Dicas

Miniaspiradores: o que são e como escolher?

Apesar de não terem a potência de sucção de um aspirador tradicional, os miniaspiradores são práticos para rapidamente limpar migalhas ou outras pequenas sujidades numa mesa ou num sofá. Saiba o que ter em conta ao escolher.

Numa sala de estar, uma mão segura num mini-aspirador para aspirar um sofá cinzento

iStock

Os miniaspiradores, também conhecidos como aspiradores de mão ou aspiradores portáteis, são uma versão menor e portátil dos aspiradores tradicionais. Estes pequenos eletrodomésticos têm um bocal integrado curto. A grande maioria não tem fio, funcionando com uma bateria que pode ser recarregada.

Para que servem os miniaspiradores?

A potência destes aspiradores é menor do que nos tradicionais, por isso, não devem ser usados como o principal aspirador da casa.

Se aquilo que procura é um aparelho para ser o principal aspirador da casa, confronte modelos no nosso comparador.

ESCOLHA UM BOM ASPIRADOR

Mas os miniaspiradores são práticos para ter à mão quando é necessário limpar pequenas quantidades de sujidades em mesas, carros, sofás e móveis, entre outras superfícies.

Também são úteis para limpar locais onde os aspiradores tradicionais não chegam, por exemplo, porque não existe uma tomada elétrica, as superfícies estão distantes do chão, etc.

Pontos fortes

  • Muito fáceis de usar e armazenar, pelo seu pequeno tamanho e peso.
  • Fáceis de transportar. Basta pegar no aspirador com uma mão e transportá-lo para onde quiser.
  • Podem ser utilizados onde um aspirador tradicional não pode (por exemplo, dentro de carros).

Pontos fracos

  • O desempenho é inferior ao dos aspiradores trenó ou dos aspiradores verticais sem fio mais caros. Serão, na maioria das vezes, um segundo aspirador, não devendo funcionar como o principal.
  • Nos aspiradores a bateria, a autonomia é reduzida, geralmente inferior a 20 minutos.

O que ter em conta ao escolher um miniaspirador?

Quer comprar um miniaspirador, mas não sabe quais são as características mais importantes a ter em conta? Pondere estes atributos. 

  • Potência: normalmente, aspiradores com mais potência limpam melhor as superfícies. No entanto, também consomem mais energia. Para aspiradores a bateria, isso significa menos autonomia, ou uma bateria maior (o que também aumenta o peso e o preço do aspirador). Se apenas precisa de aspirar migalhas numa mesa, a maioria dos aspiradores tem potência suficiente, mas para aspirar pelos de animais, por exemplo, terá de procurar um aparelho com maior potência.
  • Peso: este é um fator muito importante neste tipo de aspiradores, uma vez que o utilizador tem de suportar todo o peso do aparelho com o braço. A maioria dos modelos não ultrapassa os 2 kg de peso.
  • Facilidade de utilização: o aspirador tem de ser fácil de manusear e os comandos devem ser acessíveis com a mesma mão que pega no aparelho. O depósito também deve ser fácil de abrir.
  • Autonomia: no geral, a autonomia destes produtos é bastante limitada, menos de 20 minutos, mas deve ser suficiente para limpar pequenas superfícies. Tal como na potência, para o aspirador ter maior autonomia, a bateria tem de ser maior, com as consequências em termos de peso e de preço já referidas.
  • Acessórios: alguns modelos incluem alguns bocais ou escovas diferentes, para utilizações distintas. Antes de comprar um aspirador mais completo (e talvez mais caro), considere se realmente precisa de todos os acessórios incluídos.
  • Versatilidade: alguns miniaspiradores são capazes de “aspirar” líquidos. Pondere se é uma característica em que valha a pena investir.
  • Preço: um miniaspirador custa, em média, 50 euros, o que significa que pode encontrar um modelo mais barato, mas também pode haver bastante mais caros. Compare modelos em diferentes lojas antes de comprar. Há várias marcas à venda em Portugal, mas as mais vendidas são Becken, Bosch, Black&Decker, Flama, Tristar, Hoover, Rowenta e Taurus.

Manutenção de um miniaspirador

A manutenção de um miniaspirador é semelhante à de um aspirador com depósito.

É importante limpar, lavar ou substituir os filtros de acordo com as recomendações do fabricante (consulte o manual do utilizador), para evitar reduzir o tempo de vida do motor do aspirador.

Aspiradores 2-em-1

Muitos aspiradores verticais sem fio também podem trazer acoplado um miniaspirador, separando o tubo do corpo do aspirador. Estes modelos fornecem um aspirador vertical completo para uso normal e um aspirador portátil para limpar outras superfícies.

Se acha que esta pode ser uma boa opção para si, veja no nosso comparador quais são os melhores modelos (selecione a opção “2 em 1” nos filtros).

Aspiradores 2 em 1 que recomendamos

62 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores verticais sem fio
a partir de  121,94
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
69 Boa
qualidade
Melhor
do teste
Aspiradores verticais sem fio
a partir de  629,00
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
69 Boa
qualidade
Melhor
do teste
Aspiradores verticais sem fio
a partir de  799,00
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.