Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais

Reclamação Formal – Venda de Veículo com Informações Falsas e Pedido de Resolução

Exmos. Senhores, Venho, por meio desta, apresentar uma reclamação formal contra a MatrizAuto de Sintra em virtude da venda de um veículo Volkswagen Polo em condições e com informações diferentes das que me foram apresentadas no momento da compra. Além disso, verifico que houve informações enganosas que configuram uma possível tentativa de burla. No passado dia 17 de janeiro de 2025, adquiri um Volkswagen Polo na vossa loja, após me ter sido garantido que o veículo era nacional, que estava dentro da garantia do fabricante (com término em 27/04/2025), e que atendia às minhas exigências. Dado que necessitava de um carro automático e citadino para a minha esposa, e devido à minha iminente cirurgia ao pé direito, confiei na vossa informação e procedi à reserva e compra do veículo, incluindo o pagamento de 200€ para reserva e 10€ para certidão de ónus e encargos. Além disso, entreguei o meu Renault Clio de 2007 como parte do pagamento, pelo valor de 1.000€. Após a receção do veículo, comecei a identificar problemas, tais como: Tapetes rotos (não originais, ao contrário do indicado na venda); Botão do desembaciador avariado; Conexão Bluetooth com CarPlay defeituosa; Barulho anormal ao travar; Botão de volume defeituoso. Na tentativa de resolver a situação, segui o procedimento indicado e agendei a reparação do veículo numa oficina oficial da Volkswagen em Cascais. Para minha surpresa, ao chegar à oficina no dia 13 de fevereiro de 2025, fui informado de que o carro não estava coberto pela garantia do fabricante, pois tratava-se de um veículo importado da Hungria e não nacional, conforme me havia sido garantido pela MatrizAuto de Sintra no ato da compra. Diante dessa descoberta, tentei contatar telefónicamente o comercial da MatrizAuto mas sem sucesso. Dado o silêncio e a gravidade da situação, dirigi-me pessoalmente à loja, acompanhado de um amigo para servir de testemunha do que estava a ocorrer. Numa primeira abordagem o comercial, negou qualquer irregularidade, alegando que a informação constava no contrato. No entanto, ao confrontá-lo com os documentos fornecidos pela própria MatrizAuto, reconheceu que houve um “erro de sistema” e encaminhou-me para o Engenheiro da Qualidade. O Engenheiro de qualidade tentou justificar-se dizendo que a MatrizAuto comprara o veículo com 0 km** e que o teve em posse antes da venda. Contudo, tal explicação não é coerente, visto que adquiri o veículo com **aproximadamente 55.000 km, para além de estranhar a MatrizAuto adquirir o carro no estrangeiro e colocar ele como nacional. Após sucessivas tentativas de desvalorizar o problema por parte do Engenheiro da qualidade, decidiram chamaram o gerente da loja, que adotou uma postura distante e pouco empática, nunca reconhecendo o erro nem demonstrando qualquer sentido de responsabilidade. Ele indicou que poderia devolver o veículo, mas sem fornecer qualquer prazo para tal, causando-me prejuízo e transtornos significativos. Direitos Violados e Pedido de Resolução Tendo em conta os factos apresentados, fica evidente que houve: Fornecimento de informações falsas e enganosas sobre a origem do veículo e sua cobertura pela garantia do fabricante; Venda baseada em informação incorreta, o que configura uma prática comercial desleal, proibida pelo Código da Publicidade e pela Lei de Defesa do Consumidor; Grave prejuízo financeiro e pessoal, visto que entreguei o meu veículo anterior como parte do pagamento e fiquei sem meio de transporte, além das perdas de tempo e trabalho. Atenciosamente, Rui

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste
A. V.
15/02/2025

ikea continua assedio e a acusar colaboradores

Ikea continua assedio e a acusar colaboradores. O que tem feito ao longo dos anos é uma vergonha e quando eu entrei , falava-se de terem colocado em caixas uma responsável grávida e gerou revolta , pois nem tinha experiência, vinha de fora com cunhas etc etc, quando nas vagas exigem um certo perfil. Todos falaram desta situacao e de outra responsável que era protegida pela superior de caixas e que andava envolvida com muitos chefes e sempre a faltar. Passado algum tempo esta responsável com a superior de caixas e o esquema ilegal do chefe de segurança que utiliza favores dos seus conhecimentos para obter informações, tentaram me acusar de ter atendido pessoa conhecidas e que podia não ter passado coisas. O objectivo era que eu fosse embora, mas deram-se mal. Fizeram isto ilegalmente mas foi tudo escondido. Este é o método ikea acusar colaboradores. Claro esta responsável protegida por cunhas fica na Ikea e nada lhe aconteceu. Como a mim me fizeram isto muitas mais coisas tem feito e desmentido. Ikea não é um bom local para trabalhar e existe muitas cunhas e assédio de chefias e proteção do service office.

Encerrada
A. C.
15/02/2025

Cancelamento indevido da encomenda

Exmos. Senhores, Procedi, no passado dia 10 de fevereiro, à encomenda de uma televisão no site da Worten, tendo efetuado no imediato o pagamento que me foi solicitado (via MBWAY), encomenda a que foi atribuído o n.º 63962161. Acontece que, nesse mesmo dia, sem qualquer aviso nem comunicação, sou surpreendida com uma devolução via MBWAY do valor correspondente à encomenda. Algumas horas depois, recebo um e-mail referindo que "por um erro informático", procederam ao cancelamento da encomenda. Ora, cumpre-me dizer o seguinte: 1) não autorizei a resolução (unilateral) deste contrato (nem é legal que o façam); 2) nem tão-pouco autorizei nem requeri a devolução do dinheiro (nem é legal que o façam); 3) pretendo (como sempre pretendi) e com a sinalagmaticidade que caracteriza estes contratos, que este se cumpra, pelos moldes estabelecidos inicialmente e que foram contratualizados (como prescreve a lei); 4) não tenho (nem poderia ter) qualquer responsabilidade pelos "erros informáticos" por parte do prestador de serviços (como decorre da lei); 5) esses erros são da inteira responsabilidade da Worten, que deve procurar soluções para eles, junto das entidades que entender por responsáveis, mas nunca assacar essa responsabilidade ao comprador (é de lei); 6) ficam algumas questões no ar: o que fizeram em relação às encomendas bem sucedidas e rececionadas por outros consumidores? O que fariam se, por um "erro informático", o valor em vez de maior, fosse menor: devolveriam a diferença? O que acontece às restantes encomendas de pessoas que foram "chamadas" ao site através desse anúncio e acabaram por efetuar outras encomendas? Serão devolvidas? Ou terá servido este anúncio (enganador) apenas para "chamar" as pessoas ao site? Assim, mais não pretendo do que o cumprimento do contrato inicialmente estabelecido, nos termos contratualizados Não pretendo nem aceito a devolução do dinheiro assim como também não aceito vales de desconto para outras compras. Quero apenas o envio do produto que comprei, no valor que o comprei. Com os melhores cumprimentos, Ana Carolina Carvalho

Encerrada
A. S.
15/02/2025

Venda de Telemóvel Recondicionado com Avaria

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar formalmente reclamação pela venda, por parte da vossa empresa WORTEN, no passado dia 31 de Janeiro de 2025, de um iPhone 15 Pro Max recondicionado, em não conformidade com as condições e descrição que o vendedor apresentou antes da compra do equipamento. O equipamento, comprado em loja física, era um artigo de exposição e na etiqueta onde constava o preço de venda e o estado atual da bateria, não fazia referência a qualquer anomalia no produto. Foi detectado por minha parte, utilizadora do equipamento, que o mesmo não procedia ao carregamento normal da bateria, mesmo tendo sido utilizado o cabo e transformador da própria marca APPLE. Detectada esta anomalia, e com apenas 15 dias de utilização do equipamento, dirigi-me à Worten do Forum Coimbra, onde adquiri o telemóvel e pedi para exercer o meu direito de rejeição do artigo, por não conformidade com as condições descritas pelo vendendor antes da compra, como consta no artigo 7º, do Decreto-lei 84 /2021 de 18 de Outubro. Não me foi possível gozar deste direito, pois segundo me foi informado em loja, os telemóveis são excepções ao direito mencionado acima. Mais informo, que em nenhum momento durante a compra do equipamento, mesmo tendo eu questionado explicitamente sobre o período de garantia do mesmo e visto ser um artigo recondicionado, me foi informado que os telemóveis, nesta empresa não estão abrangidos pela politica de satisfação e devolução. Além de não me ter sido referido esse facto importante, em loja também não constava essa informação escrita e visível de forma inequívoca ao consumidor. Dado o exposto, venho por este meio manifestar o meu profundo desagrado pela mencionada empresa vender um equipamento recondicionado, com anomalia, ( o que implica que o mesmo não foi testado como deveria, antes de ser colocado à venda), e por me ter sido negado o exercício do meu direito de rejeição, dentro do prazo legal para o fazer. Não me tendo sido dada outra opção, deixei o equipamento para repação, ao abrigo da garantia legal, pelo que aguardo o reparação do mesmo. Sem mais assunto de momento. Cumprimentos.

Encerrada
P. D.
14/02/2025

Sem caixas

IKEA obriga o cliente a trabalhar nas caixas e gratuitamente No IKEA na loja em Alfragide não existe escolha ou o cliente faz o registo dos produtos, sobre uma vigilância muito apertada em que a funcionária em Alfragide de nome Andreia em vez de ajudar fica a mexer no cabelo e comentar sobre os clientes com o segurança. IKEA está a vigiar o cliente abusivamente e depois vêem fazer auditorias e o cliente fica sujeito a ser humilhada . IKEA é um engano e não volto mais . Aproveite e vejam também a reportagem sobre IKEA o caçador de Árvores e de certeza que não vão querer comprar lá mais .

Encerrada
T. M.
14/02/2025

Encomenda não recebida

Exmos. Senhores, Venho aqui fazer uma reclamação sobre a amazon. No passado Setembro 2024 e não vim aqui logo nem sei porquê. Eu fiz uma encomenda na qual foi dividida por vendedores, portanto recebi uma parte da encomenda e supostamente iria receber a outra parte. Mas nunca chegou a acontecer, disseram que os dois cremes, que foi o que eu encomendei, chegariam juntos e a encomenda veio vazia. Em seguida segue o email que eu enviei para eles e as constantes respostas que foram sempre as mesmas, desacreditando completamente na minha reclamação. (A minha reclamação) Good afternoon, I hope this email will find you well. So on Sunday I received two parcels with the number 402-3521504-8149956 but they came with two separate bags. On one bag everything was ok, the product was the centella asiatic serum. On the other bag that was supposed to be two products from beauty of Joseon but that was nothing inside. Attached, I send a video with the package even without the Amazon seal. (A resposta deles) Dear customer: Thank you for contacting us. Your comments and suggestions help us to improve our store and to offer a better service to our customers. We are concerned about your account activity. We want to do everything we can to help you avoid problems with the delivery of the products you buy on Amazon.es. We have investigated the delivery of your order number 402-3521504-8149956 and CTT_PT has confirmed that the shipment was delivered to you in good condition. Your account is still open and available for use. Please note that we may close your account if you don't meet the terms of our agreements. For more information about our policies, visit our “Terms of Use” page. You'll find a link to this page at the bottom of any Amazon.es page. If you have any other questions related to orders or the account, please contact our customer support team using the following link: Cumprimentos.

Encerrada
D. S.
14/02/2025

Atraso na Entrega da Documentação

Exmos. Senhores, Já expus minha situação diversas vezes e, até o momento, não obtive qualquer resposta concreta por parte da Auto1. Adquiri uma viatura no dia 06/01/2025, com a previsão de entrega entre 7 a 13 dias úteis após o pagamento. A entrega, no entanto, ocorreu apenas em 29/01/2025, já fora do prazo inicialmente indicado. Além desse atraso, o problema mais grave é a documentação do veículo, que deveria ter sido entregue até 06/02/2025. Hoje, 14/02/2025, continuo sem receber os documentos, impossibilitando a utilização da viatura e gerando prejuízos diretos. Após diversos contatos, recebi apenas promessas não cumpridas e nenhuma previsão concreta para a resolução do problema. O impacto desta falha é significativo: A viatura permanece parada há quase três semanas, gerando transtornos operacionais e financeiros. Um negócio de revenda que dependia da entrega no prazo foi cancelado, obrigando-me a devolver um valor de €1.500,00 ao cliente. O atendimento da Auto1 não apresenta soluções efetivas, apenas justificativas sem retorno concreto. O mínimo que se espera de uma empresa desse porte é compromisso com os prazos estabelecidos e transparência na comunicação com o cliente. No entanto, até agora, não tive qualquer retorno sobre quando a documentação será entregue. Diante desse cenário, exijo uma solução imediata e um posicionamento claro sobre a entrega da documentação.

Encerrada
H. R.
14/02/2025

Falta de Assistência: Equipamento comprado novo que não funciona!

Exmos. Senhores, Na passada quinta-feira, dia 06 de fevereiro, liguei para o serviço de assistência da Candy para reportar um problema com uma máquina de lavar roupa nova, que comprei no passado mês de janeiro. Desde então, até à data de hoje, 14 de fevereiro, passou mais de uma semana e continuo sem ter qualquer tipo de contacto da parte da assistencia da Candy para a resolução do meu problema, recordo: um equipamento comprado novo, que não funciona! Na passada quarta-feira liguei para o revendedor onde comprei o equipamento, e após terem contactado diretamente com a Candy, garantiram também a eles que eu iria ser contactado até ao final do dia seguinte (Quinta-feira). À data de hoje, sexta-feira, dia 14 de fevereiro, continuo sem ter qualquer resposta, nem um contacto sequer, da parte da Candy para resolver esta situação. Recordo, trata-se de um electrodoméstico comprado novo, que nunca funcionou, encontra-se estacionado a ocupar espaço em minha casa há mais de um mês, e do qual não me posso sequer pedir troca ou devolução visto precisar do relatório técnico da assistencia para o efeito! Pelo exposto, conforme os meus direitos enquanto consumidor, solicito a intervenção das entidades competentes para resolver esta situação.

Resolvida
C. F.
14/02/2025

Anulação da Encomenda

Exmos. Senhores, Efetuei a compra de dois telemóveis, Smartphone Xiaomi Redmi Note 14 Pro+ 5g 8/256gb Preto, na loja Aquarius Eletrónica, no dia 13 de fevereiro de 2025, pelo preço de 516,79 euros (251,90 cada) . Foi confirmado o pagamento, foi confirmada a encomenda e hoje recebo um e-mail que a mesma foi cancelada "devido a um erro de sincronização dos nossos dados com a loja online". Consultando a mesma loja, hoje o preço do telemóvel está cem euros mais caro , por 351,90 e penso que terá sido um erro , mas que agora não querem assumir. Terei de ficar sem a encomenda? Cumprimentos.

Encerrada
S. C.
14/02/2025
disfrazzes

Envomenda nao registada

Exmos. Senhores, No passado dia 11/02/2025 fiz uma encomenda de um fato de carnaval para a minha filha nesta loja online, fiz ko pagamento por Mbway e nunca recebi um email de confirmação de encomenda achei estranho e tentei várias vezes enviar email e reclamar no chat e nunca obtive resposta. Agora que ameacei denunciar às autoridades eles enviaram um email e fizer que não tinham recebido nenhum pagamento naquele valor. Enviei várias vezes o comprovativo de pagamento e nada. Cumprimentos.

Resolvida

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.