Reclamações públicas

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A. C.
25/07/2025

Recusa de troca e de devolução de artigo comprado em loja física – TOUS

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação contra a empresa TOUS Portugal, na sequência de uma situação inaceitável ocorrida após a compra de um artigo numa das suas lojas físicas. No passado dia 21 de julho de 2025, adquiri um artigo numa loja TOUS. Alguns dias depois, dirigi-me novamente ao mesmo espaço com o objetivo de proceder à troca do produto, no pleno exercício do meu direito enquanto consumidora. Fui informada de que a troca não seria possível porque o artigo “está na Madeira”, sem que me fosse apresentada qualquer solução alternativa. Perante esta limitação injustificada, solicitei a devolução do artigo para poder efetuar uma nova compra na loja online da TOUS. Também essa opção foi recusada, deixando-me sem possibilidade de troca, devolução ou crédito. Tal conduta configura uma clara violação dos direitos dos consumidores, e denota uma prática comercial lesiva, na medida em que impossibilita a resolução do contrato por motivos exclusivamente imputáveis à organização interna da empresa. Face ao exposto, venho requerer à TOUS que: 1. Aceite a troca do artigo por via postal (CTT), sendo o envio efetuado por mim, e a empresa responsabilizando-se pelo envio do novo produto e pelos custos logísticos envolvidos; OU 2. Proceda à devolução imediata do valor pago, mediante a devolução do artigo, por envio postal ou entrega presencial. Esta situação, além de frustrante, contraria o espírito das boas práticas comerciais e pode configurar violação da Lei de Defesa do Consumidor (Lei n.º 24/96), bem como dos princípios da Lei dos Contratos à Distância e Fora do Estabelecimento Comercial (Decreto-Lei n.º 24/2014), aplicável por analogia quando a empresa não disponibiliza solução presencial. Solicito à DECO que intervenha junto da TOUS para que me seja apresentada, com urgência, uma solução adequada, sob pena de escalamento para as entidades competentes (ASAE, Direção-Geral do Consumidor e Centro de Arbitragem). Aguardo resolução célere. Com os melhores cumprimentos,

Encerrada
C. P.
10/02/2025

Anel em ouro - sem contraste

Exmos. Senhores, Nos finais de Nov/2024 comprei um anel de ouro barco 18 kilates (1.9g) com pedras preciosas na TOUS - Corte Inglês em Gaia. Eis o meu espanto, quando num destes dias reparei que a joia (anel) nao tem contraste. Deram.me um papel de autenticidade mas no anel parece apenas existir uma numeraçao , sera do fabricante?!. Isto é legal? Uma empresa espanhola, com loja fisica poder vender joias sem contraste nacional (portugal)? Como hei proceder para colocarem o devido contraste no anel? Esta é a segunda reclamaçao , pois da primeira (12/12/2024) (Número de caso - 11666429) nao obtive qualquer resposta.. Desde já agradeço a atençao dispensada. Cumprimentos. Carla Pereira

Resolvida
S. M.
31/01/2025

Reembolso não recebido

Exmos. Senhores, No dia 30 de novembro de 2024 fiz uma compra de uma mala na TOUS, no valor de 125€, passou o prazo de entrega da encomenda e como ainda não tinha recebido nada liguei para a loja pelo que me disseram que a encomenda estava perdida na transportadora, como tal pedi o reembolso da mesma. Segundo a loja já foram efetuadas 3 tentativas de reembolso da mesma (1 tentativa dia 25/12/24, 2 tentativa dia 06/01/24) no qual o último foi processado dia 15/01/2025 e supostamente o dinheiro estaria na conta dia 30/01/2025, como não recebi nada contactei mais uma vez a loja onde me foi dito que o reembolso tinha sido concluído, pedi então o comprovativo do mesmo que ainda não recebi. Gostava de ver esta situação resolvida o mais rapidamente possível. Obrigada. Nr da encomenda: PT042880977 Cumprimentos.

Encerrada
C. M.
25/01/2025

Funcionária da tous arrábida exige comprovativo dos dados bancários mas não os comunica à empresa

No passado dia 08/01/2025 efetuei duas compras junto do website da Tous. A primeira compra foi paga no mesmo dia 08/01/2025 e cancelada no dia seguinte, sem qualquer indicação de motivo. O montante pago (99€) nunca foi restituído, apesar das inúmeras tentativas de contacto telefónico (que a marca nunca atende) e via e-mail. A segunda encomenda foi paga a 10/01/2025, tendo sido devolvida, por apresentar defeito, no dia 16/01/2025 na loja Tous sita no Arrábida Shopping. No momento da entrega do bem para devolução, foi solicitado pela Sra. Funcionária presente no estabelecimento no dia 16/01/2025, pelas 21h00 da noite, um comprovativo de NIB e IBAN da conta bancária que tinha sido utilizada para efetuar o pagamento por Multibanco. O comprovativo não só foi exibido, como entregue à Sra. Funcionária, tendo ficado no mencionado estabelecimento e na posse da Funcionária que o solicitou. Hoje, dia 25/01/2025 ainda não recebi a restituição do valor pago relativo a nenhuma das encomendas, ambas no valor de 99€. Para minha surpresa fui contactada pela Tous que solicita que envie, uma vez mais, o comprovativo de pagamento e de IBAN/NIB. Por este motivo, venho denunciar possível utilização abusiva dos dados bancários pela Sra. Funcionária e questionar a Tous para que efeito a sua Funcionária exigiu ficar com o comprovativo de IBAN/NIB se não o comunicou à marca. Caso venha a ser detetada qualquer operação não identificada relacionada com essa conta bancária, irei accionar os mecanismos legais contra a Tous e sua Funcionária, de modo a reparar quaisquer danos.

Encerrada
C. M.
22/01/2025

Recusa da devolução do dinheiro no prazo legal após cancelamento pela empresa Tous

No passado dia 08/01/2025, realizei compra online via website Tous, que foi paga de imediato via Mbway. No dia 09/01/2025, arbitrariamente e sem indicação de qualquer motivo para o efeito, a minha encomenda foi cancelada pela empresa. Fiquei sem o montante pago e sem o artigo. Só após inúmeras insistências da minha parte é que a empresa confirmou, em 20/01/2025, "Informamos que o reembolso da sua encomenda foi processado e deve estar disponível na sua conta num prazo de 14 dias úteis.", o que se tem por inaceitável e ilegal uma vez que o diploma legal prevê um prazo máximo de 14 dias corridos desde a resolução da compra e venda para que ocorra a devolução do montante pago. A acrescer, nem foi o consumidor a tomar a iniciativa da resolução, pelo que, tudo considerado, é patente a má-fé da empresa. Ainda que consideremos a data do cancelamento da encomenda pela Tous, o prazo legal que se iniciaria no dia seguinte está em vias de terminar. Assim, e por estarmos em presença de um incumprimento do contrato de compra e venda, bem como do regime legal imperativo, e caso o montante pago não dê entrada até ao final do décimo quarto dia na minha conta bancária, terei de recorrer à via judicial para exigir o pagamento do dobro da quantia, nos termos legais, acrescido de indemnização pelos prejuízos. Junto cópias das comunicações eletrónicas enviadas pela Tous

Encerrada
C. M.
15/01/2025

Alegados roubos de dustbags enquanto justificação da recusa de entrega de saco protetor

Exmos. Senhores, Adquiri uma mala via website da Tous, no valor de 89€, com entrega no domicílio. Sucede que, além da caixa vir visivelmente danificada, a mala não vinha acompanhada de dustbag, nem de certificado de autenticidade. Quando me dirigi à loja Tous no Arrábida Shopping para proceder ao levantamento de uma segunda encomenda, expliquei o sucedido e perguntei se me poderiam dar o dustbag já que a caixa da primeira encomenda, conforme comprovado em fotografias, não o trazia. A Senhora funcionária que se encontrava na loja e me atendeu por volta das 21h, negou peremptoriamente afirmando que "há clientes que estão tão desesperados por ter o artigo que levam mesmo sem saco", e "houve muitos roubos de sacos nas lojas". Ademais, é a própria Tous que recomenda "Guarde a carteira de couro num local fresco e seco, longe da luz solar direta e de fontes de calor. Além disso, recomenda-se utilizar um protetor de tecido respirável para a guardar de modo a que não acumule pó.". Ora, se todas as encomendas vêm ou deveriam vir acompanhada do dustbag, que é de resto essencial à preservação do artigo, não se vislumbra motivo para ficar sem o meu, muito menos sob a justificação de que "os roubaram". Não sou eu, enquanto cliente, que devo arcar com as responsabilidades e/ou consequências e prejuízos dos alegados roubos. Assim, e porque tentei contactar a Tous diversas vezes via chat, whatsapp, e-mail e telefone, não tendo obtido qualquer resposta, irei proceder à devolução do artigo, mas não sem antes alertar para a situação ocorrida. Cordiais cumprimentos

Resolvida
L. F.
16/12/2024

Encomenda não recebida

Exmos. Senhores, Em 29 de novembro de 2024 adquiri Colar curto banhado a ouro de 18 K sobre prata com motivos Bold Motif Ref. 1004098600, da marca TOUS, pelo valor de 118,15euros. O pagamento foi efetuado no momento. Conforme fatura-recibo, na altura foi acordado com o vendedor que a entrega seria efetuada até ao dia 10 de dezembro. Contudo, até à presente data, o mesmo ainda não foi entregue. Não consigo entrar em contato com a marca porque tudo são atendimentos automáticos. Assim sendo, exijo, no prazo máximo de 8 dias, procedam à entrega do referido colar, sob pena de resolução do contrato, e sem prejuízo do direito de indemnização por eventuais danos causados. Cumprimentos.

Encerrada
R. C.
12/12/2024

Encomenda não recebida

Exmos. Senhores, Em 01/01/2024 adquiri um colar da marca Tous pelo valor de 69 €. O pagamento foi efetuado no momento. Conforme fatura-recibo, na altura foi acordado que a entrega seria efetuada até ao dia 11/12/2024. Contudo, até à presente data, o mesmo ainda não foi entregue. Foi indicado um link da transportadora que refere que a encomenda já foi entregue no dia 07/12/2024, não sendo verdade e até ao momento não recebi nenhuma encomenda. Não estou a conseguir contactar a marca através do meios fornecidos. Assim sendo, dado que o prazo de entrega já foi ultrapassado e a encomenda não foi entregue, contrariamente ao referido no site da transportadora, solicito uma resposta por parte da marca e resolução da situação. Cumprimentos.

Encerrada
C. P.
12/12/2024

Anel em ouro - sem contraste

Exmos. Senhores, Nos finais de Nov/2024 comprei um anel de ouro barco 18 kilates (1.9g) com pedras preciosas na TOUS - Corte Inglês em Gaia. Eis o meu espanto, quando num destes dias reparei que a joia (anel) nao tem contraste. Deram.me um papel de autenticidade mas no anel parece apenas existir uma numeraçao , sera do fabricante?!. Isto é legal? Uma empresa espanhola, com loja fisica poder vender joias sem contraste nacional (portugal)? Como hei proceder para colocarem o devido contraste no anel? Desde já agradeço a atençao dispensada. Cumprimentos.

Encerrada
A. S.
27/11/2024

Pagamento de desconto

Exmos. Senhores, Eu fiz uma encomenda online na aplicação da Tous no dia 09/11/2024 de um anel que tinha o valor de 89€ mas tive 10% de desconto de ser a primeira compra e mais 5% por pagar com cartão de crédito, mas o anel como o anel ficou pequeno tive de ir trocar e fizeram-me pagar os descontos que tive, sendo que eu só troquei o número do anel e e não por outro artigo deveria ter direito ao desconto na mesma. Cumprimentos.

Encerrada

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