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Teste a velocidade da internet e reclame, se não cumprir o contrato

Mais de 13 mil consumidores usaram a ferramenta de teste para medir a velocidade da internet fixa. A DECO PROTeste já ajudou quase dois mil a reclamar.

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27 janeiro 2022
tartaruga a andar

Muitos consumidores consideram que a internet fixa em sua casa é lenta. Foi o caso de Armando Mesquita, de Lisboa, cliente da MEO. Por notar lentidão no acesso à internet, registou-se no nosso site e usou a ferramenta para testar a velocidade da sua ligação. Registadas as três medições que mostravam que não era cumprido o contratado, enviou uma queixa para a MEO, através da plataforma Reclamar. Resultado: o operador passou o seu serviço para fibra e ainda lhe atribuiu uma redução na mensalidade. Armando Mesquita ficou satisfeito com a solução, que melhorou muito a velocidade e a qualidade do serviço.

Já José Milheiras, de Lisboa, aproveitou as medições registadas pela ferramenta da DECO PROTeste, que mostraram valores de 30 Mbps, para pedir a rescisão antecipada do contrato sem penalização. José Milheiras tinha contratado com a NOS um serviço com velocidade de 120 Mbps. O operador aceitou e, em junho de 2021, terminou o contrato que estaria em vigor até dezembro de 2021. Entretanto, José Milheiras fez novo contrato na NOWO e tem registado velocidades de 90 Mbps, num contrato de 120 Mbps.

Teste a velocidade da internet

A ferramenta de teste da DECO PROTeste permite avaliar a velocidade da ligação à internet, com toda a confiança. Até hoje, já mais de 13 mil consumidores se registaram e realizaram mais de 34 mil testes. A maioria destes revelou uma velocidade bastante inferior ao contratado. A velocidade de 500 Megabits por segundo (Mbps) é a que tem apresentado mais resultados não conformes, seguida de perto pela de 200 Mbps.

A DECO PROTeste ajuda a reclamar junto do operador e da Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações). Basta que, ao fim de três medições, se confirme uma velocidade de download bastante inferior à contratada. Foi o que fizeram quase dois mil consumidores. A maioria pediu uma revisão do contrato e quase três centenas optaram por rescindir. A DECO PROTeste já registou vários casos de sucesso, que serão divulgados por aqui.

6 passos para medir a velocidade da sua internet fixa

Para conhecer a velocidade da sua ligação à internet em casa, basta usar a nossa ferramenta. Para garantir medições corretas, siga os passos.

  • Faça, pelo menos, três medições, em dias e horas diferentes.
  • Se possível, faça as medições num computador ligado diretamente por cabo ao router. Se tiver contratado uma velocidade superior a 100 Mbps, o uso de um cabo Ethernet Cat 5 (categoria 5) pode limitar a velocidade obtida. Por isso, recomendamos o uso de um cabo Ethernet Cat 5e (categoria 5 enhanced), Cat 6 (categoria 6) ou superior.
  • Na medição através de wi-fi, o dispositivo que usar (computador, telemóvel ou tablet) deverá estar na mesma divisão e próximo do router. Este deverá ser relativamente recente (menos de 5 anos) e suportar as normas wi-fi mais rápidas. Se o router for de banda dupla e disponibilizar duas opções de rede wi-fi com o mesmo nome – mas com “5G” à frente do nome numa delas –, deverá estar ligado a essa rede por ser a de 5 GHz. Trata-se da rede que permite aceder com a velocidade mais elevada.
  • Antes de realizar a medição, suspenda toda a atividade que use a internet: como streaming de vídeo (YouTube, Netflix, etc.) ou de música (Spotify, Apple Music, etc.), download de ficheiros, jogos online, chamadas de vídeo e aplicações a funcionar ou a atualizar em background.
  • Desligue todos os equipamentos que tenha ligados à internet, incluindo o televisor, a set-top box e consolas de jogos.
  • Se, em casa, consegue aceder à rede local da sua empresa é porque deverá estar a usar uma VPN (Virtual Private Network). Antes de efetuar a medição desligue-a, para não limitar a velocidade.

Se não seguir as instruções, poderá obter valores incorretos, pois estará a aceder à internet com uma velocidade inferior à disponibilizada pelo seu serviço. É possível obter a velocidade máxima se ligar o seu computador ao router, através de um cabo adequado. O mesmo pode acontecer se estiver a utilizar uma ligação wi-fi em ótimas condições. A ligação wi-fi perde qualidade ao atravessar obstáculos, como paredes, e ao sofrer interferências de outras redes e de aparelhos que funcionam nas mesmas frequências. Em routers de dupla banda, é ainda importante escolher a rede com a frequência de 5 GHz. Para os 2,4 GHz, a largura de banda é limitada e não permite velocidades muito elevadas.

Medir velocidade da internet: faça pelo menos 3 testes

Faça as medições em dias e horas diferentes, pois qualquer serviço de internet tem flutuações de velocidade que poderão ser maiores ou menores. Alterações de desempenho pontuais podem ocorrer de forma imprevisível em qualquer altura (por diversos fatores). Mas existem reduções de velocidade que estão relacionadas com horas de maior congestionamento, normalmente a partir do início da noite. Ocorrem quando muitos utilizadores na mesma área de residência usam a internet de forma intensiva, com serviços de streaming de vídeo (que são os que mais largura de banda usam), por exemplo. Isto pode levar a que a velocidade se ressinta significativamente.

Que parâmetros são medidos pela ferramenta?

Velocidade de download

A velocidade de download é o principal parâmetro medido. Representa a quantidade de dados que o utilizador consegue descarregar para o seu dispositivo, a cada segundo. Quanto maior o valor, menor será o tempo para realizar a transferência de dados.

Velocidade de upload

Refere-se à quantidade de dados que podem ser enviados, a cada segundo, do seu dispositivo para um servidor na internet. Velocidades de upload baixas podem prejudicar, por exemplo, o uso de serviços de armazenamento na nuvem.

Velocidade de internet abaixo da contratada

Se os resultados das três medições confirmarem uma velocidade bastante inferior à contratada, pode reclamar. Para tal, basta clicar no botão “Reclamar”, preencher os dados, e será enviada uma reclamação em nome do consumidor para o operador e para a Anacom. Nesta, o consumidor poderá optar entre rescindir o contrato sem qualquer custo ou pedir uma redução do valor da mensalidade contratada. Se o operador não der resposta em tempo útil ou recusar a proposta, a DECO PROTeste enviará a reclamação para um centro de arbitragem, após consentimento do consumidor.

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