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Reclamações recentes

M. C.
10/12/2025

Avaria não resolvida

Sou proprietário de um DS4 E-TENSE RIVOLI, de novembro de 2021. O automóvel é plug in, porém não consigo utilizá-lo em modo elétrico, pois está constantemente indisponível. Pela 3’ vez coloquei o carro na oficina da marca . Da 1’ vez esteve 2 semanas a reparar e voltou com o mesmo problema. Recentemente coloquei-o novamente na mesma oficina (representante da marca) e ao fim de uma semana, deram como reparado. Paguei 400€ e quando fui buscá-lo, estava exatamente na mesma. Agora, está em reparação há 2 semanas , à espera de uma peça e sem previsão de. data para me entregarem o carro. Posto isto, somando o tempo, estou sem carro há mais de um mês! Onde estão os profissionais da marca? Coloquei o carro na oficina que, à partida, será a mais qualificada para resolver os problemas, e é isto que se vê!!!

Em curso
E. S.
06/12/2025

Veículo JEEP com avaria de fabrico

ASSUNTO: RECLAMAÇÃO FORMAL, DENÚNCIA DE FALTA DE CONFORMIDADE E PEDIDO DE SUBSTITUIÇÃO IMEDIATA DO VEÍCULO JEEP COMPASS PHEV MY24 – VIN ZACPJFCW3RPS99132 – MATRÍCULA BP-02-PO Exmos. Senhores, Venho, na qualidade de consumidor e proprietário do veículo Jeep Compass PHEV MY24, com o VIN/chassis ZACPJFCW3RPS99132 e matrícula BP-02-PO, Adquiri em 16/12/2024 o veículo acima descrito, totalmente novo e com extensão de garantia de 6 anos. Desde as primeiras utilizações o veículo apresenta falhas graves e recorrentes, incluindo: Problemas no carregamento elétrico, obrigando-me a pagar 150€ por um serviço que não resolveu nada. Falhas nos sistemas de segurança: deteção de obstáculos inexistentes, alarmes de colisão e travagens indevidas. Perdas de potência, engasgamentos e avarias em circulação, exigindo dois reboques em plena via pública, com risco real para a segurança. Ecrã multimédia a desligar, falhas 4WD, “Modo Drive indisponível”, entre outros erros críticos. Após “reparação”, descobri que a bateria de 12V alegadamente substituída não foi trocada. A caixa de fusíveis apresenta 3 porcas em falta e um conector amassado e enferrujado, revelando falta de conformidade estrutural gravíssima. As oficinas Stellantis recusaram atendimento atempado, desvalorizaram as avarias e devolveram-me o veículo sem reparação efetiva. Estou impedido de viajar, com reservas já efetuadas para o Algarve e deslocação prevista a Espanha, e sem confiança para usar o veículo, sofrendo prejuízos materiais e danos morais. Face à falta de conformidade reiterada, ao abrigo do DL 84/2021 e da Diretiva (UE) 2019/771, exijo a substituição imediata do veículo por outro novo ou, em alternativa, a resolução do contrato com devolução do valor pago, bem como indemnização pelos danos sofridos.

Em curso
S. R.
27/11/2025

ecusa de cobertura em extensão de garantia – Motor PureTech 1.2 (correia de distribuição)

Venho apresentar reclamacao relativa à recusa da Citroen Stellantis em assumir a reparacao do defeito de fabrica do motor PureTech 1.2 do meu veiculo, apesar de existir uma extensao de garantia criada pela marca para este problema. Dados do veiculo: matricula 58XD12 e VIN VF72RHNPJK4138870. O historico de manutencoes em servicos oficiais Citroen e o seguinte: em 2020 tinha 11966 km, em 2021 tinha 16350 km, em 2022 tinha 22765 km e em 2024 tinha 40844 km. Entre 2022 e 2024 o veiculo fez apenas 18000 km. Na revisao de 2025 fui informada pela primeira vez de que o carro apresenta sinais do defeito conhecido da correia de distribuicao dos motores PureTech e fui informada da existencia de uma extensao de garantia ate 10 anos ou 175000 km. Nunca fui informada pela marca sobre este defeito de fabrica, sobre a extensao de garantia ou sobre condicoes especificas de manutencao relacionadas com este problema. Contactei de imediato a marca e o carro foi diagnosticado por representante oficial, que confirmou o problema. No entanto, a Citroen Stellantis recusa assumir a reparacao alegando falta de revisao em 2023. A ausencia dessa revisao nao provocou o defeito, que e reconhecido pela propria marca. Todas as manutencoes anteriores foram feitas dentro dos prazos logicos e de acordo com a baixa quilometragem anual. A marca falhou no dever de informacao ao cliente e esta a penalizar injustamente o consumidor. Solicito que a reparacao seja assumida ao abrigo da extensao de garantia criada precisamente para este defeito.

Em curso
B. D.
27/10/2025

recusa garantia/falta de conformidade

Sou proprietário de um Alfa Romeo Giulia 2.2 Diesel (matrícula BB-63-NN, VIN ZAREAEGXXN7671893), adquirido à Santogal em outubro de 2023. A garantia do veículo foi, contudo, ativada indevidamente em junho de 2023, aquando da matrícula feita pela marca antes da venda e da entrega efetiva ao cliente. Desde então, o veículo apresentou várias avarias elétricas e eletrónicas, tendo estado imobilizado por períodos longos e intervencionado em várias ocasiões (folhas de obra em anexo). Em setembro de 2025, após nova avaria, a oficina Stellantis & You Amadora recusou a substituição da bateria em garantia, alegando o fim do prazo e invocando uma declaração falsa atribuída à minha esposa, afirmando que o carro esteve parado “vários meses sem manutenção preventiva”. Tal afirmação é falsa e ofensiva. O veículo esteve apenas em paragem temporária devidamente monitorizada, encontrando-me eu em trabalho no estrangeiro, e nunca esteve ao abandono. A recusa de cobertura e a ativação antecipada da garantia violam: – O artigo 13.º do DL 84/2021, que presume os defeitos existentes à data da entrega; – O artigo 15.º do mesmo diploma, que impõe a reparação/substituição sem custos; – E o artigo 762.º do Código Civil, que obriga à boa-fé contratual. Solicito a intervenção da DECO para: Garantir a substituição da bateria ao abrigo da garantia; Verificar o historial de anomalias elétricas; Esclarecer a ativação incorreta da garantia; E assegurar o respeito pelos direitos do consumidor.

Encerrada
L. A.
20/07/2025

Alfa Romeo - Defeito de fabrico zona airbag tablier

Venho por este meio expor um grave problema de consumo que tem afetado inúmeros proprietários de veículos do Grupo Fiat/Alfa, nomeadamente o meu Alfa Romeo Giulietta 2011 (mat. 53-LU-69, 170 000 km), adquirido em jun/2011. O tablier acima do airbag do passageiro apresentou-se com empolamento e rutura espontâneos, expondo a bolsa do airbag. Não houve qualquer impacto externo – tudo indica tratar-se de um vício oculto de fabrico, associado a um pré-corte no painel. Contactei a concessionária oficial (Alfa Romeo Portugal) com duas reclamações registadas (n.º 02464451 e 02494866), mas ambas foram rejeitadas sob o argumento de que “a garantia legal terminou em 2013” e de que o dano teria sido causado externamente. Esta recusa parece violar o princípio de conformidade do Código Civil: o consumidor tem direito à reposição da conformidade do bem sem encargos (reparação ou substituição) quando ocorre defeito de fabrico. Além disso, o CC (art. 914.º) reforça que posso exigir a reparação ou substituição do bem defeituoso, salvo má-fé do vendedor – o que não é o caso. Este defeito compromete a segurança: se o airbag não puder inflar corretamente devido à fissura do tablier, aumenta-se o risco de ferimentos graves. É notório que outras viaturas Alfa e Fiat (500, Punto, etc.) sofrem do mesmo problema. A imparcialidade da Alfa Romeo (e respetivos fabricantes) exige que assumam este vício conhecido e procedam à correção a custo zero para o consumidor. Solicito, assim, o apoio da DECO PROteste para mediar esta situação: seja através de aconselhamento jurídico, seja através de intervenção junto da marca, defesa em possível litígio ou orientação para procedimentos legais. Agradeço a vossa análise e apoio na defesa dos meus direitos de consumidor, incluindo eventuais ações coletivas contra a marca se necessário.

Encerrada

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