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Cobranças Abusivas - Aluguer de veículo
Em 24 de Junho de 2025, na devolução do veículo de aluguer da empresa AVIS (contrato 256743605 anexo) realizei uma reclamação ao funcionário AVIS do aeroporto uma vez que o veículo estava com rasgo no pneu dianteiro (D) e com dano no mecanismo de reclinar no banco do passageiro, (D), fazendo com que o passageiro (minha filha) tenha tido que viajar por muitos quilômetros se poder ajustá-lo. O funcionário aparente não acolheu bem minha reclamação e iniciou inspeção minuciosa na qual encontrou danos no assoalho externo do veículo (para lamas) e outros danos estéticos externos totalizando 13 ítens. Sem assinar o relatório de inspeção procurei imediatamente o serviço de apoio ao cliente da empresa, uma vez que discordei plenamente da responsabilidade por todos danos e, em particular, por ter sido prejudicado por dois deles. (pneu rasgado e mecanismo do banco). Recebi um resposta padrão de que tinha assumido plena responsabilidade por danos uma vez que assinei um contrato. Ressalto que a possibilidade de inspeção do veículo, no aeroporto é muito limitada uma vez que os carros estão estacionados muito próximos, dificultando a observação principalmente das partes inferiores. Com limite de iluminação e pelo veículo preto, não foi possível observar o o rasgo no pneu, caso contrário não teria saído com o veículo; também não tenho hábito de testar funcionamento de banco de passageiro o que, na minha opinião deveria ser obrigação da empresa. Para minha surpresa estou sendo cobrado por grande parte dos ítens, mesmo os que evidenciei para o funcionário da inspeção ao reclamar. Considero a cobrança de mais de 3.600 Euros extremamente abusiva porque as inspeções são muitas vezes falhas e muitos danos não são mostrados por usuários. Recebemos uma figura com poucos centímetros sem discriminação do tipo de dano, sem possibilidade de perguntar a qualquer funcionário (no estacionamento não há) e os funcionários do balcão não sabem detalhar, limitando-se a falar danos estéticos. (considero rasgo no pneu uma questão de omissão à segurança dos clientes) De nada adianta contratar seguro (não informam previamente que acionamento é por dano individual) ou zelar pelo veículo (sou cliente recorrente) se a empresa tem processos de inspeção falhos e está apenas focada em monetizar ocorrências de danos, claramente sem os reparar para os clientes. Com precárias condições de observar o veículo adequadamente e conhecer danos prévios no levantamento estamos reféns de práticas abusivas.
Avis- Cobrança abusiva e falta de transparência na reserva de veículo
Exmos. Senhores, Venho por este meio registar uma reclamação formal contra a empresa Avis, devido a uma prática abusiva e falta de transparência na contratação do serviço de aluguer de carro realizada no mês de Junho de 2025. Realizei uma reserva de veículo através do site da Avis em Portugal, com levantamento do veículo programado no Brasil, para o período de 10 a 22 de Junho de 2025. O valor total informado na reserva — já incluindo um condutor adicional — foi de 2.169,25 BRL. Já no rio de Janeiro, ao dirigir-me ao endereço indicado na reserva, fiquei surpresa por constatar que a empresa responsável pela entrega do veículo seria a Unidas, e não a Avis. Mais surpresa fiquei quando, após os procedimentos normais no balcão, fui confrontada com a cobrança de 4.219,48 BRL, ou seja, quase o dobro do valor originalmente contratado. Tal cobrança, como poderá ser verificada no documento em anexo, não havia sido informada no momento da reserva. Além disso, tinha entretanto optado por contratar no local duas coberturas adicionais no valor de 859,20 BRL, pelo que a factura emitida pela Unidas emitida totalizou 5.069,68 BRL, conforme poderão verificar em documento junto. Ao reclamar, na altura, a diferença de valor, fui informada pela funcionária da Unidas que teria de resolver o assunto com a Avis. Tentei imediatamente entrar em contacto telefónico mas, devido à diferença horária, o atendimento telefónico da Avis em Portugal já se encontrava encerrado. Reforço que nenhum dos valores adicionais cobrados foi previamente informado no site da Avis, o que configura uma violação do direito à informação clara e antecipada do consumidor, de acordo com a legislação aplicável. Após o uso regular do veículo pelo período reservado, tentei diversas vezes entrar em contacto com a Avis para solicitar o reembolso da diferença cobrada indevidamente. No entanto, não obtive qualquer resposta coerente da Avis aos e-mails enviados; transmitiram toda a responsabilidade à Unidas Brasil. Inclusive, solicitei o acesso ao livro de reclamações da empresa e também não obtive resposta. Perante isto, venho solicitar, com o apoio da DECO Proteste: O reembolso da diferença indevida cobrada no momento da retirada do veículo; Um esclarecimento formal da empresa sobre os valores adicionais aplicados; A mediação da DECO junto à Avis para resolução célere desta situação. Anexo a esta reclamação estão: Cópia da reserva realizada no site da Avis em Portugal; Comprovativo do pagamento efectuado no Brasil; Cópia da factura emitida pela Unidas; Registos das tentativas de contacto com a empresa. Aguardo retorno e agradeço desde já o apoio na defesa dos meus direitos enquanto consumidora. Atenciosamente,
Pneus de Inverno não fornecidos
Venho por este meio expressar minha insatisfação em relação ao serviço prestado pela AVIS.No passado dia 10 de fevereiro aluguei, através da agência de viagens ABREU, uma viatura vossa no aeroporto de bolonha.Ao fazer a reserva deixei claro que precisava de um veículo com pneus de inverno devido às condições climáticas do destino para onde iria . Ao contrário da minha especificação inicial, o veículo estava equipado com pneus para todas as estações, que têm características diferentes dos pneus de inverno.A região para onde fui obriga, por lei, todos os veículos a circularem com pneus de inverno. Para além de ser perigoso circular com os pneus que me foram fornecidos, é ilegal e dá multa circular dessa forma. Tal como a informação que consta no contrato que a AVIS me forneceu:EQUIPAMENTO DE INVERNO PARA PNEUSPara alugueres em ITÁLIA, na maioria das regiões é obrigatório a viatura encontrar-se equipada com pneus de inverno ou possuir um conjunto de correntes de neve – que correspondam ao tipo de veículo que contratou. Esta regra aplica-se no período de 15 novembro a 15 abril.Sugerimos que verifique com antecedência se o itinerário da sua viagem passa por uma área que imponha esta exigência.Para o efeito consulte os sites www.poliziadistato.it e www.mit.gov.it.Esta discrepância entre o que foi solicitado e o que foi fornecido é inaceitável, especialmente tendo em conta que efetuei um pagamento adicional pelos pneus de inverno. Este não cumprimento do que foi contratado resultou em sérios inconvenientes e preocupações de segurança durante a minha estadia e pretendo que me seja devolvida a quantia extra que paguei, por um serviço que não foi cumprido.Obrigado pela vossa atenção e aguardo uma resolução satisfatória.
Caução que não foi reembolsado
Realizei duas locações de veículo na AVIS, uma em 11-08-2023 e uma em 18-08-2023. Foram cobrados dois cauções na primeira locação 387,42 e o segundo caução de 440,93. A locadora me passou o prazo de 28 dias para restituição do caução, contudo, até a presente data não recebi a restituição dos valores. Fui ao banco e me disseram que tenho que resolver direto com a Avis.
FALTA DE TRANSPARÊNCIA
Vou citar os inúmeros motivos que me levaram a detestar essa experiência. Primeiro que fizemos uma reserva pelo booking achando que estávamos reservando AQUELE carro e AQUELE valor e NADA disso aconteceu. TUDO era diferente. Chegamos na hora marcada para pegar o carro: 7:30. Saímos de lá por volta das 10hs após muito stress e já com atraso para nossa viagem. O carro era pra 5 pessoas e nos deram um que mal cabia 4. Não resolveram inicialmente insistindo para que usássemos aquele. Foi horrível. Eu grávida me stressando, meus sogros idosos se stressando e pra nossa surpresa, ao devolver, o valor cobrado ficou o dobro do que o que nos foi passado no site. HORRÍVEL, péssimo atendimento, dedicação ao cliente e pontualidade.
Faturação de km indevidos
Foi-me faturado por um aluguer de 15h o valor de 100238km na fatura 81450 num total de 8.743,95€, a ser verdade daria uma média de 6700km/h o que é impossível. Contactei os serviços a 15/5 no sentido de corrigir a situação e evitar a cobrança, o que me foi garantido que seria corrigido a tempo e nada seria cobrado. No entanto até agora nada aconteceu e para além disso foi cobrado os 8.743,95€ colocando a minha conta a negativo com todas as implicações que isso acarreta, nomeadamente pagamento ao banco de juros e taxas pelo saldo negativo e impossibilidade de usar a conta para coisas tão simples como alimentação ou pagamento de despesas pessoais.
danos em viatura de aluguer
Venho por este meio informar vossas exelências e demostrar a minha indignação sobre a forma como a empresa Avis, lesa os clientes, referente ao contrato ( E208759224 em LISBON APT PT de 8/1/22), realizado no aeroporto de Lisboa. O mesmo foi celebrado e assinado antes de ser feita uma verificação á viatura, conjuntamente com um funcionário. Após mais de uma hora de espera para levantar a viatura, apenas fui informado que teria que deixar uma caução para combustível, não existindo mais informações sobre seguros danos ou etc.Desta forma ao chegar junto da viatura não realizei nenhuma inspeção minuciosa da mesma pois acreditei que os pequenos danos que possuía, por vários locais, para-choques,portas, etc. não influenciavam o contrato celebrado.Mesmo não sendo responsável pelo dano mencionado, o valor cobrado é extremamente inflacionado (521,35€) para uma pequena picadela na porta, não correspondendo ao valor cobrado no mercado e que agradecia que fosse mencionado qual foi a empresa que realizou a peritagem(sem êxito).Nestes moldes, foi efetuado um serviço com dolo para o cliente, que claramente faz denegrir a imagem da empresa, e que me obriga a apresentar queixa nas entidades reguladoras e provavelmente judicialmente, se não existir um reembolso do valor cobrado indevidamente , retirado do cartão de débito sem o meu consentimento. Pois apenas foi fornecida autorização em TPA para uma caução de 106,50€ se não entregasse a viatura atestada.De salientar que o que rege a boa prática da celebração dos contratos é que exista uma verificação das viaturas no acto da entrega, entre responsável da empresa de aluguer e cliente, e posteriormente a assinatura da documentação, não o inverso, para que desta forma seja informado o cliente dos danos que são apenas superficiais ou que requerem reparação.Atentamente:António Lopes
Devolução da caução
Boa tarde.Em resumo, eu tive um problema com o meu carro que teve de ficar a arranjar durante dois dias e através da minha seguradora, obtive o empréstimo de um carro e tive de pagar uma caução no valor de 80€ (foi pago em dinheiro) . O carro foi devolvido no dia 18 de Junho e nesse mesmo dia, eu enviei um e-mail sobre isso e com o meu iban, para poderem proceder então à devolução do valor da caução. Nesse mesmo dia, disseram por chamada que o valor seria reembolsado num prazo de 15 dias úteis. Passados os 15 dias úteis, eu mandei um e-mail, ao qual não tive nenhuma resposta, a reclamar. Depois disso, liguei e voltei a dizer que ainda não tinha recebido nada, que já tinha passado demasiado tempo e que o dinheiro já me fazia falta e a resposta que eu tive foi que tinha havido um erro e que iriam dar inicio ao processo e que iriam colocar como prioridade. Na semana passada, liguei a reclamar e vão ver vão fazer, até ao final da semana tinha o € na minha conta e nada. Esta segunda feira, voltei a ligar, falei com um senhor que me disse, por outras palavras, que ainda não tinham dado seguimento às coisas e eu disse que se continuasse assim, que eu iria reclamar deles. Hoje voltei a ligar e o mesmo senhor disse que não me enviou o comprovativo do envio do reembolso porque tinha dados pessoais da empresa e disse que até 6f, que teria o meu dinheiro na conta. Ando bastante revoltada com isto, um dinheiro que é meu, que já devia ter sido pago ao tempo e que já me fez falta, ainda tenho que esperar (supostamente) mais uma semana para o ver mas sinceramente não acredito. Andam a enrolar-me, sempre a adiar... Uma transferência cai na conta passados 3 dias, às vezes até no dia seguinte... Andam a fazer me de parva!
Fraude
Ex.mos Senhores, venho por este meio, apresentar uma queixa por fraude da parte da empresa Avis Rent a car Funchal. Por uso indevidamente dos dados bancários do cliente sedido a empresa no início na transacção de aluguer de uma viatura, para débito directo do valor do aluguer, valor este que foi debitado antes da entrega do veículo. Eu Andrea Mezzera veio por este meio apresentar uma queixa crime por fraude a empresa Avis Rent a car Funchal por usufruir de dados da conta do cliente, para beneficio próprio, retirando da minha conta bancária um valor de 1,228.38 euros sem aviso prévio e sem autorização do titular da conta, incombindo assim na infração não comprindo a lei de protecção de dados do cliente, usufruindo assim para beneficio próprio sem aviso prévio do cliente e sem quaisquer recibo apresentado do concerto dos danos referidos e cobrados aos cliente sem possibilidade de defesa. impossibilitando o cliente a possibilidade de explicar e apresentar provas de que quando adquiririu o veículo já lá estava este dano, e outros respetivos danos que já lá se emcontrara no veículo no momento da entrega. Por agir de má fé a empresa Avis Rent a car Funchal na forma como foi tratada o assunto relacionada a danos numa viatura alugada de dia 22de Março até dia 28de Março 2021, um Renault mégane de cor azul turquesa, tickete:150854491 em nome do cliente Sr. Andrea Mezzera. É primeiro lugar foi enviado vários emails a empresa sem resposta é depois de tantas tentativas de contacto com a Avis Rent A Car Funchal,pelos contactos disponibilizados no início do aluguer :9658598855 Sara Gouveia 291764546291524392 Contacto esses sem quaisquer sucesso, sigo por esta via fazer uma reclamação por falta de assistência ao cliente em resolver esta situação, visto que cortaram qualquer forma de contacto, tendo insistido por várias por telefone fixo e por telemóvel contactando a Sra. dona Sara Gouveia sem quaisquer retorno, com intuito de esclarecer esta situação. Uma vez retirado o veículo alugado do parque de estacionamento, primeiro o carro estava com vários danos uma delas vários riscos na parte exterior do veículo, outro o veículo estava estacionado ao lado de outro carro impedindo assim de conseguimos abrir a porta do lado do condutor dificultando a captação de fotos dentro do veículo e consequentemente impedindo a verificação de qualquer dano que estava na parte de dentro do veículo no lado do condutor atrás, o que se veio à constatar no dia seguinte de ter retirado o veículo, o que demonstra que desde o início a Avis estava agindo de má fé para connosco, uma vez que a obrigação da pessoa que entrega o veículo é fazer uma visita guiada ao cliente que aluga o carro e de forma a recolher dados e consequentemente fotos que prova o estado inicial do veículo, o que não aconteceu no dia. Sendo possível só a captação de fotos na parte de fora do veículo. Segundo a empresa faz uma ligação exigindo as fotos do veículo tirado no início sabendo perfeitamente que o cliente não disponha das fotos da parte interior mas sim só do exterior do veículo, que por considencia ao não, ao algo já premeditado da empresa, com intuito de cobrar mais ao cliente, por outro lado a empresa tem também o direito de nos fornecer as fotos do estado do veículo no primeiro dia da entrega ao cliente. Exigimos a Avis rent a car Funchal , fotos do veículo na altura da entrega inicialA fatura detalhada do concerto ao troca de peças na viatura, visto ter sido retirado da conta do cliente 1.228. 36 euros. A factura tem que ser válida, com o conserto detalhado o valor cobrado, nome da oficina, fatura essa que será verificada e validada pela contabilidade da empresa, visto ser um recibo que terá de entrar no IRS da empresa. Na expectativa, coloco-me, desde já, à disposição para prestar qualquer esclarecimento adicional. Agradeço , desde já a a atenção dispensada. Subscrevo-me atenciosamente, O cliente: Andrea Mezzera.
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