Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
reembolso de bilhete TAP
TAPO Coro da Casa do Pessoal da IP, de que faço parte, contactou a TAP para uma viagem e recebeu as condições:De: gruposvendasdiretas@tap.pt Enviada: 16 de janeiro de 2020 11:03Para: antonio.vribeiro@ippatrimonio.ptAssunto: PT - Coro Via Voz da Casa do Pessoal da Seguem condições oferecidas nos voos que dispõem da melhor tarifa, sujeitas a disponibilidade aquando dum eventual pedido de reserva efectivo da sua parte. (…) Alterações e cancelamentos: (…) o cancelamento total ou parcial do grupo é permitido até 45 dias antes da partida. Quaisquer cancelamentos posteriores a este prazo, implicarão a não devolução dos valores já liquidados.Obrigada e cumprimentos,Anabela CoelhoVendas | GrupoEmail: gruposvendasdiretas@tap.ptDepois da reserva feita pelo Coro, veio a confirmação:De: gruposvendasdiretas@tap.ptEnviada: 21 de fevereiro de 2020 12:41Para: Catarina Maria Guimarães dos Santos Assunto: FW: Envio de emails - comprovativo.pdf - ao c/ D. Alexandra PachecoBom tarde,Depósito registrado, o mesmo será utilizado nas contas finais do grupoMelhores cumprimentosCélia DuarteMarketing e Vendas | GruposQuando a pandemia impediu a concretização da viagem, o Coro enviou a mensagem:De: António Luís Vila Verde RibeiroEnviada: 18 de março de 2020 17:20Para: gruposvendasdiretas@tap.ptAssunto: Coro Via Voz da Casa do Pessoal da IP - RTVDWPFace aos condicionalismos atualmente existentes, somos forçados a cancelar a reserva ref.ª RTVDWP, feita em nome do Coro Via Voz da Casa do Pessoal da IP.Deste modo, e tendo já feito, em 20-02-2020, uma transferência no valor de € 707,00, agradecemos a devolução desta quantia.Aguardando a vossa confirmação, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.António Vila Verde RibeiroA TAP respondeu:De: gruposvendasdiretas@tap.ptEnviada: 26 de março de 2020 14:17Para: antonio.vribeiro@ippatrimonio.ptAssunto: RE: Urgente - Coro Via Voz da Casa do Pessoal da IP - RTVDWPBom dia,As nossas desculpas pelo atraso na resposta. A reserva está cancelada.Para efeitos de reembolso, queira por favor aceder a este link: https://reembolsos.flytap.com/RefundsWAR/spring/refundsFlow?execution=e2s1&_eventId=initRefunds(…)A TAP converte integralmente o valor gasto num voucher não reembolsável, com validade de um ano, para utilização numa viagem futura à escolha, para qualquer destino. Melhores cumprimentos Alexandra PachecoVendas | Grupos DiretosComo o Coro pretendia o reembolso (constante das condições oferecidas desde o início), enviou a mensagem:From: António Luís Vila Verde Ribeiro [antonio.vribeiro@ippatrimonio.pt]Sent: 26 de março de 2020 17:35To: Grupos Vendas Diretas [gruposvendasdiretas@tap.pt]Subject: RE: Urgente - Coro Via Voz da Casa do Pessoal da IP - RTVDWPAgradecemos o vosso email de hoje, confirmando o cancelamento da reserva.De modo a podermos devolver o dinheiro aos elementos do coro Via Voz, que já tinham feito o 1.º pagamento desta deslocação a Roma nas condições acordadas com a TAP (ver email em anexo):“Alterações e cancelamentos: qualquer alteração de nome posterior à emissão dos bilhetes, implicam o pagamento de uma taxa de eur30.00 por passageiro. o cancelamento total ou parcial do grupo é permitido até 45 dias antes da partida. Quaisquer cancelamentos posteriores a este prazo, implicarão a não devolução dos valores já liquidados.”Solicitamos deste modo o reembolso dos € 707,00 em dinheiro, e não em voucher conforme proposto.Agradecemos confirmação desta nossa solicitação, de modo a podermos continuar como passageiros fieis da TAP, que até agora tem satisfeito todas as nossas expectativas.CumprimentosAntónio Vila Verde RibeiroA TAP