Exmos. Senhores,
Boa tarde,
Meu nome é Mário Santiago e sou proprietário duma Mazda 6 SW desde Agosto de 2016.
Trata-se de um carro adquirido na Ascendum de Leiria.
Sendo que resido em Aveiro e porque a Ascendum deixou de representar a Mazda, recorri aos serviços da Martins de Sá – Feirauto para os assuntos relacionados com esta viatura.
As duas primeiras solicitações feitas à Mazda através deste concessionário, surtiram bons resultados: houve uma troca de discos de travão dianteiros dado ao empeno dos originais e a pintura das 4 jantes por estas se encontrarem a descascar.
Os problemas com este concessionário começarem em setembro de 2018 quando após a apresentação de sintomas de mau funcionamento do motor (soluços entre as 2000 e 2500rpm) com baixo rendimento e consumos elevados e após intervenção na oficina deste concessionário, além de não terem resolvido o problema, ainda me cobraram do serviço apesar de o carro ainda estar dentro do período de garantia.
A Martins Sá tudo fez para arrastar o problema até que terminasse o período de garantia e assim ilibar-se de quaisquer responsabilidades sobre este tema.
Em Outubro de 2019 a Mazda pede a intervenção no veículo para atualização de software mas infelizmente não resolveu os problemas que o carro tinha.
Esta situação arrastou-se até 2022, com vários emails, telefonemas e visitas até ao dia da sessão de Julgados de Paz que não surtiu qualquer efeito prático, pois a juíza deu o caso como prescrito, claro está, que desde aí cortei relações com esta empresa Martins de Sá – Feirauto.
Uma vez que o problema persistia, em Julho de 2022 recorri ao concessionário Mazda da Figueira da Foz – Caldeira e Caldeira.
Com um breve diagnóstico identificaram o que supostamente parecia ser a causa dos problemas, sendo que se tratava de um sensor de gases de escape que estava avariado, após a sua troca tudo ficou resolvido; pena é que por causa de um componente com um custo de apenas 130€ originou uma intervenção de 1029,50€ uma vez que tiveram que limpar todo o coletor de escape entre outros componentes, já que estava tudo muito obstruído devido à deficiente combustão.
Na altura, apesar de terem solucionado este problema em concreto, fiquei um pouco desapontado com a oficina pois manifestei outros sintomas que foram ignorados (vibração na travagem, coluna de som da porta frente direita com ruídos).
Mais tarde, numa oficina de Aveiro, os discos acabaram por ter de ser trocados novamente devido a empeno e coluna de som tinha o fole roto!
Em Maio de 2023 o carro acendeu a luz de avaria de sistema de gestão do motor e outras…
O carro fez diagnósticos na Midas e na Feu Vert mas pouco mais fizeram além de fazer reset aos erros sem nunca ter identificado em concreto o problema que implicasse uma intervenção.
Após a persistência do aparecimento desta luz avisadora e de o carro começar a apresentar sintomas significativamente mais preocupantes (barulho excessivo do motor, perca de potência, subida do nível do óleo), em Agosto, optei por voltar ao concessionário Mazda - Caldeira e Caldeira para descobrir e resolver a avaria/problema.
Na altura que entreguei o carro, e dada a má experiência na intervenção anterior no que diz respeito ao registo de anomalias, deixei uma lista impressa de todos os pontos que mereciam ser avaliados:
1. barulho excessivo do motor
2. perca de potência
3. subida do nível do óleo
4. barulho anormal no arranque a frio
5. Chiar dos travões dianteiros
6. pedido de chave extra
A intervenção passou pela substituição da bomba de vácuo e reset aos erros de avaria. Uma fatura de 912,24€ sendo que apenas os pontos 1 e 2 ficaram aparentemente resolvidos, não verificaram qualquer um dos outros 4 pontos, sendo que entregar o carro com o nível de óleo acima do máximo parece-me demasiado grave de acontecer num concessionário oficial da marca!
O carro pouco andou depois de sair do Caldeira e Caldeira e após o regresso de férias, vi-me obrigado a fazer uma mudança de óleo na Feu Vert para regularizar os níveis!
O carro parecia bem até que passado poucos dias a luz volta a acender e os barulhos e perca de potência voltam a manifestar-se e a acentuarem-se.
Alerto o responsável de oficina de Caldeira e Caldeira que o problema se mantinha e que pretendia agendar nova intervenção.
Dada a difícil logística para se entregar o carro na Figueira da Foz optei por não ir para o concessionário Caldeira e Caldeira, mas sim a uma oficina mais próxima de casa (sem ser Feu Vert ou Midas que já tinham avaliado o carro sem sucesso) e qual o meu espanto quando quase de imediato identificam uma série de problemas com um breve diagnóstico:
• filtro de partículas obstruído
• turbos deficientes
• falta de pressão de óleo
• touches a bater
• subida do nível de óleo
Qual o espanto do mecânico, ao começar a mexer no carro, o filtro de partículas estava totalmente obstruído e havia uma fuga num dos injetores.
Esta fuga de gases de escape e gasóleo dentro do motor desencadeou uma cadeia de problemas originado pelas impurezas libertadas dentro do motor:
• entupimento do circuito de lubrificação do motor
• chupador de óleo partido por excesso de sucção da bomba dada a obstrução e por isso não conseguia sugar óleo
• entupimento da aranha de lubrificação das cames
• desgaste das arvores de cames
• ambos os turbos gripados com imensas folgas
• martelos deteriorados
• touches gripadas
Toda esta panóplia de problemas ascendeu a um custo de 6010,17€!
A questão que coloco é se este tipo de atitudes, comportamentos e desempenho por parte dos concessionários oficiais da marca, é algo com que a Mazda compactua e concorda?
Acho que todos nós proprietários, esperamos que os concessionários sejam os mais competentes e responsáveis nas intervenções das respetivas marcas. Apregoam muito que a manutenção feita na marca tem outra qualidade e garantia que nas oficinas de “marca branca”, no entanto a minha experiência diz-me que só servem para serem mais caras, as garantias e a eficiência, como se vê, não são nenhumas.
Resumidamente, a Martins Sá – Feirauto, prestou um mau serviço com o carro em garantia que além de se ter cobrado do mesmo não resolveu o problema que me levou à oficina e tudo fez para deliberadamente empurrar a situação para fora do período de garantia sendo que o componente que resolvia a situação custava uns míseros 130€!
A Caldeira e Caldeira, nesta segunda intervenção, e não valorizando muito o esquecimento ocorrido na primeira intervenção, foi manifestamente pouco profissional no diagnóstico e no serviço efetuado. Mudaram apenas a bomba de vácuo a um carro que estava com imensos problemas, não diagnosticaram nenhum dos outros problemas e ignoraram todos os sintomas/alertas deixados por escrito na altura da entrega do carro. Mudar a bomba de vácuo a um carro que tem o filtro de partículas entupido, um injetor com fuga, turbos destruídos, touches a bater, chupador da bomba de óleo destruído, e o nível de óleo acima do máximo não sei nem como adjetivar!
Aguardo o vosso comentário com expectativa.
03/08/2024 CALDEIRA & CALDEIRA 912,24€
12/07/2022 CALDEIRA & CALDEIRA 1.029,50€
27/09/2024 MEIO ALTO GARAEM 884,76€
28/11/2024 MEIO ALTO GARAGEM 5.125,41€
02/03/2024 MIDAS 106.75€
09/2024 FEU VERT 126,65€
Cumprimentos.