Reclamações públicas

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A. M.
17/08/2025

Prazo da reparação ultrapassado

Senhores responsável pela reparação ou troca do meu produto Ar portatil whirl, já faz mais de dois meses que foi feito o pedido demorou em cerca de um mês para vir até a minha casa para ver o produto, Quando o Técnico veio em minha casa relatou que realmente estava com defeito foi levado meu produto porém já faz mais de um mês, que não me dão um posicionamento estou sendo prejudicada e sem o produto e sem resposta

Em curso
R. M.
14/08/2025

Reclamação Urgente – Incumprimento Garantia Whirlpool (NUNCA COMPREM COM ESSA MARCA)

Exmos. Senhores, Venho por este meio solicitar apoio e mediação no âmbito de um caso de incumprimento da garantia legal, conforme Decreto-Lei n.º 84/2021. Adquiri uma máquina lava e seca da marca Whirlpool em [data da compra], que se encontra dentro do período de garantia. O equipamento já apresentou múltiplas avarias (quatro ou mais), sempre exigindo reparações demoradas, chegando algumas a ultrapassar um mês de espera por peças. No caso mais recente, após pelo menos quatro visitas técnicas, foi decidido recolher a máquina, mas foi-me oferecida uma substituição temporária com um equipamento usado e em mau estado de limpeza, o que recusei por não ser aceitável como solução de substituição no âmbito da garantia mesmo que temporaria. Além disso, não me foi dado qualquer prazo concreto para solução definitiva, me deixando sem mauqina nenhuma e mais uma vez forçando a gastar dinheiro por fora para lavar as roupas fora de casa um absurdo visto que comprei a maquina para não o fazer... Considero que esta situação configura grave inconveniente e incumprimento contratual, nos termos dos artigos 16.º, 18.º e 19.º do DL 84/2021, sendo que: Data Compra da maquina - 24/11/2023 - entregue 30/11/2023 Data Primeira avaria - 27/08/2024 - Data "resolução avaria" - 03/09/2024 - 1 Semana (F13 + Ruidos ao centrifugar precisou trocar parafusos e apertar) Data Segunda avaria - 20/11/2024 - Data "resolução avaria" - 19/12/2024 - 4 Semanas (F13 + depois de alguns dias voltaram os ruidos ao centrifugar precisou trocar peças e apertar) Data Terceira avaria - 13/05/2025 - Data "resolução avaria" - inicio de junho* - (F13 + F15 desarmava a energia geral pois estava com curto, foi trocada a placa resolveu um problema porem não um todo pois a maquina não ligava mais, depois precisou trocar toda a placa lenvando mais 2 semanas para o mesmo) novamente total quase 1 mes. Data Quarta avaria - 27/06/2025 - Vieram buscar só dia 12/08/2025 - (F13 NOVAMENTE, alem de trazer uma maquina toda suja para deixar de step até a resolucao que absurdamente não foi dado prazo nenhum.) A reparação não foi feita num prazo razoável e nem prazo tem e agora estou SEM MAQUINA; A falta de conformidade persiste mesmo após reparações anteriores; Foi-me oferecida substituição que não cumpre as condições legais pois a mauqina usada que trouxeram estav toda suja e sem condição de lavar minhas roupas e de minha familia. Solicito que a DECO interceda no sentido de garantir: Substituição imediata por um equipamento novo e funcional, ou Resolução do contrato com devolução integral do valor pago. Agradeço confirmação de receção e orientação sobre os próximos passos, e sinceramente NÂO INDICO A NINGUEM COMPRAR DESSA MARCA POIS NÂO TRATAM O CLIENTE COMO SE DEVE, a mais de 1 ano com o mesmo problema e ninguem resolve. Com os melhores cumprimentos, Rodrigo Martins

Em curso
J. J.
10/07/2025

Quero outro forno por que o atual não oferece garantia

URGENTE Forno INDESIT IFW 6230 IX , pedi assistência ao forno por não trabalhar no dia 08-06-2025 á Whirlpool , só no dia 26-06-2025 por volta das 11:30h é que foi um técnico , desse-me que era mau contacto numa fixa , teve cerca de 5 minutos a trabalhar , o técnico foi embora passados 10 minutos fui por a trabalhar nem 1 minto ligou e nunca mais ligou contactei de imediato a assistência , disse-lhes que não queria o forno para trocar por outro , disseram-me que não podia ser porque primeiro tinha que ver padia ser uma peça que tenha que levar e fica bom , o certo que até hoje dia 10-07-2025 não sei de nada . Eu peço ajuda á Deco , eu quero outo forno , não quero que este seja reparado . Eu anexo toda a prova , fico aguardar uma resposta , obrigado . Cumprimentos José Domingos

Encerrada
S. T.
16/05/2025

Cobrança indevida de deslocação técnica – Hotpoint

Exmos. Senhores, Adquiri uma máquina de lavar roupa da marca Hotpoint (marca do grupo Whirlpool), que com pouco mais de um ano começou a apresentar avarias. Um técnico foi agendado para a recolha do equipamento no dia 21 de abril. Estive em casa à hora combinada, recebi uma mensagem do técnico a indicar que estava a caminho, mas não houve qualquer chamada telefónica quando alegadamente tocou à campainha. Não ouvi a campainha e não me apercebi da sua presença. Posteriormente, fui informada que teria de pagar entre 30€ a 60€ pela deslocação por “ausência no local”, o que não corresponde à verdade, pois estive presente em casa o tempo todo. Argumentei por e-mail com o serviço de apoio ao cliente da marca, que recusou-se repetidamente a reconhecer a falha no procedimento técnico e insistiu que a deslocação seria cobrada. Solicitei falar com um superior, o pedido foi ignorado. Fiz reclamação no Livro de Reclamações Eletrónico (nº ROR00000000045268210), mas a resposta foi genérica, desconsiderando completamente os factos relatados, sem qualquer abertura para uma solução justa. Reforço que estive em casa, não fui contactada telefonicamente, e não pode o consumidor ser responsabilizado por não abrir a porta de imediato sem que exista qualquer outra tentativa de contacto. Gostaria do apoio da DECO para garantir que: 1. Esta cobrança indevida seja anulada; 2. A recolha da máquina seja reagendada sem custos; 3. Haja responsabilização pela má conduta no atendimento. Dados adicionais: • Código de avaria: 5110675880 • Nome da empresa: Hotpoint / Whirlpool Portugal Agradeço desde já a vossa atenção e ajuda. Cumprimentos. Sara Queirós 936040059

Encerrada
A. V.
07/05/2025

Equipamento danificado não substituído

Exmos. Senhores, Muito boa tarde. Adquiri em agosto do ano transato uma máquina de lavar roupa, a saber, Máquina de lavar roupa Whirlpool FFB 10469 BV SPT 10 BRANCO 10KG A máquina apresentou deficiências no funcionamento desde o início, tendo desde aí,, sido alvo de intervenções de técnico por 6 vezes, sem resolução dos vários problemas apresentados (F7, F8, F17, F18, porta bloqueada, gaveta de detergente sem travão, inundações, acesso frontal inferior ao filtro danificado). Todos os diagnósticos efetuados pela equipa técnica da marca foram incorretos. Este transtorno, para além do facto de não ter máquina de lavar durante todo este tempo, inclui despesas com lavandaria durante 10 meses, inundações na cozinha, roupa estragada por ficar em água na máquina bloqueada, despesa com eletricista por argumento de implicação de causa na tomada elétrica ... Tenho vindo a solicitar a substituição do equipamento desde início, opção que me foi sempre recusada, agendando constantemente visitas de técnico, com substituição de peças num equipamento completamente novo , sem qualquer solução. Na última intervenção do técnico a 23.4.25 (7.ª visita), o técnico manifestou a sua surpresa por até então não terem verificado que a cuba estava partida - tirou foto da mesma, bem como da gaveta do detergente e do acesso ao filtro - danificados. Reportou no relatório que o equipamento deveria ser substituído - causa provável de danos - transporte. Pensei que o pesadelo de 10 meses iria terminar. No contacto telefónico de hoje, recebi a informação de que a substituição da máquina não tinha superiormente sido autorizada e que queriam substituir a cuba - equipamento adquirido novo no valor de 500€ (à data em promoção - 400€). As únicas formas de contacto são o formulário online no site da marca e e-mail de apoio ao cliente. A resposta ao primeiro é efetuada por contacto telefónico de funcionária que apenas consegue, ou agendar visitas de técnico, ou comunicar informações dos decisores; a reposta por e-mail é sempre que tenho de esperar por intervenção de técnico ou que tenho de esperar pelo relatório do mesmo. A marca comunica reiteradamente nos seus e-mails que "A Qualidade dos Produtos e dos Serviços tem sido, desde sempre, uma prioridade claramente assumida pela nossa marca perante os seus Clientes.." É inaceitável e incompreensível todo este processo. Deveria até ser ressarcida das despesas deste 10 meses. Cumprimentos.

Encerrada
T. F.
08/04/2025

Forno hotpoint com ferrugem após dois anos de uso

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar uma reclamação referente ao péssimo serviço de garantia que me foi prestado relativamente ao forno Hotpoint-Ariston FI6 861 SP IX HA, adquirido em 15/12/2022. O referido forno encontra-se com pouco uso, no entanto, passados apenas dois anos desde a sua aquisição, já apresenta sinais evidentes de ferrugem na parte superior, nomeadamente na resistência responsável pelo grill e pela gratinação dos alimentos. Gostaria de salientar que se trata de uma zona de difícil acesso, o que inviabiliza qualquer argumento que tente imputar o dano à utilização de produtos de limpeza abrasivos. Para além disso, não estamos perante um mero problema estético, mas sim funcional, uma vez que a ferrugem presente na resistência está a libertar partículas que acabam por cair sobre os alimentos, especialmente quando a ventoinha se encontra em funcionamento. Fiquei surpreendida com a resposta do vosso apoio ao cliente, que se isentou por completo de qualquer responsabilidade, alegando que a garantia não cobre ferrugem. Vale ressalvar que a unica solução que me foi apresentada pelo suporte, seria a deslocação de um tecnico da marca, porem qualquer custo associado à reparação assim como da deslocação teria que ser suportado por mim. Compreendo essa exclusão em casos em que se trata de um dano meramente superficial ou decorrente de má utilização, o que não é o caso presente. Trata-se, sim, de um problema de fabrico e/ou de material, que afeta diretamente a utilização segura e higiénica do eletrodoméstico. Lamento profundamente a forma como a situação foi tratada e exijo que a mesma seja revista com a devida seriedade. Solicito que seja accionada a garantia legal do equipamento e que me seja apresentada uma solução adequada, seja através da reparação, substituição da peça afetada, ou substituição do próprio forno, nos termos da legislação vigente sobre garantias de bens de consumo. Aguardo uma resposta célere e uma resolução eficaz deste problema. Com os melhores cumprimentos, Teresa França

Encerrada
R. C.
26/03/2025

Máquina de lavar roupa continua com maus odores

Exmos. Senhores, Em 27 de dezembro de 2022 adquirimos um/uma Máquina de Lavar Roupa WHIRLPOOL W8 W846WR SPT , na JOM da Maia. A referência da encomenda é 88517. Ficamos descontentes com a máquina, uma vez que a roupa não saía a cheirar bem. Mudamos de detergentes, colocamos perfumador, usamos os recipientes automático e manual, no entanto, a roupa continuava a sair com cheiro a húmido e sem nenhum vestígio olfativo dos detergentes... Experimentamos, igualmente, outros ciclos e acontecia sempre o mesmo. Comunicamos este mesmo problema à marca a 9 de outubro de 2023, depois de quase um ano a tentar perceber de onde poderia vir o problema. Enviaram um técnico, alertando-nos que, se não fosse um problema técnico, teríamos de pagar 30€ de deslocação. Aceitamos. Veio a nossa casa um técnico e tivemos de pagar 30€ da deslocação, porque ele alegou que a máquina não tinha nenhum problema e que deveria ser do cano da água. Foi uma intervenção rápida. Tirou o cano da água pediu-nos para cheirar e disse que era disso e aconselhou-nos uma limpeza. Como queríamos o problema resolvido, mesmo achando estranho que esse fosse o problema, fizemos o sugerido. Colocamos o produto pelo cano, lavamos bem a máquina, metemos roupa a lavar e os maus odores voltaram e a roupa continuava a sair sem o cheiro dos detergentes. Consideramos que não é uma situação correta, visto o pouco tempo da máquina e uma vez que no início ela funcionava perfeitamente e não houve troca de lugar, não conseguimos perceber qual a justificação. Voltamos a entrar em contacto com a JOM (28 de novembro de 2023) que nos respondeu o seguinte: "Quanto a maquina infelizmente se o parecer técnico foi sem nenhum problema, a única possibilidade que temos a voltar a pedir uma nova assistência a marca, mas corre sempre o risco de voltar a pagar o valor." Não achamos justo termos sempre de financiar um valor para uma reparação que não acontece e entramos em contacto com a própria marca. Ninguém nos conseguia dar uma solução. A 2 de maio de 2024, a máquina a lavar não parou o ciclo e tivemos uma "inundação em casa" e percebemos que o detergente começou a sair por um compartimento que não devia. Voltamos a comunicar à marca. A 4 de outubro de 2024 a máquina deixa de dar o tátil, bem como o regulador de programas. Chamamos a assistência e voltamos a referir o primeiro problema e os colegas confirmaram que a roupa, efetivamente, não estava com cheiro a lavado. Disseram que iriam pedir uma avaliação geral à máquina. Após insistir, emprestaram-nos uma máquina e nesta já não havia o problema dos maus odores, sendo que até era uma máquina com muito menos qualidade que a nossa. Quando nos devolveram a nossa máquina, efetivamente o problema do display vinha resolvido, nas primeiras lavagens até estava a sair a roupa com cheirinho a lavado, mas, rapidamente, o problema voltou. Não sabemos mais como comunicar isto à marca. É uma situação chata e lamentável, pois a máquina foi comprada nova e só tem dado problemas a vários níveis, como podem verificar. Se não conseguem reparar o artigo/descobrirem o problema, ou nos entregam outra em substituição do mesmo ou nos devolvem o valor que pagamos, para que possamos adquirir outra máquina. Esperamos que percebam toda a situação e nos ajudem de forma cordial na resolução do problema, o mais brevemente possível.

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste
M. P.
25/03/2025

Artigo defeituoso na garantia

Exmos. Senhores, Em 12.06.2014 adquiri, um exaustor através da empresa VALE DO PAIVA, fatura nº FT 24/3057 Confesso que a satisfação com o artigo foi nula porque a nuvem de fumo que se criava sempre que cozinhava era gigantesca e parecia que ter ou não ter o exaustor era igual. Há poucas semanas liguei o exaustor que, simplesmente não deu sinal de vida. Não ligava. Liguei para o vendedor que disse que reportaria o caso à Assistência técnica que me contaria com a maior brevidade possível. Não me contactaram tendo tido que ser eu a ligar-lhes e agendar uma vinda do técnico. O técnico, simpático e eficiente, identificou o problema e disse que teriam de mandar vir uma peça. Não voltaram a contactar-me tendo sido mais uma vez eu que tive de lhes ligar para nova vinda do técnico. Quando volta finalmente novamente o técnico, não conseguiu resolver o problema e saiu sem ter reparado o exaustor. Desde aí, não voltaram a contactar-me. É lamentável que, estando o aparelho na garantia, não seja apresentada uma célere uma solução. Somos uma família de 6 e o uso da cozinha é permanente. Há semanas que vivo com a cozinha nublada e com um cheiro insuportável. Solicito rápida solução para este problema que tanto transtorno tem causado. Mais acrescento que, dadas as provas de o aparelho que comprei não apresenta qualidade (não só pela ineficiência manifestada desde o dia da compra, como pela avaria muito pouco tempo depois), agradeço substituição do mesmo, por outro que não me crie uma nuvem de fumo e que funcione (!!!!), nem que para isso eu tenha de cobrir a diferença de valor. Exijo que procedam à substituição imediata do artigo defeituoso, ou tomarei as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Encerrada
S. G.
13/03/2025

Pedido de reavaliação

Exmos. Senhores, Venho por meio desta formalizar uma reclamação referente a um serviço de assistência técnica que não foi satisfatório e não corresponde à realidade. Fui informada através de um relatório da assistência técnica que a instalação da minha placa de indução Hotpoint (Modelo HS 1865C CPBF, Ind. C.: 7699 9166 2281, SN: 9023 1901 4427, Prod. N.: 8699 9166 2280) não estava devidamente realizada devido à falta de ventilação, o que, após verificação, não é verdade. De ressalvar que esta informação foi transmitida apenas via telefone, tendo-me sido inicialmente negado o relatório da assistência. A instalação foi feita por profissionais qualificados e seguiu as recomendações do fabricante em relação à ventilação e ao espaço necessário. Já realizei a reclamação diretamente à empresa responsável pela assistência técnica, via telefone e via email, documentando fotograficamente a prova do erro do relatório emitido, mas até o momento não obtive qualquer solução ou apoio adequado, remetendo-me para a Whirlpool (marca do produto), que também manteve a mesma posição, não assegurando a garantia do produto, nem acionando nova reavaliação. No entanto, referem que está em dívida o valor da deslocação do técnico. A placa de indução foi comprada a 27/11/2023, artigo de exposição. Solicito a vossa intervenção para que esta situação seja resolvida de forma justa, considerando que o serviço prestado pela assistência técnica está em desacordo com as condições reais de instalação e não houve o devido apoio por parte da empresa e da marca que esta representa. Agradeço desde já pela atenção e aguardo a vossa orientação quanto aos próximos passos. Atenciosamente, Susana Gonçalves

Encerrada
N. S.
14/02/2025

Artigo com defeito

Exmos senhores Adquiri uma chaminé HOTPOINT HHC 6.7.F LTX e mais 2 electrodomésticos no valor total de 959,97€ (só a chaminé foi 284.99€) a 23/11/2023. Foram aplicadas numa remodelação de moradia e começaram a sua utilização em meados de Agosto de 2024... Qual não foi meu espanto quando passado cerca de 6meses de uso, de utilização que considero normal, apareceram marcas de ferrugem na superfície inferior sobretudo, mas não só, junto às luzes. É estranho como é que um equipamento que supostamente estará preparado para contactar constantemente com vapores e humidades ao fim de tão pouco tempo começa a evidenciar estas falhas. O apoio ao informou-me que a garantia não cobre este defeito mas também me confirmou que nunca tinham recebido nenhuma reclamação semelhante. Nunca foi utilizado, e nem nunca se justificou, a aplicação de qualquer produto abrasivo e muito menos esfregões de aço ou equiparado conforme me pareceu quererem alegar. Considero sensato e até justo que esta situação mereça uma abordagem semelhante a uma avaria técnica. Foi um investimento um bocado avultado numa marca da qual tinha muito boas referências. Disponível para outros esclarecimentos adicionais.

Encerrada

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