Dicas

Como dar banho ao cão

Os banhos são importantes para a saúde e bem-estar do seu amigo de quatro patas. Mas qual a frequência? Os champôs para bebé, por serem mais suaves, serão uma boa opção para o seu cão? Eis a resposta a dúvidas frequentes. 

Especialista:
Editor:
26 julho 2024
Mulher a escovar o cão

iStock

A pelagem dos cães, além de os isolar da temperatura exterior, é uma barreira protetora contra ataques externos. Por sua vez, a pele abriga uma colónia de fungos e bactérias – o microbioma – que garante o seu equilíbrio.

Sujidades na pele e nos pelos podem causar um desequilíbrio no microbioma e originar infeções ou outro tipo de afeções como alergias e dermatites. Os banhos com um bom champô próprio para cães são, por isso, importantes para a saúde do seu fiel companheiro. Veja como proceder e com que frequência dar-lhe banho.

DESCUBRA O MELHOR CHAMPÔ PARA CÃES

6 medidas para um pelo saudável

1. Escove regularmente o cão para remover pelos mortos e desfazer eventuais nós. Ajuda a manter uma boa higiene. Há escovas com dentes metálicos ou cerdas macias. A mais adequada depende do tipo de pelagem. Informe-se na loja ou no veterinário.

2. Dê um banho regularmente, uma vez por mês ou de três em três meses, dependendo do tipo de pelo e do nível de atividade e sujidade.

3. Use champô próprio para cão, com autorização de venda (confirmando que tem um "número AV", no rótulo). Os produtos para humanos, mesmo para bebés, não têm o pH adequado e causam descamação, secura e risco de infeções no cão.

4. Molhe todo o pelo com água morna e esfregue o champô com as mãos. Use luvas quando aconselhado nas instruções.

5. Evite que o champô derrame para os olhos. Não é perigoso, mas passe por água, pois causa irritação e poderá agitar o seu fiel amigo.

6. Enxague bem o pelo para remover todos os resíduos de champô e seque com toalhas. Escove o pelo, e limpe e seque bem o interior das orelhas, para evitar otites. 

Com que frequência dar banho ao cão?

A frequência dos banhos depende do tipo de pelo, do estilo de vida do animal e da época do ano. 
  • Os cães com uma pele mais oleosa, como os retrievers, ou que desenvolvem odor mais rapidamente – caso dos buldogues e dos pugs –, mas também os que ostentam uma pelagem macia e encaracolada – como os caniches, os bichons e os yorkshire terriers –, poderão beneficiar de banhos mensais
  • Já para os de pelagem dupla e/ou densahuskies e chow chows, por exemplo – ou curta e/ou rija, como os terriers, um banho de dois em dois ou de três em três meses poderá ser suficiente. 
  • A frequência dos banhos poderá variar em função do tipo de atividade dos animais. Um cão que passe muito tempo no exterior precisará de mais escovagens e de um bom banho sempre que ficar visivelmente sujo, semanalmente, se necessário. 

Os produtos para lavar a seco a pelagem (em pó ou espuma) podem ser uma alternativa para limpezas entre banhos ou até para cães que não apreciam esta rotina de higiene. Estas opções também permitem remover as sujidades e o excesso de oleosidade da pele e deixam a pelagem do animal asseada e com um cheiro fresco.

Independentemente do tipo de pelagem e da frequência dos banhos, todos os cães devem ser escovados regularmente. No caso dos de pelagem densa, como os huskies, este cuidado deve ser diário.

Passar a escova permite desfazer nós nos fios compridos, mas também remover pelos mortos e sujidades. Além disso, ajuda a distribuir a oleosidade da pele, contribuindo para uma boa hidratação do pelo. Este cuidado regular permite detetar precocemente eventuais parasitas, como pulgas ou carraças, e problemas de pele, como irritações.

Se o animal se coça com insistência ou apresenta vermelhidão, descamação e uma queda excessiva de pelos, leve-o ao veterinário. Pode ser sinal de dermatite ou alergia.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar