Prepare a sua reforma com o PPR DECO PROteste

video reforma

PPR DECO PROteste

Saiba mais sobre o PPR DECO PROteste neste vídeo.

Ver vídeo

Um futuro tranquilo

O PPR DECO PROteste pretende ser a melhor solução de poupança para a reforma.


Porquê subscrever um PPR?

Um PPR, ou Plano Poupança Reforma, tem como objetivo estimular a criação de um complemento para a reforma. Isto porque o envelhecimento da população tem criado pressão no sistema de pensões da segurança social. A Comissão Europeia estima que em 2040 o valor das reformas desça para cerca de metade do último ordenado que receber. A perda de rendimento na reforma será, por isso, inevitável. Por essa razão, deve preparar, o mais cedo possível, o seu futuro.


Porquê investir no PPR DECO PROTeste?

O PPR DECO PROteste pertence à categoria dos fundos PPR mas o que o torna diferente de outros PPR é que a política de investimento assenta nas recomendações da Euroconsumers Invest. Estas recomendações são inspiradas na estratégia de investimento dinâmica da DECO PROteste Investe, a oferta da DECO PROteste para os investidores, com mais de 25 anos de experiência em análise de mercados e aconselhamento financeiro. A estratégia dinâmica da DECO PROteste Investe rendeu 4,7% ao ano, em média, nos últimos 10 anos*.

O PPR DECO PROteste, à semelhança dos fundos de investimento, não garante um rendimento fixo, nem o reembolso do capital aplicado. Os investidores devem aceitar o risco e tolerar oscilações do valor do património investido. Com base na carteira de referência do fundo, o risco previsto é de 5 numa escala de 1 a 7.

*Rentabilidades passadas não garantem ganhos futuros. Dados à data de 31 de dezembro de 2024 na carteira dinâmica. 


Como subscrever

  • A subscrição inicial pode ser realizada a partir de 1500 euros (500 para menores de idade). As entregas subsequentes (não obrigatórias) terão um valor mínimo de 500 euros. Contudo, se efetuadas por débito direto têm um valor mínimo de 50 euros. 
  • O PPR DECO PROteste está isento de comissão de subscrição. Só há lugar ao pagamento de comissão de resgate de 1% se decorrerem menos de 12 meses entre a subscrição e o resgate. O encargo de gestão anual máxima é de 1,5%, e a comissão de depósito anual de 0,08 por cento. Estes encargos são deduzidos ao valor do património do fundo. Pela consultoria de investimento, a Euroconsumers Invest é remunerada pela Golden-SGF. Os titulares do PPR não suportam este custo.
  • Qualquer pessoa pode subscrever este PPR. Os subscritores da DECO PROteste Investe beneficiam, no entanto, de um prémio de fidelização anual de 0,20%. Para os subscritores da DECO PROteste será de 0,10%.
  • A gestão do fundo está a cargo da Golden-SGF – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A. 

Visite a página do PPR DECO PROteste para subscrever.

Benefícios fiscais

Entre as grandes vantagens dos PPR estão os benefícios fiscais que proporcionam nas entregas anuais, bem como no momento do resgate.

Nas entregas pode deduzir à coleta 20% do valor aplicado, dentro de certos limites: se tem até 34 anos, e entregou 2000 euros em 2023, obtém o benefício máximo de 400 euros; entre os 35 e os 50 anos obtém o benefício máximo de 350 euros se entregou 1750 euros em 2023; se tem mais de 50 anos obtém o benefício máximo de 300 euros se entregou 1500 euros em 2023.

No momento do resgate, a taxa de imposto é reduzida, variando consoante o prazo de aplicação e de o resgate ser feito dentro ou fora dos limites da lei.


Resgate

Na essência, os PPR são produtos destinados a uma poupança de longo prazo, e não para fazer face a emergências.

No entanto, pode resgatar o seu PPR quando desejar, mas fica sujeito a penalizações. Se o resgate ocorrer antes de o PPR perfazer cinco anos, incidirá uma taxa de 21,5% sobre o rendimento obtido. Entre cinco e oito anos, a taxa baixa para 17,2 por cento. Acima desse prazo, reduz para 8,6 por cento. 

Decorridos cinco anos da subscrição do PPR, é possível requerer o reembolso do mesmo sem penalizações, desde que o valor das entregas na primeira metade da vigência do contrato corresponda a um mínimo de 35% da totalidade das mesmas.

Se não incluir as deduções das entregas na sua declaração de IRS, também não será penalizado por resgate antecipado, podendo pedir o reembolso do seu PPR quando entender. Todavia, não beneficiará das deduções no IRS.

O PPR pode ainda ser resgatado sem penalizações nas seguintes situações:

  • reforma por velhice (desde que tenha o PPR há mais de 5 anos);
  • a partir dos 60 anos de idade (desde que tenha o PPR há mais de 5 anos);
  • desemprego de longa duração do próprio ou de qualquer membro do agregado familiar;
  • doença grave do subscritor ou de qualquer membro do seu agregado familiar;
  • incapacidade permanente para o trabalho do próprio ou de qualquer membro do agregado familiar, independentemente da causa;
  • para pagamento das prestações vencidas do crédito à habitação;
  • no caso de morte do subscritor ou do cônjuge, caso o PPR seja bem comum, o valor é entregue aos herdeiros/beneficiários.
golden sgf

Para mais informações sobre o PPR DECO PROteste e ficha técnica do produto visite o site do nosso parceiro.


Saber mais