Notícias

A sopa refrigerada do supermercado é boa alternativa à caseira?

As sopas de legumes e de cenoura de supermercado são pouco calóricas e nutritivas, embora mais caras do que as caseiras. Conheça os resultados do teste a 19 produtos e saiba quais merecem o título de Escolha Acertada.

Especialista:
Editor:
30 outubro 2024
Sopa

iStock

A sopa é um elemento essencial da alimentação saudável e equilibrada. Além da boa qualidade nutricional e do preço acessível, pode ser uma boa ajuda para manter o peso, dado ser pouco calórica, no geral, e saciante. Se ingerida no início da refeição, pode levar a que se coma menor quantidade do segundo prato. Com o ritmo acelerado da vida moderna, e a consequente falta de tempo para cozinhar, há quem opte por comprá-la já pronta, no supermercado. Será seguro?

A DECO PROteste analisou 19 sopas e cremes refrigerados, oito de cenoura e 11 de legumes. A investigação debruçou-se sobre a composição nutricional e implicou a realização de testes laboratoriais para conhecer a qualidade microbiológica. Foram ainda verificados os rótulos, e os produtos, submetidos a uma prova de degustação.

Ver as melhores sopas

Nutritivas, mas com baixo teor em fibras 

Com base na informação dos rótulos, o estudo avaliou estes produtos do ponto de vista nutricional. Nos casos em que o teor em fibra não estava indicado, foi considerado ausente. De forma global, as sopas analisadas são ricas em nutrientes e contêm um baixo valor calórico – as de legumes variam entre 23 e 72 quilocalorias por 100 gramas, e as de cenoura, entre 28 e 42 kcal, valores reduzidos em qualquer dos casos. O teor em ácidos gordos saturados também é baixo. O mesmo se passa com a quantidade de sal adicionada. Menos positivo é o teor em fibra (no máximo, 1,4 por cento), mas é possível aumentá-lo, adicionando leguminosas, como grão, feijão, ervilhas ou lentilhas. Estes alimentos fornecem ainda hidratos de carbono, cálcio, ferro, zinco, ácido fólico e vitaminas do complexo B.

Sabor agradável e rótulos a melhorar 

Como é habitual, as amostras foram avaliadas por um painel de provadores, no que respeita ao aspeto, ao odor, à textura e ao sabor. Neste aspeto também há poucas críticas: a maioria dos produtos mereceu boa classificação. 

Os rótulos apresentam a lista de ingredientes e a declaração nutricional por 100 gramas, como exigido por lei. Mas algumas poderiam caprichar um pouco mais na informação não obrigatória, como o valor nutricional por porção e o número de doses por embalagem. Seria útil, ainda, que todos incluíssem o teor em fibra e um resumo da rotulagem nutricional na parte da frente do recipiente.

Um prato que fomenta a poupança   

Comprar sopa refrigerada, no supermercado, acaba por ser uma solução barata, não havendo grande diferença entre a de legumes e a de cenoura. De acordo com o estudo da DECO PROteste, a primeira custa entre 2,86 euros e 5,98 euros por litro. Pela mesma quantidade de creme de cenoura, paga entre 3,47 euros e 5,72 euros.

Na variante de legumes, ao optar pelas Escolhas Acertadas, poupa até 1,26 euros por litro, relativamente à média de preços das marcas testadas. Nas sopas de cenoura, as Escolhas Acertadas permitem economizar 64 cêntimos por litro. À primeira vista, não parece muito; mas, se multiplicar pelo número de embalagens que compra anualmente, o valor pode ser considerável. Caso esteja disposto a preparar sopa em casa, a poupança é ainda maior: 1 euro por litro em relação à média dos produtos testados, nas sopas de legumes, e 2,5 euros, nas de cenoura.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar