8 erros que não ajudam a manter a casa fresca
Se quer um lar fresco, mas sem recorrer a aparelhos, descubra o que está a fazer de errado e como corrigir.
- Especialista
- Susana Rodrigues
- Editor
- Isabel Vasconcelos

Quando o calor se faz sentir no exterior, é fundamental manter uma temperatura mais amena dentro de casa. Os aparelhos de ar condicionado são ideais para refrescar a casa. Mas, além de requererem algum investimento para comprar e instalar, nem sempre são uma solução viável, sobretudo se a casa for arrendada. A solução de recurso costumam ser as ventoinhas. Contudo, estes aparelhos apenas deslocam o ar de um lado para o outro: não refrescam o espaço.
Se pretende refrescar a casa sem necessidade de recorrer a aparelhos, há que ter alguns cuidados. Por vezes, por distração ou desconhecimento, adotam-se certos hábitos em casa que acabam por ser prejudiciais quando se quer manter a casa fresca. Saiba quais os erros a evitar.
1. Deixa portas e janelas abertas todo o dia?
Se tem o hábito de abrir as janelas de manhã, para arejar a casa, deverá fechá-las assim que começar a aquecer no exterior. Deste modo, evita que o calor entre.
2. As persianas e as cortinas ficam abertas?
Quando está calor ou o sol a bater na fachada da casa, tanto as persianas como as cortinas podem impedir a entrada da radiação solar. Para tal, têm de estar fechadas.
3. Cozinha ou engoma quando está calor?
Evite fazer atividades que aqueçam a casa e que produzam vapor.
4. Liga vários equipamentos em simultâneo?
Lâmpadas, televisores e computadores emitem calor. Se o interior da casa estiver muito quente, desligue equipamentos.
5. Junta muitas pessoas num espaço fechado?
A presença humana num espaço fechado faz aumentar a temperatura. Se, na mesma divisão, estiverem três pessoas e vários equipamentos ligados, facilmente se pode atingir o calor equivalente ao fornecido por um pequeno termoventilador.
6. Fecha janelas porque arrefece de noite?
Por vezes, manter a janela aberta de noite é a única forma de refrescar um pouco a casa: aproveite. Se possível, abra janelas opostas, para que o ar circule e refresque a casa mais depressa.
7. Não tem as janelas calafetadas?
Isolar as janelas ajuda a manter o calor no interior, no inverno, mas também ajuda a evitar que entre, no verão. A opção por janelas mais eficientes é ideal para todo o ano.
8. Não aproveita a sombra de plantas?
Se tiver plantas altas, use-as para fazer sombra em casa, junto às janelas.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |