Respondemos às principais dúvidas sobre animais de estimação.
Que quantidade de comida dar ao cão?
Os cães de tamanho mediano necessitam diariamente de cerca de 55 kcal, por cada quilo de peso, o que pressupõe à volta de 825 kcal, se pesar 15 quilos. Mas há variações acentuadas, que dependem da raça ou do exercício que o cão pratica. Para calcular a porção de ração, guie-se pelas calorias que a DECO PROTESTE indica. Ajuste a quantidade, se verificar que o seu animal de estimação está a engordar ou a emagrecer.
Os gatos esterilizados precisam de comida especial?
Os gatos esterilizados tendem a ganhar peso devido a alterações hormonais, embora nem sempre aconteça. Vende-se ração específica para gatos esterilizados, que deve ter menor densidade calórica para evitar ganho de peso. Em geral, a quantidade de calorias é muito semelhante à da ração seca normal. Portanto, é incorreto dizer que é necessário comprar um alimento especial para gatos esterilizados, principalmente se for mais caro.
O que é melhor para o gato: carne ou peixe?
Nos testes da DECO PROTESTE não se têm observado diferenças entre alimentos à base de carne e de peixe. O importante é que a ração seja bem formulada e cubra todas as necessidades nutricionais do animal. Normalmente, o sabor vem mais dos aromas que são adicionados no processo e não tanto das matérias-primas.
Um gato pode comer comida de cão?
Não é indicado, pois as necessidades são diferentes. Os gatos precisam de mais taurina, aminoácido essencial (mas não para os cães), e também de mais ácidos gordos insaturados, como o ácido araquidónico (não fundamental para os cães). Ou seja, a comida de cão não cobre as necessidades nutricionais do gato. Porém, se tal vier a acontecer, será melhor complementá-lo com uma colher de chá de atum em óleo para cobrir as necessidades de taurina e de ácidos gordos insaturados.
Como evitar bolas de pelo?
Os gatos domésticos passam muito tempo a lavar-se. Dessa forma, ingerem uma grande quantidade de pelo, que se enrosca no estômago e forma bolas. Por vezes, expelir bolas de pelo é difícil e o gato precisa de ajuda. Existem pastas para bolas de pelo que contêm óleos minerais ou fibras, ou ambos. Também costumam ter malte ou outras substâncias palatáveis para o gato comer. Quanto às rações contra bolas de pelo, não são uma boa opção, pois essas substâncias com efeito laxante podem interferir na absorção de nutrientes. Uma boa dieta minimiza a perda de cabelo dos gatos, especialmente rica em ácidos gordos insaturados.
Qual é o melhor seguro para animais?
Por lei, apenas é obrigatória a subscrição de um seguro de responsabilidade civil, com um capital mínimo de 50 mil euros, para os cães pertencentes a raças consideradas perigosas ou potencialmente perigosas. Encontre o melhor seguro para o seu animal de estimação com a ajuda do simulador da DECO PROTESTE.