Ozempic: para que serve e a quem se destina
Divulgado nas redes sociais como indicado para emagrecer, o Ozempic é um medicamento sujeito a receita médica e que se destina apenas a doentes com diabetes tipo 2.

Ozempic é o nome de um medicamento que contém semaglutido como substância ativa. Tornou-se conhecido por ser referido na comunicação social e por celebridades que o usaram para emagrecer com rapidez e sem passar fome.
Contudo, este medicamento está apenas indicado no tratamento de adultos com diabetes tipo 2. Como tal, não tem indicação clínica aprovada para ser prescrito e usado para controlar o peso em doentes sem diabetes: é a chamada utilização off-label. Alguém que o faça estará a correr riscos e a sujeitar-se a eventuais efeitos secundários. Além disso, o aumento da procura do Ozempic provocou dificuldades de acesso a quem dele precisa.
O Infarmed e a Organização Mundial da Saúde têm alertado para a deteção e suspeita de unidades falsificadas de Ozempic. O Infarmed aconselha que o medicamento seja apenas comprado em farmácias, até porque não pode ser vendido online.
Como funciona o semaglutido?
De uma forma simples, o semaglutido “imita” os efeitos de uma molécula que existe no intestino dos seres humanos – a GLP-1 – que tem múltiplas ações na regulação do apetite e da glicose, bem como no sistema cardiovascular. O semaglutido reduz a glicemia, sendo que o modo como o faz provoca um ligeiro atraso no esvaziamento gástrico. Por outro lado, diminui o peso corporal e a massa gorda existente no organismo por baixar a necessidade de aporte de energia, o que envolve uma redução geral do apetite. Além disso, reduz a preferência por alimentos ricos em gordura.
Atualmente, existem três medicamentos com semaglutido com autorização de introdução no mercado nacional: Ozempic, Wegovy e Rybelsus. Os dois primeiros são apresentados em canetas pré-cheias e destinam-se a ser injetados. Ao contrário destes, o Rybelsus está disponível sob a forma de comprimidos.
O Ozempic e o Rybelsus apenas estão indicados no tratamento de adultos com diabetes tipo 2 insuficientemente controlada, e como ajuda à dieta e ao exercício físico. São medicamentos sujeitos a receita médica e apenas usufruem de comparticipação quando prescritos para estes casos. Já o Wegovy é indicado para controlar ou reduzir o peso, como complemento a uma dieta reduzida em calorias e a um aumento da atividade física, em adultos com obesidade ou excesso de peso com doenças associadas à sua condição. Também necessita de receita médica, mas não é comparticipado.
Quais os efeitos secundários do semaglutido?
Nos ensaios clínicos realizados, as reações adversas mais frequentes foram gastrointestinais, como náuseas e diarreia, ambas muito frequentes, bem como vómitos (frequentes). Em regra, estas reações foram de gravidade ligeira ou moderada e de curta duração.
Há ainda que considerar que o semaglutido, ao atrasar o esvaziamento gástrico, pode alterar a absorção de eventuais medicamentos tomados por via oral. Deve, por isso, ser usado com precaução por doentes que o façam.
Por fim, lembre-se de que uma alimentação equilibrada e atividade física são as bases para perder peso.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |