Reclamações públicas

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Concessionários incompetentes

Exmos. Senhores, Boa tarde, Meu nome é Mário Santiago e sou proprietário duma Mazda 6 SW desde Agosto de 2016. Trata-se de um carro adquirido na Ascendum de Leiria. Sendo que resido em Aveiro e porque a Ascendum deixou de representar a Mazda, recorri aos serviços da Martins de Sá – Feirauto para os assuntos relacionados com esta viatura. As duas primeiras solicitações feitas à Mazda através deste concessionário, surtiram bons resultados: houve uma troca de discos de travão dianteiros dado ao empeno dos originais e a pintura das 4 jantes por estas se encontrarem a descascar. Os problemas com este concessionário começarem em setembro de 2018 quando após a apresentação de sintomas de mau funcionamento do motor (soluços entre as 2000 e 2500rpm) com baixo rendimento e consumos elevados e após intervenção na oficina deste concessionário, além de não terem resolvido o problema, ainda me cobraram do serviço apesar de o carro ainda estar dentro do período de garantia. A Martins Sá tudo fez para arrastar o problema até que terminasse o período de garantia e assim ilibar-se de quaisquer responsabilidades sobre este tema. Em Outubro de 2019 a Mazda pede a intervenção no veículo para atualização de software mas infelizmente não resolveu os problemas que o carro tinha. Esta situação arrastou-se até 2022, com vários emails, telefonemas e visitas até ao dia da sessão de Julgados de Paz que não surtiu qualquer efeito prático, pois a juíza deu o caso como prescrito, claro está, que desde aí cortei relações com esta empresa Martins de Sá – Feirauto. Uma vez que o problema persistia, em Julho de 2022 recorri ao concessionário Mazda da Figueira da Foz – Caldeira e Caldeira. Com um breve diagnóstico identificaram o que supostamente parecia ser a causa dos problemas, sendo que se tratava de um sensor de gases de escape que estava avariado, após a sua troca tudo ficou resolvido; pena é que por causa de um componente com um custo de apenas 130€ originou uma intervenção de 1029,50€ uma vez que tiveram que limpar todo o coletor de escape entre outros componentes, já que estava tudo muito obstruído devido à deficiente combustão. Na altura, apesar de terem solucionado este problema em concreto, fiquei um pouco desapontado com a oficina pois manifestei outros sintomas que foram ignorados (vibração na travagem, coluna de som da porta frente direita com ruídos). Mais tarde, numa oficina de Aveiro, os discos acabaram por ter de ser trocados novamente devido a empeno e coluna de som tinha o fole roto! Em Maio de 2023 o carro acendeu a luz de avaria de sistema de gestão do motor e outras… O carro fez diagnósticos na Midas e na Feu Vert mas pouco mais fizeram além de fazer reset aos erros sem nunca ter identificado em concreto o problema que implicasse uma intervenção. Após a persistência do aparecimento desta luz avisadora e de o carro começar a apresentar sintomas significativamente mais preocupantes (barulho excessivo do motor, perca de potência, subida do nível do óleo), em Agosto, optei por voltar ao concessionário Mazda - Caldeira e Caldeira para descobrir e resolver a avaria/problema. Na altura que entreguei o carro, e dada a má experiência na intervenção anterior no que diz respeito ao registo de anomalias, deixei uma lista impressa de todos os pontos que mereciam ser avaliados: 1. barulho excessivo do motor 2. perca de potência 3. subida do nível do óleo 4. barulho anormal no arranque a frio 5. Chiar dos travões dianteiros 6. pedido de chave extra A intervenção passou pela substituição da bomba de vácuo e reset aos erros de avaria. Uma