Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
L. R.
27/03/2026

Reforço de reclamação – recusa de devolução e contacto telefónico inútil – Worten

Venho por este meio apresentar uma reclamação formal e solicitar o apoio da DECO Proteste relativamente a uma situação com a Worten, que considero lesiva dos meus direitos enquanto consumidora. Adquiri uma prancha de cabelo no valor de 59,99€, após aconselhamento direto de uma funcionária em loja. No momento da compra, expliquei claramente que procurava uma prancha a vapor, uma vez que já tinha experimentado esse tipo de produto anteriormente com resultados muito positivos no meu cabelo. Foi-me garantido que o modelo disponível teria um efeito semelhante, o que determinou a minha decisão de compra. Ao chegar a casa, testei o produto apenas numa pequena mecha de cabelo, exclusivamente para verificar se correspondia ao efeito pretendido. Verifiquei de imediato que o mesmo não apresentava qualquer resultado semelhante ao prometido. De seguida, acondicionei o produto na sua embalagem original, mantendo-o em perfeito estado, com todos os acessórios incluídos. Dentro do prazo indicado no talão, desloquei-me à loja para solicitar a troca ou devolução. O pedido foi recusado com a justificação de se tratar de um “produto de higiene”. Posteriormente, fui ainda contactada telefonicamente pela entidade, que se limitou a reiterar a mesma posição, sem qualquer análise da situação concreta ou tentativa de resolução. Importa salientar que, no momento da compra, não me foi devidamente esclarecido que este tipo de produto estaria excluído de troca ou devolução, nem me foi dada qualquer alternativa adequada face às minhas necessidades. Considero, por isso, que fui induzida em erro através de informação inadequada e aconselhamento incorreto. Adicionalmente, o contacto telefónico efetuado pela entidade revelou-se completamente infrutífero, tendo apenas contribuído para aumentar a minha frustração, sem apresentar qualquer solução ou abertura para resolver a situação de forma justa. Solicito ainda que não sejam efetuados novos contactos telefónicos que não apresentem uma solução concreta, uma vez que comunicações repetitivas e sem resolução apenas contribuem para o agravamento da situação. Encontro-me, neste momento, com um produto no valor de 59,99€ que não corresponde às características que me foram garantidas e que não tem qualquer utilidade para mim. Face ao exposto, solicito a intervenção da DECO Proteste no sentido de analisar esta situação e apoiar-me na defesa dos meus direitos enquanto consumidora, visando a obtenção de uma solução justa, nomeadamente a devolução ou troca do produto.

Encerrada
V. P.
26/03/2026

Reclamação – Segunda avaria idêntica / Recusa de substituição / Incumprimento do DL 84/2021

Exmos. Senhores, Venho apresentar reclamação formal relativamente ao tratamento dado ao meu telemóvel adquirido na Worten, ainda dentro do período legal de garantia. 1. Sequência dos factos 1. O telemóvel apresentou a avaria “não carrega/não liga". 2. Entreguei o equipamento para garantia e foi realizada uma reparação. 3. Após a reparação, a mesma avaria voltou a ocorrer, demonstrando que a reparação não repôs a conformidade. 4. Dirigi‑me novamente à loja e solicitei a substituição, conforme previsto na lei. 5. Fui informado de que primeiro teria de ser novamente reparado, e que só se a reparação falhasse é que poderia haver substituição. 6. Quando apresentei o Decreto‑Lei n.º 84/2021, fui informado de que a responsabilidade seria “da marca” e não da Worten. Quando apresentei a lei do consumidor que remete para a responsabilidade do vendedor e não "da marca" o colaborador respondeu que não é obrigado a conhecer as leis e que responde é perante a Worten. 7. Fui ainda pressionado a aceitar nova reparação, sendo dito que a substituição “teria de ser autorizada superiormente” e que “demoraria mais tempo”, o que me deixou sem alternativa prática. 2. Violação clara do Decreto‑Lei n.º 84/2021 A atuação da loja viola vários pontos do DL 84/2021, nomeadamente: a) Direito de escolha do consumidor Artigo 15.º, n.º 2: “O consumidor pode escolher entre a reparação ou a substituição do bem, salvo se o meio escolhido (…) for impossível ou impuser custos desproporcionados.” A avaria é grave e impede o uso normal do bem, pelo que a substituição não é desproporcionada. Para além disso, utilizo o meu telemóvel como meio de comunicação com sistemas de saúde, tanto para mim como para a minha esposa como para dois idosos dependentes que tenho a meu cargo. b) Reparação falhada dá direito a substituição Artigo 15.º, n.º 4, alíneas b) e c): O consumidor pode optar por redução do preço ou resolução do contrato quando a falta de conformidade reaparece após reparação ou quando ocorre nova falta de conformidade. Isto aplica‑se diretamente ao meu caso: segunda avaria igual / reparação falhada = direito imediato a substituição ou resolução. c) Responsabilidade é do vendedor, não da marca O vendedor é responsável por repor a conformidade do bem, através de reparação ou substituição. DL 67/2003 A Worten não pode legalmente remeter o consumidor para a marca. Além disso, desconhecimento da Lei não pode ser invocado para o seu incumprimento. d) Pressão para aceitar reparação A insistência da loja em forçar uma nova reparação, alegando que a substituição depende de autorização superior e demoraria mais, constitui uma tentativa de limitar direitos legalmente garantidos, o que é inaceitável. 3. Pedido Face ao exposto, e ao abrigo do Decreto‑Lei n.º 84/2021, exijo a substituição do equipamento por um novo, uma vez que: - a avaria é grave, - já houve uma reparação que não resolveu o problema, - a mesma avaria voltou a ocorrer, - e a lei determina que, nestes casos, o consumidor tem direito à substituição ou resolução. Solicito que a Worten cumpra as suas obrigações legais e resolva esta situação com a maior brevidade possível. Aguardo resposta. Com os melhores cumprimentos, António Pardal

Encerrada
M. R.
26/03/2026

Encomenda não recebida

Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente a uma encomenda efetuada no passado dia 12/03, referente à compra de um relógio. Desde a data da compra, a entrega já foi adiada por duas vezes e, neste momento, já ultrapassou inclusive o prazo de dias úteis inicialmente indicado no vosso site. Entrei em contacto com o vosso apoio ao cliente, onde me foi informado que a entrega estaria garantida, no máximo, até ao dia 31/03. No entanto, verifiquei posteriormente que a nova previsão de entrega foi alterada para o dia 01/04, o que demonstra uma clara falta de coerência nas informações prestadas. Considero esta situação um desrespeito para com o cliente, não só pelos sucessivos atrasos, mas também pela falta de transparência e pela incapacidade do apoio ao cliente em fornecer respostas concretas, limitando-se a indicar que “não conseguem fazer nada”. Importa ainda referir que optei por adquirir o produto através do site precisamente por a data de entrega prevista garantir que o mesmo chegaria a tempo de uma viagem que tinha planeada, o que não se veio a verificar. Face ao exposto, solicito não só um esclarecimento urgente e uma data de entrega definitiva e fiável, como também a indicação das soluções que poderão apresentar para compensar este atraso, nomeadamente ao nível de uma eventual indemnização pelos transtornos causados.

Encerrada
M. O.
26/03/2026

Incumprimento de prazos

Exmos. Senhores: Venho por este meio apresentar reclamação formal relativa ao contrato de prestação de serviços “Worten Casa Total+”. No dia 27/02/2026 solicitei assistência técnica para uma máquina de lavar loiça, tendo-me sido garantido contacto no prazo máximo de 5 dias úteis. Tal prazo não foi cumprido. Perante a ausência de resposta, no dia 16/03/2026 voltei a contactar o serviço, tendo-me sido assegurado novo contacto no prazo de 2 dias úteis, o que igualmente não se verificou até à presente data. Verifica-se, assim, um incumprimento reiterado das obrigações contratuais por parte da Worten, nomeadamente no que respeita aos prazos de resposta e prestação do serviço contratado, o qual tenho vindo a pagar mensalmente. Importa salientar que, nos termos da legislação aplicável à defesa do consumidor, a existência de fidelização contratual não é oponível ao consumidor em caso de incumprimento por parte do prestador do serviço. Mais, o atraso no agendamento está a impedir-me de aproveitar uma campanha em vigor. Acrescento ainda que este tipo de situação já aconteceu anteriormente, pelo que são repetentes na matéria! Registo que apenas após múltiplos contactos e intenção de rescisão fui finalmente contactada para agendamento, o que demonstra atraso significativo no cumprimento do serviço contratado. Assim, solicito a resolução imediata desta situação. Cumprimentos,

Encerrada
F. A.
26/03/2026

Produto não original

Bem o caso é o seguinte eu fiz uma compra pelo app da worten de dois produtos e verifiquei que um deles não se tratava do mesmo não sendo original, então no mesmo dia em que busquei entrei em contato com a parte de reclamações da worten lembrando Que não comprei pelo marketplace comprei pela worten mesmo . Desde o dia 03 deste mês entro em contato com eles e os próprios me dizem que ainda não decidiram o que vão fazer Então já tenho quase um mês sem usar os produtos que comprei e até esta data de hoje não tenho nenhum parecer da worten com relação a minha compra

Encerrada
D. B.
25/03/2026

Garantia não aceite

Boa tarde, Comprei um smartphone na Loja Worten Fórum Barreiro, um Google Pixel 8, de 256 GB, Obsidian, no dia 21/11/2023. Acontece que apareceu no telemóvel uma linha vertical rosa, no lado direito do ecrã, que é considerado um defeito de fabrico, ao qual teria que ir para a garantia legal de 3 anos da Worten. No dia 21/02/2026 eu coloquei o telemóvel na Garantia e disseram-me, em loja, que este problema era coberto pela mesma. No entanto, no dia 12/02/2026 ligam-me a dizer que este problema não estava coberto pela garantia e facultaram-me um orçamento de reparação de 378€, dando a informação de que este problema deveria de ter aparecido nos dois primeiros anos. Ora, a Worten tem garantia legal de 3 anos e até 20/11/2026 o meu aparelho encontra-se em garantia e deve ser resolvido. Dia 18/03 recebo um SMS da Worten a dizer para ir levantar o equipamento. No dia seguinte fui à loja, mostrei o SMS e o funcionário abre-me a caixa e encontro o telemóvel com a linha vertical rosa (não reparado). Pedi ao funcionário o relatório técnico e o mesmo disse-me que não tinham. Escrevi no livro de reclamações no dia 19/03 a explicar a situação e a demonstrar o meu desagrado (reclamação nr 37805355). Nesse mesmo dia, o funcionário abriu novo processo, pois não levantei o equipamento, que continuava danificado. Ontem, dia 24/03/2026, recebo uma chamada da linha de apoio da Worten a informar que o problema deveria de ter ocorrido nos dois primeiros anos. Como tal, já há mais de um mês que estou sem o equipamento, o qual me tem feito imensa falta no quotidiano, e estou a ser prejudicado pela recusa de ajuda por parte do vendedor (Worten). Informo que, até ao momento, ninguém me facultou relatório técnico e estas informações foram-me facultadas via chamada telefónica e não tenho nenhum email ou mensagem escrita. Solicito uma rápida resposta e resolução do meu problema, que se arrasta há mais de um mês. Cordialmente,

Encerrada
D. V.
24/03/2026

Reclamação – cobrança indevida instalação E-Lar

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente ao processo de aquisição e instalação de um fogão elétrico no âmbito do programa E-Lar, adquirido através da Worten. No processo e documentação fornecida consta que o fogão incluía entrega e instalação. No entanto, no momento da instalação fui informada pelo técnico de que teria de pagar um valor adicional de 25€ para proceder à ligação elétrica do fogão, alegando que o equipamento não possuía ficha e que seria necessária uma ligação direta à eletricidade. Esta informação nunca me foi comunicada previamente, nem no momento da compra, nem no agendamento da entrega, nem em qualquer contacto anterior. Fui confrontada com este custo apenas no momento da instalação, sem alternativa, uma vez que, caso não aceitasse o pagamento, o fogão não ficaria instalado. Considero esta situação uma falta de informação prévia ao consumidor relativamente a custos adicionais, o que originou uma despesa inesperada e injustificada. Caso tivesse sido informada antecipadamente, poderia ter preparado a instalação elétrica ou procurado alternativa sem custos adicionais. Acresce ainda que existiram falhas na entrega anteriormente agendada, obrigando-me a faltar ao trabalho e a permanecer várias horas à espera de uma entrega que não ocorreu, sem aviso prévio, o que agravou ainda mais toda esta situação. Importa referir que existe ainda um segundo processo idêntico, no âmbito do mesmo programa E-Lar, para instalação de um fogão na habitação do meu pai, tendo já sido informado pelo técnico que será cobrado novamente o valor de 25€ para a ligação elétrica, situação que considero igualmente injusta, uma vez que essa informação nunca foi comunicada previamente. Face ao exposto, venho solicitar: A devolução do valor de 25€ pago pela ligação elétrica do fogão. A confirmação de que não será cobrado qualquer valor adicional na instalação do fogão referente ao segundo processo. Esclarecimento por escrito sobre o que está efetivamente incluído na instalação no âmbito do programa E-Lar. Uma justificação formal pelas falhas de entrega e falta de informação relativamente a custos adicionais. Aguardo a resolução desta situação com a maior brevidade possível. Com os melhores cumprimentos, Diana Sofia Exposto Vitorino

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste
T. A.
23/03/2026

Recusa em praticar preço

Exmo.(a) Senhor(a), Venho por este meio apresentar reclamação relativa a uma situação ocorrida na loja Worten de Almada. No dia 23/03/2026, visualizei no site da Worten um frigorífico com o preço anunciado de 20,97€, correspondente a um desconto de 97% sobre o preço original de 699,99€. Face a esta informação, desloquei-me propositadamente a uma loja física para adquirir o referido artigo. Ao chegar à loja, fui informado de que não seria possível aplicar o preço apresentado online, tendo o mesmo sido recusado pelos colaboradores, apesar de ainda existir uma unidade em exposição. Considero que esta situação é lesiva para o consumidor, uma vez que a informação disponibilizada no site foi suficiente para motivar a minha deslocação à loja, criando uma legítima expectativa de aquisição nas condições anunciadas. Ainda que se trate de um eventual erro informático, entendo que a responsabilidade pela informação divulgada deve recair sobre a entidade comercial, não devendo o consumidor ser prejudicado por esse facto. Face ao exposto, solicito a devida análise da situação e, se possível, uma solução adequada, nomeadamente através da aplicação de condições comerciais equivalentes ou de uma compensação pelo transtorno causado.

Encerrada
J. T.
23/03/2026

Venda errada do produto

Senhores, comprei um IPhone 17 Pro ontem, dia 22 de março de 2026 na Worten do Colombo, em Lisboa, por volta das 19h. Pedi esse modelo de 512gb. Comprei e paguei todo o protocolo, películas, etc. Quando cheguei a casa e fui mexer nas configurações, por volta das 22h, o telemóvel estava errado: era de 256gb. Voltei logo às 10h do dia de hoje, dia 23, e eles alegam que não podem fazer nada. Que já foi aberto e não pode devolver. Ora, o atendente não me deu o modelo correto, e eu quem pago a culpa? Escrevi no livro de reclamações, e já fui duas vezes à loja tentar resolver a situação. Por conta do trabalho, o de 256gb não me serve e por isso pedi o modelo com 512gb. A Worten devia se responsabilizar pela falta de comunicação. Falei com o atendente hoje pela manhã e o mesmo falou que poderia fazer a troca. Chegando no apoio ao cliente, disseram que não. Estou frustada. Preciso e quero apenas fazer a troca para maior capacidade e pagar a diferença. Obrigada. Juliana

Encerrada
J. H.
23/03/2026

Incumprimento de Compensação Legal | Processo Nº RE250069000512

Boa tarde, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativa ao Processo de Devolução n.º RE250069000512, referente ao incumprimento dos prazos legais de reembolso previstos no artigo 12.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 24/2014. Nos termos da referida disposição legal, o fornecedor está obrigado a proceder ao reembolso de todos os montantes pagos pelo consumidor no prazo máximo de 14 dias a contar da data em que é informado da resolução do contrato. No presente caso: O pedido de devolução foi efetuado a 19 de dezembro de 2025; O produto foi recolhido a 20 de dezembro de 2025; O reembolso apenas foi realizado a 27 de janeiro de 2026. Verifica-se, assim, um atraso significativo face ao prazo legalmente estabelecido. Adicionalmente, nos termos do artigo 12.º, n.º 6 do mesmo diploma, o incumprimento da obrigação de reembolso dentro do prazo legal implica a devolução em dobro dos montantes pagos, no prazo de 15 dias úteis, sem prejuízo do direito a indemnização por eventuais danos. Até à presente data, decorreu já o prazo adicional previsto para a devolução em dobro, encontrando-se o mesmo igualmente em incumprimento. Importa ainda referir que foram efetuados múltiplos contactos com o apoio ao cliente (cinco contactos telefónicos e uma tentativa por via eletrónica) com vista à resolução da situação. Posteriormente, foram realizados novos contactos relativamente à compensação devida, sem que tenha sido apresentada qualquer solução concreta ou retorno efetivo, tendo sido reiteradamente indicada a promessa de contacto por parte de um responsável, o que não se verificou até ao momento. Face ao exposto, solicito a regularização imediata da situação, nomeadamente: O pagamento do montante em dobro, conforme previsto na lei; ou Em alternativa, a apresentação de uma justificação formal e fundamentada para o incumprimento verificado. Na ausência de resposta ou resolução célere, reservo-me o direito de apresentar reclamação junto das entidades competentes. Com os melhores cumprimentos.

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.