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Como proteger-se de burlas com a app MB Way

Há cada vez mais relatos de burlas com recurso ao MB Way. Normalmente, as vítimas não são utilizadoras da app e desconhecem o seu modo de funcionamento. Saiba como proteger-se.

  • Dossiê técnico
  • Nuno Rico
  • Texto
  • Sílvia Nogal Dias e Filipa Rendo
20 fevereiro 2020
  • Dossiê técnico
  • Nuno Rico
  • Texto
  • Sílvia Nogal Dias e Filipa Rendo
App MB Way em ecrã de smarphone

iStock

No início de fevereiro, Rui (nome fictício) publicou um anúncio no OLX. Menos de 5 minutos depois, foi contactado por um utilizador interessado no eletrodoméstico que tinha acabado de pôr à venda. Fechado o negócio, o suposto comprador perguntou se poderia fazer o pagamento com o MB Way. Rui não estava familiarizado com a aplicação, mas, perante a disponibilidade do comprador para dar "todas as indicações por telefone", disse que sim. Estava prestes a tornar-se em mais uma vítima de burla, entre as centenas que, nos últimos meses, apresentaram queixa às autoridades.

Os esquemas acontecem, normalmente, no contexto de vendas online, em sites como o OLX e o Custo Justo. O burlão entra em contacto com o vendedor e pergunta se este é utilizador da app MB Way. Se a resposta for "não", põe o esquema em curso, convencendo-o de que é fácil e rápido receber o pagamento dessa forma. O suposto comprador sugere ao vendedor que se dirija a uma caixa Multibanco, orientando-o nos passos a dar.

Foi exatamente o que aconteceu a Rui. Depois de introduzir o cartão de débito na caixa automática, o burlão indicou-lhe um contacto telefónico e um código que recebeu no seu telemóvel e que Rui inseriu nos campos que lhe apareceram no ecrã do Multibanco. Com esta operação, Rui associou aquele contacto telefónico à sua conta, dando à pessoa que o detinha total acesso ao seu dinheiro.

Autoridades alertam para aumento de casos 

Rui desconfiou de que algo de errado se passava uma hora depois. O comprador garantira que lhe enviaria "logo de seguida" uma SMS com a morada para envio do produto, e esta tardava em chegar. Estranhou a demora e, por isso, resolveu consultar o saldo da conta: nessa altura, já estava praticamente a zeros. Alarmado, ligou de volta ao comprador, mas este já não atendeu a chamada. De imediato, entrou em contacto com o banco para cancelar o cartão.

“No dia seguinte, apresentei queixa na GNR, com o comprovativo do banco”, conta. No posto, disseram-lhe que já tinham recebido muitas queixas idênticas. O mesmo ouviu da parte da instituição bancária.

Precisamente nesse dia, a PSP publicou um aviso que alertava para o aumento da ocorrência de burlas com recurso ao MB Way. Neste, fez algumas recomendações: recusar pagamentos por esta via, sempre que se desconheça o modo de funcionamento da aplicação; nunca seguir instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB Way;  em caso de dúvida, antes de utilizar a aplicação, solicitar informação ao banco sobre o seu funcionamento; no caso de vendas online, sempre que possível, receber os pagamentos presencialmente ou por transferência bancária.

Regras de segurança para evitar burlas com o MB Way

Também a SIBS, entidade gestora do Multibanco e do MB Way, afirma estar a par destas ocorrências, estando a trabalhar em conjunto com as autoridades para a sua prevenção. Para evitar mais casos de burla, recomenda:

  • Nunca seguir instruções de desconhecidos para fazer ou receber pagamentos através do MB Way, sobretudo se desconhece o modo de funcionamento da aplicação;
  • Se for contactado para aderir à app MB Way, seja através do Multibanco ou do homebanking, com recurso a um número de telefone que não é o seu, interrompa esse contacto, e informe de imediato o seu banco e as autoridades;
  • Para aderir ao MB Way, nunca use o número de telefone de outra pessoa. Qualquer número que introduza na adesão ficará associado ao seu cartão e à sua conta bancária, o que permitirá movimentá-la. Os ecrãs das caixas automáticas da rede Multibanco apresentam duas mensagens para proteção dos utilizadores (veja abaixo):

Ecrã multibanco com passos para ativação do MB Way

Ecrã multibanco com confirmação de ativação do MB Way

Imagens cedidas pela SIBS 

  • Se é utilizador da app MB Way, não partilhe com ninguém o PIN da aplicação;
  • Nem bancos nem entidades como operadoras de telecomunicações (ou outras) solicitam, telefonicamente ou por email, que adicione um número de telefone que não seja o seu à sua conta bancária;
  • Mantenha o seu contacto telefónico atualizado junto do seu banco.

Como funciona o MB Way

O MB Way é uma app gratuita, que, depois de associada a uma conta bancária, permite transferir dinheiro de uma conta para outra através de um contacto telefónico, criar cartões virtuais, pagar compras, utilizar o Multibanco sem ter de usar o cartão, entre outras operações. A maioria é gratuita, mas alguns bancos cobram comissões pelas transferências instantâneas, uma das funcionalidades mais utilizadas.

Consideramos que os valores cobrados são desproporcionais e, por isso, lançámos uma ação para exigir limites às comissões no MB Way. 

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