Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Cobrança indevida
Venho por este meio apresentar uma reclamação formal contra a OPODO devido a uma cobrança não autorizada no valor de 89,99€ relativa a uma subscrição "Prime" que nunca solicitei nem autorizei no momento da reserva de dois bilhetes. A situação tem-se desenrolado de forma inaceitável através dos seguintes contactos: Primeiro contacto: Após notar a intenção de cobrança, liguei para o apoio ao cliente. Foi-me dito que ainda não existia cobrança e que deveria voltar a ligar caso o valor fosse efetivamente retirado. Segundo contacto: Com o valor já debitado, voltei a ligar. Informaram-me que abririam um processo de averiguação e que deveria aguardar 10 dias, alegando que a subscrição nem sequer estava ativa (apesar de eu ter comprovativos de que estava). Terceiro contacto (16 de abril): Findo o prazo de 10 dias, liguei novamente. Fui informado de que não havia qualquer informação sobre o processo anterior, que teriam de abrir um novo processo e que não existia prazo para uma resposta por e-mail. Exigências: Considero esta prática abusiva e a falta de celeridade no reembolso um desrespeito pelo consumidor. Não pretendo aguardar por novos prazos indefinidos para um erro cometido pela plataforma. Como tal, exijo: O reembolso imediato do valor de 89,99€ cobrado indevidamente; O cancelamento definitivo de qualquer subscrição ou plano associado à minha conta. Aguardo uma resposta célere.
Seguro imposto indevidamente durante aluguer de veículo
Venho apresentar uma reclamação relativa a um aluguer de veículo com a empresa Tangerine Rent em Portugal. No momento da recolha do veículo, a empresa recusou processar a caução utilizando o meu cartão Visa de crédito. Esta recusa ocorreu devido à utilização de uma função de pagamento inadequada no terminal (“Crédito”, correspondente a crédito revolving com limite reduzido), em vez da função habitualmente utilizada para autorizações de caução. O meu cartão está oficialmente classificado como cartão de crédito e era totalmente conforme com os requisitos exigidos. Como consequência, foi-me indicado que a única forma de levantar o veículo seria a subscrição de um seguro adicional (“Super Relax Coverage”) no valor de 531,36 €. Não me foi apresentada qualquer alternativa real, tendo sido obrigado a aceitar este seguro para poder utilizar o veículo reservado. Considero que esta situação constitui uma prática comercial imposta, resultante de uma utilização incorreta do terminal de pagamento e de uma falta de informação adequada. Já tentei resolver a situação diretamente com a empresa, bem como através do meu banco, sem sucesso. Solicito a vossa intervenção para a resolução deste litígio e o reembolso do valor de 531,36 € relativo ao seguro.
Cancelamento voucher E-lar
No dia 22/03/2026, desloquei-me à loja Worten, localizada no Mar-Shopping de Loulé, para acionar o voucher E-lar nº 379178181, com a validade até ao dia 24/03/2026. Com a ajuda de uma funcionária, escolhi os eletrodomésticos pretendidos, sendo informado que iria ser contatado nos dias seguintes pelos instaladores dos equipamentos. No dia 27/03/2024 recebi um email do Fundo Ambiental, informando-me que o meu voucher tinha caducado por ter excedido o prazo máximo de 60 dias. Recordo que o meu voucher tinha a validade até ao dia 24 e eu acionei-o no dia 22, dentro do prazo legal . No dia 07/04/2026, após a minha deslocação à mesma Worten para tentar perceber qual o motivo para ter recebido a informação que o meu voucher tinha excedido a validade, a funcionária que me atendeu explicou-me que eu teria de esperar uma nova oportunidade do Fundo Ambiental pois já não era possível ativar o voucher em questão. Pretendo que o meu voucher seja aceite, pois eu cumpri o prazo estipulado, e que a Worten assuma a falha na gestão do processo, procedendo a entrega e a instalação dos equipamentos. Segue em anexo a resposta, recebida por email.
Arranjo mau feito, falta de profissionalismo
Bom dia, Me chamo Vanessa, sou proprietária do carro GLK 220, com a matrícula 07-IL-33. Levei meu carro na Santogal Mercedez-benz Sintra, oficina oficial, para diagnóstico e reparação de um barulho específico, claramente identificado por mim. Após a intervenção, o veículo foi levantado com o mesmo barulho, situação que foi comunicada e o carro retornou à oficina. Desta vez o funcionário Rodrigo nos comunicou que era “outro barulho” e “outra avaria”, adicionalmente foi-me transmitido que por o veículo “não ser do século XXI” os equipamentos de diagnósticos não seriam tão eficazes. Considero essa fala totalmente inadequada tendo em conta que recorri a uma oficina oficial Mercedes. Logo em seguida ele informou que já tinha comunicado que o carro sairia com barulho da oficina, como vemos no vídeo abaixo (vídeo que nos foi enviado no arranjo) foi dito pela oficina que “não havia mais barulho” no meu veículo : https://mercedes.citnow.com/vtqlQThsJ9r Barulho esse que continua, depois de uma conta de 2.176,62€ . Total INSATISFAÇÃO. Falta de profissionalismo e comunicação. Aguardo vosso retorno. Atenciosamente, Vanessa Suhr.
Paineis solares mal instalados
Bom dia, No dia 24/11/2025 recebemos um comercial em casa, Sr Rui Jorge, que propôs, depois de ter analisado a fatura, a colocação de três painéis e o kw da eletricidade a 0.14€, o que não aconteceu na primeira fatura pois a luz veio faturada a 0.16€, tentei falar com o comercial, mas nunca mais me atendeu o telefone. Garantiu que, mediante os kw da fatura que apresentamos, iriamos pagar a mensalidade dos painéis e mais 25€ - 30€ se colocássemos os painéis. Não entregou qualquer simulação (que viemos a saber mais tarde numa loja que o deveria ter feito no imediato e que com essa simulação é que decidiríamos o que fazer). Tivemos acesso a essa simulação no dia 11/03 quando fomos à loja EDP na loja do Cidadão no porto. Dia 27/11/2025 recebemos a equipa técnica ETM 42 para a instalação dos 3 painéis. Avaliaram as condições e esclareceram o que poderiam fazer para a instalação e avançaram, contudo, só já próximo do fim da instalação é que indicaram que não poderiam colocar as pinças de medição de consumo por falta de espaço no quadro elétrico, primeiro erro, porque se não havia espaço deveria ter dito antes de começar a instalação pois assim já não faziam nada sem primeiro vir o eletricista resolver o problema do quadro. Informaram que deviríamos chamar um eletricista para reorganizar o quadro elétrico e só depois poderíamos chamar novamente a equipa técnica para conclusão da instalação. Assim fizemos, contudo só conseguimos um eletricista para fazer o serviço no dia 02/02/2026. Este também faz instalações de painéis solares e alertou-nos para o facto de a instalação estar feita de forma monofásica e não trifásica. Liguei para a linha de atendimento, atendida pela Jéssica Abranchas, expôs a questão e esta indica que o relatório dos técnicos está com indicação de instalação trifásica e que à primeira vista a instalação parece monofásica, mas a injeção é feita nas 3 fases. Voltei a falar com o meu eletricista que me explicou que tal situação era impossível. Contudo, decidi aguardar pela visita dos técnicos para fazer a instalação das pinças. Dia 09/02/2026 recebemos novamente a equipe técnica ETM 42 e fizemos a questão da instalação, responderam que a EDP não faz instalações trifásicas, só faz instalações monofásicas na fase de maior consumo da casa. Não satisfeitos com o esclarecimento, nem com as faturas e nem com a avaliação de consumos/rendimento que verificamos na aplicação EDP Solar dirigimo-nos à loja EDP na loja do cidadão no Porto no dia 25/02 onde apresentamos nova reclamação. Nesta loja a indicação que tivemos é que a EDP faz instalações trifásicas e que o correto seria ter feito a instalação trifásica para melhor aproveitamento dos painéis. Dia 03/03 recebo chamada de resposta à reclamação, indicando novamente que a EDP não faz instalações trifásicas. As instalações são sempre monofásicas e depois o contador como é inteligente faz a gestão de consumos para melhor aproveitamento. Que já passaram os 14/30 dias de livre resolução e que nada poderia fazer para ajudar. Pelos que verifica nos registos a casa está a ter aproveitamento dos painéis, por isso questão resolvida. Acontece que pelo que verificamos na aplicação a casa não está a ter total aproveitamento dos painéis, pois está a injetar muita energia na rede precisamente por não estar ligado às 3 fases, pois se estivesse a casa teria um aproveitamento de 100% da energia produzida. Pelo que verificamos na aplicação, muito provavelmente, os painéis estão ligados a uma das fases de menos consumo porque este é sempre de 300w no máximo 500w. Uma casa com 2 pessoas a trabalhar diariamente, uma num computador outra em máquinas de costura, com 3 frigoríficos e uma arca sempre ligados, tvs, luz, não pode ter apenas este consumo em tempo real. Mais uma vez não satisfeita com a resposta, fui novamente à loja dia 07/03/2026, contudo o colaborador que nos tinha atendido não estava pelo que decidimos voltar outro dia. Dia 11/03/2026 voltamos à loja, mais pormenorizadamente e ressalvo, apenas neste dia, foi-nos explicado que a EDP em casa com potência 10.35 e instalação de, apenas, 3 painéis faz instalação monofásica, nunca antes esta informação nos foi indicada. Acontece que temos conhecimento de um vizinho que tem uma casa de instalação trifásica e a equipe técnica que foi para fazer a instalação dos painéis não o fez porque não levava material trifásico para fazer a instalação, o que prova que a EDP faz sim instalações trifásicas. O meu contrato e simulação foram feitos para uma instalação trifásica e não monofásica. Fomos enganados porque nunca, nem na celebração do contrato nem na instalação dos painéis, nos foi indicado que a instalação não seria de injeção em, apenas, uma das fases. Para exemplo, uma vez que a vossa funcionaria indica que é desta forma que verificam se os painéis têm utilidade ou não, em janeiro de 2025 (10/12/24 – 09/01/25) o nosso consumo foi de 661 kw em janeiro de 2026 (19/12/25 – 20/01/26), já com painéis instalados, o consumo foi de 519 kw. Trata-se de uma diferença de 142 kw, insignificante tendo em conta que o período de faturação também é um pouco diferente e que este valor é irrisório quando falamos de 3 painéis solares. Só estamos a fazer esta exposição agora porque quando fomos à loja, no dia 11/03, o funcionário ficou com a nossa informação e pediu que aguardássemos um contacto. Como tal não aconteceu, voltámos à loja em 25/03, apresentamos esta mesma reclamação. Recebemos hoje a resposta, dizem nada mais ter de acrescentar às respostas dadas anteriormente, ou seja, não aceitam as nossas explicações. Apresentamos reclamação no livro de reclamações (ROR00000000045553319), mas mais uma vez sem qualquer resposta positiva. Apresentei reclamação no CNIACC em 09/04,mas indicaram hoje, 16/04, que não era com eles, mas sim com o CICAP, contudo antes de apresentar a reclamação optei por pedir a vossa ajuda. Posto isto, agradecemos a vossa melhor análise a toda esta questão e solicitamos a retirada dos painéis solares da nossa casa sem qualquer encargo para nós, assim como a retirada da mensalidade dos mesmos da nossa fatura. Salientámos, novamente, que fomos enganados desde o início deste contrato. Contratamos uma instalação trifásica e foi-nos feita uma instalação monofásica sem nosso conhecimento. Obrigada
Encomenda não Recebida
Exmos. Senhores, dia 26/03/2026 fiz uma encomenda com um site á qual a encomenda teria de ser entregue pela DPD. Dia 31/03/2026 fiz o track&trace da encomenda no site da DPD e vi que tinha acontecido uma anomalia operacional. De imediato contactei a empresa a qual comprei os produtos para saber o que se passava. Dia 01/04 disseram-me que tinha acontecido um problema e para esperar uns dias que iriam entregr a encomenda. Dia 05/04 recebi um email por parte da empresa que me vendeu os produtos a pedir feedback sobre os produtos, achei aquilo muito estranho e fui outra vez ao site da DPD ver o estado da minha encomenda. Para surpresa minha vi que tinha colocado que a encomenda já tinha sido entregue dia 31/03 (quando eu nesse dia vi que não tinha sido entregue e que estava com ANOMALIA OPERACIONAL) e que me tinha sido entregue a mim pessoalmente as 17 horas. Voltei a contactar a emrpesa e abriram um inquerito para averiguar onde esta a encomenda. Até ao dia 16/04 sempre disseram que a encomenda estava perdida e que andavam a ver onde estava. Dia 16/04 responderam que entregaram a encomenda no Mini Mercado na morada que estava na embalagem. Na morada da embalagem não existe nenhum mini mercado. Não me forneceram mais nenhum dado e fecharam o processo, a resposta deles foi que a guia tinha expirdo a data e que nao poderiam fazer mais nada por mim. Cumprimentos.
Incumprimento de reclamação
Exmos. Senhores, Venho solicitar a vossa assistencia relativamente a uma situacao de incumprimento por parte da CP - Comboios de Portugal, EPE. No dia 23 de dezembro de 2025, realizei uma viagem no comboio Intercidades n.o 511, durante a qual fui sujeita a um atendimento inadequado por parte de uma funcionaria do bar e encontrei as casas de banho em condicoes de higiene deficientes. Apresentei reclamacao atraves do Livro de Reclamacoes Eletronico. Na sequencia da reclamacao, a CP contactou-me e comprometeu-se expressamente a emitir dois vouchers como compensacao. Contudo, ate a data, esse compromisso nao foi cumprido. Desde entao, enviei tres follow-ups para o Suporte ao Cliente da CP, nomeadamente a 9 de janeiro e a 25 de janeiro de 2026, sem obter qualquer resposta. Apresentei ainda nova reclamacao no Livro de Reclamacoes Eletronico a relatar o incumprimento. Face ao exposto, solicito a vossa intervencao no sentido de pressionar a CP a cumprir o compromisso assumido. Coloco-me a disposicao para fornecer todos os documentos comprovativos. Com os melhores cumprimentos, Mariana
Não querem reembolsar
Elias Ferreyra, argentino, residente em Portugal com título de residência N° F940278F7, nif 311313698, apresenta uma reclamação ao Tribunal de Defesa do Consumidor de Portugal contra a empresa CASEOVER pela compra não entregue de 3 consolas de videojogos. A História No dia 1 de dezembro de 2025, decidi fazer uma compra especial para presentear meus familiares na Argentina pelo Natal. Comprou 3 consolas de videojogos através do site da empresa CASEOVER ( https://caseovershop.com/ ). A compra foi feita de forma virtual e o pagamento foi realizado com sucesso, recebendo uma confirmação por WhatsApp e também por e-mail. No entanto, após a confirmação do pagamento, nunca mais recebi notícias sobre o estado do meu pedido. Não havia código de seguimento, nem informação sobre o envio. Tentei contactar a empresa através de WhatsApp, mas não recebi resposta. Foi apenas no dia 10 de janeiro que a empresa se contactou comigo, dizendo que o pedido havia sido devolvido às suas instalações porque eu não estava presente no meu domicílio. A empresa exige que eu pague o custo de envio de 4€ para receber o pedido, o que considero inaceitável. Quando solicitei a devolução do dinheiro, a empresa justificou-se dizendo que eu não havia indicado o meu e-mail no site na hora de fazer o checkout, o que é falso, pois eles próprios me enviaram a confirmação do pagamento para o mesmo e-mail que agora dizem que eu não forneci. O Problema A empresa agiu de má-fé ao não cumprir com o pedido e não fornecer informação sobre o envio. Eu havia feito a compra com antecedência, pensando nos meus familiares e no presente de Natal que queria dar-lhes. A falta de comunicação e a falta de responsabilidade da empresa causaram-me grande transtorno e decepção. A empresa diz que não corresponde reembolsar porque eu não me comuniquei com eles para pedir o nro de tracking e eles não tinhan o meu e-mail para o enviar... mas mandar-me a confirmação da compra por email, não faz sentido. Além disso nunca recebi fatura e acho que o fato de não me contatar com eles não justifica negar o reembolso Reclamação - Solicito a devolução do dinheiro pago pela compra das 3 consolas de videojogos. - Considero que a empresa agiu de má-fé ao não cumprir com o pedido e não fornecer informação sobre o envio. - A empresa tinha o meu contacto e não fez nenhum esforço para comunicar comigo para resolver o problema. Documentação Anexa_ -Não recebi fatura - Comprovativo de pagamento - Mensagens de WhatsApp com a empresa - E-mail de confirmação do pagamento Agradeço a sua atenção a este assunto e espero uma resolução favorável à minha reclamação. Atentamente, Elias Ferreyra Número de identificação fiscal caseover (NIF): 275721086
RECLAMAÇÃO FORMAL ÁGUAS DO ALTO MINHO
Venho apresentar reclamação relativa ao contrato de abastecimento de água da morada Rua Dr. Alfredo Magalhães n.º 8, 4930-325 Gandra – Valença, da responsabilidade de Maria Irene Cortinhas de Sousa. Ocorreu uma fuga no ramal exterior de abastecimento de água, localizado no jardim da habitação, antes de qualquer ligação ao sistema de saneamento. A fuga foi identificada e imediatamente reparada por familiar com conhecimentos técnicos, não existindo fatura da intervenção. Apesar disso, o consumo anormal registado na faturação comprova claramente a ocorrência da fuga, tendo o consumo regressado aos valores normais no mês seguinte à reparação. Foram solicitadas a revisão e redução do valor de saneamento, uma vez que a água perdida se infiltrou no solo e não entrou no sistema de águas residuais. O pedido foi indeferido pelo perito por alegada falta de prova visual, não tendo este procedido à verificação do local intervencionado. Posteriormente, foi celebrado um acordo de pagamento em prestações devido ao valor elevado da faturação. Contudo, verificaram-se graves irregularidades administrativas: Faturas entregues fora de prazo; Pagamento efetuado presencialmente em loja foi incorretamente imputado a mês antigo por indicação da funcionária; O mês corrente ficou por liquidar por erro do atendimento; O sistema passou a acusar duas faturas em atraso indevidamente; O acordo de pagamento foi anulado com fundamento em incumprimento não imputável à cliente; Está agora a ser exigido novo acordo com custo adicional de mais ou menos 60€. Estou a ser penalizada por erro administrativo dos serviços, acrescido da recusa de reapreciação do saneamento relativo a fuga comprovada por consumo anormal, fotografias do tubo danificado e registo do contador no mês seguinte à reparação.
Atendimento para reagrupamento não realizado
Exmos. Senhores, eu, Matheus Santos, residente legal de Portugal, brasileiro, venho por meio deste pedir solução rápida para marcação de reagrupamento para minha filha. Estive presencialmente no centro de atendimento da Aima no Porto no dia 30/03/26, onde eu tinha agendamento marcado para reagrupamento da minha filha e não tive atendimento realizado devido a greve dos trabalhos da Aima. Isso já tem mais de 15 dias e não consigo uma resposta concreta sobre o reagendamento, não posso ficar a espera sem resposta. Preciso de uma data certa de novo agendamento para realizar a finalização do processo do reagrupamento da minha filha. Já realizei mais de 100 ligações ao telefone da Aima sem sucesso em atenderem a ligação, já enviei dezenas de emails sem nenhum ter sido respondido. Aguardo resposta breve com novo agendamento. Obrigado!
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
