Notícias

Melhor preço? Procure nos nossos comparadores

Em muitos casos, basta atravessar a rua e entrar numa loja concorrente para poupar até centenas de euros. Descubra o melhor preço com as nossas ferramentas.

  • Dossiê técnico
  • Pedro Lucas
  • Texto
  • Maria João Amorim
03 outubro 2019
  • Dossiê técnico
  • Pedro Lucas
  • Texto
  • Maria João Amorim
Dois outdoors com uma comparação de telemóveis do mais caro ao mais barato

iStock

Olhando para o mapa da sua cidade — ou até do seu bairro —, quanto valem os (poucos) quilómetros que separam a loja onde o televisor de última geração que sonha comprar está à venda, pelo preço mais caro, da loja mais em conta? Resposta: em muitos casos, dezenas de euros, centenas até.

Não estamos a exagerar. Pegámos em algumas das famílias de produtos mais pesquisadas nos nossos comparadores — televisores, máquinas de lavar loiça e roupa, telemóveis e aspiradores — e estudámos os preços mínimos e máximos de todos os 941 modelos testados.

Concluímos que, para cada família de produtos, há diferenças significativas de preços, considerando lojas físicas e online. Nos televisores, essa discrepância atinge, em média, os 338 euros, sendo que a maior distância entre preços extremos, para alguns modelos, ronda uns expressivos 1200 euros. Contas feitas, se considerarmos a diferença, em percentagem, entre preço mínimo e máximo, em média, pode poupar quase 50% num televisor, se escolher a loja mais barata.

Nos telemóveis, o potencial de poupança é ainda maior (54%), elegendo a loja mais económica. Em média, a diferença encontrada entre preço mínimo e máximo é de 160 euros, mas alguns modelos apresentam um intervalo de valor próximo dos 500 euros.

O risco de pagar mais 100 euros por um aspirador, na loja “errada”, também é real. Esta foi a maior diferença entre preço mínimo e máximo que encontrámos para alguns modelos. Em média, há diferenças de 45% entre preços extremos. O que significa que, tanto pode fazer uma ótima compra, como o inverso...

Nas máquinas de lavar loiça e roupa, a diferença de preços, em média, ronda os 130 euros. Mas muitos mais euros podem separar uma boa de uma má compra. A maior distância de valor que encontrámos para algumas máquinas de lavar roupa rondou os 400 euros, e os 250 euros, para alguns modelos de máquinas de lavar loiça.

Quilómetros que valem euros

Mas de pouco pode valer ao consumidor que a máquina de lavar roupa que ele quer comprar custe menos 400 euros em Castelo Branco, morando, digamos, em Faro. Por isso, apertámos o zoom no mapa e estudámos as diferenças de preço em lojas físicas (onde se realizam a maioria das vendas) próximas umas das outras. 

Please fill the source and the alt text 

Os 310 euros de poupança no televisor LG 55UM7610PLB destacam-se, sobretudo se tivermos em conta o quilómetro e meio que separa a loja mais cara da mais barata. Por cada mil metros que o consumidor percorre entre a primeira (El Corte Inglés) e a segunda (Jumbo Box, Amoreiras Shopping Center), em Lisboa, poupa 207 euros.

Os preços apresentados foram recolhidos em meados de agosto e não incluem as casas decimais. Entretanto, podem já ter sofrido alterações, uma vez que se alteram com frequência.

Ajudamos a encontrar o mais barato

Os resultados do nosso estudo provam como é importante comparar preços antes de avançar para uma compra. Damos uma ajuda. Comece pelos nossos comparadores online. Temos mais de 70 categorias de produtos e quatro mil modelos testados. Todos os dias publicamos mais de 250 mil preços de lojas físicas e 45 mil de plataformas online. Ao selecionar um produto, dizemos-lhe qual a loja (física e online) onde o poderá adquirir ao melhor preço. Ainda o ajudamos a encontrar a que fica mais perto de si e — fundamental — mostramos-lhe os diferentes preços para lojas na mesma área.

Se viu um produto em promoção e quer saber se o desconto vale a pena (por vezes, por detrás de uma grande baixa de preço, está uma subida nos dias anteriores), use a nossa ferramenta para comparar preços. Há vários campos para preencher e, no fim, a ferramenta devolve um veredicto: um semáforo verde, vermelho ou amarelo. A resposta baseia-se no histórico dos preços dos últimos sete e 30 dias ou três meses, indicando se o desconto anunciado é sinónimo de boa ou má compra, ou de um negócio assim-assim.

Se anda à procura de um produto na net, a saltitar de site em site, e quer saber, na hora, se o preço que vai surgindo é o melhor, instale o nosso plug-in Melhor Escolha no computador, no seu browser Chrome ou Firefox. É uma aplicação grátis, disponível também para não-subscritores. O plug-in trabalha por si, avisando-o, em tempo real, se o produto que procura (desde que testado por nós) está à venda, mais barato, noutra loja online, ou se aquele é o melhor preço do mercado.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.