Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais

COBRANÇA INDEVIDA

No dia 29/04 recebi um email da Oney Informando sobre a tentativa de cobrança realizada ao meu cartão de debito(conta bancaria) referente a uma prestação que deveria ser paga na referida data… Segue abaixo o que foi informado no email: "Caro(a) Mauro Muniz, Informamos que não nos foi possível debitar a prestação no valor de 33,36 € no dia 2026-04-29 através do meio de pagamento utilizado na sua compra Q900879019 realizada no(a) leroymerlin. Para regularizar esta situação, agradecemos que, com a máxima brevidade, aceda aqui e registe um novo meio de pagamento. Alertamos que à prestação em atraso foi acrescida a comissão pela recuperação de valores.em dívida, no valor de 0,00 € (à qual acresce o Imposto do Selo, sendo o Cliente responsável pelo seu pagamento). Esta comissão é cobrada uma única vez, por cada prestação vencida e não paga" Dito isto. No exato momento em que recebi a mensagem entrei em contato com o meu banco para verificar o que se passava, ao qual me foi informado que não havia nenhum tipo de impedimento ou bloqueio por parte do meu banco ou do meu cartão para a referida cobrança, e nem sequer constava qualquer tentativa de cobrança por parte da Oney. O que ainda me informaram que possivelmente deveria ter ocorrido algum tipo de falha informática por parte da operação de cobrança da Oney no momento da tentativa de cobrança. Acarretnado assim o não debito! Tendo em vista a informação prestada pelo meu banco, e a informação que me foi enviada pela Oney por email, ao informar que não haveria agravamentos pelo fato do debito falhado. Assumi que a Oney iria tentar realizar o debito novamente no dia seguinte (30/04), e assim a Oney o fez. Porém, dessa vez tentaram realizar uma cobrança com um acréscimo de 12,00€(que obivamente, desta vez não foi realmente aprovada, pois eu já havia deixado o debito automatico da Oney configurado no meu cartão para o limite do valor da prestação + 1€ de folga, caso houvesse alguma variação minima no valor da cobrança). Pois bem, segundo o que o Serviço de Apoio ao Cliente da Oney me informou, a taxa de 12,00€ era pelo fato do não débito e atraso do pagamento. Só que este atraso ocorreu por falha da própria Oney, e não por falha do meu banco ou do meu cartão. Sendo que a própria mensagem da Oney informava que o custo da tentativa de cobraça era de 0,00€ por cada prestção atrasada, e no caso, eu tenho apenas 1 UNICA prestação atrasada. Logo, segundo o que a própria Oney afirma, não deveria haver cobrança deste acrescimo de 12,00€. Hoje, após varios dias de espera de uma resposta da Oney, eles me enviam o novo email, a informar que eu deveria ter pago o valor da prestação até o dia 30/04(porém no dia 30/04 já estaavam a me cobrar 12€ de acrescimo), e que eles tem o direito de cobrar essa taxa pelo fato de eu não ter pago na data correta. Porém, mais uma vez, a cobrança(debito direto) por parte da Oney não ocorreu, segundo o meu banco, possivelmente por alguma falha informatica da propria Oney, pois no meu banco nem sequer constava qualquer tentativa de cobrança. E também como na própria mensagem enviada pela Oney ao meu e-mail informava que não haveria cobrança extra pela falha da cobrança, ainda especificando que o valor de acrescimo era 0,00€ por cada prestação em atraso. Logo assumi que no dia seguinte (30/04) iriam tentar novamente realizar a cobrança, e obviamente caso houvesse algum novo erro eu já tinha a informação que não haveria agravamentos tendo em vista que a própria Oney informou que o valor de 0,00€ era por cada prestação em atraso, logo eu só tenho apenas 1 UNICA prestação em atraso e por isso não deveria haver agravamento. Se eu soubesse que haveria agravamentos obviamente no proprio dia (29/04) eu teria pago o valor da prestação de forma manual, porém, como o banco me informou que possivelmente a cobrança não foi efetuada por falha da Oney, deixei correr até o dia 30/04 para que a Oney tentasse cobrar novamente, evitando assim um pagamento duplicado(onde eu pagaria manualmente por referencia bancaria, e a Oney cobraria o debito automatico no dia seguinte) Sendo que, toda essa situação só está a ocorrer por causa da Oney, que possivelmente por uma destas 3 razões: 1 - A Oney possivelmente no momento da cobrança teve alguma falha informática ao qual não permitiu efetuar a cobrança. Ja que no meu banco não consta qualquer informação de tentativa de cobranças e não tem nenhum tipo de bloqueio ou impedimento para as transações. 2 - A Oney está a “alegar” que tentou efetuar a cobrança sem realmente ter feito(já que não consta tentativa de cobrança no meu banco), para querer justificar a cobrança de uma taxa extra por não pagamento. 3 - A Oney propositalmente me induziu ao erro de não efetuar o pagamento de forma manual, ao me enviar uma mensagem informando que a falha da cobrança teria um agravamento de 0,00€ por cada prestação em atraso. E que logo como eu só tenho uma prestação em atraso, assumi que a Oney iria realizar a tentativa de cobrança no dia seguinte e sem agravamentos futuros. Dito isto, em qualquer das situações a culpa do não débito é exclusivamente por parte da Oney. Logo, solicito novamente que seja retirada o valor extra que está a ser cobrado para que eu possa efetuar o pagamento do valor correto da prestação, tendo em vista que a Oney está a tentar me penalizar por falha ou incoerência da própria empresa. Caso se recusem a retirar o valor extra que está a ser cobrado, serei obrigado a denunciar a Oney as autoridades, ao Banco de Portugal e aos devidos órgãos reguladores da UE por tentativa de “burla” ou cobrança indevida, e obviamente acionar os meios jurídicos. Segue anexo como prova, o referido email onde a Oney informa categoricamente que NÃO haveria acrescimo, ou melhor, informa que o acrescímo seria no valor de 0,00€.

Resolvida
P. D.
05/05/2026

Reembolso negado em situação excepcional

Tendo um voo para o México no dia 26 de Fevereiro 2026, dias antes da partida, dá-se uma situação de guerra civil devido à morte de um chef do cartel local tal como foi amplamente noticiado; Recomendações do Ministério dos Negócios Estrangeiros a desaconselhar os cidadãos a deslocares para o pais, etc.. Desde então e até ao dia do nosso voo, contactamos diariamente a TAP para sabermos se havia condições de segurança para podermos deslocar-nos para o destino. A resposta foi sempre a mesma.. estamos a aguardar uma posição oficial da administração da TAP, ligue amanhã, talvez possamos dizer algo mais. Até à data de partida, não houve qualquer tomada de posição por parte da administração da tap. Sendo que as condições no México continuavam inalteradas e seguindo as recomendações do MNE, optamos por não fazer essa viagem. Seguiu um pedido de reembolso devido às condições excepcional de insegurança, o qual foi recusado alegando que o voo foi realizado e nao tínhamos embarcado. É revoltante essa atitude da TAP, mostrando um total desrespeito pelas recomendações de um órgão máximo governamental (MNE), desrespeito pelos passageiros e condições de segurança dos mesmos, falta de transparência e informação em situações delicadas e excepcionais. Sabendo que outras companhias na mesma situação, reembolsaram os seus passageiros devido as condições excepcionais daquele período, e sendo a TAP a transportadora aérea nacional, é vergonhoso esse desrespeito pelos seus clientes

Encerrada
C. T.
05/05/2026

Bagagem danificada

Cheguei de viagem a Porto dia 30/04, às 19h. Ao retirar minhas bagagens, percebi que uma delas estava totalmente danificada. Fiz a notificação no aeroporto. Fui orientada a enviar um e-mail para a empresa Dolfi1020. E Vieira dia 01/05 e até agora não obtive resposta. Reenviei o e-mail dia 04/05 e nada também. Meu retorno é dia 15/05. Aguardo o retorno dos responsáveis.

Encerrada
A. C.
05/05/2026

Serviço não conforme com o contratado

Exmos Senhores, contratei um serviço de limpeza de janelas por 18 euros, em nenhum momento me foi transmitido que só estava incluída uma janela (com duas partes). Sobretudo quando se identifica o tipo de apartamento. Além de que não é possível encontrar nenhum contacto para comunicar um problema, apenas um chat através de um bot.

Resolvida

Cobrança dupla no cartão

Bom dia, no início de março efectuei um pedido de certidão através do vosso site. No entanto foi-me cobrado duas vezes o valor no cartão. Deixo captura de ecrã em anexo a comprovar. Desde então já vos tentei contactar inúmeras vezes através do mail : geral@irn.mj.pt e número : 21 798 5500 ; sempre sem resposta por mail e por chamada após 10 minutos de espera desligam a chamada Agradeço a vossa resposta e resolução do problema. Cumprimentos, Miguel Mota

Encerrada
F. P.
05/05/2026

Desacordo com decisão de negar o pagamento de seguro de vida

Em relação ao vosso mail que transcrevo no ponto 2, e humstou completamente em desacordo com a vossa decisão. Nomeadamente porque a minha apólice tem prevista a ocorrência de doença grave . O AVC ( com perda de capacidade total e absoluta para o exercício da profissão e consequentemente reforma) não é uma doença grave? Peço a reavaliação urgente Ponto 2 Mensagem de Gestão Sinistros <> Data: Mon, 27 Apr 2026 09:31:33 +0000 De: Gestão Sinistros <> Assunto: Oc 0026039520 Caro cliente No seguimento da análise de toda a documentação por parte do nosso Conselho médico, informamos que não se encontra em situação de estar enquadrado numa situação de Invalidez Absoluta e definitiva, por não cumprir todos os pressupostos da cobertura que reproduzimos infra. "1.2. Para efeitos do disposto na presente cobertura, considera-se que o Segurado/Pessoa Segura se encontra em situação de Invalidez Absoluta e Definitiva, quando, em consequência de doença ou acidente, se verifiquem cumulativa e simultaneamente os seguintes requisitos: a) Fique total e definitivamente incapaz de exercer qualquer atividade remunerada; b) Fique na obrigação de recorrer à assistência permanente de uma terceira pessoa para efetuar quaisquer atos elementares da vida corrente e, c) Apresente um grau de incapacidade igual ou superior a 85%, de acordo com a “Tabela Nacional de Incapacidade por Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais” oficialmente em vigor no momento do reconhecimento da invalidez. 1.3. Para efeitos da alínea b), entende-se por ato elementar da vida corrente: - Lavar-se, ou seja, efetuar os atos necessários à manutenção de um nível de higiene correto; - Alimentar-se, ou seja, tomar as refeições preparadas e servidas à mesa; - Vestir-se e despir-se, tomando em consideração o vestuário usado habitualmente; - Deslocar-se no local de residência habitual." Assim, não nos podemos responsabilizar pelo pagamento de qualquer indemnização e iremos encerrar o processo de sinistro, uma vez que não estão preenchidos todos os requisitos necessários da cobertura de invalidez do seu seguro. Caso ocorra qualquer alteração ao estado de saúde, e de forma a ser possível reavaliar a sua situação clínica, deverá enviar novo relatório médico com informação atualizadada. Francisco Inácio Colaço da Palma

Encerrada
M. C.
05/05/2026

Corrente apresentou defeito

Boa tarde. Ganhei um corrente da pandora do dia dos namorados usei ela algumas vezes. Ela ficou escura ( preta de um lado ) não tomei banho de mar e nem de piscina. Pronto fui à loja do Vasco da Gama ( Lisboa shopping) e não foi resolvido a minha questão Preciso da ajuda de vocês Desde já agradeço

Encerrada
L. S.
05/05/2026

Crédito em cartão continente não aplicado

Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa a uma compra efetuada com o no de encomenda 82584717 no dia 27/04/2026 na app da Worten. Na referida data, adquiri um frigorífico e uma máquina de lavar loiça, tendo beneficiado de uma campanha promocional em vigor, nomeadamente: Desconto de 20% através da utilização do cupão “PROMO”, o qual foi corretamente aplicado; Campanha adicional de 5% de oferta em Cartão Continente, associada à mesma compra. Contudo, até à presente data, não foi creditado o valor correspondente aos 5% no meu Cartão Continente, apesar de a campanha estar ativa no momento da compra. Assim, venho solicitar a verificação da situação e o crédito do valor correspondente aos 5% em falta no Cartão Continente. Caso a situação não seja regularizada com a maior brevidade possível, verei necessidade de recorrer ao Livro de Reclamações eletrónico e às entidades competentes de defesa do consumidor. Agradeço desde já a vossa atenção e aguardo resolução célere.

Encerrada
A. P.
05/05/2026

encomenda numca recebida

Exmos Srs Somos uma empresa de aluguer de automoveis , e contratamos com a Via Verde um identificador para colocar numa das nossas viaturas e a mesma enviou atravez da delnext com o tracking IUV6ZJ , o mesmo foi enviado a 30/04 e ate hoje o mesmo não chegou as nossas instalações , ja reclamamos e continua sem aparecer o respectivo envio , tentamos falar atravez dos numeros fornecidos de telefone e sempre sem exito , que tipo de prestação de serviço é que esta empresa fornece ? vou reclamar junto da Via Verde para numca mais utilizarem a mesma via de fornecimento logistico pois nem apoio fornecem , é como se fosse empresa fantasma . agradeço a resolução pois o distico ja foi cobrado pela via verde . aguardoi resposta.

Resolvida
P. A.
05/05/2026

Artigo com defeito, recusa de devolução/troca

Adquiri um produto através do site da Casa Peixoto (encomenda ref. CYRGQCYTO), entregue em abril de 2026. No momento da entrega, o produto chegou danificado — facto percetível pelo som no interior da embalagem, o que manifestei verbalmente ao estafeta. Este, porém, saiu de imediato sem aguardar qualquer conferência, não tendo sido possível registar a ocorrência na guia do transportador. Contactei de imediato a Casa Peixoto, partilhando fotografias e vídeo da abertura da caixa como prova do estado do produto. A empresa reconheceu a situação mas recusou a substituição imediata, invocando a ausência de anotação na guia, e remeteu para uma “análise interna” sem prazo definido. Notifiquei formalmente a empresa por email em 23 de abril de 2026, invocando o Decreto-Lei n.º 84/2021 e fixando o prazo de 30 de abril para apresentação de solução. Decorrido esse prazo, não obtive qualquer resposta. O produto encontra-se por substituir e não foi efetuado qualquer reembolso. Solicito a intervenção desta Direção-Geral para garantir o cumprimento dos direitos consagrados no DL 84/2021, nomeadamente a substituição do bem ou o reembolso integral do valor pago.

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.