respondeu:De: gruposvendasdiretas@tap.ptEnviada: 27 de março de 2020 13:17Para: antonio.vribeiro@ippatrimonio.ptAssunto: RE: Urgente - Coro Via Voz da Casa do Pessoal da IP - RTVDSe prefere a devolução em numerário, por favor contacte-nos de novo dentro de 2 meses, para procedermos à sua devolução.Melhores cumprimentos,Alexandra Pacheco Vendas | Grupos DiretosO Coro contestou:From: antonio.vribeiro@ippatrimonio.ptSent: 25 de maio de 2020 16:57To: gruposvendasdiretas@tap.ptSubject: RE: Urgente - Coro Via Voz da Casa do Pessoal da IP - RTVDWPNa sequência do vosso email de 27-03-2020, solicitamos o reembolso em dinheiro da verba de € 707,00 transferidos para a TAP em 20-02-2020.A viagem em causa foi por nós cancelada em 18-03-2020.O IBAN para efeitos da transferência do montante acima mencionado é PT50 0035 0054 0000 2093 0009 6Aguardamos indicação da data em que irá ser feita a transferência.António Vila Verde RibeiroResposta da TAP:De: gruposvendasdiretas@tap.ptEnviada: 25 de maio de 2020 17:40Para: antonio.vribeiro@ippatrimonio.ptAssunto: RE: Urgente - Coro Via Voz da Casa do Pessoal da IP – RTVDWPLamentamos, mas devido a situação, não temos autorização para proceder a reembolso por transferência bancaria.Quera solicitar o reembolso através da emissão de um voucher como o seguinte procedimento:Favor solicitar o reembolso do deposito através do nosso site flytap.com, Gerir Reserva, cancelar/reembolso,O documento que deverá introduzir é o seguinte 047-8201245957 e o nome FlyGroups.Será enviado por email um voucher do valor valido por dois anos.Ingrid PintoMarketing and Sales | GroupsO Coro não abdica de receber o dinheiro a que inequivocamente tem direito.José Carlos Pinheiro Henriques
Tap - não reembolso em dinheiro
Venho, por este meio, comunicar a vossa excelência que após contactar a TAP pela linha de atendimento telefónico, a expressar o meu direito a reembolso em dinheiro por um voo cancelado pela TAP, segui a indicação do operador para submeter um pedido pelo website da mesma companhia aérea, seguindo as alíneas recomendadas.A resposta da TAP, por email, foi: Informamos que o pedido de reembolso deverá ser solicitado através do nosso website flytap.pt acedendo a reembolsos.flytap.com. Através da opção indicada poderá também consultar o estado da solicitação. Se desejar obter alguma informação adicional poderá contactar o nosso Centro de Assistência através do número 21 12 34 400, opção 2. Com os melhores cumprimentos,Tatiana BorgesEste email encaminha para o pedido de reembolso por voucher, que recuso, pela legislação comunitária 261/2004 prever este reembolso em dinheiro.Esta resposta foi enviada do email no-reply@flytap.com, ou seja, não me permite responder.Peço a ajuda da DECO para solucionar esta situação.Informações adicionais sobre o voo/bilhete em questão:Número de voo: 0549PNR: UJFE8ENúmero de bilhete: 0472177801225Melhores cumprimentos,João Araújo
Especulação Preços Bilhetes TAP / Incumprimento Regras de Segurança
No dia 16 de maio, após ter sido levantada a medida de quarentena obrigatória em unidade hoteleira para os passageiros que aterrassem na Região Autónoma dos Açores, e tendo em conta que a única companhia aérea a voar para a Região era a TAP, procurei, no site desta, as disponibilidades de viagens para Ponta Delgada. A voo com disponibilidade mais cedo que encontrei foi o voo TP 2451, do dia 25 de maio, com partida de Lisboa ás 8h05. No entanto, aquando da reserva, efectuada no dia 16, só havia disponibilidade em classe executiva. Fiz a reserva ficando esta com um custo total de 393,46€ (só ida).No dia da viagem, ainda na sala e embarque, verifiquei que não estariam na sala não mais do que 25 passageiros.Já no interior do avião, verifiquei que a classe executiva dispunha de 10 lugares, distribuídos por 3 filas (1ª fila – Lugares C e D e 2ª e 3ª filas com lugares A e B + C e D).Sentado na última fila da classe executiva, 3D, verifiquei que nesta classe estavam 7 passageiros, distribuídos da seguinte forma:1C (vazio) 1D (ocupado)2A (ocupado) + 2B (vazio) 2C (ocupado) + 2D (ocupado)3A (ocupado) + 3B (ocupado) 3C (vazio) + 3D (ocupado)Daqui resulta que, exceptuando os lugares 3A e 3B - que eram ocupados por um casal que assim entendeu fazer a reserva, os passageiros dos lugares 2C e 2D foram colocados, lado a lado, sem estar cumprida a regra de distanciamento entre passageiros em vigor à data. Inclusive, os passageiros daqueles lugares mostraram à Tripulação o seu descontentamento, pelo facto de terem adquirido um bilhete em classe executiva e não ter sido acautelado pela TAP o distanciamento entre passageiros.Ou seja, a TAP vendeu lugares em executiva ultrapassando os limites de lugares admissíveis (7 em 10 – 70%).Por outro lado, conforme já referido, o voo não tinha mais do que 25 passageiros, ou seja, a classe económica, dada como indisponível quando efectuei a minha reserva (outros passageiros que viajavam em classe executiva também confirmaram que aquando das suas reservas não havia disponibilidade em classe económica), afinal, tinha menos de 20 passageiros. Ou seja, a TAP vendeu primeiro os lugares da classe executiva (alguns passageiros disseram que pagaram 500€!) e, só depois, vendeu os da classe económica, com a agravante de ter vendido mais lugares dos que os que devia em classe executiva.Confrontada a Tripulação do voo, parte menos culpada desta situação, esta informou posteriormente os passageiros descontentes que, segundo informações da Companhia, a grande quantidade de lugares vazios em classe económica se deveu à não comparência dos passageiros para o voo, “non show’s”. Considero esta justificação um perfeito disparate e um atentado à inteligência das pessoas, pelos menos, àquelas, que, como eu, estão minimamente por dentro do funcionamento das reservas. Comparando o preço dos bilhetes praticados pela TAP para a mesma rota neste período de Covid-19, o preço médio dos bilhetes em classe económica tem rondado os cerca de 260€ a 290€.Quase 300€! Tendo em conta todas as restrições de mobilidade impostas aos passageiros que pretendem viajar para a RAA, alguém acredita que várias dezenas de pessoas compraram o bilhete - que na classe económica é não reembolsável – pagando-o no acto da reserva, não compareça ao voo sob pena de perder o dinheiro, a não ser que altere a sua viagem pagando as respectivas penalizações? Na minha opinião o argumento invocado é completamente ridículo e insultuoso. Então num avião com capacidade para cerca de cerca 100 passageiros, podendo transportar, com as restrições actuais, cerca de 66, teve cerca de 40 que não compareceram ao voo????Deve ser a forma que a TAP encontrou para fazer face aos elevados prejuízos que tem vindo a acumular e para atenuar a perda ainda maior neste tempo de pandemia!!!!!!Dado que sou residente nos Açores, pelo facto de não ter tido acesso a uma reserva em classe económica, não terei direito ao subsidio de mobilidade, ou seja, quando a viagem, no máximo, me poderia ter ficado por 67€, acabei por pagar 393,46€, por isso, exijo ser reembolsado porque me sinto, literalmente, enganado. PS: Houve passageiros que mudaram de lugar para a classe económica por aí estar a ser cumprido o distanciamento social, situação que não se verificava em classe executiva.A RTP Açores passou o testemunho de um dos passageiros que viajava em executiva e que, por sua iniciativa, se mudou para a económica.
Transporte de animais
Exmos Senhores,O meu nome é Joana Soares e venho por este meio apresenta ruma reclamação do serviço prestado pela TAP, nomeadamente relativo ao transporte de animais em porão, serviço disponibilizado e prestado por esta companhia.No dia 18 de Maio comprei um voo Porto – Lisboa – Terceira (anexo Bilhete 1) que me permitia fazer o transporte de animais em porão, tendo tal sido confirmado e a passagem do animal comprada (anexo recibo animal). Dada a situação vigente causada pela COVID-19 este voo foi alterado para dia 22 de Maio. Depois de várias horas ao telefone com o contact center da TAP, consegui arranjar um voo que me permitisse transporta o animal em todo o percurso.Convém ressalvar que o animal se refere a um cão de companhia com 9 kg,ultrapassando ligeiramente o permitido para transporte em cabine. O transporte do animal é imperativo dado que vou residir para a Terceira. Fui novamente contactada pelo call center da TAP com alteração do segmento Porto – Lisboa,com mudança para uma aeronave que não permitia o transporte de animais.Novamente, após várias horas em contacto telefónico com o call center, consegui arranjar um voo que permitisse transportar animais, tendo que efectuar o segmento Porto – Lisboa num dia (pagar a minha estadia) e fazer o segmento Lisboa – Terceira no dia seguinte (Bilhete 3). Novamente, fui contactada pela TAP informando-me (que depois de me permitirem reservar os voos e pagar as respectivas passagens, a do animal inclusive) não existiam aeronaves que efectuassem o transporte de animais do Porto para Lisboa. Assim, foi-me apresentada a alternativa de embarcar em Lisboa, tendo que cancelar o segmento Porto-Lisboa. A custas pessoais, desloquei-me para Lisboa para esse efeito não tendo recebido qualquer reembolso da TAP. A alternativa de cancelar o voo e alterar a data de partida para a Terceira apresentava-se impossível dado que:a) o número de voos é reduzido e necessito de me apresentar no trabalho com urgência máxima, tendo já alterado a viagem várias vezes. Neste sentido e, dado ter cancelado um voo por indisponibilidade de um serviço que me foi disponibilizado e pago, parece-me imperativo que a TAP proceda ao seu reembolso. Acresce, que neste momento, informam-me que não tem lugar para o animal no voo de Lisboa para o Porto, depois de me terem confirmado o mesmo e permitido o seu pagamento no dia 20 de Abril, como pode ser verificado pelo recibo de pagamento (anexo recibo de animal). Tal parece-me inadmissível. Disponibilizam um serviço, ao longo de todo este processo foi-me informado que o transporte do animal entre Lisboa e Terceira estaca confirmado, permitem-me o seu pagamento,e próximo da data informam que este não está confirmado. Além, de constituir um convite, para mim inadmissível, ao abandono de animais.Neste contexto, vinha pedir o vosso apoio no sentido de denunciar e solucionar esta questão (reembolso do segmento Porto – Lisboa e transporte de animal Lisboa – Porto).Muito obrigada. Joana Soares
TAP - COVID REEMBOLSO
Devido à atual situação do COVID-19, a TAP cancelou o meu voo de ida e volta, com partida do Porto para Miami no dia 30 de Abril 2020 e regresso dia 09 de Junho 2020.Pela informação que recebi, segundo a lei, em caso do voo ser cancelado pela companhia aérea, a companhia deverá dar a opção ao cliente de ser reembolsado através de voucher ou se deseja o reembolso a dinheiro. No website da TAP só dão a opção de receber o voucher. Contactei o serviço de apoio a clientes da TAP e também recusaram efectuar o reembolso dizendo que não são obrigados a proceder ao reembolso monetário. Tenho 72 anos, não sou passageiro frequente e por isso venho solicitar o reembolso do valor para o meu cartão não pretendo o voucher, na medida em que a viagem só teria sentido para esta data.Solicito que procedam à devolução do valor pago 922,47 Euros para o cartão de crédito cobrado no momento da compra.
Falha na emissão de bilhete eletronico
Fiz uma reserva em 02/04 para 3 passagens, porem para 1 delas não houve a emissão do numero do bilhete eletrônico. Agora, solicitei o cancelamento dessa reserva por motivos pessoais, mas não consigo solicitar o reembolso pelo voucher porque não possuo o numero do bilhete eletrônico dessa passagem. Ligo nos números da Tap todos os dias e fico cerca de 1h em linha, mas a ligação se encerra sem nenhuma resolução do problema.
Antecipação de viagem aérea
Eu e minha família temos passagens confirmadas para o dia 29/05/2020, voo direto, TP 0089, com partida de Lisboa às 11:55 e chegada às 18:10 no Aeroporto de Guarulhos - São Paulo, conforme reservas R7BC2G e JP5VRZ. No entanto, tentando evitar o agravamento da Pandemia, pretendíamos antecipar para o dia 05/05/2020, já que para antes não é possível, posto que os voos para o Brasil estão suspensos desde o dia 01/04/2020. Assim, entrei em contato na presente data, 02/04/2020, com a atendente virtual da TAP solicitando a referida alteração, a qual me informou que para fazer a alteração, quanto a reserva R7BC2G eu teria que pagar o valor de 393.68 €, para ambos os passageiros, e para a reserva JP5VRZ o valor de 332 € para os quatro passageiros, ou seja, quase 800 € a mais do que o valor que pagamos, sendo que, verifiquei no site que o valor da passagem individual hoje – 02/04/2020 – para o dia 05/05/2020 está em 265,90 € e nós pagamos mais que isso... Quando compramos a passagem pagamos quase 400 € por cada passagem e se agora o valor para dia 05/05 está em 265,90... então quem teria que receber a diferença seríamos nós. Diferença que abrimos mão de receber para antecipar a viagem, não sendo justo termos que pagar ao invés de receber a diferença. Mas mesmo assim a atendente nos informou que não poderia remarcar em valores inferiores e devolver a diferença, afirmando que as remarcações nunca poderão ser em valores inferiores, postura que fere os direitos dos consumidores. Foi salientado a possibilidade de se pedir um reembolso, efetuado em forma de voucher, mas a atendente respondeu que no momento, devido ao elevado número de pedidos, não tinha como informar a previsão de emissão dos vouchers. Sendo assim, ficamos impedidos de pedir o reembolso ou alterar a data, posto que nesta hipótese teríamos que pagar uma diferença de 800 €, sendo que na realidade diante do valor da passagem do dia 05/05 – verificado no dia de hoje -, éramos nós que deveríamos receber a diferença das passagens. Ademais, quando adquirimos as passagens constava do site da Tap que as passagens adquiridas entre 08 a 31/03, em razão da Pandemia, poderiam ser alteradas ou canceladas sem qualquer acréscimo até 21 dias antes do voo sendo que, dias depois do agravamento da Pandemia constava que as alterações e cancelamentos poderiam ser feitos em até 24 hs do voo, no entanto, essas informações foram tiradas do site da Tap. Só adquirimos as passagens em razão dessas informações, pois diante da instabilidade provocada pela Pandemia queríamos ter uma segurança se fosse necessário alterar as datas. Por isso pedimos uma solução a respeito, já que o nosso primeiro voo tinha sido cancelado, pois partia do Porto em 04/06/2020, e somente quase um mês depois recebemos informação disto, e quando fomos tentar fazer a alteração para antecipar a viagem nos foi exigido uma diferença a maior, sendo que o valor que pagamos na época foi superior ao valor que a passagem está para o dia 05/05/2020, assim temos direito a alteração da viagem, já que pagamos mais do que é o valor atual da passagem. Aguardamos providências, sob pena de pleitearmos nossos direitos de consumidores juntos aos órgãos competentes ou no Judiciário. Att. Maria Lucília dos Santos Timóteo e Ana Amélia dos Santos Timóteo Lopes.
Reembolso de voo cancelado pela TAP
Venho por este meio reclamar a indicação feita pela TAP que apenas aceita fazer reembolso do valor da compra de uma reserva (número - WZ3M52) feita no site deles para uma viagem no dia 25 Abril de Viena para Lisboa para duas pessoas. O voo foi cancelado pela própria tap e quero o reembolso feito para o cartão de crédito que foi utilizado para a compra, e não um reembolso de um voucher, uma vez que nos próximos tempos não espero voar com a TAP. Situações identicas de voos cancelados com outras companhias, até de low cost, efecturam o reembolso na totalidade. Assim o que reclamo é o reembolso da totalidade do valor para o cartão de crédito e não em forma de voucher. Já entrei várias vezes em contacto com eles, e já fiz reclamação online e até ao momento não obtive resposta.Cumprimentos.
TAP cancela voo-pedido de reembolso
Ex mos. Senhores,Serve a presente para efectuar uma reclamação acerca do cancelamento de uma viagem que tinha agendado com a TAP (de regresso) e o afectar uma outra viagem (de ida) aparentemente inalterada.Marquei uma viagem de ida e volta de Paris para Lisboa:TP 431 03APRTP 448 19APROs voo 448 foi cancelados pela TAP que deixaram de aparecer na minha área pessoal da app TAP.Recebi um email da TAP a solicitar que peça reembolso via voucher online como se tivesse sido eu a cancelar o voo o que não faz sentido.Também não tenho interesse num voo de ida sem p voo e regresso ou no voucher-prefiro o reembolso integral da quantia que paguei ainda mais tendo em conta que os preços de viagens estão em baixa pelo que sai mais caro aos passageiros usar vouchers do que ser reembolsados e comprar uma nova viagem na companhia e horário da sua escolha, até dada a incerteza do tempo do actual estado de emergência.Pretendo ser ressarcido da totalidade do valor que gastei com a reserva visto que não usufrui do serviço nem o mesmo me foi disponibilizado, e que com uma viagem cancelada a outra se torna inútil.Mais informo que só pretendo ser ressarcido financeiramente não tendo o mínimo interesse em outras formas de compensação.Solução pretendidaReembolso: € 376,20 (valor total do bilhete incluindo taxas)
Cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato
Boa Noite! Tenho uma passagem aérea comprada e a mesma adquiri diretamente pela cia aérea TAP com destino a Itália (Roma), reserva TQ3KJA, para o dia 14/03/20, porém existe uma preocupação com a disseminação do COVID-19 no norte da Itália. Já contatei a empresa para demonstrar meu interesse num plano alternativo, que não me gere ônus, e a cia aérea me retornou, com a alternativa de remarcar a viagem, só que a mesma tem que ser realizada até o dia 30/04/2020 (menos de dois meses), período este que não garante que a epidemia na Europa tenha sido controlada e com isso não estou segura em aceitar esta alternativa. Estamos confiantes que a situação irá melhorar, porém este prazo estipulado pela TAP ao consumidor é muito curto. Gostaria que a cia Aérea TAP reavaliasse e reconsiderasse o cenário atual, e desta forma aumentasse o prazo dentre o período de 06 a 08 meses. Compreendo que é um momento delicado, e todos nós estamos sendo prejudicados, com isso precisamos nos empenhar e usar do bom senso para que tudo retorne ao normal o quanto antes e o turismo nestas regiões afetadas se restabeleçam o mais rápido possível. Caso minha proposta não seja aceita, que possam pelo menos reconsiderar o reembolso, porém sem ônus, já que as taxas são extremamente abusivas, ou pelo menos uma multa que não ultrapasse o valor de 7% do total. Desde já agradeço a atenção. Aguardo breve retorno.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
