Reclamações recentes

Concessionários incompetentes

Exmos. Senhores, Boa tarde, Meu nome é Mário Santiago e sou proprietário duma Mazda 6 SW desde Agosto de 2016. Trata-se de um carro adquirido na Ascendum de Leiria. Sendo que resido em Aveiro e porque a Ascendum deixou de representar a Mazda, recorri aos serviços da Martins de Sá – Feirauto para os assuntos relacionados com esta viatura. As duas primeiras solicitações feitas à Mazda através deste concessionário, surtiram bons resultados: houve uma troca de discos de travão dianteiros dado ao empeno dos originais e a pintura das 4 jantes por estas se encontrarem a descascar. Os problemas com este concessionário começarem em setembro de 2018 quando após a apresentação de sintomas de mau funcionamento do motor (soluços entre as 2000 e 2500rpm) com baixo rendimento e consumos elevados e após intervenção na oficina deste concessionário, além de não terem resolvido o problema, ainda me cobraram do serviço apesar de o carro ainda estar dentro do período de garantia. A Martins Sá tudo fez para arrastar o problema até que terminasse o período de garantia e assim ilibar-se de quaisquer responsabilidades sobre este tema. Em Outubro de 2019 a Mazda pede a intervenção no veículo para atualização de software mas infelizmente não resolveu os problemas que o carro tinha. Esta situação arrastou-se até 2022, com vários emails, telefonemas e visitas até ao dia da sessão de Julgados de Paz que não surtiu qualquer efeito prático, pois a juíza deu o caso como prescrito, claro está, que desde aí cortei relações com esta empresa Martins de Sá – Feirauto. Uma vez que o problema persistia, em Julho de 2022 recorri ao concessionário Mazda da Figueira da Foz – Caldeira e Caldeira. Com um breve diagnóstico identificaram o que supostamente parecia ser a causa dos problemas, sendo que se tratava de um sensor de gases de escape que estava avariado, após a sua troca tudo ficou resolvido; pena é que por causa de um componente com um custo de apenas 130€ originou uma intervenção de 1029,50€ uma vez que tiveram que limpar todo o coletor de escape entre outros componentes, já que estava tudo muito obstruído devido à deficiente combustão. Na altura, apesar de terem solucionado este problema em concreto, fiquei um pouco desapontado com a oficina pois manifestei outros sintomas que foram ignorados (vibração na travagem, coluna de som da porta frente direita com ruídos). Mais tarde, numa oficina de Aveiro, os discos acabaram por ter de ser trocados novamente devido a empeno e coluna de som tinha o fole roto! Em Maio de 2023 o carro acendeu a luz de avaria de sistema de gestão do motor e outras… O carro fez diagnósticos na Midas e na Feu Vert mas pouco mais fizeram além de fazer reset aos erros sem nunca ter identificado em concreto o problema que implicasse uma intervenção. Após a persistência do aparecimento desta luz avisadora e de o carro começar a apresentar sintomas significativamente mais preocupantes (barulho excessivo do motor, perca de potência, subida do nível do óleo), em Agosto, optei por voltar ao concessionário Mazda - Caldeira e Caldeira para descobrir e resolver a avaria/problema. Na altura que entreguei o carro, e dada a má experiência na intervenção anterior no que diz respeito ao registo de anomalias, deixei uma lista impressa de todos os pontos que mereciam ser avaliados: 1. barulho excessivo do motor 2. perca de potência 3. subida do nível do óleo 4. barulho anormal no arranque a frio 5. Chiar dos travões dianteiros 6. pedido de chave extra A intervenção passou pela substituição da bomba de vácuo e reset aos erros de avaria. Uma fatura de 912,24€ sendo que apenas os pontos 1 e 2 ficaram aparentemente resolvidos, não verificaram qualquer um dos outros 4 pontos, sendo que entregar o carro com o nível de óleo acima do máximo parece-me demasiado grave de acontecer num concessionário oficial da marca! O carro pouco andou depois de sair do Caldeira e Caldeira e após o regresso de férias, vi-me obrigado a fazer uma mudança de óleo na Feu Vert para regularizar os níveis! O carro parecia bem até que passado poucos dias a luz volta a acender e os barulhos e perca de potência voltam a manifestar-se e a acentuarem-se. Alerto o responsável de oficina de Caldeira e Caldeira que o problema se mantinha e que pretendia agendar nova intervenção. Dada a difícil logística para se entregar o carro na Figueira da Foz optei por não ir para o concessionário Caldeira e Caldeira, mas sim a uma oficina mais próxima de casa (sem ser Feu Vert ou Midas que já tinham avaliado o carro sem sucesso) e qual o meu espanto quando quase de imediato identificam uma série de problemas com um breve diagnóstico: • filtro de partículas obstruído • turbos deficientes • falta de pressão de óleo • touches a bater • subida do nível de óleo Qual o espanto do mecânico, ao começar a mexer no carro, o filtro de partículas estava totalmente obstruído e havia uma fuga num dos injetores. Esta fuga de gases de escape e gasóleo dentro do motor desencadeou uma cadeia de problemas originado pelas impurezas libertadas dentro do motor: • entupimento do circuito de lubrificação do motor • chupador de óleo partido por excesso de sucção da bomba dada a obstrução e por isso não conseguia sugar óleo • entupimento da aranha de lubrificação das cames • desgaste das arvores de cames • ambos os turbos gripados com imensas folgas • martelos deteriorados • touches gripadas Toda esta panóplia de problemas ascendeu a um custo de 6010,17€! A questão que coloco é se este tipo de atitudes, comportamentos e desempenho por parte dos concessionários oficiais da marca, é algo com que a Mazda compactua e concorda? Acho que todos nós proprietários, esperamos que os concessionários sejam os mais competentes e responsáveis nas intervenções das respetivas marcas. Apregoam muito que a manutenção feita na marca tem outra qualidade e garantia que nas oficinas de “marca branca”, no entanto a minha experiência diz-me que só servem para serem mais caras, as garantias e a eficiência, como se vê, não são nenhumas. Resumidamente, a Martins Sá – Feirauto, prestou um mau serviço com o carro em garantia que além de se ter cobrado do mesmo não resolveu o problema que me levou à oficina e tudo fez para deliberadamente empurrar a situação para fora do período de garantia sendo que o componente que resolvia a situação custava uns míseros 130€! A Caldeira e Caldeira, nesta segunda intervenção, e não valorizando muito o esquecimento ocorrido na primeira intervenção, foi manifestamente pouco profissional no diagnóstico e no serviço efetuado. Mudaram apenas a bomba de vácuo a um carro que estava com imensos problemas, não diagnosticaram nenhum dos outros problemas e ignoraram todos os sintomas/alertas deixados por escrito na altura da entrega do carro. Mudar a bomba de vácuo a um carro que tem o filtro de partículas entupido, um injetor com fuga, turbos destruídos, touches a bater, chupador da bomba de óleo destruído, e o nível de óleo acima do máximo não sei nem como adjetivar! Aguardo o vosso comentário com expectativa. 03/08/2024 CALDEIRA & CALDEIRA 912,24€ 12/07/2022 CALDEIRA & CALDEIRA 1.029,50€ 27/09/2024 MEIO ALTO GARAEM 884,76€ 28/11/2024 MEIO ALTO GARAGEM 5.125,41€ 02/03/2024 MIDAS 106.75€ 09/2024 FEU VERT 126,65€ Cumprimentos.

