Classificação
- Total de reclamações
- 34
- Número de reclamações*
- 14
- Reclamações resolvidas*
- 92%
- Média de dias para responder*
- Sem resposta
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Reclamações recentes
Alfa Romeo - Defeito de fabrico zona airbag tablier
Venho por este meio expor um grave problema de consumo que tem afetado inúmeros proprietários de veículos do Grupo Fiat/Alfa, nomeadamente o meu Alfa Romeo Giulietta 2011 (mat. 53-LU-69, 170 000 km), adquirido em jun/2011. O tablier acima do airbag do passageiro apresentou-se com empolamento e rutura espontâneos, expondo a bolsa do airbag. Não houve qualquer impacto externo – tudo indica tratar-se de um vício oculto de fabrico, associado a um pré-corte no painel. Contactei a concessionária oficial (Alfa Romeo Portugal) com duas reclamações registadas (n.º 02464451 e 02494866), mas ambas foram rejeitadas sob o argumento de que “a garantia legal terminou em 2013” e de que o dano teria sido causado externamente. Esta recusa parece violar o princípio de conformidade do Código Civil: o consumidor tem direito à reposição da conformidade do bem sem encargos (reparação ou substituição) quando ocorre defeito de fabrico. Além disso, o CC (art. 914.º) reforça que posso exigir a reparação ou substituição do bem defeituoso, salvo má-fé do vendedor – o que não é o caso. Este defeito compromete a segurança: se o airbag não puder inflar corretamente devido à fissura do tablier, aumenta-se o risco de ferimentos graves. É notório que outras viaturas Alfa e Fiat (500, Punto, etc.) sofrem do mesmo problema. A imparcialidade da Alfa Romeo (e respetivos fabricantes) exige que assumam este vício conhecido e procedam à correção a custo zero para o consumidor. Solicito, assim, o apoio da DECO PROteste para mediar esta situação: seja através de aconselhamento jurídico, seja através de intervenção junto da marca, defesa em possível litígio ou orientação para procedimentos legais. Agradeço a vossa análise e apoio na defesa dos meus direitos de consumidor, incluindo eventuais ações coletivas contra a marca se necessário.
Reclamação contra Stellantis & You Portugal – Avaria motor PureTech 1.2 (Peugeot 308 SW)
Exmos senhores Boa noite Adquiri um Peugeot 308 SW novo (AC-26-II) em 2020, com todas as revisões feitas na oficina oficial. Em fevereiro de 2025, fiz uma revisão geral. Menos de 3 meses depois, surgiu uma avaria grave no motor (pressão do óleo). A viatura está na oficina desde 20/06/2025. A marca recusa qualquer apoio, alegando falhas de manutenção em 2021 e 2023. No entanto, nunca me foi entregue qualquer plano de manutenção nem fui alertada para incumprimentos. Sempre segui as instruções da oficina oficial. A falha resulta de um defeito reconhecido pela Stellantis no motor PureTech 1.2. A própria marca lançou programas de garantia alargada e compensação na Europa. Apesar disso, não foi feita qualquer ação preventiva nem informativa junto dos clientes portugueses, o que considero inaceitável. Exijo que os custos de reparação sejam assumidos e que a situação seja resolvida com urgência e boa-fé. Muito obrigada desde já Maria Sousa Martins
Defeito no motor peugeot 308, 1.2 de 2018
Estou solidário com todos os reclamantes, relativamente ao motor 1.2 de 3 cilindros da Peugeot. Tenho um Peugeot 308, 1.2 puretech, de 2018, comprado novo na Peugeot, concessionário na Praça de Espanha, e, confirmo todos os problemas relatados pelos proprietários e utilizadores dos veículos com o motor puretech. É uma vergonha o comportamento da Peugeot em Portugal. A pensar que estaria a comprar um bom carro, adquiri um pesadelo de 4 rodas. Os funcionários da Peugeot escudam-se e declinam a responsabilidade na reparação do motor por alegaram que a manutenção não é efectuada na Peugeot. O problema é o motor e não as reparações que sejam feitas dentro ou fora da marca. O problema é na origem, na construção do motor, a qual tem uma correia banhada a óleo e que perde partículas desse material entupindo o filtro do óleo, impedindo que o óleo passe para o motor. A Peugeot devera assumir o problema, chamar os veículos para rectificação do problema, e/ou, proceder à justa indemnização.
Alfa romeo tonale com problemas persistentes
Exmos. Senhores, Adquiri um Alfa Romeo Tonale novo em 2023 e, ainda nos primeiros meses de uso, começaram a surgir problemas. Passados pouco mais de dois anos, o carro continua a apresentar problemas técnicos recorrentes, resolvidos apenas com muita insistência e diversas visitas à oficina — já contabilizo dezenas de deslocações e de chamadas para a oficina autorizada e para o serviço de apoio ao cliente. Foram vários os problemas identificados ao longo do tempo, e diversas peças já foram substituídas, entre elas a coluna de direção, a centralina da bagageira eletrónica, componentes interiores soltos ou com defeito, cablagens mal montadas e molas de fixação, algumas substituídas mais do que uma vez. Além disso, o veículo apresenta falhas eletrónicas constantes, exigindo atualizações frequentes e revisões ao sistema. Para além dessas avarias, o carro apresenta ruídos constantes, tanto mecânicos como parasitas. Alguns desses ruídos foram solucionados temporariamente, outros só duraram algum tempo depois de reparados e voltaram a surgir, e há ruídos que persistem desde o início, mantendo-se mesmo após várias intervenções. Apesar de cada problema acabar por ter solução, o mais grave é a sua frequência e persistência. Resolvo uma falha e, passados dois ou três meses, aparece outra diferente. Já precisei de mais de vinte visitas para lidar com essas anomalias, o que dá em média cerca de uma visita por mês, havendo alturas em que foram necessárias várias visitas seguidas e o carro permaneceu na oficina por mais de uma semana. O carro passa demasiado tempo na oficina e eu passo demasiado tempo em contacto com o apoio ao cliente. Em várias chamadas para o apoio ao cliente, foi reconhecida a gravidade da situação e chegou a ser mencionada a possibilidade de compensação, incluindo apoio na retoma com um valor percentual do carro, dadas as falhas sucessivas e a consequente desvalorização. No entanto, a resposta final dos superiores é sempre a mesma: “o carro está em conformidade” e “deve continuar a reportar os problemas”. Na última chamada, a própria colaboradora que acompanha o caso reconheceu que o veículo apresenta claros problemas de qualidade e, perante a falta de solução por parte dos superiores, aconselhou-me a apresentar uma reclamação formal e judicial à Stellantis. Este cenário não é normal num carro com pouco mais de dois anos. Não se trata apenas de reparar falhas pontuais, mas de viver numa sequência interminável de problemas que comprometem a utilização normal e a confiança no veículo. Além disso, todos estas reparações só foram possíveis porque o carro ainda está na garantia. Porém, estou cada vez mais próximo da data limite dessa garantia e os problemas continuam a surgir. Se me for exigido pagar por essas reparações, torna-se insuportável — ficaria financeiramente prejudicado, sem meios para manter um carro que está sempre com defeitos e a exigir peças novas. A manutenção já é cara, mas isso seria aceitável se os problemas não existissem. Cumprimentos.
Comprei carro com defeito
EXMOS SRS Boa tarde comprei um Citroën C3 em Março 2023 na Citroën sacavém vinha com defeito do fabricante onde só soube quando meses depois acendeu me a luz com nível de óleo baixo,,comuniquei meti óleo e disseram quando acontece se novamente para ir a Citroën sacavém, em Dezembro 2024 aconteceu de novo,fui à Citroën sacavém, onde tiraram o óleo para pesar e mandaram me andar 1000km ,o que fiz entreguei o carro 22/1/25 onde a Citroën França 15 dias depois mandou a Citroën sacavém por um motor novo,fui buscar a viatura quase 4 meses depois 6/7/25 ,no dia 7/5/25 acendeu a luz da temperatura, onde desliguei a viatura, quando o carro arrefeceu fui ver não tinha anticongelante, óleo abaixo do nível mínimo a viatura a engasgar, foi de reboque para Citroën sacavém e até agora não sei nada é muito triste é uma vergonha compramos o carro na marca para isto
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