Dossiês

Reconhecer e tratar cinco doenças comuns do cão

Início

O seu patudo não saltou de alegria quando pronunciou a palavra “rua”? Vomita, tosse e está apático? Conheça os sinais de alarme e os tratamentos para as doenças frequentes nos cães.

doencas cães

iStock

Quase 40% dos lares portugueses têm pelo menos um cão. A estimativa é da FEDIAF – a entidade europeia que representa a indústria de alimentos para os animais de estimação. Os dados indicam que, em 2021, havia cerca de 2 105 000 cães no País. E, se ter um cão garante afeto e companhia, também é verdade que os animais apresentam algumas exigências e requerem cuidados de saúde.

Além das visitas ao veterinário para a prestação de cuidados profiláticos e para acautelar a identificação e vacinação do cão, importa conhecer os sinais de doenças que poderão requerer uma consulta urgente:

As despesas com o veterinário e os tratamentos saem integralmente do bolso dos donos, a não ser que tenham um seguro para animais. Contudo, é possível deduzir, no IRS, 15% do IVA. Convém guardar as faturas. Caso tenha dificuldade em suportar os custos, verifique, nas associações dedicadas a animais na sua região, se há forma de obter consultas mais baratas.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós