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Avis- Cobrança abusiva e falta de transparência na reserva de veículo

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. B.

Para: AVIS

18/07/2025

Exmos. Senhores, Venho por este meio registar uma reclamação formal contra a empresa Avis, devido a uma prática abusiva e falta de transparência na contratação do serviço de aluguer de carro realizada no mês de Junho de 2025. Realizei uma reserva de veículo através do site da Avis em Portugal, com levantamento do veículo programado no Brasil, para o período de 10 a 22 de Junho de 2025. O valor total informado na reserva — já incluindo um condutor adicional — foi de 2.169,25 BRL. Já no rio de Janeiro, ao dirigir-me ao endereço indicado na reserva, fiquei surpresa por constatar que a empresa responsável pela entrega do veículo seria a Unidas, e não a Avis. Mais surpresa fiquei quando, após os procedimentos normais no balcão, fui confrontada com a cobrança de 4.219,48 BRL, ou seja, quase o dobro do valor originalmente contratado. Tal cobrança, como poderá ser verificada no documento em anexo, não havia sido informada no momento da reserva. Além disso, tinha entretanto optado por contratar no local duas coberturas adicionais no valor de 859,20 BRL, pelo que a factura emitida pela Unidas emitida totalizou 5.069,68 BRL, conforme poderão verificar em documento junto. Ao reclamar, na altura, a diferença de valor, fui informada pela funcionária da Unidas que teria de resolver o assunto com a Avis. Tentei imediatamente entrar em contacto telefónico mas, devido à diferença horária, o atendimento telefónico da Avis em Portugal já se encontrava encerrado. Reforço que nenhum dos valores adicionais cobrados foi previamente informado no site da Avis, o que configura uma violação do direito à informação clara e antecipada do consumidor, de acordo com a legislação aplicável. Após o uso regular do veículo pelo período reservado, tentei diversas vezes entrar em contacto com a Avis para solicitar o reembolso da diferença cobrada indevidamente. No entanto, não obtive qualquer resposta coerente da Avis aos e-mails enviados; transmitiram toda a responsabilidade à Unidas Brasil. Inclusive, solicitei o acesso ao livro de reclamações da empresa e também não obtive resposta. Perante isto, venho solicitar, com o apoio da DECO Proteste: O reembolso da diferença indevida cobrada no momento da retirada do veículo; Um esclarecimento formal da empresa sobre os valores adicionais aplicados; A mediação da DECO junto à Avis para resolução célere desta situação. Anexo a esta reclamação estão: Cópia da reserva realizada no site da Avis em Portugal; Comprovativo do pagamento efectuado no Brasil; Cópia da factura emitida pela Unidas; Registos das tentativas de contacto com a empresa. Aguardo retorno e agradeço desde já o apoio na defesa dos meus direitos enquanto consumidora. Atenciosamente,

Mensagens (1)

AVIS

Para: A. B.

27/08/2025

========= Please enter your reply ABOVE this line ========= Exma. Sra. Amanda Borges de Oliveira, Em resposta à reclamação referente à reserva número30506631PT1, preenchida e apresentada na plataforma DECO PROteste, expomos: Antes de mais, gostaríamos de agradecer a sua confiança no Grupo Avis Budget e o feedback sobre a sua experiência de aluguer, que nos ajuda a melhorar o serviço prestado aos nossos clientes. Uma vez analisadas todas as informações descritas na mencionada reclamação, bem como após investigação junto aos nossos sistemas, informamos que não nos é possível verificar as informações do seu aluguer, uma vez que o mesmo decorreu no Brasil. Mais informamos como nenhum valor foi pago diretamente à Avis Portugal, deverá reencaminhar a sua reclamação à Unidas através do s:www.unidas.com.br/atendimento/fale-conosco. Lamentamos não poder oferecer-lhe mais apoio nesta situação. Caso necessite de algum esclarecimento adicional, não hesite em contactar o nosso serviço de Apoio ao Cliente. Com os nossos estimados cumprimentos, David Caetano Apoio ao Cliente www.avis.com.pt Tel: +351 21 754 78 25(Chamada para a rede fixa nacional) www.budget.com.pt Tel: +351 21 754 78 54(Chamada para a rede fixa nacional) Europe, Middle East and Africa (Esta mensagem poderá conter INFORMAÇÕES PRIVADAS, CONFIDENCIAIS EOU LEGALMENTE PROTEGIDAS, destinados exclusivamente ao uso do destinatário. Não existe renúncia à confidencialidade ou privilégio por qualquer transmissão errónea. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, queira por favor eliminá-la do seu sistema de imediato, destrua qualquer cópia e notifique o remetente. Não deverá, direta ou indiretamente, usar, revelar, distribuir ou imprimir parcial ou totalmente o mesmo.


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