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Exmos./as Senhores/as Boa tarde, Após várias tentativas de contacto com a Micolet para resolução da questão a expor de seguida, gostaria de reforçar que me deixaram mais do que uma vez de responder, não propondo qualquer resolução ou compensação. Recorri aos serviços da Micolet para envio de artigos (roupa) para venda. O pedido ocorreu no dia 02/05/2025. No dia 06/06/2025 a Micolet informa que recebeu os artigos e refere "num prazo de 5 semanas iremos enviar a avaliação dos nossos especialistas". Passadas 6 semanas (contrariamente às 5 referidas), precisamente no dia 18/07/2025, a Micolet comunica-me que recebeu o pacote e estimou os preços dos artigos que "são excelentes" e informam que "num prazo de 7 dias começariam a publicar os artigos em Micolet de acordo com a avaliação realizada". Neste email, também colocam o link para consultar a avaliação que deram aos artigos. Apenas publicaram 61 artigos dos 89 artigos enviados, pelo que no mesmo dia 18/07/2025 eu questiono via email se os restantes artigos seriam ainda avaliados, ao que a Micolet responde que esses restantes artigos “não passaram nos filtros de seleção devido a um pequeno defeito, desgaste ou mancha”, referindo ainda “temos de ser bastante exigentes (…) não indicamos informações sobre as peças descartadas, apenas sobre as que foram aceites (…) lembramos que poderá recuperar os seus artigos descartados pagando os gastos de envio no valor de 9,99€”. Em resposta ao que foi dito, agradeci a resposta e fiz o pedido de verificarem uma mala não registada na avaliação, de marca, que se encontrava em estado novo e nunca tinha sido usada, sem qualquer defeito, inclusive estava dentro do saco protetor. Infelizmente, respondem “como referido anteriormente, não indicamos informações sobre as peças descartadas, apenas sobre as que foram aceites. Recordamos que tem 7 dias após receber a avaliação para solicitar a devolução dessas peças descartadas”. Neste seguimento, no mesmo dia 18/07/2025 eu realizo o pagamento para devolverem a roupa não publicada. No dia 27/07/2025 eu envio novo email para a Micolet a reportar o seguinte: “informo que pedi a devolução das peças e faltam 2 artigos, entre os quais a mala que referi (Versace) e que não se encontra na devolução. A mala ia dentro do saco de proteção (ver foto). Anexo as fotos do artigo em questão. Fico a aguardar o envio da mesma, ou fico a aguardar a sua avaliação. De facto, chamou-me a atenção um artigo de marca e novo (nunca usado) não ter sido aceite para publicação. Fico a aguardar feedback.” No dia 28/07/2025 respondem “vamos verificar com o departamento responsável”. No dia 01/08/2025 informo que fico a aguardar a resposta, até à data sem qualquer feedback. A 08/08/2025 volto a enviar email (porque não obtive qualquer resposta) e solicito esclarecimentos sobre a situação exposta, questionando se iriam anunciar a mala na Micolet ou se me devolveriam a mesma. Neste mesmo dia realizo também contacto telefónico para reportar a situação via telefone ao que me respondem que iriam averiguar (que poderia haver possibilidade de a mala ter sido publicada noutra conta por lapso…). Em resposta ao email acabam por solicitar a referencia da recolha (já indicada também telefonicamente…). A 12/08/2025 referem: “estivemos a verificar as peças descartadas e foram todas devolvidas corretamente. A mala em questão não está nas nossas instalações”. Em resposta eu sublinho que a mala foi enviada para as instalações da Micolet e justifico uma vez mais que pedi a devolução justamente por causa da mala não ter sido publicada. Questiono sobre a solução que encontram para a situação caso a mala não seja encontrada. A Micolet insiste que “não chegou o artigo que menciona, caso contrário estaria publicado ou nos artigos descartados”. Neste seguimento a 13/08/2025 reforço que o artigo foi enviado e solicito esclarecimentos sobre o sucedido e questiono sobre que medidas de compensação pensam tomar pelo duplo prejuízo que me causaram enquanto cliente (perda da mala/do seu valor e perda do dinheiro gasto na solicitação do envio das peças descartadas onde não constou a mala que queria que fosse devolvida…). Sendo que até 19/08/2025 não recebi resposta, volto a enviar email e refiro que é lamentável terem-me deixado novamente sem resposta. Ainda, reforço o pedido de esclarecimentos para o sucedido, alegando que a mala nunca foi devolvida ou publicada e peço que sejam tomadas medidas de averiguação do sucedido e também medidas de compensação pelo que aconteceu. Até à data do envio desta reclamação não me chegou nenhuma resolução, nem ninguém se responsabilizou pelo sucedido. Também pedi que a questão fosse comunicada superiormente a 25/08 e fiquei sem resposta ao pedido. Continuo sem esclarecimentos para o sucedido. Mais informo que fiz um reclamação no livro de reclamações online que fecharam por alegarem "Para verificar a ocorrência, precisamos que identifique a compra: data, valor, número do pedido, e-mail do usuário ou qualquer outra informação que nos permita localizar a compra em questão". E assim se vão livrando da responsabilidade de apurarem factos sobre o que aconteceu à mala, além de que as datas e valores se encontram descriminados o corpo da reclamação. É lamentável. Concluindo, gostaria de obter ajuda para que seja realizada justiça sobre o que aconteceu. Poderia nunca ter solicitado a devolução e achar que simplesmente a mala tinha sido doada (é o que a Micolet refere que acontece às peças descartadas). No entanto, causou-me muita estranheza a mala (de marca e em estado novo, sendo a melhor e mais valiosa peça que enviei par a Micolet) não ser publicada e agora bastante indignação e injustiça por não ser encontrada. Agradeço muito a resolução da questão e que sejam tomadas medidas pois sinto-me muito prejudicada. Com os melhores cumprimentos, Inês A. Observação: referência da recolha Micolet é 460620P2RV7.
Encomenda não recebida
Exmos. Senhores, Fiz uma compra na aplicação da empresa Micolet no dia 09/05/2025. O prazo de entrega informado era de 5 dias úteis, até hoje não recebi a encomenda e também não tenho informação alguma de rastreio da mesma. Liguei diversas vezes para o número informado no site e as funcionárias apenas dizem que vão verificar e nada fazem. Nada se resolve. É inaceitável que a empresa não tenha um serviço de atendimento ao cliente que funcione de maneira adequada. Aguardo retorno o mais rápido possível e aguardo a entrega dos itens comprados ainda essa semana, visto que o prazo já se passou.
Pratica abusiva na cobrança de comissões de venda
Pagamento injusto por artigos vendidos e retenção de valor através da Eco Wallet Exmos. Senhores, Vendi 36 peças de roupa usadas através da plataforma Micolet, algumas de marcas reconhecidas e em bom estado. No entanto, recebi apenas 7,07€ — valor completamente desproporcional face à quantidade e à qualidade dos artigos enviados. Além disso, fui surpreendida por uma nova funcionalidade chamada "Eco Wallet", que retém os valores obtidos nas vendas. Esta prática não existia anteriormente e foi implementada sem aviso claro, sem consentimento e sem opção alternativa. Antes, os montantes eram transferidos diretamente para o meu IBAN. Considero esta mudança abusiva e pouco transparente, impossibilitando o acesso direto ao dinheiro e prejudicando os consumidores. Também não obtive qualquer resposta coerente aos contactos que fiz por e-mail com a empresa. Solicito: Esclarecimento dos critérios de avaliação e atribuição de preços aos artigos; A reversão da obrigatoriedade do uso da Eco Wallet; O pagamento justo e direto dos valores devidos. Cumprimentos. Fernanda Gonçalves
Cobrar taxa de transferência para pagamento
Exmos. Senhores, Sobre a empresa Micolet, gostaria de reclamar de que pagam valores irrisórios pelos artigos, inserem taxas e impostos sobre tudo e por último, sem notificar aos fornecedores das roupas, sapatos e acessórios, criaram um método em que o valor que eles deveriam pagar pelas peças " podem ser usados para realizar compras na própria Micolet". Não obstante, se ainda assim o cliente preferir receber em dinheiro, a empresa cobra uma taxa altíssima para transferir o valor. Por exemplo, eu deveria receber pelos ( muitos) artigos que vendi a quantia de 56€. Como preferi receber em especie, a empresa pagou-me 41€, desconto este a título de taxas de transferência. É engano atrás de engano, não considero uma empresa confiável e por esta razão encerro neste momento o envio de artigos. Creio que essa empresa deva ser investigada. (DESCREVER SITUAÇÃO) Cumprimentos.
Pratica abusiva na cobrança de comissões de venda
Exmos. Senhores, Entreguei diversas peças de roupa usada a empresa Micolet, com a promessa de que seriam vendidas e que eu receberia uma percentagem dos lucros. No início, as transferências do valor obtido com as vendas eram feitas diretamente para a minha conta bancária. No entanto, recentemente, a empresa alterou esse sistema, passando a transferir o valor das vendas para uma "eco-wallet", uma carteira virtual no próprio site, que obriga o consumidor a gastar esse dinheiro exclusivamente na loja. Caso o consumidor opte por transferir o saldo da eco-wallet para a sua conta bancária, a Micolet cobra uma taxa, o que considero uma prática abusiva. Além disso, entreguei uma grande quantidade de roupa (posso comprovar através de registos), mas recebi apenas 7 euros, sem qualquer relatório claro ou detalhado sobre as vendas realizadas. Já tentei contactar o serviço de apoio da Micolet, mas não obtive qualquer resposta concreta. Solicito assim a intervenção da DECO para: Obter um relatório detalhado das vendas feitas pela Micolet com os meus artigos; Garantir que me seja transferido o valor justo e completo correspondente às vendas, sem taxas abusivas; Denunciar a prática de retenção do valor em eco-wallet como forma de limitar o acesso legítimo ao dinheiro devido ao consumidor. Cumprimentos. Fernanda Gonçalves
Encomenda perdida- sem reposta da Inpost ou micolet
Exmos. Senhores, Fiz a encomenda dia 11 de Abril. Sem informação da InPost desde dia 16 - quarta. Amanhã é dia 21, passarão pelo menos 6 , a caminho do 7º , já passando o máximo de dias de entrega Na Inpost disseram que entregavam hoje, afinal a encomenda nem está em Lisboa?? Onde estão os meus produtos? estão a dar-me informações diferentes do real? nao tenho resposta da inpost, nao me respondem no email da micolet. ja solicitei que me liguem Cumprimentos.
SEM DINHEIRO E SEM ARTIGOS
Enviei dois lotes de artigos para a Micolet, sendo que no primeiro lote tudo correu bem. Enviei 24 artigos, 22 foram avaliados positivamente, mas não fui informada sobre dois artigos que não passaram nos filtros. Apenas recebi um e-mail a dizer que tudo estava bem. Em relação às vendas dos artigos (não está CLARAMENTE explicado no site) mas pela minha experiencia foi assim: artigos com preço de avaliação até €4, a comissão é de 70%, e para artigos com preço superior a €4, a comissão é de 25%, mais impostos, taxas de gestão e outros custos. No total, vendi 18 artigos e, após as comissões, o valor total seria de 19,87€, mas só irei receber 5,54€, pois 14,33€ foram deduzidos em impostos e taxas. O que mais me incomodou foi a segunda vez que enviei os artigos. Enviei 2 polos Lacoste em excelente estado, sem manchas ou defeitos, conforme os critérios da Micolet, e foram avaliados com um valor ridículo de 9,99€. Como podem avaliar um polo de 80€ desta forma?(Recusei a avaliação e retificaram o valor) Além disso, enviei 60 artigos, mas apenas 32 foram avaliados. Quando perguntei sobre os restantes, fui informada de que não passaram nos filtros de seleção devido a "pequenos defeitos, desgaste ou manchas". Achei isto um absurdo! Enviei tambem umas sapatilhas de ginástica artística novas, nunca usadas, ainda na embalagem original, uma mala com etiquetas e ainda com as proteções que vinham e disseram me que estavam fora dos filtros de seleção por desgaste ou defeito. Como podem justificar isto? Recebi uma resposta a dizer que "não indicamos informações sobre as peças descartadas, apenas sobre as que foram aceites". Isto é uma falta de respeito! Enviei artigos novos e dentro dos critérios estabelecidos, e a avaliação foi completamente incoerente. Solicitei uma revisão dessa avaliação ou, pelo menos, uma explicação mais detalhada sobre o motivo da rejeição desses artigos, mas até agora não recebi uma resposta satisfatória. Além disso, disseram-me que eu poderia recuperar os artigos rejeitados, pagando os gastos de envio no valor de 9,99€, mas quando tentei fazer um pedido de devolução, não consegui, pois já aceitei a avaliação dos 32 artigos. Achei isto ridículo! Deveriam ter enviado um e-mail a informar que alguns artigos não estavam de acordo com os critérios de avaliação. Mas não, enviaram-me um e-mail a dizer que tudo estava ok, como se os 60 artigos tivessem sido aceites. Aceitei os valores dos 32 artigos avaliados e fiquei à espera de uma nova avaliação dos restantes. Quando entrei em contacto com o suporte, foi quando me disseram que os outros artigos não estavam de acordo com os critérios (o que não concordo). E agora nem os posso recuperar, porque já aceitei a avaliação de metade deles! Este processo é totalmente incoerente! Não recomendo este serviço devido à falta de transparência no processo de avaliação e à forma como as rejeições são feitas sem explicações claras. A Micolet precisa melhorar a comunicação com os clientes e ser mais transparente nas suas avaliações já para não falar das taxas, impostos e comissões que cobram.
Não entregam a mercadoria
Exmos. Senhores, Fiz uma compra no dia 2/01 , e no site dizia que seria entregue em até 3 dias úteis e até agora 13/01 não recebi . Já enviei vários e-mails, já tentei o numero telefónico , mas ninguém atende e nem me respondem Solicito a devolução do meu dinheiro!!! Já que essa empresa não cumpre o que prometem e nem sequer se justificam Um descaso com o consumidor! Cumprimentos.
Encomenda não recebida e não reembolsado
Exmos. Senhores, Efetuei uma encomenda no início de setembro, na qual a Micollet utilizou a transportadora "Envialia". No entanto, a encomenda nunca chegou. Todos os links e contactos da transportadora não funcionam, pelo que decidi contactar a Micollet no dia 20 de setembro para esclarecer a situação e solicitar o meu reembolso. Desde então, tenho solicitado mensalmente uma atualização sobre o estado do processo e o reembolso imediato, mas a resposta é sempre a mesma: "Lamentamos profundamente todo o atraso por parte da empresa de transporte. O seu caso foi encaminhado aos nossos supervisores e estamos a aguardar uma resolução. Estamos em contacto constante com a transportadora, insistindo por informações sobre o seu caso, para garantir que a situação seja resolvida o mais rapidamente possível." Esta situação é inadmissível! Cumprimentos.
Encomenda não recebida burla
Exmos. Senhores, Fiz uma encomenda a dia 1 /12 sendo que é um máximo de 3 dias úteis para o seu envio. A dia 2 é documentada e a dia 4 recebo um email a dizer que a minha encomenda foi enviada com um link de acompanhamento que não funciona, a dia 5 para minha surpresa recebo uma mensagem a dizer que 1 das peças da encomenda foi devolvida, sendo que não recebi encomenda alguma. Nisto questiono a micolet e silêncio total. Estou desde dia 4 a espera da minha encomenda e as poucas vezes que respondem ao email é para dizer que estao a tentar resolver que nao sabem da encomenda ou que vao falar com alguem. Obviamente é burla ja que nem o reembolso fizeram e foi um valor alto. Sendo uma cliente habitual nunca mais irei arriscar e faço questão de o partilhar por todas as redes sociais. O meu problema nem era receber a encomenda mesmo que com bastante atraso , porque precisava das peças, mas a falta de respeito e responsabilidade da empresa para com uma cliente. Cumprimentos.
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