Encerrada

Produto com problema

Exmos. Senhores, Venho por este meio formalizar uma queixa relativa à viatura Mazda, modelo CX-3, matrícula 89-XM-38, adquirida a 18 de Junho de 2021. Acontece que a referida viatura apresenta, periodicamente, um erro, acusando que o nível do óleo está demasiado elevado. A assistência de que usufruí até ao mês passado, enquanto a viatura se encontrava ainda dentro da garantia, aconselha a imobilização imediata do veículo e reboque para a oficina. Este procedimento deu-se, no decurso dos últimos três anos, seis vezes - 08/10/2021, 12/03/2022, 22/12/2022, 19/06/2023 , 03/11/2023 e, de novo, a 11/06/2024. Todos os procedimentos e revisões ao veículo, desde a sua aquisição, foram levados a cabo pela Santos da Cunha 2. Estas constantes e repetidas avarias têm-me causado transtornos indescritíveis. Cancelamento de aulas e formações e consequente perdas de honorários, deslocações extraordinárias a rent-a-car para conseguir viaturas de substituição, em horários e circunstâncias com grande peso para mim em termos pessoais e profissionais, tudo se resumindo em perdas de tempo e recursos incalculáveis. Após várias e infrutíferas tentativas de reparação, apelei à marca para que me facultasse uma opção de resolução do problema. A resposta que obtive, para lá de insatisfatória, foi também dúbia nos dados que apresenta e argumentos em que se suporta. Não me parece aceitável, ou razoável sequer, viver plenamente refém dos ciclos de regeneração de um veículo, que foi adquirido para ser facilitador no meu trabalho e na minha vida pessoal. Mais inaceitável ainda é que o veículo me tenha sido vendido com pleno conhecimento das minhas rotinas e trajetos, numa imensa demonstração de falta de transparência e até má fé. Tal como não me parece que uma viatura em plenas condições de utilização, apresente o mesmo erro seis vezes em três anos, sem que haja de facto um qualquer problema de fabrico ou funcionamento da mesma. Para além de irrazoável, acho inaceitável o descartar de responsabilidade. Perante a minha reclamação, a marca argumentou que, então, a minha utilização do veículo não seria adequada e lavou daí as mãos de qualquer responsabilidade sobre o caso. Tendo desta vez sucedido a mesma coisa, estando já o veículo fora do período de garantia, e não tendo eu possibilidade de aquisição de uma outra viatura, nem estando disposta ou disponível para comportar custos elevadíssimos com reboques, substituições de filtros e óleos, deslocações extraordinárias, já para não mencionar perdas de honorários e franca exposição regular a níveis elevadíssimos de stress que esta situação causa, venho pedir-vos o vosso auxílio e possível intervenção. Em anexo deixo toda a troca de emails com a marca, feita com o conhecimento da concessionária, datada do final do ano passado, para que possam compreender as circunstâncias, e espero que o meu caso possa servir de exemplo para outros que, certamente, terão o mesmo problema. Existem inúmeras queixas deixadas em vários fóruns e sites, de pessoas nas mesmas circunstâncias que a minha, pelo que considero que de alguma forma, deverá haver alguma responsabilização de quem colocou o veículo no mercado. Aguardo o vosso auxílio e feedback sobre esta questão e subscrevo-me com a maior consideração. Cumprimentos. Sofia Sampaio

Resolvida

Problemas com motor do carro

Adquiri uma viatura Mazda 3 com matrícula 25-RQ-81 num stand em Braga chamado Mmt automóveis. O carro quando comprei tinha 1 ano e ainda se encontrava ao abrigo da garantia. Durante o período de garantia foi-me solicitado para ir trocar os injetores do veículo. O carro sempre teve problemas com a mudança de óleo. Efetuo a substituição do óleo e do filtro do óleo de 2 em 2 meses porque me acende a chave de manutenção e o óleo passa a marca acima do limite X. Já contactei a Mazda motor de Portugal por email ao qual me responderam que as revisões não são feitas numa oficina da marca e não se podem responsabilizar. A revisão é feita sempre pelo mesmo mecânico e compro sempre as peças de origem do carro. Estou com 1500kms de óleo mudado e já tenho novamente o óleo acima do limite x e com a luz de manutenção acesa. O carro veio com algum problema de fabrico porque tenho outro carro um Mazda cx3 mas de 2018 e a revisão é feita de 10.000kms em 10.000kms sem um único problema. Ambos os carros têm o mesmo motor. Preciso da vossa ajuda pois neste momento tenho um carro que não posso andar porque a qualquer momento tenho o óleo acima do limite e pode rebentar o motor.

Resolvida

Problema Mazda 3

Exmos. Srs,Sou possuidora de uma MAZDA 3 diesel adquirido novo em Janeiro de 2018 que neste momento tem 39000 KM . O automóvel começou em Setembro de 2021 a acender a luz do filtro de partículas . Já efetuei intervenção para limpeza do do filtro de partículas , o que não resultou. E até Janeiro de 2022 já acendeu a luz de aviso por três vezes. Não interrompo as regenerações, faço quilómetros em auto estrada, faço as revisões atempadamente no local onde o comprei mas o facto é que a luz do filtro de partículas continua a acender.Neste momento o automóvel está a ser reparado na oficina da marca, vão limpar os injetores, o óleo sobe acima do normal e não posso circular com o automóvel , pois corro o risco de danificar o motor ou o se incendiar.Já dispendi um valor muito elevado em reparações e tenho novamente um orçamento para um valor bastante elevado. Quando questionei se o automóvel ficaria com o problema resolvido, na oficina da marca não me garantem.Tenho conhecimento por vários relatos que estes motores têm este problema crónico.Eu necessito do automóvel para trabalhar e não posso constantemente estar a pagar reparações avultadas num problema de origem desta motorização . Solicito a vosso intervenção.

Resolvida

Problema injetores

Ex.mos Srs. MAZDA - Motor Portugal,Venho pelo presente expor o meu desagrado para com a Marca/Produto Mazda. Sou proprietário de um Mazda CX-3 de 2017, e desde que adquiri a viatura os problemas foram surgindo uns atrás dos outros. O último identificado pela vossa oficina foi um problema de injetores que indicaram que teriam que ser substituídos. Foi apresentado um orçamento de quase 5000€. A viatura tem poucos quilómetros, 72000Km o que dá uma média de 15000/ano.O problema de injetores neste modelo é recorrente, existem muitos proprietários a queixarem-se disso. Na altura questionei a oficina se os novos injetores que seriam colocados eram do mesmo modelo dos que a viatura possui, foi-me dito que não.Já entrei em contacto com a Mazda e expliquei toda esta situação no início do mês de Agosto. Enviei as faturas das revisões conforme pediram, mas desde aí que deixaram de responder a emails, e por contacto telefónico a resposta tem sido sempre a mesma: Está em análise. Esta informação Está em análise é a que têm passado durante estes 2 meses, não me dizem o motivo, a pessoa com quem falo diz que não sabe mais e não posso contactar ninguém que saiba. Tenho o carro parado à 1 mês, pois este problema provoca a acumulação de combustível no nível do óleo pelo que teria que andar a mudar todos os meses.Aguardo a vossa resposta.Grato pela atenção,Atentamente

Resolvida

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