Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
E. O.
04/06/2026

RECLAMAÇÃO PINGO DOCE

Reclamar por obrigarem as pessoas a comprar charcutaria, sem a cortar na hora, obrigando a adquirir em embalagem de plástico a vulgar "covette". Quando exigem ao consumidor que pague os sacos plásticos... Apelo a todos que se neguem a comprar desta forma! Porque: Incoerência Ambiental: Sublinhe a contradição entre a política de redução de plástico descartável (como a cobrança de sacos e eliminação de utensílios de plástico de utilização única) e a imposição de embalagens plásticas na charcutaria. Combate ao Desperdício Alimentar: Ao não cortarem na hora a quantidade exata que o cliente pede, as superfícies comerciais estão a fomentar o desperdício, obrigando à compra de porções estandardizadas. Direito à Escolha e Informação: O consumidor tem o direito de escolher o modo de apresentação do produto, especialmente quando o serviço de corte sempre fez parte da especificidade daquela secção.

Encerrada
G. P.
04/06/2026

Privação de Bem, Incumprimento da Garantia Legal e Inércia do El Corte Inglés, S.A.

ASSUNTO: Reclamação contra El Corte Inglés, S.A. – Incumprimento da Garantia Legal e Ausência de Resposta Exmos. Senhores, Venho, na qualidade de mandatário da consumidora abaixo identificada, solicitar a intervenção da DECO Proteste relativamente a um litígio de consumo que permanece sem resolução junto do El Corte Inglés, S.A. Consumidora: Maria de Fátima Porto Santana, nacional do Brasil, portadora do passaporte n.º FW383755, residente na Rua Matipó, 401/302, Santo António, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, 30350210. 1. DOS FACTOS Em 9 de abril de 2025, a consumidora adquiriu no estabelecimento do El Corte Inglés, em Lisboa, uma bolsa de senhora BRIC’S Milano “Gondola Lavanda Shopping” (EAN 08016623917627), pelo valor de € 202,30, conforme Fatura n.º SC 01402531/00020156. Com menos de 10 meses de utilização normal e cuidadosa, o produto apresentou descamação generalizada do revestimento interior, defeito visível, objetivo e devidamente documentado através de fotografias. Em 18 de fevereiro de 2026, a consumidora entregou a bolsa ao vendedor para acionamento da garantia legal, tendo sido emitido o comprovativo de Reparação n.º BL0029. Na ocasião, foi expressamente comunicado que a consumidora regressaria ao Brasil em 24 de fevereiro de 2026. 2. DA FALTA DE RESOLUÇÃO DO PROCESSO Apesar de terem decorrido vários meses desde a entrega do produto, o El Corte Inglés não procedeu à reparação da bolsa, não apresentou proposta de substituição, não efetuou qualquer reembolso e não devolveu o bem à consumidora. Durante todo este período, a consumidora permaneceu privada da utilização do produto sem qualquer solução efetiva ou previsão concreta para resolução do processo. 3. DA GARANTIA LEGAL APLICÁVEL Nos termos do Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro: — O consumidor beneficia de garantia legal de três anos relativamente aos bens móveis; — As desconformidades manifestadas nos primeiros dois anos presumem-se existentes à data da entrega do bem; — O vendedor é diretamente responsável perante o consumidor pelos direitos decorrentes da garantia legal; — O consumidor tem direito à reparação ou substituição do bem e, verificadas determinadas circunstâncias, à redução do preço ou à resolução do contrato; — A reparação ou substituição deve ser efetuada gratuitamente, em prazo razoável e sem grave inconveniente para o consumidor. No presente caso, decorreram vários meses desde a entrega do produto sem que qualquer dessas soluções tenha sido implementada. 4. DAS TENTATIVAS DE RESOLUÇÃO AMIGÁVEL Perante a ausência de resposta do vendedor, foi remetida ao El Corte Inglés, em 18 de maio de 2026, notificação formal solicitando a resolução extrajudicial do litígio. Nessa comunicação foi solicitado: — A devolução imediata da bolsa; — A reparação gratuita do bem; ou — A substituição por produto equivalente; ou — O reembolso integral do valor pago. Foi concedido prazo de cinco dias úteis para resposta. Contudo, o referido prazo expirou sem que tivesse sido apresentada qualquer resposta formal à consumidora ou ao seu mandatário. Posteriormente, em 1 de junho de 2026, a consumidora deslocou-se pessoalmente ao El Corte Inglés de Lisboa, tendo sido atendida pelo Sr. Hélder Reis, Coordenador do Departamento de Serviço ao Cliente. Segundo informação transmitida por esse colaborador, a advogada responsável pelo processo encontrava-se a recolher elementos para responder à notificação enviada. Todavia, não foi apresentada qualquer proposta de resolução nem indicado qualquer prazo para conclusão do processo. 5. DA SITUAÇÃO ATUAL À presente data: — A bolsa continua sem reparação; — Não foi efetuada substituição do produto; — Não foi efetuado qualquer reembolso; — Não foi devolvido o bem à consumidora; — Não foi apresentada qualquer resposta formal à interpelação enviada pelo mandatário; — Não existe qualquer previsão para resolução do litígio. 6. DO PEDIDO Face ao exposto, solicita-se a intervenção da DECO Proteste junto do El Corte Inglés, S.A., com vista à obtenção de uma solução compatível com os direitos legalmente conferidos à consumidora pelo Decreto-Lei n.º 84/2021. Junta-se a seguinte documentação: — Fatura de aquisição; — Comprovativo de entrega para reparação n.º BL0029; — Registo fotográfico do defeito; — Notificação formal remetida ao El Corte Inglés em 18 de maio de 2026; — Relato da diligência presencial realizada em 1 de junho de 2026; — Demais documentação relevante. Com os melhores cumprimentos, Guilherme Porto Advogado Mandatário da Consumidora

Encerrada
C. D.
03/06/2026

Artigo com má qualidade

Venho desde já demostrar o meu descontentamento com a Worten, não é a primeira vez que compro artigos na worten, mas desta maneira será a última e a segunda vez que vou para resulacao de um problema com um forno , mas desta vez só me arranjaram a parte de cima do forno e a parte de ferrugem , que por o que um colaborador me indicou e má qualidade da marca , que culpa tem um cliente se o artigo tem má qualidade ?? Não estamos aqui para jogar dinheiro fora ainda me põe na nota que o forno tem marcas de má uso ? Comprei um forno para por no museu e não usar ?? Sendo que o outro aconteceu a mesma coisa , e que o meu tio tem um no mesmo estado ? Vocês não resolvem o problema do cliente usando desculpas inadequadas

Encerrada
T. F.
03/06/2026

Campanha prometida não realizada

Com o início da campanha “Celebra o Campeonato do Mundo FIFA’26 com Coca‑Cola”, os colecionadores portugueses têm finalmente a oportunidade de adquirir cromos exclusivos da Coca-Cola para a caderneta Panini do Campeonato do Mundo de Futebol 2026. Ao contrário do que aconteceu noutros países, em que o cromo vem dentro do rótulo da garrafa, em Portugal optou-se por levar a cabo um sistema de pontos, em que cada garrafa, lata, ou embalagem de coca-cola que se comprasse, ganhava-se 1 ponto. Ao fim de 10 pontos, acumulados, seria possivel adquirir 8 saquetas com 1 cromo da coca-cola cada, e ao fim de 20 pontos seria possivel obter 16 saquetas também com 1 cromo da coca-cola. O número de saquetas é limitado, e são postas na aplicação em dias específicos, os quais deram o nome de drops. No dia 28/05/2026, submeti o meu talão de compra, efetuada também no mesmo dia, de 2 packs de 6 latas coca cola de 33 cl., o correspondente a 12 pontos da campanha. Uma vez que a aplicação não estava a assumir a compra das coca colas, acabei por submeter o processo à validação manual. Dia 29/05/2026, por volta das 11h00, recusaram-me a submissão do mesmo sem razão aparente, visto que os packs de 6 coca colas de 33 cl. constam no regulamento enquanto produtos participantes, e ainda não tinha submetido nenhum outro talão no mesmo dia. Contactei o apoio ao cliente telefónico da Coca Cola Portugal, sendo que me indicaram que devia enviar um e-mail para o endereço ccepportugal@passatempos.com.pt a explicar a situação. No dia 29/05/2026, enviei o e-mail, sendo que até ao dia de hoje, 03/06/2025, ainda não obtive resposta Entretanto, e depois de algumas complicações com a aplicação a referir que o talão que foi rejeitado já se encontrava no sistema, consegui submeter novamente o talão a verificação manual. Foi-me rejeitado outra vez. É de destacar que sempre que me é rejeitado o talão, nunca há uma justificação completa, apenas uma frase cortada na aplicação Entretanto, voltei a submeter, pela terceira vez, o mesmo talão, em conjunto com outro talão onde voltei a consumir coca cola, e ainda aguardo resposta. Já perdi 2 drops de saquetas desde então, sendo que a compra das coca-colas já foi feita, diretamente influenciada pela promessa da campanha. Tendo em conta a dimensão de vendas da caderneta do mundial em Portugal, é de esperar que a empresa tenha registado uma subida relativa da venda de produtos Tendo em conta também a dimensão da própria empresa Coca-Cola, não era de esperar este tipo de procedimentos.

Encerrada
L. L.
03/06/2026

Falta de conduta e valores

É impressionante como numa empresa que fala tanto de transparência e ética, muita coisa parece funcionar à base de cunhas e amizades. Há casais a trabalhar na mesma loja, chefias com relações pessoais dentro dos próprios departamentos, conflitos de interesses evidentes… mas ninguém quer ver. Depois falam tanto do código de conduta, mas na prática parece que só existe no papel. Há team leaders do Customer Relations que andaram — e algumas ainda andam — envolvidas com colaboradores, alguns até comprometidos ou casados. Mensagens em horário de trabalho, aproximações ao chefe de segurança, situações que toda a gente comenta mas fazem de conta que não existem. Depois passam a imagem de santas e profissionais exemplares. As subidas para team leader também levantam muitas dúvidas. Quando existe amizade próxima com quem está em People & Culture, a imparcialidade desaparece completamente. Quem devia garantir justiça e profissionalismo acaba por proteger as amigas e fechar os olhos ao resto. E isso destrói a confiança de qualquer equipa. É uma verdadeira vergonha. Fala-se de valores, respeito e igualdade, mas quem ousa denunciar alguma coisa acaba rotulado, criticado e silenciado. Criam narrativas sobre as pessoas, negam tudo e ainda há chefias cuja função parece ser apenas defender a empresa e fingir que está tudo bem. Vejam as mensagens que os colaboradores têm e chefes de segurança. No fim, quem trabalha honestamente sente que esforço e competência valem menos do que amizades, relações pessoais e jogos internos. Só mentem

Encerrada
L. C.
03/06/2026

Produto com defeito

Exmos. Senhores, comprei uma panela elétrica, e funcionamento dela está okay, com menos de um mês de compra, a tinta onde mostra onde precisa apertar para iniciar a preparação, simplesmente está derretendo, fiz uma limpeza normal, passei um pano com água, não esfreguei nada, limpei normalmente com um pano, e água, não usei qualquer tipo de produto, fiz igual está no manual, e solicitei a devolução do produto, como é claro, qual sentido vc compra um produto e a imagem dele simplesmente sai com uma limpeza com um pano, e não aceitaram a devolução pois está com defeito de limpeza e manutenção, sou bastante cuidadosa com meus eletrodomésticos, estou bem despontada com a marca, estou até com medo de passar um pano no outro lado e tirar também, isso nem é um defeito de frabrica e querem jogar a culpa para o cliente Cumprimentos.

Encerrada
E. S.
03/06/2026

Venda de produto falso

Em dezembro de 2020 comprei uma sapatilhas Golden Goose no site retry.pt. Na verdade foram usadas 2 a 3 vezes, estavam anunciadas como 42 e eram 43. Em maio de 2026 vendi as sapatilhas no site da vinted, o comprador pediu verificação / autenticação do produto, e bem, dias depois chega o veredito. "Olá, rui1326, Infelizmente, não conseguimos verificar se o teu artigo é autêntico. Vender artigos falsificados é contra as nossas Regras de venda. O artigo da tua transação com dl.francois gerou dúvidas quanto à sua autenticidade. Se esta situação continuar, teremos de restringir temporariamente a tua conta, ou seja, não vais poder editar, anunciar nem vender novos artigos. Também poderemos ter de bloquear a tua conta de forma permanente, de acordo com os nossos Termos e Condições. Na Vinted, implementamos medidas para manter a plataforma livre de artigos não autênticos e de qualquer forma de falsificação. A Equipa de Assistência Vinted" . Depois disto confrontei a retry várias vezes, pedindo inclusive o certificado de autenticidade, ao qual me responderam: " Conforme anteriormente explicado, à data da comercialização os artigos eram sujeitos a procedimentos de verificação de autenticidade, incluindo recurso à plataforma Entrupy. Contudo, os respetivos registos/certificados não eram arquivados permanentemente após validação e colocação do artigo à venda, motivo pelo qual não dispomos atualmente desse elemento relativamente a uma transação realizada em 2020". A retry tem mantido a mesma narrativa: "Mantemos, por isso, o entendimento já anteriormente comunicado: na ausência de um parecer técnico formal, independente e conclusivo que comprove a alegada contrafação, não nos é possível proceder ao reembolso solicitado". Comprei o produto como sendo verdadeiro, entendo que não sou eu que tenho que fazer prova do mesmo. Estou a ser lesado em cerca de 100€, não se trata apenas de dinheiro mas responsabilizar quem usa praticas fraudulentas no uso da sua atividade.

Encerrada
S. F.
03/06/2026

Devolução com regras ilegais

Fiz o pedido 17799 e quando as peças chegaram (2 conjuntos de calça e blusa) são de baixa qualidade e não correspondem às fotos no site. Exerci meu direito de Livre resolução, previsto no Decreto-Lei 24/2014, e solicitei a devolução antes de 14 dias corridos após a entrega, mas a resposta que obtive é que não podem reembolsar as "despesas do envio internacional, taxas adicionais e desalfandegamento" e, portanto, a devolução para o tal centro de distribuição internacional seria por minha conta. Em alternativa, sugerem que eu fique com as peças mediante a devolução de 20% do valor da compra. O problema é que "as regras de devolução não estão claras no site" e também "não informam qual o valor das despesas de devolução". Quero devolver os produtos e receber o reembolso justo, pois esse é um recurso frequente de burla nas vendas online.

Encerrada
C. T.
03/06/2026
Shopping Lusa

Burla

https://shoppinglusa.pt/. Compramos uma bicicleta pequenina de criança online e até ao presente não recebemos nada. Ninguém atende nem responde aos emails. 29/04/2026. Encomenda 44657 é Burla/Scam

Encerrada
S. B.
02/06/2026
Modelo Continente Hipermercados SA

Acidente com carrinho de compras

Exmos. Senhores, No dia 15.03.2026 quando virculava no parque de acesso ao continente um carrinho de compras do continente solto, embateu vazio e desgovernado no meu carro causando danos na lateral do veiculo. Após apresentar os dados à empresa anteriormente referida, a seguradora não assumiu a culpa. Pretendo a reparação da minha viatura por parte da empresa responsável. Cumprimentos.

Resolvida

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.