Dicas

Atestado de incapacidade multiúso: para que serve?

A validade do atestado multiúso é prorrogada até à realização de juntas médicas. Saiba como obter este documento, em que condições pode usufruir dele e quais os benefícios sociais e fiscais a que dá direito.

Especialista:
Editor:
14 abril 2025
pessoa com incapacidade em cadeira de rodas

iStock

Foram aprovadas novas medidas que garantem a simplificação do processo de emissão de um atestado de incapacidade multiúsos, bem como a divulgação da lista de patologias que, para terem um atestado, dispensam a realização de uma junta médica, alargando o leque de situações que já contavam com um tratamento facilitado desde 2024. Estas medidas vieram responder às necessidades dos doentes que aguardam por receber os benefícios aos quais têm direito. 

Recorde-se, ainda, que, desde o início de 2024, estão em vigor regras que prorrogam a validade dos atestados multiúsos até ser garantida nova avaliação aos utentes. Também essa medida pretendia dar resposta aos sistemáticos atrasos na realização de juntas médicas.

Conheça as condições para obter o atestado multiúso e veja como pode usufruir dele.

O que é o atestado multiúso?

O atestado multiúso é fundamental para comprovar que alguém sofre de um determinado grau de incapacidade. É um documento que indica a percentagem de incapacidade do utilizador. Permite aos seus portadores acederem a inúmeros apoios sociais e fiscais. Além disso, pode dar acesso à isenção no pagamento de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde e a melhores condições no crédito para a compra de casa e até nas telecomunicações. 

A que benefícios dá acesso o atestado multiúso?

Os portadores do atestado multiúso podem usufruir de uma série de benefícios fiscais e sociais se a percentagem indicada for igual ou superior a 60 por cento. Por exemplo:

  • regime especial de IRS, que permite fazer deduções especiais e reduzir os rendimentos sujeitos a tributação;
  • isenção de pagamento do imposto único de circulação;
  • isenção do imposto sobre veículos e do IVA, na aquisição de viatura própria;
  • cartão de estacionamento para pessoas com deficiência e mobilidade condicionada;
  • crédito para compra ou construção de casa em condições especiais (por exemplo, bonificação na taxa de juro no crédito à habitação);
  • isenção do pagamento de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde;
  • comparticipação de medicamentos e do acesso a transporte não urgente de doentes;
  • prioridade no atendimento ao público;
  • acesso a contingentes especiais e a bolsas de estudo no ensino superior;
  • descontos em telecomunicações;
  • descontos em transportes públicos;
  • limitações no aumento da renda de casa.

O atestado multiúso dá direito a algum apoio monetário?

O atestado multiúso permite aceder a prestações sociais como a bonificação do abono de família ou o subsídio de educação especial. No entanto, o apoio mais relevante é a prestação social para a inclusão (PSI). O subsídio destina-se a pessoas com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% ou a 80%, se receberem pensão de invalidez.

Como posso obter o atestado multiúso?

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar