Notícias

Cheque-nutricionista: o que é e como pedir

Os estudantes do ensino superior já podem pedir o cheque-nutricionista, um apoio para consultas de nutrição que pretende ajudar a lidar com problemas como a obesidade ou a diabetes. O programa prevê a realização de 50 mil consultas de nutrição até ao final do ano letivo. Saiba como funciona.

Especialista:
Editor:
29 outubro 2024
Nutricionista a mostra roda dos alimentos a paciente

iStock

Os alunos do ensino superior já podem aceder a consultas de nutrição de forma gratuita. Com esta medida, o Governo pretende reforçar as respostas de saúde e bem-estar para os jovens, e conta, para isso, com uma bolsa de nutricionistas disponíveis. Além destas consultas, os estudantes podem também ter acesso ao cheque-psicólogo. Saiba como funciona ou como pedir o cheque-nutricionista.

O que é o cheque-nutricionista?

O cheque-nutricionista é um apoio criado pelo Governo para os estudantes do ensino superior que necessitem de acompanhamento de um nutricionista. No ano letivo 2024-2025, estão disponíveis 50 mil cheques que vão permitir aos alunos usufruir, no máximo, de seis consultas de nutrição ao longo do ano. Todas as consultas são gratuitas.

Quem pode beneficiar do cheque-nutricionista?

O cheque-nutricionista está disponível para os estudantes do ensino superior inscritos num estabelecimento de ensino superior aderente, público ou privado, que necessitem de acompanhamento para lidar com problemas como:

  • perda de peso involuntária (>5% em 1-2 meses);
  • baixo peso (IMC<18,5kg/m2);
  • obesidade e pré-obesidade (IMC >25kg/m2);
  • diabetes mellitus tipo 1 e 2;
  • dislipidemia;
  • hipertensão arterial;
  • patologias gastrointestinais;
  • doença renal crónica, excluindo utentes em hemodiálise ou diálise peritoneal;
  • doença oncológica, excluindo utentes em tratamento adjuvante;
  • intolerância ou alergia alimentar;
  • doença neurológica;
  • anemia por défice nutricional;
  • perturbações do comportamento alimentar;
  • gravidez e puerpério.

Os cheques podem ser atribuídos independentemente do grau de ensino (licenciatura, mestrado, mestrado integrado, doutoramento, curso técnico superior profissional ou outro) que o estudante esteja a frequentar.

Como funciona o cheque-nutricionista?

O programa cheque-nutricionista dá acesso a uma consulta de nutrição de avaliação e até cinco consultas de seguimento, ou seja, um total de seis consultas (cheques/vouchers) gratuitas com um nutricionista.

Como pedir o cheque-nutricionista?

Para fazer o pedido das consultas, o estudante deve entrar no portal gov.pt e seguir estes passos:

Depois destes passos, deverá receber por e-mail uma notificação de confirmação de pedido submetido com sucesso. A instituição de ensino superior do aluno deve responder ao pedido, por e-mail, no prazo de 30 dias. Se o pedido for aceite, o estudante receberá um e-mail com o código para a consulta de avaliação.

A marcação de consultas deve ser feita diretamente com os nutricionistas que tenham aderido ao programa dos cheques-nutricionista. Já na consulta, o estudante terá de mostrar o código do cheque que recebeu por e-mail. Depois de cada consulta, irá receber por e-mail o código do cheque para usar na consulta seguinte. Cada código só poderá ser utilizado uma vez.

O cheque-nutricionista tem um prazo de validade?

O prazo de validade dos cheques-nutricionista é de 12 meses a partir da data de emissão do código do cheque. Entre a primeira e a última consulta não deve passar mais de um ano.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar