Hotéis para cães e gatos: como escolher?
Vai de férias, ou está doente, e precisa de deixar o patudo em boas mãos? Saiba como escolher o hotel ideal para o seu animal.
- Especialista
- Teresa Rodrigues
- Editor
- Rita Santos Ferreira e Filipa Rendo

Com a chegada das férias, surge o problema de onde deixar o cão ou o gato. Nem todos os donos têm a hipótese de levá-los consigo. O mesmo problema aparece também para quem está doente e não pode cuidar do seu companheiro de todas as horas. De forma a resolver esse contratempo, existem hotéis para animais de estimação um pouco por todo o País.
Hotel de sonho para animais de estimação
O mercado destes paraísos para hóspedes de quatro patas está em exponencial crescimento. E, cada vez mais, os donos procuram o melhor para o seu animal de estimação, tornando-se consumidores exigentes no que a estas instalações diz respeito.
Se, por um lado, existem típicos hotéis com os serviços básicos, por outro, encontramos verdadeiros resorts. Estes espaços são equipados com suítes privadas e camas em plataforma, e fazem a transmissão de programas de televisão para animais. Passeios e festas de aniversário são iniciativas que também oferecem, para proporcionar ao seu amigo o melhor conforto possível.
Reserve com antecedência
A época alta, regra geral, é crítica. Por isso, faça a reserva com antecedência (ao marcar as suas férias, por exemplo). A maioria dos estabelecimentos não tem regras quanto à duração mínima e máxima da estadia. Porém, é importante ter isso em conta.
Tal como num hotel mais convencional, também estes têm check-in. Informe-se sobre o horário de check-in e de check-out, porque, apesar de alguns hotéis usarem o mesmo esquema dos hotéis para pessoas, outros cobram à noite, e o horário de entrada e saída pode ser diferente. Boletim de vacinas atualizado (por exemplo, com a vacina da tosse do canil), desparasitações e microchip são alguns dos documentos necessários para a reserva. Há hotéis que pedem o comprovativo de morada dos donos. Alguns têm critérios de admissão como o comportamento do animal (se é agressivo ou não), a sociabilidade ou a existência de doenças transmissíveis.
Como escolher o hotel ideal para os animais?
Primeiro, certifique-se de que o alojamento está licenciado pela câmara municipal da região e se tem autorização da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV). Depois, verifique se dispõe de um espaço para a prática de exercício e se tem condições de higiene.
Compare preços e veja o que está incluído. Por exemplo, a ração nem sempre está incluída, até porque é melhor, para o próprio o animal, que coma o alimento a que está habituado. Em contrapartida, a areia dos gatos, regra geral, está incluída no preço. A maioria dos hotéis dispõe de uma tabela de preços para a época alta e outro para a época baixa. Os valores (diária) também variam consoante se trate de um dia útil ou de fim de semana, sendo este mais caro, por norma.
Por fim, convém verificar se o estabelecimento tem protocolos com um veterinário, não vá o seu amigo necessitar de cuidados enquanto está ausente.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |