que a despesa, juntando a instalação, rapidamente excede os mil euros.
Os ares condicionados portáteis ficam a meio caminho no preço e na eficiência energética. Já é do senso comum que, em eficiência energética, nada bate os equipamentos fixos, que realmente compensam a longo prazo. Mas a boa notícia do teste realizado pela DECO PROteste é que os portáteis alcançam valores de consumo e custo interessantes. O que os torna uma alternativa viável para quem não pode pagar o fixo, vive numa casa que não é sua ou onde a instalação não é possível, ou utiliza muito pontualmente este tipo de equipamentos.
Quanto custa arrefecer a casa?
A DECO PROteste comparou o consumo, o custo e o impacto de utilização (em emissões de CO2) de um aparelho de ar condicionado fixo e de um aparelho de ar condicionado portátil. Para esta estimativa anual, consideraram-se quatro horas de utilização, cinco dias por semana, durante os três meses mais quentes (junho a agosto). Os valores da tabela abaixo resultam de uma estimativa para o cenário descrito, considerando valores médios de eficiência, de potência e de consumo de eletricidade, com base nos testes realizados a estes equipamentos pela DECO PROteste.
Equipamento |
Consumo (kWh) |
Custo da energia (€) |
Emissões (kg CO2) |
---|---|---|---|
Ar condicionado fixo | 179 | 35 | 64 |
Ar condicionado portátil | 220 | 44 | 79 |
O consumo do ar condicionado portátil é um pouco mais elevado do que o do ar condicionado fixo. Tendo em conta os três meses mais quentes, são quase mais 10 euros.
Já se tiver uma ventoinha ligada 10 horas por dia para ajudar na ventilação da divisão, dependendo da potência, poderá ter um gasto de até 5 euros em eletricidade por mês, sem qualquer arrefecimento da divisão.
Teste revela o melhor para arrefecer e aquecer
Para a avaliação em laboratório, a DECO PROteste selecionou dez modelos de ar condicionado portátil reversíveis. Todos têm função de ventilação (sem arrefecimento), de desumidificação, de arrefecimento, mas também de aquecimento.
Para arrefecerem o ar no interior de uma divisão, o ar quente é absorvido, arrefecido e desumidificado e, em seguida, libertado na mesma divisão. O ar quente é transportado para o exterior, através de um tubo de evacuação extensível que, regra geral, é colocado numa janela. A forma mais adequada de o fazer é usar um kit de janela para ar condicionado portátil, que permita manter a janela aberta para passar o tubo para o exterior e evitar a reentrada do ar expelido pela abertura da janela. É possível melhorar o isolamento: pode comprar uma placa de XPS (poliestireno extrudido) e recortar o diâmetro da mangueira do aparelho de ar condicionado, isolando a restante abertura da janela.
A maioria dos modelos portáteis emite mais ruído do que as unidades interiores dos sistemas fixos, que têm a vantagem de ter a componente mais ruidosa, o compressor, situada no exterior da habitação. Pode ser desconfortável à noite ou em ambientes de trabalho.
Não se deixe impressionar pelas promessas de portabilidade. Em média, os modelos de ar condicionado portátil pesam cerca de 30 kg e são algo volumosos. Geralmente, vêm equipados com rodas para facilitar o transporte. Mesmo que os tubos flexíveis que os acompanham já tenham entre 1,50 e 2 metros de comprimento, o conceito de portabilidade fica comprometido pela necessidade de colocar o tubo na janela e ligar o cabo à eletricidade. Terá ainda de esvaziar periodicamente o depósito de condensação que estes equipamentos incluem.
Resultados de 10 aparelhos de ar condicionado portátil
Acesso exclusivo a subscritores!
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .