Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
R. R.
04/05/2023
MEO

Problema com cancelamento de contrato de comunicações eletrônicas

No dia 03/04 solicitei uma troca de endereço para operadora MEO que marcou nova instalação dia 07/04, no dia 06/94 recebi uma mensagem falando que o serviço tinha sido desmarcado devido a uma expansão de fibra que precisaria fazer, foram passados 2 prazos que não foram compridos para término do serviço e nem foi dado um retorno da situação do mesmo. Depois do 2 prazo expirado me disseram que não conseguiram dar uma nova data para conclusão da expansão. Por isso pedi o cancelamento do contrato e solicitei uma nova operadora devido termos urgências pois meu marido trabalha remotamente e estava já a se prejudicar no trabalho por estar sem internet, fora os custos para ligar procurando uma reposta, compra de dados móveis adicionais e todos o estresse durante o mês todo sem sabermos quando teríamos o serviço que eles não souberam nos passar uma data. Porém apenas 5 dias após me falarem isso e por ter feito reclamações no livro e pedido de cancelamento pelo site entram em contacto para dizer que o serviço estava concluído, porém tinham um prazo de até 30 dias úteis para instalação. Quando ligaram meu problema já estava resolvido e de certo que não foram eles. Como meu contracto está em período de fidelização estão a cobrar valores integrais os 6 nesses restante do contracto. Não acho justo pagar esse valor, pelo fato da operadora não conseguir me prestar o serviço. Por isso peço mediação em frente ao caso

Resolvida
J. R.
03/05/2023

Problema com tipo de produto contratado

•7 de outubro de 2022, Juan Álvaro Reche contratou por telefone com NOS, internet de fibra (presumindo fibra óptica simétrica) para sua casa. Acabara de chegar da Espanha para se instalar na sua nova residência e chegou aqui recuperando-se de uma infecção por covid-19 que dificultou o entendimento da chamada para contratar o referido serviço, além de não possuir um bom nível do idioma português. Ao mesmo tempo, como podem verificar nos dados, a chamada não foi ouvida corretamente e não verificaram em nenhum momento se ele estava entendendo as informações. De fato, em seu banco de dados e no contrato, o nome do meu cliente não está registrado corretamente. Consta como “Ruan Aluaro”. Durante a chamada o operador não lhe prestou todas as informações obrigatórias. Essas informações deveriam incluir, além do preço e a fidelização, as características do serviço (não se lhe informou que ele estava a contratar um cabo coaxial, ainda que ele perguntou e insistiu várias vezes si era fibra de verdade), as condições do eventual cancelamento antecipado e o direito de livre resolução. Juan não foi informado do direito de 14 dias para desistir do contrato e, tal como diz a lei, se não tiver sido informado desse direito, pode desistir no prazo de 12 meses. Eles não cumpriram o dever de informação pré-contratual e que o montante proporcional ao serviço prestado até ao momento em que pediu o cancelamento, que engloba a instalação, a ativação e a utilização não podem ser aplicadas, não é?•10 de outubro de 2022, um técnico chegou às 15:38 (conforme consta nas mensagens de texto do celular) à Urbanização do Loreto Lote 7 7ºB 3025-037 e procedeu à instalação da internet. O técnico “quase” não instalou nada, pois já havia um cabo da inquilina anterior lá e decidiu mudá-lo por conta própria porque “não gosto desse cabo, vou mudá-lo”. Juan Álvaro ajudou a passar esse cabo, e em 5 minutos após sua chegada, o técnico já havia terminado. Este senhor fez assinar a Juan Álvaro um papel sem explicar nada da informação que ali constava e foi embora. •Juan escreveu no fórum de NOS perguntando sobre que podia fazer porque tinha constantes perdas de pacotes quando emitia em direito em streaming, ele naquele momento comentava que a velocidade era correta às vezes, mas eram contínuos os micro cortes. E foi lá onde ele descobriu que a conexão era HFC em vez de FTTH. Por esse motivo, ao dia seguinte foi a loja de NOS em Coimbra (R. Carmo 86, 3004-550) e perguntou se realmente era fibra óptica simétrica (que era o que ele achava ter contratado). Eles confirmaram que só trabalhavam com cabo coaxial. Ele perguntou se poderia cancelar o contrato. Eles indicaram que estava dentro do prazo permitido, e que não ia pagar nada, que só precisava levar o roteador. •20 de outubro, entregou os aparelhos na loja e, logicamente, o contrato deveria ter sido cancelado naquele momento. Mais não foi assim por erro da empresa. E não foi cancelado até dezembro.•No entanto, chegou uma fatura do mês inteiro de outubro de 30,86€ (quando foram apenas 10 dias de consumo). E começou a receber mensagens de texto dizendo que se não pagasse eles cancelariam a linha (quando se supunha cancelada). •Mas a maior surpresa foi em dezembro, finalmente cancelam o contrato, ele recebeu uma fatura de 370,86€ (30,86€ do mês de outubro mais 340€ de instalação). •Ao ver essa quantia tão exorbitante, foi novamente à mesma loja da NOS e eles disseram que não havia problema, que ele não se deveria preocupar, que era um erro, que como haviam falado no dia em que ele entregou o roteador, ele não precisava pagar nada. O trabalhador da loja fez uma reclamação interna e ligaram para Juan dos serviços centrais por telefone. De maneira muito rude, com tom ameaçador, disseram-lhe que tinha que pagar sim ou sim. Juan explicou ao senhor que o chamou que não ia pagar porque lhe disseram que não precisava fazer isso e havia sido enganado com o produto contratado. •A partir desse momento, teve que silenciar as chamadas porque ligavam para ele para continuar ameaçando e pressionando-o a pagar. •Janeiro de 2023: recebeu um SMS que dizia “os serviços estão suspensos porque não recebemos o pagamento da fatura NOS com data limite de pagamento de 4/11/2022”. Ou seja, desde 20 de outubro, por uma má gestão dos dados, três meses depois descobrem que deveriam cancelar algo que já se presumia cancelado. •28 de fevereiro, um representante de Juan Álvaro (ele não estava em Portugal) voltou à mesma loja da NOS para perguntar sobre essa situação e, mais uma vez, eles disseram que não havia problema, que fariam uma reclamação interna e que alguém ligaria para o meu cliente para falar sobre o assunto. Mas essa ligação foi, mais uma vez, para exigir o pagamento de maneira muito ameaçadora e com muito desrespeito. Mas o montante correspondente ao mês de outubro (30,86€) deixa nesse momento de ser demandado. Pois entendem que, de fato, naquele mês Juan não tinha mais internet. •Atualmente o montante é de 390,85€ (340€ correspondente à instalação, 10,85€ juros pelo atraso no pagamento e 40€ de indemnização pelos encargos associados à cobrança). Com um ultimato recebido o dia 3 de maio pagar até 11 de maio e que se não pagasse, iniciariam ações legais contra meu cliente. Mas se tivessem devidamente rescindido o contrato em outubro, como realmente foi feito (e do que há provas), a fatura da instalação de 340€ teria de ser emitida então, não em dezembro. Para efeitos legais, desde outubro já passaram mais de 6 meses, pelo que, é certo que a dívida prescreveu?•3 de maio, faleu com contencioso de NOS e, mais uma vez, o trato foi horrível, levantando a voz, dizendo que foi um capricho querer fibra ótica, que tem que pagar e não há mais o que falar.Como um resumo depois de toda a explicação:é este contrato é inválido pelas formas e condições de execução? se foi rescindido no dia 20 de outubro, altura em que deveriam ter emitido a fatura da instalação, a dívida já não expirou?Obrigado.

Resolvida
V. C.
03/05/2023

subscrição canal premium por 30 dias

Hoje dia 03-05-2023, liguei pelo 16990, para desativar o canal Benfica TV, a 3 dias de renovar, e quem me atendeu o tempo todo foi Filipa Cardoso, que repetidamente me informou que só seria desativado a 7-05-2023, e que iria pagar mais 10,99 na próxima fatura (mais um mês) Atenção, eu contratei o serviço por um mês, FT202381/154023, JÁ VOU LIQUIDAR O VALOR DESTE SERVIÇO PREMIUM. Eu insisti para cancelar já hoje o serviço e a Sra Filipa Cardoso não o fizeram, a exemplo de outras adesões na Sportv por mês, desliguei e só paguei um mês. pois bem , se na próxima fatura me cobrarem mais um mês, passo para a via judicial

Resolvida
P. S.
03/05/2023

Problemas por não ter descodificador digital

Venho comunicar VCS excelências que não acho correto eu ficar com o custo da compra de (no meu caso) dois descodificadores digitais para poder continuar a ter TV em casa, especialmente qd a minha mensalidade há é de si elevada. Acho que por boa fé seja a NOS a fornecer os descoficadores. Paulo Silva

Resolvida
R. F.
03/05/2023

Devolução de telemóvel adquirido online

Boa tarde, fiz a devolução de um telemóvel adquirido no dia 31 de março e recebido a 4 abril, na loja online da NOS, tendo devolvido dentro do prazo de 14 dias na loja no barreiro, dia 14 abril. Na nota de devolução informam da devolução do valor no prazo de 6 dias. Contactei apoio ao cliente no dia 28 abril, indicaram que só no dia anterior tinham recebido a indicação da loja. Informaram-me de 15 dias a contar dessa indicação dada pela loja. Falei entretanto com a provedoria da NOS, disseram que iam indagar. Estamos a 3 de Maio sem que o valor pago pelo equipamento tenha sido devolvido. Percebi entretanto que por lei têm de proceder à devolução em 14 dias ou terão de devolver o valor em dobro. Sendo estas empresas tão cumpridoras dos prazos e penalizações na hora de receber, agradeço que me ajudem a fazer valer os meus direitos.

Resolvida
J. D.
03/05/2023

NOS TELEVISÃO DIGITAL

Venho por este motivo reclamar que por motivos de alteração de serviço que apenas comporta a telvisão Digital, deixei de ter acesso ao serviço nos termos em que estava (e que todoos os outros operadores). A alternativa apresntada, codificadores com pagamento mensal não é correta. Pretendo rescindir por justa causa. Obrigado

Resolvida
J. O.
03/05/2023

Aumento do valor contrato excedente

Verifiquei que a minha fatura do contrato com a vodafone aparecem mensagens de valor acrecentado do nº62962 sem nunca autorizar este serviço trata-se da Go4móvility ,considero uma artimanha tanto da operadora como esta impresa .Faço esta reclamação no intuito fazer com que a referida impresa devolva os valores em causa pois sou particular .Tratando-se penso eu das referidas empresas ,posso apresentar documentos comprovativos ,acrescento que são muitas pessoas na mesma situação na minha opinião é uma operação fraudolenta para exturquir dinheiro aos menos atentos o valor totaliza 26.85 € em duas faturas,não é possivel que a anacon embarque nestas situações pois penaliza os mais deprotegidos em informática

Encerrada
R. A.
03/05/2023
MEO

Problema apoio técnico Meo

Hoje, dia 3 de maio, pelas 13:00 detectei problema de interrupção de fornecimento da internet. Liguei para o 16200 tendo sido confirmado haver problema não no router mas na caixa preta de ligação à fibra. Estando em teletrabalho ficaria toda a tarde sem o poder realizar. Foi-me confirmado telefonicamente (está na gravação da operadora) que viria a equipa técnica hoje entre as 14:30 e as 17:30. Surpreendentemente, passados 15 minutos chega um SMS a agendar para amanhã, dia 4, no mesmo horário. Liguei novamente e foi-me confirmado terem-me dado a primeira data mas o sistema ter assumido a segunda. Pedi para falar com a supervisão e apareceu ao telefone a Sra.Rute Cachola - identificação XADSE59-que, basicamente confirmou ser essa a situação e nem sequer um pedido de desculpas avançou. Considerando que vou perder a tarde de trabalho, e que amanhã terei de leccionar todo o dia aulas presenciais na faculdade em Lisboa, terei de alterar as aulas da parte da tarde para poder estar em casa para a resolução do problema, ou seja, fui lesada em um dia e meio de trabalho (para além de ter dois filhos universitários em casa e um que se encontra no secundário que dependem da internet para realizar trabalhos). Para além do transtorno efectivo em termos de trabalho reclamo da total falta de orientação para o serviço e completa inoperância e capacidade de atender reclamações desta supervisora cujo atendimento poderia facilmente ter sido substituído por uma mensagem digital e que perante o meu desejo de apresentar reclamação me remeteu para a plataforma da MEO para o fazer por escrito ( aditar dificuldades a todo o processo parece ser a estratégia dominante nesta empresa(.

Encerrada
B. S.
03/05/2023

Falta de cumprimento

Venho por este meio mostrar a minha insatisfação. Desde de março estou a tentar resolver alguma coisa com esta empresa. Fui contactada em março por a hipótese de mudar o meu plano de pagamento, até aí tudo bem.. disse que queria pensar e que me ligassem no dia a seguir. Passaram 1 semana e nada, liguei e foi me apresentado um pacote completamente diferente. A atendente explicou que a box e o router que o colega tinha indicado não era tão boa e sim a melhor era a que ela estava a indicar. Avisei que os meus pais já têm uma certa idade e queria algo fácil para eles perceberem. Marcaram o dia da instalação não vieram, liguei e enganaram no dia. Marquei outra vez e não apareceram na hora certa. Entretanto apareceram na semana seguinte com uma box e sem o router que não me foi vendida pelo telefone, tudo a funcionar com a aplicação e etc. Disse que não queria e fui a loja entregar. E disseram que iam contactar para apresentar uma melhor opção e até hoje nada. Já se passaram 3 semanas. E o meu espanto é hoje aparecer na minha conta 49.99€ de serviços técnicos e 1.99 da box que já fui entregar no espaço de 15 dias que tinha de experimentação.

Resolvida
L. V.
03/05/2023
MEO

Cobrança de fatura por inadimplência no cancelamento de serviço

Conforme a ligação via telemóvel nos serviços Meo, eu perguntei o que seria necessário para fazer o cancelamento de serviços M3. O atendente mencionou que deveria ser entregue o comprovante do meu contrato de trabalho novo para cessar os serviços sem pagar o incumprimento contratual. No dia 24 de Março foi entregue os documentos pedidos para fazer o cancelamento de serviço presencialmente numa das lojas Meo em Bragança. O pedido não procedeu, ficou como aberto e não me retornaram, nem tentaram fazer algum contacto, sendo que a atendente havia confirmado o cancelamento para mim. Agora tive que voltar a pedir o cancelamento por telefone no dia 28 de Abril 2023. E está sendo me cobrado duas faturas a mais por causa disto. Espero poder resolver esta situação, já sou cliente Meo a quase 3 anos e isto é uma falta de respeito e injustiça com o consumidor.

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.