Mounjaro: injeção para diabetes e perda de peso já disponível em Portugal
Já está disponível em Portugal o Mounjaro, um medicamento que, tal como o Ozempic, é indicado para quem tenha diabetes tipo 2. A diferença deste é que também é indicado para pessoas obesas ou com excesso de peso que tenham uma doença que seja provocada pela sua condição. Conheça as características do Mounjauro.

Já está disponível em Portugal o Mounjaro, medicamento semelhante às injeções para pacientes com diabetes tipo 2 e excesso de peso ou obesidade (índice de massa corporal igual ou superior a 30) como o Ozempic. Mas, ao contrário deste último, o Mounjaro é um medicamento também aprovado para o controlo de peso em adultos com obesidade –índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30 – ou excesso de peso – IMC igual ou superior a 27 – associados a doenças provocadas pela sua condição (como a hipertensão, a dislipidemia, doença cardiovascular, apneia obstrutiva do sono, pré-diabetes ou diabetes tipo 2), e usado como adjuvante de uma dieta com redução calórica e aumento da atividade física.
O Mounjaro é um medicamento sujeito a receita médica e que só pode ser utilizado com prescrição e acompanhamento médico. Não é um medicamento comparticipado. É apresentado sob a forma de injeção para aplicação semanal, podendo usá-lo individualmente ou em conjugação com outros medicamentos para a diabetes.
Tirzepatida é a substância ativa do Mounjaro. É da família dos agentes hipoglicemiantes, com capacidade para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Está indicada para o tratamento em adultos da diabetes mellitus tipo 2 inadequadamente controlada, como adjuvante da dieta e do exercício.
A tirzepatida imita o efeito do GLP-1, que aumenta a secreção de insulina e retarda o esvaziamento gástrico, o que, por sua vez, gera sensação de saciedade. Além disso, imita também o funcionamento da hormona GIP, que também estimula a produção de insulina. A tirzepatida é, assim, conhecida como "agonista duplo" (GLP-1/GIP), e o primeiro medicamento deste tipo a ser comercializado.
Eficácia do Mounjaro
O Mounjaro foi autorizado para o tratamento da diabetes tipo 2 com base nos resultados de cinco ensaios clínicos. Estes testaram a capacidade de o Mounjaro reduzir a hemoglobina glicada (HbA1c) – o indicador mais importante para medir os níveis de açúcar no sangue – em pacientes diabéticos, em comparação com um placebo e com outros tratamentos ativos, como insulina ou semaglutida, o composto ativo nas injeções de Ozempic.
Em todos os ensaios clínicos, a tirzepatida alcançou uma diminuição maior nos níveis de hemoglobina glicada do que o medicamento com o qual foi comparada. Ou seja, o Mounjaro é eficaz no tratamento da diabetes.
Os estudos clínicos demonstraram uma redução de peso significativa e sustentada, com uma percentagem consideravelmente maior de participantes a atingirem objetivos de perda de peso iguais ou superiores a 5%, 10%, 15% e 20% em comparação com o grupo que recebeu placebo. Estes resultados foram consistentes tanto em pessoas sem diabetes como naquelas com diabetes tipo 2, utilizando um esquema de dose progressiva ajustado às necessidades individuais.
A tirzepatida demonstrou ser eficaz e segura na redução de peso em pessoas com obesidade ou excesso de peso, quando combinada com uma alimentação equilibrada e exercício físico.
O Mounjaro é seguro?
Por ser um medicamento novo, lançado recentemente no mercado, o que se sabe sobre a segurança da tirzepatida resulta de estudos pré-clínicos, de ensaios clínicos e da pouca experiência de uso acumulada desde que sua comercialização foi autorizada em alguns países, em 2022.
As reações adversas notificadas com maior frequência foram doenças gastrointestinais, incluindo náuseas (muito frequentes), diarreia (muito frequente) e vómitos (frequentes). Em geral, estas reações foram, na sua maioria, de gravidade ligeira ou moderada e ocorreram com maior frequência durante o início do tratamento, diminuindo ao longo do tempo.Como com qualquer medicamento novo, podem sempre surgir novas reações adversas até agora desconhecidas. Se sofrer algum efeito adverso após a utilização, notifique o Infarmed.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |