Minuto Consumidor 2021

Semanalmente, a rubrica "Minuto Consumidor" responde às dúvidas dos consumidores sobre vários temas da atualidade. O programa é uma parceria da DECO PROTESTE com a SIC Notícias e o jornal Expresso, com transmissão todos os domingos, às 19h, no canal noticioso, e repetição à segunda e à terça-feira. Todas as semanas, o Expresso publica um texto relacionado com o tema e a DECO PROTESTE partilha os conteúdos que vai publicando no site sobre os temas. Veja os vídeos e os nossos artigos relacionados.
Temas em destaque 2021
1. Minuto Consumidor: O que fazer em caso de cancelamento de viagens?
A pandemia levou ao cancelamento de centenas ou milhares de viagens. O consumidores pagaram deslocações e alojamentos dos quais não puderam usufruir. Quais são as opções nestes casos?
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre cancelamento de viagens.
2. Minuto Consumidor: O que fazer se tem bilhete para um espetáculo ou festival cancelado?
Devido à covid-19, o setor cultural foi obrigado a parar, com espetáculos e festivais cancelados. Saiba o que fazer se comprou bilhetes para um evento cultural que não se realizou ou que não se irá realizar.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre cancelamento de espetáculos.
3. Minuto Consumidor: A encomenda não é o que esperava? Saiba como reclamar
Ao fazer compras online, pode ter uma surpresa desagradável quando recebe a encomenda. O produto que acabou de receber não corresponde às fotografias do site? Conheça os seus direitos e saiba como reclamar.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre comprar pela net sem perder direitos.
4. Minuto Consumidor: Como saber em que lugar está nas listas de espera de consultas/cirurgias?
Em 2020 realizaram-se menos 8 milhões de consultas em comparação com 2019. As listas de espera são longas e os profissionais de saúde terão incentivos para encurtar o processo. Descubra em que lugar está na lista e quando poderá ser atendido.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre listas de espera na saúde.
5. Minuto Consumidor: Comprar eletrodomésticos seminovos ou recondicionados é uma boa opção?
Há locais que podem vender eletrodomésticos sem caixas nem proteções, e com riscos ou amolgadelas. Saiba se vale a pena aproveitar os eletrodomésticos seminovos ou recondicionados.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre a obsolescência prematura dos eletrodomésticos.
6. Minuto Consumidor: Devo fazer seguro no telemóvel? E reparar fora da marca?
O que inclui um seguro para telemóvel? Já lhe aconteceu pedir um destes seguros e, quando precisou de acioná-lo, não foi possível? Saiba se os seguros de equipamento eletrónico são, realmente, úteis.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre fazer um seguro para telemóveis.
7. Minuto Consumidor: Quanto vou pagar a mais por encomendas a partir de julho?
As taxas alfandegárias são diferentes desde 1 de julho de 2021. As encomendas que fizer fora da União Europeia passaram a incluir o valor do IVA do país de destino. Conheça todas as mudanças.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre como sobreviver à alfândega.
8. Minuto Consumidor: Pediu um empréstimo e o banco recusou? Saiba o que fazer
Conseguir um empréstimo bancário pode ser difícil por causa de todos os requisitos que são pedidos. Se o risco de o banco reaver o dinheiro for considerado demasiado elevado, o pedido de empréstimo é recusado. Saiba mais.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre crédito à habitação.
9. Minuto Consumidor: Quais as diferenças entre um seguro de saúde e um plano de saúde?
É preferível subscrever um seguro de saúde ou um plano de saúde? Depende das suas necessidades. Apesar de os planos de saúde serem mais baratos, os seguros são mais completos. Veja as situações a ter em conta.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre seguro de saúde sem restrições de idade.
10. Minuto Consumidor: Como evitar fraudes pelo MB Way?
O MBWay é uma app segura, mas pode ser perigosa para utilizadores menos experientes. As fraudes têm sido recorrentes nos últimos tempos. Saiba como evitar burlas.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre como proteger-se de burlas com a app MB Way.
11. Minuto Consumidor: O que posso fazer quando a Segurança Social se atrasa com as pensões?
Podem ser pedidas pensões em cinco casos: por velhice, morte, invalidez, dependência ou insuficiência de recursos. Caso ocorram atrasos no pagamento da pensão, há várias formas de resolver o problema. Saiba quais.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre pensões e o futuro da Segurança Social.
12. Minuto Consumidor: O que compensa mais? Renting ou leasing de carros?
A compra ou aluguer de um carro dependem do montante a pedir, das garantias de crédito e de quem será o proprietário da viatura. Entre renting e leasing, descubra qual é a opção ideal para si.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre financiamento automóvel.
13. Minuto Consumidor: O que fazer quando o serviço de internet funciona mal?
Tem problemas com a internet? Por norma, quando é fixa e está incluída em pacotes, a internet tem mais problemas de velocidade e de acessibilidade. Saiba como reclamar ao seu operador.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre internet lenta.
14. Minuto Consumidor: O que é o Cartão Jovem e quais são as vantagens?
O Cartão Jovem inclui diversos descontos (de 5% a 50%), isenções e vantagens para os jovens nacionais e europeus. Pode aderir a este cartão quem tenha entre 12 e 29 anos, inclusive. O Cartão Jovem tem validade anual e custa 10 euros. Saiba como pode utilizá-lo.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre espetáculos.
15. Minuto Consumidor: Como evitar fraudes no comércio online não registado?
A compra e venda de produtos online nem sempre é segura, sobretudo se forem "lojas" não registadas como empresas em Portugal e sem endereço físico de contacto. Saiba como se pode proteger e que precauções deve tomar ao fazer uma compra neste tipo de plataformas.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre lojas online.
16. Minuto Consumidor: O que muda no crédito à habitação em 2022
Os créditos à habitação vão sofrer alterações no final de 2022. A maturidade média dos empréstimos vai diminuir, o que significa que vai ter menos tempo para pagar a dívida. Conheça as recomendações dadas pelo Banco de Portugal.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre tudo o que precisa de saber sobre crédito à habitação.
17. Minuto Consumidor: Dicas para poupar na fatura da eletricidade
Há várias formas de poupar na conta da luz. Apagar as luzes quando sai dos compartimentos ou quando não precisam de estar ligadas são algumas delas. Conheça todas as dicas de poupança de eletricidade.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre o que se passa com o custo da eletricidade.
18. Minuto Consumidor: O que são criptomoedas?
O mercado das criptomoedas está a crescer. Começou a ter alguma importância em 2009 quando surgiram as Bitcoins, as moedas virtuais mais utilizadas. Saiba como funciona este tipo de dinheiro.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre Bitcoin e outras moedas virtuais.
19. Minuto Consumidor: Vale a pena comprar ouro?
O ouro simboliza uma garantia de valor que é uma salvaguarda em caso de uma crise grave ou de uma guerra, por exemplo. Mas também é um investimento sem rendimento que pode não compensar. Conheça o mundo do negócio do ouro.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre ouro em segunda mão.
20. Minuto Consumidor: Como posso investir em ações?
As ações são pequenas partes do capital de uma empresa, mas não é um investimento para todo o tipo de perfil. Fazer o investimento de uma forma diversificada, optando por mercados e setores diferentes, é uma maneira de diminuir o risco. Saiba mais sobre ações.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo com 10 dicas para aplicar poupanças.
21. Minuto Consumidor: Como funcionam os seguros para animais?
O acesso aos seguros de Saúde está cada vez mais generalizado e já existem seguros para animais domésticos. Conheça as diferenças e as exceções deste tipo de seguros e saiba como aderir.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre como escolher um seguro para o cão ou para o gato.
22. Minuto Consumidor: De que forma é mais vantajoso aplicar dinheiro nos bancos?
Atualmente, o que ganhamos por aplicar o dinheiro nos bancos é muito pouco.Conheça os vários tipos de depósitos e onde aplicar o dinheiro.
23. Minuto Consumidor: O que é o 5G?
O 5G está relacionado com uma maior velocidade de rede, vários dispositivos ligados, conetividade permanente e redes mais flexíveis. Estas características vão ser implementadas, de forma gradual, durante a próxima década. Conheça as características da tecnologia 5G e os eventuais riscos para a saúde.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre a tecnologia 5G e os riscos para a saúde.
24. Minuto Consumidor: Como posso cancelar os Serviços de Valor Acrescentado?
Há várias situações em que podem ser cobrados serviços de valor acrescentado (SVA), na maior parte das vezes sem que o consumidor se aperceba que está a pagar por eles. Saiba como evitar os SVA e ao que tem de estar atento.
Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre como cancelar serviços de valor acrescentado no telemóvel ou net móvel.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |