Reclamações públicas

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A. S.
19/12/2025

Fatura indevida

Exmos. Senhores, Sou cliente com o contrato nº AG-251013-2816042. Já por diversas vezes contactei a vossa empresa sobre a última faturação efetuada. Esta apresenta valores faturados desde setembro e que solicitei fossem, faseados, orientação dada e possibilitada pela vossa empresa. Até ao momento, os vossos serviços mostraram-se ineficientes na resolução do problema, uma vez que não fui ainda contactada e o prazo de pagamento da fatura termina em janeiro. Solicito a correção imediata das faturas e reservo o direito de recorrer a todos os meios ao meu alcance para obter uma compensação pelos prejuízos sofridos. Cumprimentos. Ana Salgado

Em curso
M. C.
19/12/2025

Pedido de apoio na resolução de problema com a Galp Energia

Exmos. Senhores, Venho por este meio solicitar a vossa ajuda relativamente a uma situação lamentável que enfrento com a empresa Galp Energia. Desde o mês de setembro que não recebo as faturas correspondentes ao meu contrato de fornecimento de energia elétrica e gás natural N° 177693f3-82a8-f011-bbd2-7c1e525f37d2, que está no nome da minha esposa Ana Filipa Fonseca Teixeira. Apesar das várias tentativas de contacto telefónico com a Galp, não obtive qualquer resposta ou solução para o problema. Esta ausência de faturação mensal preocupa-me seriamente, uma vez que o contrato celebrado prevê faturação mensal e não trimestral. O que está prestes a acontecer é a emissão acumulada de várias faturas em simultâneo, situação que considero injusta e insensível, dado que não tenho condições financeiras para suportar o pagamento de três ou mais faturas de uma só vez. Assim, solicito à Deco que me ajude a resolver este problema junto da Galp Energia, garantindo que: As faturas sejam emitidas e enviadas mensalmente, conforme estipulado no contrato; Seja encontrada uma solução que evite a acumulação de valores em atraso por motivos que não me são imputáveis; Seja assegurado o meu direito a uma relação contratual transparente e justa. Agradeço desde já a vossa atenção e apoio neste caso, esperando que possam interceder junto da Galp Energia para que a situação seja rapidamente regularizada. Com os melhores cumprimentos, Marcelo Costa

Em curso
I. S.
18/12/2025

Faturação em atraso

Exmos. Senhores, Identificação do reclamante: Nome Inês Saraiva N.º de contrato Galp 1681939 Venho por este meio apresentar reclamação formal contra a Galp Power, S.A., relativa ao atraso grave na emissão de faturas e falta de resposta a reclamações. Factos: 1. Desde final de setembro de 2025 que a Galp não emitiu as faturas de eletricidade correspondentes aos períodos de setembro/outubro e outubro/Novembro Novembro/Dezembro de 2025 (tres faturas em falta). 2. A Galp limita-se a enviar SMS automáticos com a mensagem genérica de que "estão a tratar do problema", sem resolução concreta. 3. Enviei e-mail formal para casa@galp.com exigindo emissão de faturas, plano de pagamento faseado e compensação, sem resposta até à data. Esta situação causa-me prejuízos e transtornos: stress financeiro pela incerteza de valores acumulados, perda de tempo em contactos repetidos e risco de cobrança indevida de juros (que contesto por ser falha exclusiva da Galp). Solicito o apoio da DECO PROteste para: - Mediação urgente junto da Galp para emissão imediata das faturas em falta e da fatura de fecho de contrato; - Aplicação automática de plano de pagamento faseado sem juros nem encargos (até 12 prestações, conforme artigo 92.º do Regulamento de Relações Comerciais do Setor Energético); - Pagamento da compensação automática de 5€ por incumprimento do prazo de resposta à reclamação; - Isenção total de juros de mora ou penalizações; - Indemnização por danos não patrimoniais (stress, perda de tempo) no montante de 150€ (ou valor que a DECO entenda justo).

Em curso
M. T.
13/12/2025

Falta de Faturas

Exmos. Senhores, Na qualidade de titular do contrato n.º 90046810, comuniquei-vos já em momento anterior o facto de receber as faturas sempre em atraso, e apenas depois de eu ligar e insistir e até deslocar-me à loja de cidadão é que me deram uma referência para pagar sem sequer receber qualquer fatura em casa. Já são meses consecutivos com este problema e ainda aguardo faturas até hoje. Reforço o meu pedido e informo, desde já, que irei invocar a prescrição, prevista na lei para os fornecimentos com mais 6 meses, caso tal seja aplicável. Solicito ainda que, tratando-se de uma falha vossa, me apresentem a possibilidade de um plano de pagamentos, por forma a minimizar os efeitos no meu orçamento familiar. Cumprimentos.

Em curso
A. N.
13/12/2025

Faturas em atraso

Exmos. Senhores, Na qualidade de titular do contrato n.º 1510607, comuniquei-vos já em momento anterior (via telefone) o facto de não receber faturas desde setembro de 2025. Reforço o meu pedido e informo, desde já, que irei invocar a prescrição, prevista na lei para os fornecimentos com mais 6 meses, caso tal seja aplicável. Solicito ainda que, tratando-se de uma falha vossa, me apresentem a possibilidade de um plano de pagamentos, por forma a minimizar os efeitos no meu orçamento familiar. Cumprimentos.

Em curso
M. S.
11/12/2025

Facturas em falta desde Outubro ate hoje.

Exmos. Senhores, Identificação do reclamante: Nome completo: Maria Mafalda Silveira Viana N.º de contrato Galp 1850962 Venho por este meio apresentar reclamação formal contra a Galp Power, S.A., relativa ao atraso grave na emissão de faturas e falta de resposta a reclamações. Factos: 1. Desde final de setembro de 2025 que a Galp não emitiu as faturas de eletricidade/gás correspondentes aos períodos de setembro/outubro e outubro/novembro de 2025 (duas faturas em falta). 2. Mudei de comercializador para a EDP em 26 de novembro de 2025, mas até hoje (11 de dezembro de 2025) não recebi a fatura de fecho de contrato, violando o prazo máximo de 6 semanas previsto na regulamentação da ERSE. 3. Apresentei reclamação no Livro de Reclamações Eletrónico em 24.11.2025 com o n.º de referência ROR00000000045429223 , sem qualquer resposta escrita por parte da Galp após mais de 15 dias úteis (violação do prazo legal). 4. A Galp limita-se a enviar SMS automáticos com a mensagem genérica de que "estão a tratar do problema", sem resolução concreta. 5. Enviei e-mail formal para casa@galp.com exigindo emissão de faturas, plano de pagamento faseado e compensação, sem resposta até à data. Esta situação causa-me prejuízos e transtornos: stress financeiro pela incerteza de valores acumulados, perda de tempo em contactos repetidos e risco de cobrança indevida de juros (que contesto por ser falha exclusiva da Galp). Solicito o apoio da DECO PROteste para: - Mediação urgente junto da Galp para emissão imediata das faturas em falta e da fatura de fecho de contrato; - Aplicação automática de plano de pagamento faseado sem juros nem encargos (até 12 prestações, conforme artigo 92.º do Regulamento de Relações Comerciais do Setor Energético); - Pagamento da compensação automática de 5€ por incumprimento do prazo de resposta à reclamação; - Isenção total de juros de mora ou penalizações; - Indemnização por danos não patrimoniais (stress, perda de tempo) no montante de 150€ (ou valor que a DECO entenda justo). Junto envio Comprovativo de reclamação no livro de reclamações, Comprovativo de mudança de comercializador, copia do primeiro email com pedido de pagamentos faseados que não teve resposta, copia do segundo email enviado a Galp e print das mensagens automáticas da galp.

Em curso
C. A.
04/12/2025

falta de envio de facturação

Ex.mos senhores Vai em 3 meses que não me são enviadas as facturas para eu efectuar o pagamento do gás e da electricidade. As desculpas que me são dadas tanto pelos telefonemas efectuados com por sms. Será que ao fim deste tempo todo ainda não conseguiram acabar a restruturação do sistema de programação da empresa? Todos os meses envio sem falta as contagens do gás e da electricidade nas datas aprasadas. Será assim tão difícil enviar a facturação para o cliente pagar. Para reformados pagar um mês é uma coisa, depois pagar uma quantia elevada que já vai no 3º mês é outra. Será que terei que começar a fazer um mealheiro para quando vier o balúrdio a pagar eu ter possibilidade de o fazer? Parece-me bem que não estamos num País civilizado nem do terceiro mundo, acho que este País está a tornar-se do quinto mundo. Agradeço a vossa atenção. E venham a (as) facturas. sem outro assunto.

Resolvida
P. S.
30/11/2025

Pedido de apoio — alteração indevida de contrato e cobranças abusivas (Galp)

Prezados Senhores, Solicito o apoio da DECO na resolução de um conflito grave com a Galp, que me causou meses de transtornos, despesas, chatices e perca de tempo. Resumo detalhado dos factos: Em julho de 2024, ativei um contrato de eletricidade na Galp para uma moradia no Algarve. No final de janeiro de 2025, descobri que o contrato tinha sido transferido para outro titular e operador sem autorização minha. A Galp confirmou a alteração mas não me notificou antes nem depois da mudança. Nem a Galp nem a E-Redes me deram qualquer informação relevante, ocultando dados ao abrigo do GDPR. Durante semanas não sabia em nome de quem estava a eletricidade da minha casa. A 28 de fevereiro, a Galp admitiu que o erro era deles e comprometeu-se a assumir os consumos. Contudo, enviaram uma fatura de 1.414,65 €, corrigida depois para 289,63 €. Estes 289,63 € nunca foram pagos pela Galp, apesar de serem da sua responsabilidade e de terem assumido telefonicamente a responsabilidade de que iriam pagar para compensar pelo incomodo causado. Para piorar, enviaram esse valor para a INTRUM, que iniciou contactos agressivos e ameaçadores. Após meses sem solução, em agosto cancelei todos os 6 contratos de electricidade que tinha na Galp. Peço à DECO:
– apoio na mediação com a Galp,
– validação de que não existe dívida,
– exigência de pagamento dos 289,63 €,
– recomendação formal para mudança de procedimentos internos da Galp.

Em curso
J. V.
27/11/2025

José lopes

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa à ausência de emissão das minhas faturas de eletricidade e gás referentes ao mês de outubro (e seguintes), situação que se mantém até à data de hoje, final de novembro. Tendo já anomalias na faturação de setembro, início no mês, e que já tive impacto nessa mesma fatura. Segundo informação fornecida pelo vosso serviço de apoio ao cliente, a Galp encontra-se a atravessar um processo de migração de dados que está a provocar atrasos na faturação. Contudo, apesar de compreender dificuldades internas, considero totalmente inaceitável que, enquanto cliente, esteja há vários meses sem receber a fatura necessária para proceder ao pagamento dentro dos prazos normais. Esta situação está a colocar-me numa posição injusta e lesiva, uma vez que, muito provavelmente, quando a faturação for finalmente emitida, serei confrontado com um valor acumulado e potencialmente levado, correspondente a eletricidade e gás, por um atraso que não me é imputável. Relembro que o cliente tem a obrigação de pagar, mas a empresa tem igualmente a obrigação de faturar atempadamente e garantir meios adequados para evitar acumulações. Até ao momento, não me foi apresentada qualquer solução concreta que impeça esta cobrança acumulada, o que considero grave e desrespeitoso. Peço que este caso seja analisado com a máxima urgência e que me seja apresentada uma solução justa e adequada. Aguardo resposta formal. Com os melhores cumprimentos

Em curso
G. C.
16/11/2025

Contrato não enviado

Exmos. Senhores, entrei em contato com a Galp no dia 10/11/2025, para solicitar o contrato do serviço de prestação de energia que foi instalado em minha residência, no dia, 06/11, e até o momento, não obtive nenhuma resposta por parte da Galp, não recebi nenhuma cópia do contrato, na área do cliente diz ter o contrato n° AG-251028-3100924, mas não há nenhum documento para que eu possa conferir qual o serviço foi instalado, valores e potências, entrei em contato com a Galp através o portal nesse dia 10, e até o presente momento não tive ainda alguma resolução do caso. Peço por gentileza que me enviem o contrato via e-mail, daqui a pouco vai dar um mês, vão me cobrar e eu não sei sequer quais os valores estão a ser cobrados, se for diferente daqueles que antes de instalação foram anunciados para apenas captar clientes, isso pode gerar um possível transtorno e até há um processo judicial. Peço mais uma vez por gentileza, ME ENVIEM O CONTRATO. Muito obrigado, e continuo aguardando contato.

Encerrada

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