Reclamações recentes

G. M.
22/07/2025

Cobranças Abusivas - Aluguer de veículo

Em 24 de Junho de 2025, na devolução do veículo de aluguer da empresa AVIS (contrato 256743605 anexo) realizei uma reclamação ao funcionário AVIS do aeroporto uma vez que o veículo estava com rasgo no pneu dianteiro (D) e com dano no mecanismo de reclinar no banco do passageiro, (D), fazendo com que o passageiro (minha filha) tenha tido que viajar por muitos quilômetros se poder ajustá-lo. O funcionário aparente não acolheu bem minha reclamação e iniciou inspeção minuciosa na qual encontrou danos no assoalho externo do veículo (para lamas) e outros danos estéticos externos totalizando 13 ítens. Sem assinar o relatório de inspeção procurei imediatamente o serviço de apoio ao cliente da empresa, uma vez que discordei plenamente da responsabilidade por todos danos e, em particular, por ter sido prejudicado por dois deles. (pneu rasgado e mecanismo do banco). Recebi um resposta padrão de que tinha assumido plena responsabilidade por danos uma vez que assinei um contrato. Ressalto que a possibilidade de inspeção do veículo, no aeroporto é muito limitada uma vez que os carros estão estacionados muito próximos, dificultando a observação principalmente das partes inferiores. Com limite de iluminação e pelo veículo preto, não foi possível observar o o rasgo no pneu, caso contrário não teria saído com o veículo; também não tenho hábito de testar funcionamento de banco de passageiro o que, na minha opinião deveria ser obrigação da empresa. Para minha surpresa estou sendo cobrado por grande parte dos ítens, mesmo os que evidenciei para o funcionário da inspeção ao reclamar. Considero a cobrança de mais de 3.600 Euros extremamente abusiva porque as inspeções são muitas vezes falhas e muitos danos não são mostrados por usuários. Recebemos uma figura com poucos centímetros sem discriminação do tipo de dano, sem possibilidade de perguntar a qualquer funcionário (no estacionamento não há) e os funcionários do balcão não sabem detalhar, limitando-se a falar danos estéticos. (considero rasgo no pneu uma questão de omissão à segurança dos clientes) De nada adianta contratar seguro (não informam previamente que acionamento é por dano individual) ou zelar pelo veículo (sou cliente recorrente) se a empresa tem processos de inspeção falhos e está apenas focada em monetizar ocorrências de danos, claramente sem os reparar para os clientes. Com precárias condições de observar o veículo adequadamente e conhecer danos prévios no levantamento estamos reféns de práticas abusivas.

Em curso
A. B.
18/07/2025

Avis- Cobrança abusiva e falta de transparência na reserva de veículo

Exmos. Senhores, Venho por este meio registar uma reclamação formal contra a empresa Avis, devido a uma prática abusiva e falta de transparência na contratação do serviço de aluguer de carro realizada no mês de Junho de 2025. Realizei uma reserva de veículo através do site da Avis em Portugal, com levantamento do veículo programado no Brasil, para o período de 10 a 22 de Junho de 2025. O valor total informado na reserva — já incluindo um condutor adicional — foi de 2.169,25 BRL. Já no rio de Janeiro, ao dirigir-me ao endereço indicado na reserva, fiquei surpresa por constatar que a empresa responsável pela entrega do veículo seria a Unidas, e não a Avis. Mais surpresa fiquei quando, após os procedimentos normais no balcão, fui confrontada com a cobrança de 4.219,48 BRL, ou seja, quase o dobro do valor originalmente contratado. Tal cobrança, como poderá ser verificada no documento em anexo, não havia sido informada no momento da reserva. Além disso, tinha entretanto optado por contratar no local duas coberturas adicionais no valor de 859,20 BRL, pelo que a factura emitida pela Unidas emitida totalizou 5.069,68 BRL, conforme poderão verificar em documento junto. Ao reclamar, na altura, a diferença de valor, fui informada pela funcionária da Unidas que teria de resolver o assunto com a Avis. Tentei imediatamente entrar em contacto telefónico mas, devido à diferença horária, o atendimento telefónico da Avis em Portugal já se encontrava encerrado. Reforço que nenhum dos valores adicionais cobrados foi previamente informado no site da Avis, o que configura uma violação do direito à informação clara e antecipada do consumidor, de acordo com a legislação aplicável. Após o uso regular do veículo pelo período reservado, tentei diversas vezes entrar em contacto com a Avis para solicitar o reembolso da diferença cobrada indevidamente. No entanto, não obtive qualquer resposta coerente da Avis aos e-mails enviados; transmitiram toda a responsabilidade à Unidas Brasil. Inclusive, solicitei o acesso ao livro de reclamações da empresa e também não obtive resposta. Perante isto, venho solicitar, com o apoio da DECO Proteste: O reembolso da diferença indevida cobrada no momento da retirada do veículo; Um esclarecimento formal da empresa sobre os valores adicionais aplicados; A mediação da DECO junto à Avis para resolução célere desta situação. Anexo a esta reclamação estão: Cópia da reserva realizada no site da Avis em Portugal; Comprovativo do pagamento efectuado no Brasil; Cópia da factura emitida pela Unidas; Registos das tentativas de contacto com a empresa. Aguardo retorno e agradeço desde já o apoio na defesa dos meus direitos enquanto consumidora. Atenciosamente,

Em curso
V. B.
08/03/2024

Pneus de Inverno não fornecidos

Venho por este meio expressar minha insatisfação em relação ao serviço prestado pela AVIS.No passado dia 10 de fevereiro aluguei, através da agência de viagens ABREU, uma viatura vossa no aeroporto de bolonha.Ao fazer a reserva deixei claro que precisava de um veículo com pneus de inverno devido às condições climáticas do destino para onde iria . Ao contrário da minha especificação inicial, o veículo estava equipado com pneus para todas as estações, que têm características diferentes dos pneus de inverno.A região para onde fui obriga, por lei, todos os veículos a circularem com pneus de inverno. Para além de ser perigoso circular com os pneus que me foram fornecidos, é ilegal e dá multa circular dessa forma. Tal como a informação que consta no contrato que a AVIS me forneceu:EQUIPAMENTO DE INVERNO PARA PNEUSPara alugueres em ITÁLIA, na maioria das regiões é obrigatório a viatura encontrar-se equipada com pneus de inverno ou possuir um conjunto de correntes de neve – que correspondam ao tipo de veículo que contratou. Esta regra aplica-se no período de 15 novembro a 15 abril.Sugerimos que verifique com antecedência se o itinerário da sua viagem passa por uma área que imponha esta exigência.Para o efeito consulte os sites www.poliziadistato.it e www.mit.gov.it.Esta discrepância entre o que foi solicitado e o que foi fornecido é inaceitável, especialmente tendo em conta que efetuei um pagamento adicional pelos pneus de inverno. Este não cumprimento do que foi contratado resultou em sérios inconvenientes e preocupações de segurança durante a minha estadia e pretendo que me seja devolvida a quantia extra que paguei, por um serviço que não foi cumprido.Obrigado pela vossa atenção e aguardo uma resolução satisfatória.

Resolvida
R. L.
19/09/2023

Caução que não foi reembolsado

Realizei duas locações de veículo na AVIS, uma em 11-08-2023 e uma em 18-08-2023. Foram cobrados dois cauções na primeira locação 387,42 e o segundo caução de 440,93. A locadora me passou o prazo de 28 dias para restituição do caução, contudo, até a presente data não recebi a restituição dos valores. Fui ao banco e me disseram que tenho que resolver direto com a Avis.

Resolvida
L. M.
21/08/2023

FALTA DE TRANSPARÊNCIA

Vou citar os inúmeros motivos que me levaram a detestar essa experiência. Primeiro que fizemos uma reserva pelo booking achando que estávamos reservando AQUELE carro e AQUELE valor e NADA disso aconteceu. TUDO era diferente. Chegamos na hora marcada para pegar o carro: 7:30. Saímos de lá por volta das 10hs após muito stress e já com atraso para nossa viagem. O carro era pra 5 pessoas e nos deram um que mal cabia 4. Não resolveram inicialmente insistindo para que usássemos aquele. Foi horrível. Eu grávida me stressando, meus sogros idosos se stressando e pra nossa surpresa, ao devolver, o valor cobrado ficou o dobro do que o que nos foi passado no site. HORRÍVEL, péssimo atendimento, dedicação ao cliente e pontualidade.

Encerrada

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