Dicas

Complemento solidário para idosos: como funciona

O valor de referência do complemento solidário para idosos aumentou 30 euros em 2025, para 630 euros. Este apoio, pago pela Segurança Social, destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 66 anos e 7 meses com baixos recursos. Saiba como funciona este apoio social e como pedir.

Especialista:
Editor:
30 maio 2025
Idoso a contar dinheiro

iStock

Em 2025, o valor de referência do complemento solidário para idosos subiu 30 euros, para 630,67 euros. O complemento solidário para idosos (CSI) é um apoio social pago mensalmente pela Segurança Social. Este apoio destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 66 anos e 7 meses — a atual idade da reforma — com rendimentos inferiores ou iguais a 7568 euros por ano, para uma pessoa só, ou a 13 244 euros por ano, no caso de pessoas casadas ou a viver em união de facto há, pelo menos, dois anos.

A partir de 1 de janeiro de 2026, os valores de referência do complemento da prestação social para a inclusão e do complemento solidário para idosos passam a ser equiparados. Com esta alteração, qualquer atualização de um dos valores destas prestações sociais passa a refletir-se no outro.

Saiba como funciona o complemento solidário para idosos e como pedi-lo.

Voltar ao topo

Quem pode receber complemento solidário para idosos?

O complemento solidário para idosos, pago mensalmente pela Segurança Social, destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 66 anos e 7 meses (idade atual da reforma) com baixos recursos e que recebam pensão de velhice no regime geral da Segurança Social.

Também podem ter direito ao CSI pensionistas de invalidez que não sejam titulares da prestação social para a inclusão (PSI) e que não tenham acesso à pensão social, por não preencherem as condições de acesso.

Os beneficiários do CSI devem residir em Portugal há, pelo menos, seis anos antes de pedirem este apoio. Além disso, não podem ter rendimentos superiores a 7568 euros por ano, no caso de uma pessoa só, ou a 13 244 euros por ano, no caso de pessoas casadas ou a viver em união de facto há, pelo menos, dois anos. Neste último caso, a pessoa que pede o apoio deve, ainda assim, ter rendimentos iguais ou inferiores a 7568 euros por ano para poder ter acesso a este apoio. 

Voltar ao topo

Qual é o valor do apoio?

O valor do apoio pago a uma pessoa corresponde a um valor máximo de 630,67 euros por mês. O CSI é recalculado automaticamente para os beneficiários que já recebem este apoio.

Voltar ao topo

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar