Comida para gato: nutritiva e a bom preço
A DECO PROteste testou 26 rações secas para gato, e a maioria é boa do ponto de vista nutricional. Por ano, é possível poupar quase 100 euros na comida dos bichanos.
A maioria da comida para gato testada pela DECO PROteste é de boa qualidade. Entre as 26 marcas de ração seca analisada para gato adulto, sobretudo de carne de frango, dez são mesmo muito boas. Além da análise nutricional e aos ingredientes das rações, a DECO PROteste fez contas aos preços. Um gato adulto de 5 quilos come, por dia, 71 gramas de ração: ao comprar as Escolhas Acertadas gasta 92 euros por ano, o que, face a todas as marcas analisadas, significa poupar 96 euros anuais em comida para gato.
Saber qual é a comida adequada para gatos pode não ser fácil, mas faz toda a diferença para a saúde e o bem-estar destes animais de estimação. É preciso que a ração do gato tenha os principais nutrientes nas quantidades e proporções certas. Mas será que as rações vão ao encontro das necessidades dos gatos?
Qual a melhor ração para o seu gato?
O ponto de partida para comida de qualidade são os ingredientes com que são feitos. Nas rações testadas isso não é um problema, já que são praticamente todas confecionadas com bons ingredientes.
Qual a melhor comida para gato?
Na Kitty Cocktail de Carne (Pingo Doce) e na Continente Rico em Frango, os piores resultados estão relacionados com teores de cinzas e de cálcio um pouco mais elevados do que o desejável. Encontrar um número alto de cinzas, por exemplo, significa que a matéria-prima pode ser de má qualidade e estar baseada em farinhas de cereais, ossos ou penas. Já níveis elevados de cálcio estão frequentemente associados a ingredientes de má qualidade e a demasiada riqueza em ossos, como alguns subderivados de produtos de origem animal.
O que deve ter uma boa comida para gato ?
A alimentação dos gatos deve conter proteínas digeríveis. E gorduras, fonte de energia e de ácidos gordos essenciais, e que ajudam a tornar a comida mais agradável ao palato do bichano. Fazem ainda parte da dieta equilibrada vitaminas (A e E), sais minerais (zinco, cálcio, fósforo e magnésio) e fibras, estas não tão essenciais, mas benéficas.
A análise à Auchan Multi Croquetes au Saumon revelou a falta de um dos elementos essenciais para a alimentação dos gatos: a vitamina A. O mesmo não se pode dizer da taurina (importante para a visão, o coração e a função reprodutora) e do ácido araquidónico (crucial para a pele e a pelagem, o crescimento e a função reprodutora), presentes, no devido teor, em todas as marcas analisadas.
Um alimento seco completo e equilibrado deve ter cerca de 400 quilocalorias por 100 gramas, valor que grande parte das rações para gato analisadas pela DECO PROteste têm.
Comida à medida de cada gato
As necessidades nutricionais do gato dependem do tamanho, da fase da vida, da atividade e das condições de saúde. A adequação da dieta é feita com atenção ao peso, ao apetite, ao estado do pelo e ao aspeto das fezes – volume, consistência, cor e odor estão relacionados com a digestibilidade da comida. A seca é fácil de usar e de conservar e favorece a higiene dentária, mas é preciso dar água ao gato com regularidade. A ração húmida é mais agradável ao paladar e fácil de mastigar, útil para um felino sénior. Peça a opinião ao veterinário, para saber como intercalar ambas.
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
