Máquina de limpeza e lavagem sem fios substitui a esfregona? Teste a 6 modelos
Bissell CrossWave HF3 B3641N, Dyson WashG1, Einhell Cleanexxo 3437110, Kärcher FC 7 Sans Fil 1.055-701.0, Rowenta GZ7035WO X-Clean 10 e Tineco Floor One S5 Extreme são máquinas que limpam e lavam sem fios, concebidas para facilitar a limpeza dos pavimentos. É o fim do balde e da esfregona?

Uma máquina de limpeza e lavagem sem fios utiliza a ação mecânica de rolos ou escovas com água e, nalguns casos, detergente. Os seis modelos que a DECO PROteste testou em laboratório incluem algum tipo de mecanismo de sucção da sujidade diluída na água utilizada para limpar e de parte da água depositada na superfície limpa. A água funciona como solvente para a sujidade, que é transferida para os rolos ou as escovas e, através da fricção ou da força centrífuga, é depositada num reservatório dedicado.
Normalmente, antes do reservatório, há um filtro que separa os detritos maiores e as partículas sólidas (como areia, pequenas pedras ou pelos e cabelos). Este filtro pode estar próximo dos rolos ou das escovas ou antes do reservatório.
A maioria destes equipamentos (não os que utilizam vapor) permite o uso de detergentes, desde que não produzam espuma. A espuma pode entupir os tubos internos, os filtros de ar ou até os sensores que algumas destas máquinas têm incorporados. As marcas podem sugerir um detergente próprio. Verifique esta informação no manual de instruções ou nas recomendações online. Não se devem usar substâncias agressivas, como amoníaco ou lixívia, já que estes dispositivos contêm muitas peças de borracha ou de plástico, que podem ser danificadas.
Máquinas de limpar e lavar ou máquinas de limpeza a vapor: qual a diferença?
A principal diferença é o método de limpeza. As máquinas de limpeza a vapor utilizam a água para criar vapor, o que lhes permite lavar uma maior variedade de superfícies da casa, como pavimentos duros, mas também estofos, janelas e muito mais (dependendo dos acessórios da máquina a vapor).
Já as máquinas deste teste substituem a dita “esfregona” e o balde de água, dispersando a água (com ajuda do detergente, nalguns casos) nos rolos ou nas mopas e extraindo a água suja para um depósito separado. Estas máquinas de limpeza são concebidas apenas para pavimentos duros como material cerâmico, PVC, vinil ou pedra, entre outros. Verifique as recomendações no manual, pois podem diferir entre máquinas.
O teste a seis máquinas de limpeza e lavagem sem fios
Os acidentes acontecem, e muitas vezes vão parar ao chão. Os anúncios prometem uma facilidade de sonho a limpar qualquer tipo de sujidade, como terra, lama, café entornado ou até mostarda ou geleia. Por isso, a DECO PROteste foi confirmar se não é bom demais para ser verdade. A seleção incidiu sobre seis equipamentos, à venda em lojas ou online:
- Bissell CrossWave HF3 B3641N (299,99 euros);
- Dyson WashG1 (699 euros);
- Einhell Cleanexxo 3437110 (182 euros);
- Kärcher FC 7 Sans Fil 1.055-701.0 (464 euros);
- Rowenta GZ7035WO X-Clean 10 (600 euros);
- Tineco Floor One S5 Extreme (399,99 euros).
Como foi feito o teste em laboratório
As sujidades foram aplicadas em pavimentos duros de cerâmica. Para replicar manchas difíceis, a geleia de framboesa sem sementes e as pegadas enlameadas ficaram a secar durante a noite. Cada teste de lavagem foi repetido duas vezes por modelo.
O teste incluiu uma avaliação visual dos resultados da limpeza por três especialistas diferentes, após uma tentativa de limpeza e após cinco operações. A limpeza continuou até a superfície ficar completamente impecável, e contabilizou-se o número de tentativas de limpeza necessárias para atingir um resultado satisfatório. Foi também dada uma classificação subjetiva se um modelo não conseguiu limpar a superfície, mesmo após várias tentativas.
As melhores máquinas de limpeza de pavimentos duros conseguiram remover manchas difíceis após apenas uma tentativa, mas as piores deixaram marcas mesmo após 20 tentativas de limpeza.
Estas máquinas são geralmente semelhantes entre si: no formato, lembram um aspirador vertical típico, funcionam com uma bateria e têm uma base de carregamento própria, que serve também para a função de autolimpeza. Normalmente têm dois depósitos: um para a água limpa (que deve encher antes de utilizar) e outro para a água suja. As bases de apoio servem para manter a máquina arrumada na vertical, e muitas (senão a maior parte) têm acoplada a base de carregamento da bateria.
A DECO PROteste descobriu diferenças significativas na qualidade e eficiência de limpeza e lavagem entre diferentes modelos. Abaixo, veja a avaliação dos seis equipamentos, por ordem decrescente de desempenho. O teste não é um comparativo clássico, mas uma análise ao desempenho de alguns modelos.
Kärcher FC 7 Sans Fil 1.055-701.0
Acesso exclusivo a subscritores!
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve ou .