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Cobranças Abusivas - Aluguer de veículo

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

G. M.

Para: AVIS

22/07/2025

Em 24 de Junho de 2025, na devolução do veículo de aluguer da empresa AVIS (contrato 256743605 anexo) realizei uma reclamação ao funcionário AVIS do aeroporto uma vez que o veículo estava com rasgo no pneu dianteiro (D) e com dano no mecanismo de reclinar no banco do passageiro, (D), fazendo com que o passageiro (minha filha) tenha tido que viajar por muitos quilômetros se poder ajustá-lo. O funcionário aparente não acolheu bem minha reclamação e iniciou inspeção minuciosa na qual encontrou danos no assoalho externo do veículo (para lamas) e outros danos estéticos externos totalizando 13 ítens. Sem assinar o relatório de inspeção procurei imediatamente o serviço de apoio ao cliente da empresa, uma vez que discordei plenamente da responsabilidade por todos danos e, em particular, por ter sido prejudicado por dois deles. (pneu rasgado e mecanismo do banco). Recebi um resposta padrão de que tinha assumido plena responsabilidade por danos uma vez que assinei um contrato. Ressalto que a possibilidade de inspeção do veículo, no aeroporto é muito limitada uma vez que os carros estão estacionados muito próximos, dificultando a observação principalmente das partes inferiores. Com limite de iluminação e pelo veículo preto, não foi possível observar o o rasgo no pneu, caso contrário não teria saído com o veículo; também não tenho hábito de testar funcionamento de banco de passageiro o que, na minha opinião deveria ser obrigação da empresa. Para minha surpresa estou sendo cobrado por grande parte dos ítens, mesmo os que evidenciei para o funcionário da inspeção ao reclamar. Considero a cobrança de mais de 3.600 Euros extremamente abusiva porque as inspeções são muitas vezes falhas e muitos danos não são mostrados por usuários. Recebemos uma figura com poucos centímetros sem discriminação do tipo de dano, sem possibilidade de perguntar a qualquer funcionário (no estacionamento não há) e os funcionários do balcão não sabem detalhar, limitando-se a falar danos estéticos. (considero rasgo no pneu uma questão de omissão à segurança dos clientes) De nada adianta contratar seguro (não informam previamente que acionamento é por dano individual) ou zelar pelo veículo (sou cliente recorrente) se a empresa tem processos de inspeção falhos e está apenas focada em monetizar ocorrências de danos, claramente sem os reparar para os clientes. Com precárias condições de observar o veículo adequadamente e conhecer danos prévios no levantamento estamos reféns de práticas abusivas.

Mensagens (1)

AVIS

Para: G. M.

27/08/2025

========= Por favor insira a sua resposta ACIMA desta linha ========= Exmo. Sr. Albuquerque, Em resposta à reclamação referente ao contrato de aluguer númeroE256743605, preenchida eapresentada na plataforma DECO PROteste, expomos: Antes de mais, gostaríamos de agradecer a sua confiança no Grupo Avis Budget e o feedback sobre a sua experiência de aluguer,que nos ajuda a melhorar o serviço prestado aos nossos clientes. Uma vez analisadas todas as informações descritas na mencionada folha de reclamação, bem como após investigação junto ao nosso departamento de danos, confirmamos que a cobrança realizada no conceito de danos, está correta. No dia 05 de junho de 2025, foi celebrado o primeiro contrato de aluguer em seu nome, no qual a viatura com matrícula BO-08-JJfoi atribuída. No respetivo contrato foram estabelecidas as condições correspondentes ao aluguer da viatura, inclusive à coberturapor danos e roubo à integridade do veículo. Nele encontra-se a informação de que se o titular do aluguer perder o veículo, se ele for roubado ou se estiver danificado, o titulardo aluguer, de acordo com a lei, deve pagar o dano específico em excesso no contrato de aluguer, impostos, bem como a taxa degestão por danos e o tempo de inatividade do veículo. A franquia de danos por incidente mencionado foi de 3155.00 EUR. É estabelecido também que o cliente é responsável pelo veículo e qualquer extra opcional durante o período de aluguer,compreendido desde o momento em que o veículo é levantado, até que possamos confirmar o recebimento do veículo e suaschaves. Se o veículo, chaves ou quaisquer acessórios ou documentação do veículo estiverem danificados ou se forem perdidos ou roubadosdurante o aluguer, será utilizada uma matriz de danos para calcular o custo da reparação estimada. A matriz de danos usa um customédio de reparo para o grupo do veículo selecionado, que leva em consideração as diferentes marcas e modelos do grupo. Para elesusamos: - A taxa de mão-de-obra e a duração do trabalho no setor, conforme a ferramenta de estimativa; - O preço das peças originais do fabricante do equipamento; - A perda de uso. Informamos que ao devolver a viatura, no dia 24/06/2025, foram encontrados novos danos no pneu dianteiro direito, pneu dianteiro esquerdo, para-choques traseiro, para-choques dianteiro esquerdo e painel de instrumentos, que não tinham sido identificados anteriormente, não sendo assim, pré-existentes. Mais informamos que apenas foi cobrado o valor de 1759.96 EUR, referente aos danos no para-choques traseiro, guarda-lamas dianteiro esquerdo e taxa de gestão por danos. Por essemotivo, consideramos que o valor cobrado no conceito de danos está correto e será mantido. Enviamos em anexo, a fatura referente ao valor cobrado no conceito de danos. No Grupo Avis Budget prezamos pela qualidade dos serviços e pela honestidade das informações fornecidas ao cliente. Por estemotivo consideramos de suma importância o feedback do cliente, referente a situações que não estão dentro dos nossos padrões. Agradecemos o seu contato com o nosso departamento e esperamos que as informações fornecidas tenham ajudado a esclarecê-lo. Lamentamos o inconveniente ocorrido e estamos à sua inteira disposição para algum esclarecimento adicional. David Caetano Apoio ao Cliente www.avis.com.pt Tel: +351 21 754 78 25(Chamada para a rede fixa nacional) www.budget.com.pt Tel: +351 21 754 78 54(Chamada para a rede fixa nacional) Europe, Middle East and Africa (Esta mensagem poderá conter INFORMAÇÕES PRIVADAS, CONFIDENCIAIS EOU LEGALMENTE PROTEGIDAS, destinados exclusivamente ao uso do destinatário. Não existe renúncia à confidencialidade ou privilégio por qualquer transmissão errónea. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, queira por favor eliminá-la do seu sistema de imediato, destrua qualquer cópia e notifique o remetente. Não deverá, direta ou indiretamente, usar, revelar, distribuir ou imprimir parcial ou totalmente o mesmo. ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


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