fatura de 912,24€ sendo que apenas os pontos 1 e 2 ficaram aparentemente resolvidos, não verificaram qualquer um dos outros 4 pontos, sendo que entregar o carro com o nível de óleo acima do máximo parece-me demasiado grave de acontecer num concessionário oficial da marca! O carro pouco andou depois de sair do Caldeira e Caldeira e após o regresso de férias, vi-me obrigado a fazer uma mudança de óleo na Feu Vert para regularizar os níveis! O carro parecia bem até que passado poucos dias a luz volta a acender e os barulhos e perca de potência voltam a manifestar-se e a acentuarem-se. Alerto o responsável de oficina de Caldeira e Caldeira que o problema se mantinha e que pretendia agendar nova intervenção. Dada a difícil logística para se entregar o carro na Figueira da Foz optei por não ir para o concessionário Caldeira e Caldeira, mas sim a uma oficina mais próxima de casa (sem ser Feu Vert ou Midas que já tinham avaliado o carro sem sucesso) e qual o meu espanto quando quase de imediato identificam uma série de problemas com um breve diagnóstico: • filtro de partículas obstruído • turbos deficientes • falta de pressão de óleo • touches a bater • subida do nível de óleo Qual o espanto do mecânico, ao começar a mexer no carro, o filtro de partículas estava totalmente obstruído e havia uma fuga num dos injetores. Esta fuga de gases de escape e gasóleo dentro do motor desencadeou uma cadeia de problemas originado pelas impurezas libertadas dentro do motor: • entupimento do circuito de lubrificação do motor • chupador de óleo partido por excesso de sucção da bomba dada a obstrução e por isso não conseguia sugar óleo • entupimento da aranha de lubrificação das cames • desgaste das arvores de cames • ambos os turbos gripados com imensas folgas • martelos deteriorados • touches gripadas Toda esta panóplia de problemas ascendeu a um custo de 6010,17€! A questão que coloco é se este tipo de atitudes, comportamentos e desempenho por parte dos concessionários oficiais da marca, é algo com que a Mazda compactua e concorda? Acho que todos nós proprietários, esperamos que os concessionários sejam os mais competentes e responsáveis nas intervenções das respetivas marcas. Apregoam muito que a manutenção feita na marca tem outra qualidade e garantia que nas oficinas de “marca branca”, no entanto a minha experiência diz-me que só servem para serem mais caras, as garantias e a eficiência, como se vê, não são nenhumas. Resumidamente, a Martins Sá – Feirauto, prestou um mau serviço com o carro em garantia que além de se ter cobrado do mesmo não resolveu o problema que me levou à oficina e tudo fez para deliberadamente empurrar a situação para fora do período de garantia sendo que o componente que resolvia a situação custava uns míseros 130€! A Caldeira e Caldeira, nesta segunda intervenção, e não valorizando muito o esquecimento ocorrido na primeira intervenção, foi manifestamente pouco profissional no diagnóstico e no serviço efetuado. Mudaram apenas a bomba de vácuo a um carro que estava com imensos problemas, não diagnosticaram nenhum dos outros problemas e ignoraram todos os sintomas/alertas deixados por escrito na altura da entrega do carro. Mudar a bomba de vácuo a um carro que tem o filtro de partículas entupido, um injetor com fuga, turbos destruídos, touches a bater, chupador da bomba de óleo destruído, e o nível de óleo acima do máximo não sei nem como adjetivar! Aguardo o vosso comentário com expectativa. 03/08/2024 CALDEIRA & CALDEIRA 912,24€ 12/07/2022 CALDEIRA & CALDEIRA 1.029,50€ 27/09/2024 MEIO ALTO GARAEM 884,76€ 28/11/2024 MEIO ALTO GARAGEM 5.125,41€ 02/03/2024 MIDAS 106.75€ 09/2024 FEU VERT 126,65€ Cumprimentos.

Encerrada

Produto com problema

Exmos. Senhores, Venho por este meio formalizar uma queixa relativa à viatura Mazda, modelo CX-3, matrícula 89-XM-38, adquirida a 18 de Junho de 2021. Acontece que a referida viatura apresenta, periodicamente, um erro, acusando que o nível do óleo está demasiado elevado. A assistência de que usufruí até ao mês passado, enquanto a viatura se encontrava ainda dentro da garantia, aconselha a imobilização imediata do veículo e reboque para a oficina. Este procedimento deu-se, no decurso dos últimos três anos, seis vezes - 08/10/2021, 12/03/2022, 22/12/2022, 19/06/2023 , 03/11/2023 e, de novo, a 11/06/2024. Todos os procedimentos e revisões ao veículo, desde a sua aquisição, foram levados a cabo pela Santos da Cunha 2. Estas constantes e repetidas avarias têm-me causado transtornos indescritíveis. Cancelamento de aulas e formações e consequente perdas de honorários, deslocações extraordinárias a rent-a-car para conseguir viaturas de substituição, em horários e circunstâncias com grande peso para mim em termos pessoais e profissionais, tudo se resumindo em perdas de tempo e recursos incalculáveis. Após várias e infrutíferas tentativas de reparação, apelei à marca para que me facultasse uma opção de resolução do problema. A resposta que obtive, para lá de insatisfatória, foi também dúbia nos dados que apresenta e argumentos em que se suporta. Não me parece aceitável, ou razoável sequer, viver plenamente refém dos ciclos de regeneração de um veículo, que foi adquirido para ser facilitador no meu trabalho e na minha vida pessoal. Mais inaceitável ainda é que o veículo me tenha sido vendido com pleno conhecimento das minhas rotinas e trajetos, numa imensa demonstração de falta de transparência e até má fé. Tal como não me parece que uma viatura em plenas condições de utilização, apresente o mesmo erro seis vezes em três anos, sem que haja de facto um qualquer problema de fabrico ou funcionamento da mesma. Para além de irrazoável, acho inaceitável o descartar de responsabilidade. Perante a minha reclamação, a marca argumentou que, então, a minha utilização do veículo não seria adequada e lavou daí as mãos de qualquer responsabilidade sobre o caso. Tendo desta vez sucedido a mesma coisa, estando já o veículo fora do período de garantia, e não tendo eu possibilidade de aquisição de uma outra viatura, nem estando disposta ou disponível para comportar custos elevadíssimos com reboques, substituições de filtros e óleos, deslocações extraordinárias, já para não mencionar perdas de honorários e franca exposição regular a níveis elevadíssimos de stress que esta situação causa, venho pedir-vos o vosso auxílio e possível intervenção. Em anexo deixo toda a troca de emails com a marca, feita com o conhecimento da concessionária, datada do final do ano passado, para que possam compreender as circunstâncias, e espero que o meu caso possa servir de exemplo para outros que, certamente, terão o mesmo problema. Existem inúmeras queixas deixadas em vários fóruns e sites, de pessoas nas mesmas circunstâncias que a minha, pelo que considero que de alguma forma, deverá haver alguma responsabilização de quem colocou o veículo no mercado. Aguardo o vosso auxílio e feedback sobre esta questão e subscrevo-me com a maior consideração. Cumprimentos. Sofia Sampaio

Resolvida

Problemas com motor do carro

Adquiri uma viatura Mazda 3 com matrícula 25-RQ-81 num stand em Braga chamado Mmt automóveis. O carro quando comprei tinha 1 ano e ainda se encontrava ao abrigo da garantia. Durante o período de garantia foi-me solicitado para ir trocar os injetores do veículo. O carro sempre teve problemas com a mudança de óleo. Efetuo a substituição do óleo e do filtro do óleo de 2 em 2 meses porque me acende a chave de manutenção e o óleo passa a marca acima do limite X. Já contactei a Mazda motor de Portugal por email ao qual me responderam que as revisões não são feitas numa oficina da marca e não se podem responsabilizar. A revisão é feita sempre pelo mesmo mecânico e compro sempre as peças de origem do carro. Estou com 1500kms de óleo mudado e já tenho novamente o óleo acima do limite x e com a luz de manutenção acesa. O carro veio com algum problema de fabrico porque tenho outro carro um Mazda cx3 mas de 2018 e a revisão é feita de 10.000kms em 10.000kms sem um único problema. Ambos os carros têm o mesmo motor. Preciso da vossa ajuda pois neste momento tenho um carro que não posso andar porque a qualquer momento tenho o óleo acima do limite e pode rebentar o motor.

Resolvida

Problema Mazda 3

Exmos. Srs,Sou possuidora de uma MAZDA 3 diesel adquirido novo em Janeiro de 2018 que neste momento tem 39000 KM . O automóvel começou em Setembro de 2021 a acender a luz do filtro de partículas . Já efetuei intervenção para limpeza do do filtro de partículas , o que não resultou. E até Janeiro de 2022 já acendeu a luz de aviso por três vezes. Não interrompo as regenerações, faço quilómetros em auto estrada, faço as revisões atempadamente no local onde o comprei mas o facto é que a luz do filtro de partículas continua a acender.Neste momento o automóvel está a ser reparado na oficina da marca, vão limpar os injetores, o óleo sobe acima do normal e não posso circular com o automóvel , pois corro o risco de danificar o motor ou o se incendiar.Já dispendi um valor muito elevado em reparações e tenho novamente um orçamento para um valor bastante elevado. Quando questionei se o automóvel ficaria com o problema resolvido, na oficina da marca não me garantem.Tenho conhecimento por vários relatos que estes motores têm este problema crónico.Eu necessito do automóvel para trabalhar e não posso constantemente estar a pagar reparações avultadas num problema de origem desta motorização . Solicito a vosso intervenção.

Resolvida

Problema injetores

Ex.mos Srs. MAZDA - Motor Portugal,Venho pelo presente expor o meu desagrado para com a Marca/Produto Mazda. Sou proprietário de um Mazda CX-3 de 2017, e desde que adquiri a viatura os problemas foram surgindo uns atrás dos outros. O último identificado pela vossa oficina foi um problema de injetores que indicaram que teriam que ser substituídos. Foi apresentado um orçamento de quase 5000€. A viatura tem poucos quilómetros, 72000Km o que dá uma média de 15000/ano.O problema de injetores neste modelo é recorrente, existem muitos proprietários a queixarem-se disso. Na altura questionei a oficina se os novos injetores que seriam colocados eram do mesmo modelo dos que a viatura possui, foi-me dito que não.Já entrei em contacto com a Mazda e expliquei toda esta situação no início do mês de Agosto. Enviei as faturas das revisões conforme pediram, mas desde aí que deixaram de responder a emails, e por contacto telefónico a resposta tem sido sempre a mesma: Está em análise. Esta informação Está em análise é a que têm passado durante estes 2 meses, não me dizem o motivo, a pessoa com quem falo diz que não sabe mais e não posso contactar ninguém que saiba. Tenho o carro parado à 1 mês, pois este problema provoca a acumulação de combustível no nível do óleo pelo que teria que andar a mudar todos os meses.Aguardo a vossa resposta.Grato pela atenção,Atentamente

Resolvida

Mazda 6 - Tablier defeituoso

Eu, Angelina Maria dos Santos Rodrigues, proprietária do veículo Mazda 6, com a matrícula 33-HN-62, de 2009, venho, por este meio, comunicar a V. Exas. que em 19 de Outubro de 2019, após a ida da minha viatura à oficina do concessionário “Martins de Sá” – Aveiro, no âmbito de uma Campanha de Recolha, da marca, para substituição do insuflador do airbag frontal do passageiro dianteiro, deparei-me com uma pequena irregularidade/mancha preta (parecia um bocado de silicone) no lado direito do tablier (na zona do intervencionado airbag) da minha viatura. Mais tarde, e após tentar limpar o tablier, apercebi-me que não seria qualquer material extra, mas sim o próprio tablier danificado (“derretido” e muito pegajoso). Contactei o citado concessionário que declinou qualquer responsabilidade, referindo que ...se ficou danificado, é porque já estava!, o que não corresponde à verdade. Posto isto, solicito à Mazda Motor de Portugal a resolução do problema. Obrigada.Com os melhores cumprimentos,Angelina Rodrigues

Encerrada

Avaria de carro

Tenho um Mazda CX-3 , matrícula 13-TB-37, de 05/2017, veículo que ainda está protegido pela garantia da Marca.Este carro desde 11/2019, já me obrigou a ir ao concessionário Autojúlio,SA, 5 ou 6 vezes, sempre pela mesma razão principal, ou seja, +- de 2.000 em 2.000 km, depois da mudança de óleo, motivada pela subida do nível, que ultrapassa o modo de segurança e manutenção do carro.Depois da minha segunda ida á Mazda e segundo o diagnóstico, disseram-me que iriam substituir os injetores e que o problema ficaria solucionado.O meu Mazda esteve na oficina de 03/01 a 13/01/2020, para substítuirem os injetores, tendo-me sido fornecido um carro de substituição durante esse período.Fiz mais 2.000 km e voltou a aparecer o aviso da chave inglesa, liguei para o concessionário que mais uma vez me disse para eu ir a Leiria, onde me tiraram o óleo. Passado 3 ou 4 dias, recebi novamente uma chamada para lá ir novamente mudar o óleo porque o carro não podia andar assim.Reclamei junto do funcionário, que me disse que se tratava de um problema relacionado com o meu modo de condução, porque faço na sua maioria trajetos pequenos e que a regeneração não se chega a fazer, o que não corresponde totalmente á verdade, também intercalo com deslocações grandes, e tenho conhecimente de quem faz deslocações na sua maioria em auto estradas e têm o mesmo problema.Durante este tempo, nunca me apareceu a luz de aviso que tem a ver com a regeneração, filtro de partículas, luz de Aviso DPF, tal como vem no Guia de Consultas deste Mazda.Para me deslocar faço cerca de 200 km e perco um dia.Não sou o único a reclamar, existem várias pessoas com a mesma avaria, para mim trata-se de defeito de fabrico desta série, e que a Mazda não tem admitido.O meu Mazda está dentro da garantia, por isso solicito a vossa intervenção, que tenha em conta os meus direitos e dos quais não pretendo abdicar.Na expectativa de uma resposta rápida, despeço-me com elevada estima e consideração.Fernando C. Gaspar da Silva

Encerrada

Reclamação Mazda

Reclamação a Mazda Motor de Portugal e AutoSueco AutomóveisVenho por este meio reclamar a Exmas. a falta de assistência por parte da Oficina Mazda AutoSueco, negando a reparação do meu veículo (Mazda CX-3) através da garantia do mesmo que se encontra em vigor (compra a 01/06/2017). O automóvel encontra-se na oficina Mazda de momento, após accionada a assistência Mazda dia 02/12 por o veículo apresentar uma luz de avaria no painel (pela 3ª vez já desde que tenho o mesmo). Na oficina desta vez negam-se a reparar o problema que está relacionado com a regeneração do filtro de partículas, incutindo à proprietária a responsabilidade e os custos da reparação (troca do óleo e filtros). Quando questionados indicam que o veículo nem tem problema algum (embora mantenha a mesma indicação de avaria) e que o que houve foi derivado da utilização que dou ao veículo e a realizar trajectos curtos. Os trajetos realizados por mim tanto são citadinos como são de auto-estrada, desconhecendo de momento qual o tipo de trajeto que se referem e não considerando uma justificativa válida para se recusarem a realizar o arranjo da viatura. Estão a negar o meu direito à garantia e a incutir a responsabilidade à proprietária do veículo. Em nenhum momento e em nenhuma documentação do veículo vem mencionado que tenho de ter um tipo de condução especial e diferente dos outros veículos. No entanto, para que fique claro, é afirmado na oficina que o veículo não pode circular sem esta mudança de óleo e filtro por risco de estragos maiores e irreversíveis. Não posso usar o meu automóvel, está na garantia, tem uma avaria e a marca não a assume! Aguardo esclarecimento e resolução do problema, nomeadamente a reparação do meu automóvel e extensão de garantia do mesmo pelos danos e transtornos causados com as avarias recorrentes. Aguardo diferimento, Célia Monteiro

Resolvida

Subida do nível do óleo do motor

Boa tardeno passado mês de agosto do corrente ano, dia 21, comprei um Mazda CX-3 Excellence Navi, do mês de março de 2017, no concessionário mazda em Loures, Xanauto. A viatura em questão era usada, 1 registo e com cerca de 44900km. No dia da entrega o vendedor, Sr. Marco Ferreira, informou-me que a viatura tinha sido toda revista, níveis vistos e que me tinham trocado óleo do motor! E cito o Sr. Marco, que não era uma obrigação da marca mas que o tinham feito na mesma e que em março quando a viatura fizesse os 3 anos que deveria fazer novamente a mudança de óleo e que o facto de o terem trocado agora, na altura da venda, não implicava que depois aos 3 anos não fizesse a mudança anual!! Não achei muito normal pois a viatura em questão tinha cerca de 44900km e cerca de 2 anos e meio, ou seja, segundo o manual a revisão deve de ser feita anualmente ou quando atinja os 20000km! Neste caso muito possivelmente a revisão teria sido efectuada em março, mês em que a viatura teria feito os 2 anos e o óleo do motor, na altura da venda, teria cerca de 5000km, isto hipoteticamente falando!!Uma semana depois da compra fui verificar os níveis e verifiquei que o óleo do motor estava abaixo, bem abaixo do máximo, mais precisamente entre o mínimo e o máximo, e que o nível de óleo dos travões no mínimo! Liguei para o Sr. Marco e mais tarde confirmou me que realmente tinham mudado o óleo do motor e que o nível baixo do óleo dos travões tem a ver com o desgaste das pastilhas e para eu não fizesse nada e que em março de 2020 fizesse a revisão anual. Bom em relação ao nível do óleo do motor continuei a achar estranho o facto do o terem mudado e em relação ao dos travões, se foi tudo revisto e o nível estava no mínimo se calhar deveriam ter mudado as pastilhas e terem posto a nível! Uma marca como a mazda e comprando a viatura num concessionário era de esperar que a mesma viesse top! Não comprei a viatura no zé da esquina!!!Acontece que passados 2 meses da compra e cerca de 2300km feitos o nível de óleo já passa do máximo!!! Muita pesquisa feita na net e vejo tantas reclamações sobre este assunto que é vergonhoso para esta marca, mazda, isto acontecer!! Até no manual da viatura referem que caso o nível de óleo suba para a marca X, que se encontra na vareta, os clientes devem se dirigir ao concessionário mais próximo!! Ou seja, já prevêem que isto aconteça!! Tenho uma outra viatura , seat leon st 1.6 tdi em que isto não acontece. Faço as revisões normalmente e não há este aumento do nível do óleo do motor! Como é possível isto acontecer? Não me venham com histórias que é de isto e aquilo pois já li dezenas de reclamações no portal da queixa, onde também já fiz e não obtive resposta,obre esta situação! Agora pergunto, como a mazda quer resolver isto?? Mudar o óleo do motor de 2 em 2 meses?? Talvez quando me foi dito que tinha trocado óleo do motor o concessionário já sabia que isto iria acontecer ou já o nível de óleo estava acima do máximo e fizeram a mudança!! isto acontece neste motor 1.5d e já há clientes em que foram trocados os injectores e o problema continua! Pretendo saber o que já foi feito nesta viatura matricula 01-SS-09!!Antes de comprar a viatura, questionei o vendedor sobre eventuais problemas pois iria fazer poucos kms por dia, e o mesmo me respondeu e cito, que problemas qualquer viatura pode ter. É correto sim senhor mas com certeza que um vendedor da marca e o seu concessionário tem conhecimento desta situação!! Sinto me enganado pelo Sr. Marco Ferreira e pela Mazda!!Aguardo uma resposta da vossa parte!Obrigado

Encerrada

Problema com reparação de MAZDA CX-3

Detalhes da reclamação:No passado dia 24 de Setembro 2019 dirigi-me à Hydraplan Oriente, concessionária da MAZDA, com o meu veículo, um MAZDA CX-3 de 2016, porque este acendeu 6 avisos, entre os quais o do motor e o do filtro de partículas. Já tinha notado que a conduzir em autoestrada o motor parecia que “morria” e não respondia ao acelerador.O carro esteve 2 semanas na oficina e quando o fui buscar, dia 08 de Outubro 2019, não tinham efetuado qualquer reparação, apenas uma mudança de óleo e ligado o carro ao computador para remover os avisos.Nem 40km depois de sair da Hydraplan Oriente, o carro voltou a acender vários avisos e o motor continuou a “soluçar” sempre que conduzia acima das 2000rpm.Contactei de novo a Hydraplan Oriente para lá ir entregar mais uma vez o veículo, mas esta apenas responde dia 10 de Outubro, 2 dias depois, “descartando-se” dizendo para chamar a assistência da MAZDA, para estes levarem o carro para o concessionário mais próximo (que por sinal seriam eles na mesma).Hoje, dia 11 de Outubro, o carro faz 3 anos e sai assim da garantia de fábrica.Solução pretendida:Pretendo que seja feito um diagnóstico e respetiva reparação necessária ao veículo com a cobertura da garantia de fábrica, visto que a Hydraplan Oriente, concessionário autorizado da marca, nada fez enquanto o carro esteve na garantia.

Resolvida

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